Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

lu 08/06/2024

Incrível
Não existe nada que eu possa dizer, que vai expressar a imersão, e a perfeição desse livro.
tudo acontece muito rápido, mas o livro não é corrido(não sei como isso é possível), além de proporcionar uma imersão, que te deixa sentindo como se fosse um dos capitães, ou pelo menos um observador.
Sem sombra de dúvidas é um dos melhores livros que eu já li.
apenas leiam.

Amanda3454 08/06/2024

Meu primeiro contato com a obra do Jorge Amado e posso dizer que é surpreendente. Sua escrita é envolvente e o tema do livro é muito relevante e inovador para aquela época.
É emocionante os conflitos externos e emocionais dos personagens. Além disso, reflete nas questões sociais de hoje em dia.

De Amendola 07/06/2024

Eu não lembrava que este livro era tão impactante, talvez porque na época que eu o li, eu era uma adolescente de 17 anos e não compreendia tão bem os assuntos abordados. Agora já adulta, pude ter outra experiência de leitura e entender o quanto este livro trás consigo uma mensagem muito forte, uma crítica social gigantesca e o quanto Jorge Amado foi perfeito em sua escrita.
Um livro muito bom, que nos faz refletir muito e nos trazer diversas emoções. Chorei horrores com Pedro- Bala e Dora

Andressa 07/06/2024

A pobreza dói demais
Que livro, senhora e senhores, não é a toa que tenha sido um clássico e por muito tempo uma leitura obrigatória. Todo mundo deveria fazer o exercício de ler esse livro por obrigação na adolescência e reler ele na vida adulta. São temas complexos que só nos atinge depois de certa maturidade.
É um livro chocante, angustiante, triste e infelizmente real.
Crianças abandonadas existem e por diversas vezes nos nossos próprios olhos são invisíveis, mas Jorge amado há pelo menos 100 anos fez com que essas crianças sejam vistas, ouvidas e sentidas.
Uma leitura pesada, difícil que faz derramar lágrimas em momentos sensíveis e rir de alegria com os personagens, um livro revolucionario.

KeniaCandido 06/06/2024

Excelente!
Capitães da Areia de Jorge Amado é um clássico da literatura brasileira que foi publicado em 1937. Eu li uma edição bem velhinha de 1980 e já era a 49ª edição, que na ocasião, foi publicada pela editora Record. Essa edição pertence a minha avó Helena. Não tenho certeza, mas ela contém a coleção completa das obras de Jorge Amado na estante e outros escritores como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Erico Veríssimo... Enfim, clássico da literatura nacional é com ela mesma. Atualmente as obras de Jorge Amado são publicadas pelo Grupo Companhias das Letras. No momento eu não tenho nenhuma edição recente das obras de Jorge Amado lançadas pela Companhia, mas futuramente quem sabe eu possa conquistar para uma nova leitura.

Capitães da Areia é uma obra literária que carrega uma bagagem riquíssima na história. Foi uma das obras da literatura brasileira afetada pela censura do governo Getúlio Vargas e teve sua primeira edição apreendida e queimada por causa da nova constituição do Vargas. Este ato não impediu que Capitães da Areia tornar-se uma das obras mais importantes da nossa literatura, pois além de mostrar a desigualdade social, Jorge Amado também mostrou os problemas existentes com as crianças abandonadas pelas ruas da Bahia e pelo Brasil. Não é a primeira vez que leio Capitães da Areia e também não é o primeiro livro que leio de Jorge Amado, mas é a primeira vez que deixou uma opinião sobre a obra e começo dizendo que Capitães da Areia é um livro surpreendente.

Resumindo um pouco a história, Capitães da Areia conta sobre um grupo de meninos de rua, que são aproximadamente cem crianças e adolescentes, entre oito aos dezesseis anos, que desde de cedo são abandonados à própria sorte. Eles moram no velho e abandonado trapiche localizado na praia da cidade baixa de Salvador, sobrevivendo de furtos, trambiques e contrariando as leis para conseguir dinheiro. Além de enfrentar diversas dificuldades, a maioria desses meninos acabou amadurecendo de maneira precoce, tendo atitudes de pessoas adultas. Eles falavam e tinham atitudes como adultos. Além de beber e fumar, também jogavam por dinheiro, planejavam roubos e outras coisas à mais.

O livro dá inicio expondo algumas cartas de um jornal da região que explicam a existência deste grupo denominado de Capitães da Areia. Nessas cartas, o leitor consegue ter uma noção como as autoridades, a população e até da imprensa enxergava esses meninos de rua. Após as cartas, Jorge Amado começa apresentando os principais personagens deste grupo. O chefe dos Capitães da Areia é conhecido como Pedro Bala, filho de um líder sindicalista morto durante uma greve no cais. João Grande era um menino que tinha porte físico forte e corajoso. O Professor é um menino que sabia ler entre os Capitães. Um leitor voraz e bastante talentoso, Professor passava as noites lendo noticias e contando histórias à luz de velas para os amigos. Também era grande amigo e conselheiro de Pedro Bala.

