Tocada pelas Sombras

Tocada pelas Sombras Richelle Mead

Resenhas - Tocada Pelas Sombras

JP Schneider 11/12/2022

Começo chato, mas final arrebatador.
O começo desse livro foi bem chato, mas após o meio ficou incrivelmente bom.

A leitura vai ficando cada vez mais adulta, aprofundando nas mortes e perdas. A Rose de agora nem se compara a Rose mimada do começo da saga. Ela evoluiu muito, está mais madura, mais esperta.

Já havia achado essa batalha na academia insana (Rose e Christian mandaram muito bem batalhando juntos), não estava preparado pra batalha na caverna, foram perdas dolorosas para todos, Rose ficou destruída presenciando a queda do @, mas como fala o ditado "sem corpo, sem morte", só que nesse caso, virar Strigoi é pior que a morte.

Achei muita sacanagem esse final com a Lissa brava pela Rose estar deixando a academia, não se importou em nenhum momento com a amiga, só nao queria ficar sozinha e sem proteção, esperava mais da Lissa.

Kalica.Valentin 10/12/2022

O livro mais triste que eu li dessa saga, estou devastada com os acontecimentos. O final me surpreendeu, quero muito saber onde essa história vai dar...

Naylen0 30/11/2022

Que ÓDIO!
Detesto quanto estou certa nessas situações...porque?????
SPOILER se ler a culpa é sua n minha
Caramba 3 livros! 3! Pra finalmente eu ver esses dois juntos como casal normal q eles mereciam ser com preocupações mais simples; como a conversa com a futura sogra... e do nada um ataque d Strigoi? Sério?? Justo agr com o casal finalmente feliz
E o Dimitri é pego e transformado em Strigoi oq ele mais estimava a alma dele foi levada
Que ódio dessa autora...

Isabelly89 27/11/2022

Lido e Relido
Dando continuidade a minha releitura, a saga continua trazendo pontos incômodos já mencionados mas também desenvolvendo incrivelmente a personalidade da Rose, tornando-a alguém que futuramente se tornará uma merecida guardiã.

E dois pontos nesse livro que merecerem especial atenção são:

1. O desenvolvimento do relacionamento da Rose com a Lissa passa a outro patamar, um no qual muitos pensamentos arraigados, tradições e estigmas começaram a ser levantados, pondo em prova a relação das duas. O que acho interessante de acompanhar, principalmente por demonstrar que, apesar do traço imaturo de Rose, Lissa consegue demonstrar uma imaturidade bem maior em momentos nos quais suas vontades são contrariadas; questões que ela (Lissa) precisará a aprender a maturar (nem que seja na marra).

2. Assim como no segundo livro, esse também traz um final enormemente emocionante.

Ambos os pontos foram mencionados pois (se não me falha a memória) serão responsáveis por impulsionar os eventos subsequentes dos próximos dois ou três livros.

Um adendo é que: assim como nos dois primeiros livros, esse também faz com que o título do livro faça todo o sentido para a história (ponto que acabei me esquecendo de mencionar nas outras resenhas e que não irei me aprofundar para não gerar spoilers).

Histórico:
1° leitura - entre 10 a 30 de abril de 2016 (nota 3).
2° leitura - entre 21 e 25 de novembro de 2022 (nota 4).

la Fioravante 10/11/2022

A ideia era só ler o primeiro livro por curiosidade, na hora que vi já estava no terceiro e querendo o quarto

Jamili 07/11/2022

O melhor até agora!
Esse livro foi uma montanha russa de emoções, e tudo muito bem transmitido para o leitor. O conclusão do livro foi a melhor comparado com a dos outros livros, foi impactante e sentimental ao mesmo tempo. A autora fez um ótimo trabalho com esse livro e espero que os outros sejam no mesmo nível.

Vi | @dulcevibooks 01/11/2022

Dor e sofrimento!!
Aqui temos um desenvolvimentos muito grande dos personagens, principalmente pós os eventos do 2 livro.

Foi um momento de entender o que aconteceu, até pela introdução a terapia e a importância que ela teve na história. E também pelos acontecimentos aqui.

Gostei muito da forma como as coisas foram sendo descobertas, das dicas e de como se resolveu.

Óbvio que chorei horrores com uma certa ?mudança? ai (nunca vou te perdoar Richelle!!!!!).

Mas no geral, foi um ÓTIMO livro! Gostei muito mesmo.

