O Poder Verdadeiro Brasman
G. Norris

Resenhas - O Poder Verdadeiro

Dexter 04/03/2011

Gostei do livro, mas senti a mesma coisa que a Mari e a Ana Paula escreveram em suas resenhas, fiz questão de ler algumas antes de escrever a minha pra ter certeza de que não fui apenas eu a sentir isso.

O mundo é bem feito (muitos pontos extras pelo mapa), os personagens, os poderes, a magia e as aventuras, essa última apesar de muito rápida nas passagens. Mas senti muita falta de uma base melhor para os personagens e para todo o cenário que estava sendo construido para a batalha no final do livro. Mas em outro aspecto o livro ganha por não "cansar" em momento algum, não tem uma parte que você classifique como chata e que você tenta ler o mais rápido possível pra ver o que vai acontecer. Até mesmo as partes onde se senta para conversar e contar histórias são interessantes.

Gostei muito também das referências citadas mesmo que rápidas de outros livros e pretendo ler as continuações!

Parabéns aos autores brasileiros de fantasia/aventura que estão conseguindo se superar.

Intemais
Dex.

Marina 30/12/2013

Uma boa história precisa ser Bem contada, não é caso desse livro
A história é boa, com bastante aventuras, sem muitos mistérios, mas isso não basta pra dizer que o livro é bom.
Na verdade é ruim mesmo, a narrativa é exageradamente rápida e pobre de detalhes. Dá até desgosto de ler uma trama boa ser desperdiçada com a falta de talento do narrador.

Thiago 19/02/2017

O livro não prende o leitor.
Infelizmente eu não consegui me conectar com o livro “As Cronicas dos Senhores de Castelo”, no começo achei que o problema era eu, mas depois de ler algumas resenhas fiquei aliviado em saber que não fui o único a não me identificar com o livro. Rsrs

Eu não consegui terminar a leitura, tentei, mas não deu pra mim... Portanto vou deixar abaixo os principais pontos onde o livro falhou.

Obs.: Tentei desenvolver essa resenha sem muitos spoilers. =)

1-Não há foco no universo do livro. Você é jogado em um mundo, em um multiverso, mas não é devidamente apresentado ao mesmo.

2-Cenas mal elaboradas ou confusas, esse foi outro problema para mim. Em um momento você está em uma briga de bar, noutro você está fugindo para uma floresta cheia de perigos, de repente está numa caverna e quando você menos espera já está em outro vilarejo. Se você me perguntar algo marcante ou único entre todos esses lugares que eles passaram, eu diria que não há nada, a não ser na floresta que estão atravessando logo no inicio do livro, mas os escritores sequer trabalharam em algo que poderia ser interessante neste ponto. Nada é elaborado de modo a surpreender o leitor, é uma aventura apressada e sem atenção aos detalhes, não faz a imaginação fluir e acaba virando uma leitura cansativa e entediante!

3-Personagens mal construídos é outro problema. Na verdade, eu não diria que eles foram mal construídos, eu acho que faltou uma melhor apresentação de todos eles. Da mesma forma que você é atirado de qualquer jeito para dentro de um mundo, os personagens são apresentados pra você da mesma forma. Por exemplo, em dado momento, em uma situação, um lapso de memória faz com que o personagem lembre de tal situação durante uma fase de sua vida. Quando você insere esse tipo de informação no seu livro, você geralmente não faz isso em uma ou duas linhas ou como um adendo. Você desenvolve um paragrafo ou capítulo (se for necessário) onde aquilo fica bem claro e informativo para o leitor. Um bom exemplo disso pode ser lido em livros como “Rangers: Ordem dos Arqueiros”, “Harry Potter”, “As Aventuras do Caça-Feitiços” e vários outros do mesmo gênero "Infanto-Juvenil".

4-Por último, o relacionamento entre os personagens deixou a desejar. Os dois Senhores de Castelo parecem bons amigos e isso foi até demonstrado mais de uma vez e de forma a deixar marcado que eles não só eram velhos amigos, como também foram companheiros de guerra. No entanto, se você tem um bom vinculo entre esses dois personagens de um lado, do outro você tem um romance totalmente genérico e confuso (Entre a princesa e um dos Senhores de Castelo) que você nem sabe dizer exatamente onde isso começou, ou porque.

