O Poder Verdadeiro

G. Norris

Resenhas - O Poder Verdadeiro

Paul Law 08/11/2012

Fantasia brasileira no multiverso
G. Brasman e G. Norris são autores brasileiros que conceberam a obra “Crônicas dos Senhores de Castelo – O Poder Verdadeiro”. Trata-se do primeiro livro de uma série que explicará o que são, o que fazem e para quê servem os tais Senhores de Castelo. Num universo multifacetado, de vários planetas e realidades, Os Senhores de Castelo são encarregados de auxiliarem na ordem das coisas.

Os dois curitibanos e Gustavos (isso mesmo, o “G” de ambos os nomes significa Gustavo) narram neste primeiro livro as aventuras de Taghir e Kullat, dois Senhores de Castelos incumbidos de auxiliar o reino de Agas’B a encontrar a princesa Laryssa. Aliás, nossa princesa partiu em segredo na companhia do seu autômato Azio em busca no último fragmento do Globo Negro com a intenção de reativar a magia do afamado artefato.

A história ganha forma quando os Senhores de Castelo encontram a princesa e o robô que a acompanha. Isso se dá logo no início, quando Kullat e Taghir defendem a princesa do ataque de Chibo, um inimigo bárbaro e poderoso. Depois da batalha Laryssa convence os Senhores de Castelo a auxiliarem-na na busca do fragmento e tem início a jornada que consome todo o livro, cujo final além de surpreso é revelador.

“O Poder Verdadeiro” é um livro rápido, de leitura simples e intensa, cujas características visuais dos personagens são importantes. Visual aqui deve ser entendido como aqueles atributos físicos e mágicos que possuem grande apelo cinematográfico. Kullat, por exemplo, é um Senhor de Castelo que veste um capuz mágico e branco que lhe concede superforça e a capacidade de se regenerar fisicamente. Além disso, suas mãos são enfaixadas por um tecido mágico que lhe possibilita ataques energéticos. Assim se dá com os outros personagens, cada um com seu poder característico, que decorrem do mundo do qual fazem parte.

Por falar em Multiverso, essas questões de vários mundos, várias culturas ainda não foram devidamente esclarecidas pelos autores. Como a série é longa, detalhes do multiverso serão abordados futuramente, é o meu palpite.

Moderno, intenso, o livro ainda possui ilustrações dos personagens e dos artefatos que são apresentados no decorrer do texto. Esse recurso é muito interessante para ajudar o leitor a visualizar o que está lendo, dado o cunho imaginativo da trama. Trata-se de uma história fantástica e tecnológica.

Em suma, Crônicas dos Senhores de Castelo – O Poder Verdadeiro é um livro rápido, ilustrado (e bem) que narra uma aventura cinematográfica num conjunto de mundos. É de talentosos autores brasileiros fortemente influenciados por RPG, quadrinhos e cinema. Não se pode deixar de notar que “O Poder Verdadeiro” tem sua mensagem, sua moral e condiz totalmente com o subtítulo deste primeiro livro.

Fica a dica e a resenha.

Janice 07/08/2012

WOW!
Preciso do segundo volume! http://www.revistafantastica.com.br/especiais/lancamento-do-livro-2-das-cronicas-de-senhores-do-castelo-efeito-manticore/