Já o Gato, era conhecido por ser malandro. Muito vaidoso e considerado um dos mais bonitos do grupo Capitães da Areia, no decorrer da história, Gato acaba envolvendo e apaixonando por uma prostituta chamada Dalva. Outro que merece destaque é Volta Seca. O garoto afirmava que era afilhado de Lampião e sonhava entrar e tornar-se cangaceiro do bando do seu padrinho. Boa-Vida era o sambista da turma e adorava as rodas de samba. Enquanto Querido-de-Deus, era um verdadeiro capoeirista, Pirulito era o menino que prestava atenção nas palavras do Padre José Pedro e tinha vocação religiosa. Além do Almiro e Barandão, que tiveram destinos diferentes, o Sem-Pernas, era o garoto que tinha uma pequena deficiência pelo corpo. Por ser manco ele servia de espião do grupo para infiltra-se nas casas para descobrir os objetos de valor e programar o melhor momento do bando entrar na casa para roubar.

A única menina do grupo, se chamava Dora. Depois que perdeu sua mãe por causa do surto de Varíola que contagiou a população e matou várias pessoas, principalmente um dos Capitães da Areia, Dora e seu irmão Zé-Fuinha acabam entrando para os Capitães da Areia através do Professor e João Grande. Juntamente com a proteção de Pedro Bala, o Professor e João Grande e os demais garotos do grupo foram impedidos de ter qualquer envolvimento sexual com Dora e com seu jeitinho extremamente cativante e confortante, a menina tornou-se querida por todos os membros do grupo. Especialmente pelo Professor, que nutria uma paixão por Dora, no entanto Dora era apaixonada pelo Pedro e dizia para todos, que seria esposa de Pedro Bala.

Dividido em três partes, o livro Capitães da Areia contém um enredo tão rico que torna-se impossível não torcer pelo bem de todos os membros do grupo. A escrita de Jorge Amado consegue envolver o leitor nas dores, preconceitos, injustiças e especialmente nos sonhos desses meninos. É fácil se solidarizar com eles em vários momentos por causa dos maus-tratos da vida e da sociedade. Uma realidade que as pessoas geralmente ignoram ou fechem os olhos, porque vivemos numa sociedade que é claramente divida por classes sociais com variáveis diferenças que ainda estão presentes na nossa atual sociedade. É difícil não se apegar em alguns personagens durante toda a trajetória, nos planos mirabolantes e nas aventuras deste grupo.

Sem perceber, estamos torcendo pelos foras da lei que praticam uma série de assaltos em Salvador e desejando um futuro melhor para cada um deles. Infelizmente, nem todos tiveram um destino agradável ou feliz, pois Jorge Amado mostra claramente, que apesar da malícia eles são meninos abandonados com futuros incertos. Destaco os trechos do carrossel e o desespero de Pedro Bala quando Dora adoeceu e precisou da ajuda da mãe de santo que assim como o Padre José Pedro, também é amiga dos Capitães da Areia. Foram partes que mesmo sendo uma releitura, deu aquele aperto no coração. O sentimento de união e lealdade entre eles é bem forte e consegue amenizar um pouco as cenas pesadas e violentas do livro, porque Jorge Amado não tapa os olhos do leitor em nenhum momento para os personagens, assuntos que mostram a fragilidade das instituições e reformatórios.

Enfim, Capitães da Areia é uma obra tocante para refletir e abrir os olhos do leitor para os problemas decorrentes a todas as regiões brasileiras. Contém o filme de 2011 dirigido pela Cecília Amado, que por sinal, é bem legal e gosto de assistir, porque deu vida aos personagens. Entretanto aconselho que leia e tenha a experiência literária dos Capitães da Areia antes ou após ao filme. A versão literária contém trechos que ficaram de fora do filme que faz toda diferença. Recomendo a leitura deste clássico da literatura brasileira para todos os leitores que gostam de histórias que mostram problemas sociais. Com certeza, Capitães da Areia é um livro que será relido futuramente ao longo da minha vida.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/06/capitaes-da-areia-jorge-amado.html

letAcia1172 06/06/2024

Denúncia e poesia
Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Jorge Amado, e posso afirmar que, logo de cara, o que mais me surpreendeu foi o lirismo da sua escrita. A forma como ele narra é tão poética e eu acho que, somado ao uso do discurso indireto livre, isso provoca em quem o lê essa sensação de intimidade com os pensamentos, os anseios e as angústias dos personagens. Marquei muitos trechos que me fizeram sentir a obra e o que ela trata ? a vivência e a realidade de crianças abandonadas e relegadas à crueldade da miséria ? de maneira brutal (porque profunda) e profunda (porque brutal). Entre esses trechos, gostaria de deixar aqui destacado o seguinte:

?Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam ainda mais no céu, o mar ficou todo manso (talvez que Iemanjá tivesse vindo também ouvir a música) e a cidade era como que um grande carrossel onde giravam em invisíveis cavalos os capitães da areia. Neste momento de música eles sentiram-se donos da cidade. E amaram-se uns aos outros, se sentiram irmãos porque eram todos eles sem carinho e sem conforto e agora tinham o carinho e o conforto da música?.