Ah, vale salientar também que as ilustrações não ficaram legais, isso é algo totalmente dispensável nesse tipo de livro. Praticamente mata a imaginação do leitor, talvez este seja outro motivo para eu ter abandonado o livro.

Enfim, me decepcionei com “As Cronicas de Senhores de Castelo”, mas não posso dizer simplesmente “não comprem, não vale a pena” porque gosto é uma coisa muito pessoal, algumas pessoas adoraram os livros e visitando a página oficial dos escritores, existe uma comunidade de fãs respeitável.

Talvez, um dia, eu comece a ler de novo este livro com a mente um pouco mais aberta… Mas por hoje, chega! =/
Brasman 15/11/2018minha estante
Thiago, fazia tempo que não entrava aqui no Skoob e só hoje vi sua resenha. Achei uma pena que não tenha se conectado com a história. Quando isso acontece comigo, fico até com raiva do autor rsrsrs. Enfim, espero que um dia você "esbarre" com o livro 2 e tente novamente. Creio que você pode ter uma grata surpresa com o amadurecimento que demos para a história. De qualquer forma, obrigado pelos feedbacks! Abraços.

Williane 30/04/2022

O Poder Verdadeiro
Foi muito legal ler esse livro, com esse gênero, nunca tinha lido nada assim! Gostei das ilustrações no livro e todo o enredo é muito bom e faz com que queira saber mais sobre a história, tem bastante ação. Vou gostar de ler os próximo livros.

Júlio 11/09/2020

História interessante, desenvolvimento nem tanto.
O primeiro livre da saga das Crônicas dos senhores de Castelo, é um bom livro, como uma história que tem lá seus charmes. Seus personagens são bons, apesar de mal construídos, com excessão dos 4 principais, que ainda sim deixam a desejar em alguns pontos muito pelo ritmo adotado.
O desenvolvimento da história e até o tamanho do livro parece ter influenciado de forma direta, pois a mesma acontece de forma que tudo é muito rápido e de imediato, os arcos possuem acontecimentos que duram muito pouco tempo e tem pouca explicação do mesmo. Logo, o elemento surpresa das possíveis grande revelações é deixado de lado, uma vez que, não há tempo hábil para realmente perceber isso e ater ao fato.
O livro e a história inicial desse universo não é ruim, muito pelo contrário, é uma boa apresentação de um universo que promete ser grandioso conforme a série evolui. Apesar de ter me incomodado um pouco o estilo de como a narrativa flui, certamente irei ler o segundo, pois a história e aquilo que nos foi apresentado é muito legal e havendo essa dosagem entre o ritmo frenético e a pausa para desenvolvimento dos arcos e da própria história, certamente será uma grande série de fantasia.

Taígo 20/01/2011

Esse livro tem um ótimo potencial,mas que infelizmente não foi desenvolvido, a historia, exceto por alguns momentos, é mal desenvolvida e os personagens idem. Os autores criaram um mundo rico e fantástico mas não souberam desenvolver ele e assim o livro fica muito infantil

Melian 31/01/2011

Resenha do Blog Mell Books
O livro é ótimo!
Cheio de elementos de aventura, pedras mágicas, magos, mãe de todas as fadas, povos de vários mundos, até um super robô que parece ter sentimentos e opinião própria.
Esses são os elementos que regem a história desse livro.
Eu amei a forma como o livro foi feito! O cuidado, os desenhos, letra, cor da pagina, elementos que eles colocam, tipo uma runa, para separar um assunto do outro, super bem feito!!!
Eu li super rápido! Foi uma leitura deliciosa!
E amei esses desenhos durante o livro, aguça sua imaginação!
A história fala de dois dos vários Senhores de Castelo que existem no Multiverso, os da nossa história são Kullat e Thagir.

Leia resenha completa em: http://mellbooks.blogspot.com/2011/01/resenha-cronicas-dos-senhores-de.html

Elton Moraes 14/02/2012

Descubra o Poder Verdadeiro
Olá pessoal, “bora” ler a resenha sobre as “Crônicas dos Senhores de Castelo: O Poder Verdadeiro”?