RoFolDo 02/08/2012

A capa que me lembrou Assassin's Creed
Confira a resenha no blog Elhanor

João Paulo 05/08/2012

Sentimento de que poderia ter sido muito melhor...
Senhores de Castelo - O Poder Verdadeiro mostrou-se uma obra divertida e simples de aventura fantástica. Com um enredo básico (as vezes até demais) conhecido por qualquer apreciador do gênero ou jogador de RPG (ou os dois!), mas que mesmo assim ainda tem o charme de sempre.
É de leitura leve e descontraída, com personagens que poderiam ter sido mais elaborados, mas que não ficaram devendo em carisma. Suas histórias e motivações se mantem coesas com as ações tomadas por eles no decorrer da estória.
As descrições dos cenários e as reviravoltas da estória é o que me decepcionaram nesta obra. O livro carece de mais esclarecimentos do cenário, que é um ponto que poderia ter sido melhor utilizado pelos autores. E carece de mais aprofundamento nos fatos ocorridos com os personagens. As coisas acontecem rápido demais, não tendo impacto os fatos ocorridos com os mesmos no decorrer da estória. O desenrolar das subtramas são curtos e pouco detalhadas, o que tira muito da dramaticidade das mesmas, tornando a leitura superficial demais em determinados momentos.
Temos muitos diálogos curtos e sem fatores impactantes, como frases de efeito, descobertas mirabolantes, coisas que redimensionem o estória a tornando mais atraente.
No fim das contas, ao termino do livro fica um sentimento de frustração. Fica evidente que a obra poderia ter sido mais elaborada e tornar-se um excelente tomo de aventura fantástica, com um pouco mais de descrição e profundidade no desenrolar dos fatos.
Mesmo assim, ele ganha a minha consideração de continuar esperando melhoras, nos próximos livros da saga, e de ser um livro bom para indicar a pessoas que possuem pouco hábito de leitura e que se mostrem interessadas neste tipo de ficção.
Brasman 06/08/2012minha estante
Só um comentário: estória deixou de existir na língua portuguesa há alguns anos.

João Paulo 06/08/2012minha estante
Ok G. Brasman. Mas esclareço que não usei a palavra com sentido Pejorativo.

Brasman 13/08/2012minha estante
Tranquilo. Mesmo se fosse pejorativo, é um direito seu rsrs Só quis informar mesmo. ;)

Cordeiro 24/09/2013minha estante
"Estória" é uma palavra registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e presente em muitos dicionários, portanto existe na língua portuguesa.

Monique Neves 27/02/2013

Uma estória envolvente e cheia de aventuras, me fez lembrar a Saga do Guerra nas Estrelas, aguardando ansiosamente a continuidade deste épico que mistura o medieval com o futurista.

Otacilio Filho 18/07/2013

História muito genérica, sem profundidade dos personagens, acontecimentos repetitivos incluindo o clímax. É uma leitura para matar o tempo.

Ítalo Morelli 14/08/2014

A minha leitura desse livro foi completamente por acaso, um acaso ótimo, por sinal. Encontrei o "O Poder Verdadeiro" numa prateleira de uma loja, era o último que tinha lá, já estava bem surrado, algumas páginas amassadas, mas decidi levar, já que a sinopse tinha me agradado. Pelo estilo da sinopse e da capa, não tinha dúvidas de que era um livro estrangeiro, e só descobri que os autores eram brasileiros quando cheguei em casa e li sobre eles. Me surpreendi.
No mesmo dia da compra, eu entrei no mundo do "multiverso" e simplesmente viciei. Em dois dias eu li o livro, e quando acabei já fiquei me imaginando como se fosse um Senhor de Castelo, imaginando diversas aventuras possíveis (loucura, eu sei).
Bom, o enredo é ótimo, assim como a criatividade, as surpresas do decorrer do livro. Tenho apenas um ponto negativo: achei a narração rápida demais, os acontecimentos acontecem de forma um pouco "atropelada". Pode ser exagero, mas senti isso durante a leitura. A história é perfeita, e seria ainda mais se os autores tivessem desenvolvido mais os fatos e as situações, alongando mais a história.
"O Poder Verdadeiro" conta sobre dois Senhores de Castelo - um controlador de energias e um pistoleiro - (ou seja, guerreiros escolhidos e treinados para defender o mundo que o livro aborda) que recebem a missão de resgatar uma princesa desaparecida. Eles embarcam em diversas aventuras com outros companheiros, inclusive um autônomo - achei esse contraste muito legal, ao mesmo tempo que a história ocorre numa época meio antiga e pouco desenvolvida, tem tecnologia! - e enfrentam diversos inimigos que, por sinal, achei muito criativa a criação dessas espécies diferenciadas.
AAH, não poderia esquecer de citar os desenhos! Durante a leitura, há algumas ilustrações nas páginas que eu achei super legais, elas instigam a criatividade e a imaginação do leitor, dando uma "base" de como mentalizarmos os personagens e etc.
As surpresas que o livro contem são impactantes. No fim então, nem se fale. É um livro ótimo, super recomendo e já estou ansioso para ler os outros!