Esse capítulo, chamado ?as luzes do carrossel?, é muito significativo, pois dá conta de mostrar o peso da ausência na vida desses meninos. A ausência de pais, a ausência da infância que nunca puderam viver, a ausência da atenção, do amor, do acalento, do carinho que nunca tiveram e que, por isso, buscavam entre si.

imohanna 05/06/2024

A greve é a festa dos pobres
Eu não tava dando muito pra esse livro, principalmente porque li ele obrigada e não por vontade própria, mas devorei ele em 2 dias. A história dos Capitães da Areia é de partir o coração, mas é lindo de se ver a resiliência dessas crianças que foram obrigadas a crescer antes do tempo, apesar de tudo, são apenas meninos se comportando como homens. É o retrato perfeito de uma realidade que perdura até hoje.

Não superei a morte da Dora e do Sem-Pernas

Thais Caroline 05/06/2024

Que obra!
Confesso que no início do livro demorei um pouco a me acostumar com o formato de escrita e com o estilo de ?noticiário? que ele traz, mas com o passar das páginas, quando alcançei uns 30% do livro já ficou impossível parar de ler.
A história é narrada de uma forma tão crua e intensa que você se sente dentro do trapiche participando da narrativa.
Apesar de ser um livro quase centenário, a leitura se mantém atual porque engloba narrativas ainda muito presentes no cenário brasileiro.

le.menino 05/06/2024

Se tornou um dos meus favoritos da vida!
Eu não sei nem o que escrever.
Foi minha segunda obra de Amado e realmente é tudo isso que falam por aí e muito mais!

Chorei como se eu fosse uma das crianças. É uma história que foge do campo literário e que acontece na vida real com crianças de diversos lugares, diversas idades e etnias, uma história atual, dilacerante.

As formas que Jorge escolheu pra contar essa história faz tudo ficar ainda mais doloroso, mais bonito, mais feio e ele vai brincando de causar todos os sentimentos possíveis.

Recomendo essa leitura pra tudo e todos, simplesmente lindo!

Cams 05/06/2024

A liberdade é o bem maior do mundo
Chorei que nem criancinha. Forte e muito bonito. Vale 100% a leitura. Todos os meninos (pq apesar de agirem como homens eles são todos meninos) são personagens muito gostáveis e você se apega e sofre tanto junto com eles.

hellaena 04/06/2024

Muito bom, mas eu não esperava passar tanta raiva e sentir tanta tristeza. Dito isso, preciso de pelo menos uma semana pra me recuperar.

Fabão 04/06/2024

Uma surpresa...
Esperava algo mais simples, um livro que falasse apenas da minha cidade, Salvador e o comportamento dos moradores, mas foi anos-luz mais além!

De antemão digo que ele fica mais profundo quando se tem conhecimento da política de Vargas que se passava na época!

É um livro sobre crítica à injustiça social, de forma visceral, inclua no pacote a questão racial!

É um livro sobre ideias comunista, na qual Jorge Amado era comunista declarado!!

É um livro sobre crítica ao fascismo, por isso ele é tão atual aqui no Brasil!! inclusive para aqueles que são, suas famílias são e nem sabem que são! Acordem!!

É um livro que expôs todas as mazelas que atingiam os pobres, da forma mais cruel possível, e o mais triste é que tudo aquilo que os capitães de areia passaram AINDA é realidade!!

É um soco no estômago para quem ainda fala que direitos humanos não serve para nada e ainda diz que só serve para bandidos!!

É uma aula sobre o porquê se deve ter cota racial, para aqueles que acham que não devem existir e pensam que a meritocracia existe!

É isso ?

Hoje mesmo vi capitães de areia passeando pela praia de Amaralina procurando vítimas, porém hoje eles não estão sozinhos, agem a mando de facções, e se não quiserem, morrem, se não for pelas próprias facções, morrem na mão da polícia!!

É um livro que serve de guia de como não se deve ser a educação das nossas crianças!!

Falta mais empatia de muitos, principalmente pela nossa história, sem hipocrisia!!

Ah, é incrível a consciência de Jorge Amado em saber que ninguém é rebelde sem causa, mas houve uma história de sofrimento por trás, ninguém vive à margem da sociedade porque quer, são vítimas!!!
Sara.Goncalves 04/06/2024minha estante
Exatamente, se estão à margem, é porque são os menos favorecidos, os menos vistos, os menos educados,e por aí vai... e o pior, (é o que o pessoal lá do alto quer)

Fabão 04/06/2024minha estante
A classe média também quer, viu?

Sara.Goncalves 04/06/2024minha estante
Sim, incluindo eles!!

Mary784 04/06/2024

Capitães de areia
Sensacional
Cada personagem possui sua própria história individual que te encanta e te faz querer saber como cada uma irá chegar ao fim, seja ele um bom ou um péssimo final.