Quando vi esse livro na internet, fiquei louco para lê-lo. E quando descobri que era de autores brasileiros, pirei ainda mais.
Mas então. O livro é tudo mais do que eu imaginava.
É um livro não muito grande, e de fácil leitura e compreensão. (Li ele em dois dias.)
A história toda ocorre em Agas’B, um reino do Quadrante 1 – divisão feita nos quatro quadrantes do Multiverso.
Tudo acontece porque a princesa Laryssa está desaparecida há alguns meses. Esta que foi em busca de libertar um grande e perigoso poder. O poder do Globo Negro.
E, quando se cruza no caminho de dois Senhores de Castelo, estes que estavam em sua busca, Laryssa passam a seguir com eles em busca do poder do Globo, enfrentando grandes desafios.

Achei a capa do livro linda. Nela aparece a imagem de Kullat – um dos dois Senhores de Castelo que ajudam Laryssa.
O interessante é que os autores – G. Brasman e G. Norris – fazem uma mistura de elementos muito criativa. Juntos, transformaram o Multiverso, com muita magia e tecnologia. Exemplo de magia são as faixas que Kullat porta nos punhos, que lhe dão grande poder. E exemplo de tecnologia, é o robô autômato, companheiro de Laryssa, que é tão inteligente quanto um humano, podendo passar de sua programação.

Achei, de início, que Kullat seria aquele personagem mais misterioso, sério… Péh! Errado. Ele é mais do tipo humorista, mas sério quando necessário, com um leve sarcasmo na ponta da língua.
Thagir, o outro Senhor de Castelo, é mais daqueles durões. Mais sério e robusto. Mas ao mesmo tempo consegue se divertir com as tramas de Kullat.
Laryssa é aquele tipo de princesa guerreira e aventureira, com uma mente muito inocente. Tem uma grande habilidade de falar com os animais, que mais tarde será revelado o porquê desta.

Então, numa visão geral, amei o livro. Estou louco para o lançamento do segundo livro da série: “O Efeito Manticore”, que está planejado para março. Acho que os autores têm bastante a evoluir, assim como seus livros. Espero que o próximo seja tão bom, e tenha tantas reviravoltas quanto esse primeiro volume.

Até a próxima!
Ass.: Elton Moraes.

_Augusto 18/11/2019

Muito melhor do que parece
Conheci o livro por meio de uma recomendação do vendedor, no começo Não esperava muito do livro mas ao começar a ler puder ver o potencial que tinha, com o desenrolar da história o livro ficou fascinante, ja estou lendo o segundo, a quem se interessar pelo livro, leia pois vale a pena

Mari 02/03/2011

O Poder Verdadeiro!
Crônicas dos Senhores de Castelo narra a saga de um grupo de combate especial chamado Senhores de Castelo. Eles possuem a função de estabelecer a harmonia e a paz em todo o Multiverso. Dois deles, em especial, nos acompanharão nesta jornada fantástica no Reino de Aga's B. São eles: Thagir, um pistoleiro portador de um poderoso bracelete mágico, e Senhor de Castelo do planeta Curanaã; e Kullat, seu grande amigo e companheiro de jornada que possui a habilidade de manipular energia mágica nas mãos, enfaixadas pelas faixas de Jord e Senhor de Castelo de Oririn. Juntos, os dois guerreiros partem para uma missão, que é a de encontrar a princesa Laryssa, que desapareceu acompanhada do androide Azio numa busca arriscada pela última parte do Glogo Negro. O Globo Negro é um artefato extremamente poderoso, e quem consegue ativá-lo se torna capaz de prever acontecimentos futuros e aprimorar as estratégias de guerra aumentando assim o poder de um exército. Laryssa queria juntar as partes do Globo Negro e entregá-lo a seu pai, o Rei Kendal, para que ele pudesse estabelecer a paz e a harmonia entre os povos dos quatro quadrantes do Multiverso.
No caminho, os dois Senhores de Castelo conheceram Dorik numa briga de bar, que viria a ajudá-los naquela busca, mas se surpreenderam quando encontraram a princesa Laryssa que estava fugindo dos soldados Karuin, híbrido de réptil e humano, comandados pelo impiedoso Chibo.Thagir e Kullat achavam que após encontrar a princesa e o autômato tivessem dado por completa a missão, mas estavam enganados. Laryssa se recusava a voltar ao seu reino enquanto não descobrisse como ativar o Globo Negro, e a única pessoa que poderia ajudá-la seria a Mãe de Todas as Fadas. Yaa havia presenciado o funcionamento do artefato, mas chegar até ela seria uma tarefa árdua e complexa.
No caminho deles haveria muitos obstáculos compostos por bárbaros, saqueadores, espectros, ciclopes e estranhas criaturas que fariam de tudo para detê-los. Temos assim uma história repleta de mentiras, intrigas e traições como ingredientes básicos para uma eletrizante aventura, onde habilidades de guerra, magia e teconologia andariam juntas para decidir o destino de todo um planeta.
O único aspecto negativo que gostaria de apontar, é sem dúvida a narrativa curta do livro. Eu acredito que os autores poderiam ter desenvolvido melhor a história para torná-la ainda mais substanciosa e enriquecedora. Em vários momentos, eu percebi também um clima entre Kullat e a princesa Laryssa, mas para minha tristeza esta questão não foi bem explorada. Eu sei que não se trata de um romance, mas mesmo em livros de fantasia eu aprecio muito a formação de casais, tenho um feeling terrível para isso. Além do mais, sou uma romântica incorrigível e senti falta disso no livro. hehehe
Entretanto, como se trata de uma série, talvez nos próximos livros aconteça algo do tipo. Assim espero! Acredito que na sequência as histórias sobre os protagonistas, seus algozes e sobre o Multiverso em si seja mais aprofundada e mal posso esperar para ler o livro 2!!