Matheus Parker 24/10/2014

O Poder Absoluto
Comprei o livro sem conhecer nada sobre ele, gostei da sinopse e apostei meu dinheiro que seria uma história interessante. De fato é uma aventura descompromissada muito divertida. Um tanto quanto apressada algumas vezes, cheia de acontecimentos em cima de acontecimentos, mas que são recompensados se você conseguir relevar e chegar até o final. O livro tem um tom infantil (como era a intenção dos autores) e lembra e muito uma partida de RPG. Os dois personagens principais não tem muitas características de personalidade, as vezes se tem impressão de que eles tem as mesmas atitudes, mas não deixam de ser cativantes. O final do livro é cheio de reviravoltas e o no fim é deixado um enorme gancho para o segundo livro (que segundo os próprios autores é mais caprichado e planejado para o público jovem). Recomendo sim, desde que tenha em mente que é uma leitura leve, uma fantasia nova que promete melhorar e muito nos próximos livros.

p-marcelo 25/01/2016

Quando eu penso em Senhores de Castelo, me vêm à cabeça alguns pensamentos conflitantes. Conheci esse livro por acaso, como recomendação da submarino e depois da então recente experiência com Eduardo Spohr, finalmente fiquei animado com a literatura fantástica brasileira. Primeiramente, deixo claro que não quero comparar os autores, afinal, o público-alvo deles não é o mesmo, mas senti uma diferença em termos de narrativa por estar lendo autores brasileiros de literatura fantástica e inclusive da mesma editora.

Acabei de relê-lo e assim como na primeira vez que o li, eu tive a mesma sensação de gostar e não gostar ao mesmo tempo. A trama é bem corrida e os "grandes" mistérios nem sequer sabíamos que eram mistérios até chegar um personagem tal e falar a verdade. Mesmo sendo o primeiro livro focado no público infantil, achei um pouco superficial. Seria como o filme do Percy Jackson foi em comparação ao livro, bem agradável, mas... né? Aliás, essa era a sensação... "estou lendo um roteiro de um filme".

Tirando os pontos negativos, eu achei muitas ideias criativas, começando pelos protagonistas e seus adereços mágicos. A capa do Kullat e os braceletes do Thagir ficaram muito interessantes. Também não podemos ignorar a quantidade de novas raças, mundos e conceitos aos quais fomos apresentados. E por fim a ideia de imagens no meio dos capítulos que, pra mim, foi uma ótima sacada. Isso, com mais alguns elementos, me apresentou um novo conceito de livro em se tratando de formato.

Por fim, queria terminar essa resenha de forma otimista...
Foi corrido? Sim!
Foi criativo? sim!
Tive vontade de reescrevê-lo? Sim e Sim (li duas vezes kkk)
Reescrevi? Não.
Was it entertaining? Yes!
Recomendo? Sim, pois apesar dos problemas citados por mim e por muitos, eu não achei um livro ruim e acredito no potencial dos autores e na evolução deles que já percebi ao longo do livro 1. Já inclusive comprei o livro 2 e fiquei feliz de ver como algumas críticas (as construtivas) fizeram efeito e parabenizo essa atitude dos autores de ouvirem e saberem retribuir as críticas bem.
Brasman 15/11/2018minha estante
Olá olá! Fazia tempo que não acessava aqui o Skoob. Fico feliz por saber que leu (duas vezes), e achou divertido. Concordo 100% com sua resenha. Eu mesmo, reescreveria esse livro pois, depois que publicamos, vimos que nosso público é mais maduro do que o foco inicial que tínhamos (pequenos e jovens leitores). Enfim, como você mesmo observou, migramos o foco para este nosso público mais adulto e, creio eu, os livros 2 e 3 serão mais do agrado desses leitores. Agradeço pela resenha e feedbacks e espero que continue a acompanhar a saga. Abraços e obrigado!

Odin com Pimenta 26/01/2017

Senhores de Castelo, onde a fantasia encontra a tecnologia
Por Rodrigo Odin

Depois de um bom tempo longe da leitura, que me era habitual, escolhi um livro que comprei na Bienal de 2011, sim de 2011. Estava sem tesão para a leitura, toda vez que pegava algum livro para ler eu largava, escolhi então o livro Senhores de Castelo. No começo achei meio arrastado, não que o livro seja assim, mas porque estava voltando a leitura. Percebi um mundo diferente de tudo que eu já havia lido, na verdade um multiverso. Com o passar das páginas, fui pegando gosto pela aventura, gosto pelos personagens e a cada página um diferencial.