Samara279 31/10/2022

melhor que o segundo mas não melhor do que o primeiro
Chorei tanto que o meu travesseiro esta encharcado então vou obviamente favoritar.
Eu gostei de ver alguns personagens sendo mais explorados e eu gostei muito da amizade do Christian con a Rose e o relacionamento da Rose com o Dimitri, o ponto que mais me irritou foi a Lissa, juro por tudo que é mais sagrado, chata demais.
JP Schneider 01/12/2022minha estante
Agora não sei se isso é bom ou ruim, pois odiei o primeiro e acho o segundo mil vezes melhor kkkk

Fernanda631 29/10/2022

Tocada pelas Sombras
Tocada Pelas Sombras é o terceiro volume da série Academia de Vampiros que traz um enredo cada vez mais envolvente. Richelle Mead mais uma vez me surpreende pela sua originalidade, não se deixe enganar por ser uma historia de vampiro com nome clichê, tenho certeza que essa trama vai te surpreender.
Depois do terrível incidente ao fim de Aura Negra, Rose se vê marcada pela perda do seu grande amigo e também pelo que parecem assombrações que começam a aparecer em St. Vladimir. Isso somado ao fato de seus poderes e sua ligação com a Lissa estarem abalados e mais perturbadores e os olhos dos guardiões e Moroi estarem se voltando para a herdeira Dragomir - e para a ameaça Strigoi que continua crescendo fora dos muros do colégio.
Com a narrativa fluida pela qual a gente se apaixonou, o clima está muito mais sombrio, com perigo em todos os cantos. Rose parece paranoica, mas será mesmo fruto da sua imaginação? Ou tem alguma ameaça se aproximando da Lissa e de St. Vladimir? Para entender o que está experimentando, Rose resolve investigar o que é, de fato, ser beijada pelas sombras, o que sua ligação com o espírito de Lissa significa - e as respostas podem não ser tão animadoras quanto ela esperava.
Lissa se vê alvo de pressões psicológicas e emocionais e sociais, uma vez que a realeza a está observando, os alunos a estão investigando e ela mesma não pode dar um passo em falso com medo de causar alguma retaliação às pessoas com quem se importa. Rose tem que lidar com os terrores vividos em Spokane e a certeza de que os Strigoi vão buscar retaliação pelas mortes que ela causou no lado deles. Ah, e para piorar: ela está vendo espíritos. Durante os testes, Rose acredita que está vendo fantasmas e começa a se questionar se não estaria enlouquecendo após tanto tempo absorvendo a escuridão provocada pelo uso do espírito de Lissa. Rose já tem um temperamento forte, mas agora ela se encontra estressada, com um péssimo humor, e muito mais explosiva. O único que consegue acalma – lá é Dimitri, que sempre aparece no momento certo para lhe trazer de volta a sanidade.
Rose continua uma protagonista bastante incrível, ela vive conflitos pesados, coisas que abalam sua consciência e seu jeito de se portar. Ela quer ser forte pela Lissa, mas seu espírito e memória estão maculados e ela precisa aceitar que talvez nem sempre possa aguentar tudo o que acontece consigo. Até porque Rose se culpa pela morte do melhor amigo, por não ter conseguido protegê-lo, e fica se perguntando se isso pode acontecer com a Lissa algum dia. Se talvez não esteja tão preparada para ser sua guardiã.
Dimitri está mais presente, em especial emocionalmente. Depois do baque do fim do último livro e de ter escolhido permanecer no colégio, Dimitri parece ter aceitado seus sentimentos pela Rose, e a profundidade do relacionamento dos dois vai além do amor. Ele entende as dores dela e faz o possível para mostrar que está ali por ela.
É o tipo de casal que salta das páginas e rouba seu coração, e esse livro tem uma das minhas cenas favoritas envolvendo os dois - sim, eu estou falando da cabana.
Claro que nem tudo são flores, e Rose está vivendo um pequeno triângulo amoroso - mais inclinado para o outro lado nesse caso - com Adrian Ivashkov. Um Moroi cheio de carisma e com um ego do tamanho do mundo. Ele se voluntariou para ajudar a Lissa a entender o espírito e se faz presente no dia a dia da Rose. As interações entre os dois são fantásticas porque suas personalidades têm muito em comum; é inegável que existia uma química incrível e bem construída.
A parte política fica por conta da rainha Tatiana (tia de Adrian) e de intrigas dentro da corte Moroi. Com os assassinatos de famílias nobres crescendo e a ameaça se aproximando do trono, fica aquele desespero de entender porque isso está acontecendo, quem está guiando esses ataques.
Em relação à ação, o livro não deixa a desejar. Tocada pelas Sombras mexe com absolutamente todas as suas emoções, e deixa a promessa de uma continuação dramática e arrebatadora - o que com certeza foi.
Richelle mudou toda a história no capitulo final, deixando o leitor sem saber o que esperar da continuação. Essa serie só melhora a cada volume. E com uma narrativa envolvente, nos permite uma leitura rápida e prazerosa. Eu não esperava boa parte do que aconteceu neste livro, foi uma avalanche de acontecimentos que quando terminei a leitura eu só queria saber da continuação. Recomendo a leitura dessa série, acredito que ela agrada leitores em geral.