Uma ótima leitura, de diagramação limpa e que não cansa os olhos. Uma estória de magia, ganância, determinação, amor, escolhas e androide! Hahaha Sim! Temos um ser metálico dotado de inteligência e afeição. O livro me prendeu e me fez ter de volta aquele gostinho por uma aventura literária. Eu sorri, fiquei com raiva, me envolvi na trama. Recomendo muito.

Não vou falar de nomes, de personagens, de cidades, nada da estória, só digo que comprem o livro e participem junto com os Senhores de Castelo de uma aventura no multiverso dos autores G. Brasman e G. Norris.

Sinopse oficial - Em um passado longínquo, o grupo de combate especial chamado Senhores de Castelo venceu uma guerra devastadora e por mais de três milênios incentivou a paz e a prosperidade nos quatro quadrantes do Multiverso.Mas esse equilíbrio fica ameaçado quando a princesa guerreira Laryssa tenta reativar a antiga magia do Globo Negro, um artefato de grande poder.Com os Senhores de Castelo Thagir, um pistoleiro de braceletes mágicos, e Kullat, um cavaleiro que manipula a energia, tem início uma eletrizante jornada em que habilidades de guerra, magia e tecnologia decidirão o destino de todo o planeta.

Título completo - Crônicas de Senhores de Castelo: o Poder Verdadeiro (livro 1)
Autores - G. Brasman e G. Norris
Sequência - Crônicas de Senhores de Castelo: Efeito Manticore (livro 2)
Editora - Verus
Edição - 1ª
Gênero - Fantasia
Páginas - 236

site: http://odincompimenta.com.br/livros/resenha-senhores-de-castelo-onde-a-fantasia-encontra-a-tecnologia/
Brasman 15/11/2018minha estante
Odin!! Fazia tempo que eu não entrava no skoob. Enfim, quero agradecer pela resenha e dizer que, se sorriu e ficou com raiva neste livro 1, então vai querer gritar no 2 e no 3 rsrsrs (a escrita ficou mais densa, refletindo o público que identificamos que curtiram a história). Obrigado e espero que curta a continuação!

Carolzinha 29/03/2021

As Cronicas dos Senhores de Castelo
As Crônicas do Seenhores de Castelo é um livro de fántasia que se passa em um multiverso,onde existem reis,feiticeiros, pistoleiros,humanóides,criaturas híbridas,até um "Robô".
O personagens principais são:Kullat,o feiticeiro;Thagir,o pistoleiro,Azio,o autômato e a princesa Larysa,bom ela é uma princesa kkkk
O objetivo principal desses quatro heróis é levar o globo negro e a princesa Larysa de volta para Kendal,reino onde o pai de Larysa fica.Só que no caminho eles acabam encontrando vários inimigos e obstáculos.
Bom,o livro é extremamente interessante e bem curto por sinal,recomendo para quem gosta do gênero e desses estilos de livros.O único ponto ruim é que tem que ficar indo nas últimas páginas do livro para saber como é o personagem e quem é(lá tem tipo um glossário sobre personagens,lugares e artefatos),porque as vezes é só falado o nome mesmo ou dão uma explicadinha rápida e só,acho que é por isso que é tão pequeno o livro,mas não deixa de ser bom.
Então,boa leitura!!!

Alice 19/07/2021

Esperava muito mais, porém é bom
Vou começar falando dos autores que tem uma escrita fluída, apesar de apresentarem termos novos relacionados ao universo ou melhor multiverso que criaram tudo fluiu bem enquanto a leitura. Gostei do final, me aqueceu o coração e me deu vontade de ler o próximo, porém eu senti a história pobre de pensamentos e reflexões dos personagens e também de contexto pra acontecer algumas coisas , senti que faltou destrinchar, pra fazer fluir, porém o segundo livro é maior então espero que esteja contando mais sobre os pontos que achei carente.
Douglas.Nobre 23/10/2022minha estante
Sobre o segundo livro, sua edição é bem diferente do primeiro livro?

Lust 26/10/2021

Senhores
? Um livro que anda na linha do agradável as vezes e o desagradável outras vezes, algumas partes são incríveis e outras não.