Bela 28/10/2022

um dos melhores livros da série!
Aqui a Rose ela continua crescendo com as coisas que aconteceram com ela nos últimos livros (que não foram nada fáceis) e isso é uma das melhores partes, ver como isso afetou ela de um jeito imensurável, não só ela mas também os outros personagens, principalmente aqueles que estavam envolvidos naquela catástrofe que aconteceu no livro dois. Nesse livro ela ainda faz coisas sem pensar, mas ela pensa muito mais nas consequências de suas ações, nisso o livro, como um todo, é muito bom em fazer.

Hailuj 20/10/2022

Esse livro Promete choro e gritaria ?
A morte de Mason mudou Rose, está é uma nova era, para ela e para todos a sua volta. Dimitri a ajudava a se sentir melhor, mas a culpa a corroía, e agora, para ajuda-la ainda mais, ela sentia que estava enlouquecendo, já que agora via o fantasma de Mason a observando, e isso não poderia ser real, não é?

Esse livro simplesmente faz qualquer pessoa surtar, e eu não estou exagerando. Todos os acontecimentos se interligando, os ataques de Rose e a relação entre ela e Dimitri, tudo faz sentido.
Esse final me fez desmoronar, estava tudo se encaminhando para um final feliz, mas rapidamente tudo sai do controle e acontece o que todos mais temíamos. Chorei horrores e sei que não fui a única, realmente os últimos acontecimentos abalam completamente a história e Rose, que devo dizer, só se ferra, ela não tem um minuto de paz.
É bom ver ela amadurecendo, mesmo que não esteja completamente sobre controle, por motivos que só quem ler saberá, está se tornando uma ótima guardiã. Adoro quando ela está com Dimitri, me passa uma leveza quando leio o amor que há entre eles, o quanto eles se importam um com o outro. A relação dela e de Christian é divertida, é bom ver como os dois com o tempo darão ótimos amigos. A evolução de Adrian, com certeza um dos meus personagens preferidos e que tem ganhado bastante destaque ultimamente. E temos Lissa, algumas de suas ações me irritaram, principalmente algumas de sua falas completamente sem noção, esperava mais dela.

Juh 16/10/2022

Esse livro até agora foi o melhor. As cenas de ação e de romance foram incríveis.

As cenas da Rose e só Christian lutando juntos for incríveis. A única coisa q me estressou nesse livro foi a Lissa, ela é uma péssima amiga e uma personagem irritante.

Eu tô ansiosa pra ler o próximo livro, pra saber como a história da Rose e do Demitri vai continuar ou terminar.
L P 16/10/2022minha estante
Rose e Dimitri ficam juntos

Juh 16/10/2022minha estante
eu sei mas n precisa da spoiler :(

Hailuj 20/10/2022minha estante
Mds, sim, exatamente!

Géssica 14/10/2022

oq foi isso
Que livro perfeito, foi o melhor até agora. E esse final, mds, que dor. A gente teve uma evolução no relacionamento do Dimitri e da Rose, achei que eles ficariam logo no começo do livro, mas não foi isso que aconteceu. Eu não sei o que pensar sobre o que vai ser deles no próximo livro (não vou comentar muito, mas quem leu entende). Cada vez mais eu gosto do Christian, ela ficar pra proteger ele ajudou nisso. Em compensação, cada vez gosto menos da Lissa. Nos outros livros já tinha uma pulguinha atrás da orelha em relação a ela, mas o quão infantil ela foi nesse final me fez desgostar dela de vez. Ela foi ridícula com a Rose e acha que ela é o centro do universo, em momento nenhum entendeu a dor da amiga. O Adrian, ele é perfeito, amo ele, meu protegido. Tiveram umas partes em que a Rose foi babaca com ele, mas foi por causa a aura e tal, então não culpei muito ela. Mas o Adrian, ele é o melhor personagem, se a Rose não quiser ele eu quero (no final ele foi muito fofo). Finalmente a Rose se pôs em primeiro lugar e se escolheu, ela precisava fazer isso desde o primeiro livro. O próximo livro promete, e vai ser uma longa jornada. Com certeza eu favoritei a série, só leiam.