Herick 05/01/2023

Brilhante!
Ler O Poder Verdadeiro foi como acompanhar uma campanha de RPG se desenrolando diante dos meus olhos. A forma como as batalhas acontecem, as estratégias e artimanhas usadas, parece uma aventura que foi transcrita e transformada em livro, e seria genial se esse fosse o caso.

Uma excelente obra de fantasia desenvolvida por dois ótimos escritores brasileiros. Sempre muito bom ler algo nacional e de qualidade.

Sobre os personagens: a química entre Thagir e Kullat pode ser sentida já no primeiro capítulo, o amor de irmãos - entre melhores amigos - é magnético e faz você gostar dos dois de imediato e torcer pra que nada de ruim aconteça com nenhum deles. O que te traz um pouco de conforto é saber que se algo acontecer, um estará lá para amparar o outro. Azio, o autômato, e Laryssa, a princesa, em nada deixam a desejar quando comparados com os protagonistas, assim como os personagens de apoio.

Sobre a história: como comentei no início, a sensação é de acompanhar uma aventura de RPG, - como um nerdcast ou até um episódio de Critical Role - mas de forma transcrita. A riqueza de detalhes e o cuidado empregado nas batalhas, nas descrições dos locais e na construção da lore são impressionantes, algo realmente digno de nota. O plot principal não entrega nada muito grande e inovador, mas acho que o diferencial é em como a história se desenvolve, como é contada, ao invés do foco em entregar algo nunca antes visto ou mirabolante.

Um excelente início para essa série. Ansioso pela continuação. Ótima leitura, fácil e fluída. Recomendo!

Mariska 23/02/2011

O Poder Verdadeiro
O Poder Verdadeiro do livro está na força dos personagens. Apesar da narração rápida e dos eventos meio atropelados, os personagens são ricos e fantásticos. Os Senhores de Castelo têm mais responsabilidades do que poderes - palavras dos próprios autores, mas ainda assim seus poderes são assombrosos. Ao ajudar uma princesa a restaurar um poderoso artefato, os Senhores de Castelo encontram exércitos, magos e até ciclopes em seu caminho. São muitos os confrontos narrados, e o final deixa uma idéia de novas aventuras para os Senhores de Castelo.

Arthur Araújo 21/08/2012

Um livro feito por rpgistas, mas um livro fraco.
Quem já jogou RPG alguma vez em sua vida identifica imediatamente Crônicas dos Senhores de Castelo como um livro feito por jogadores. A forma como a narrativa se desenvolve no mundo de fantasia proposto faz o leitor se sentir no meio de uma partida de RPG, sensação bem interessante, devo confessar.

Por outro lado, o livro é incrivelmente óbvio e cheio daqueles momentos inverossímeis e forçados que acabam acontecendo e sendo relevados em nome do desenvolvimento da história e que encaramos de bom grado durante uma partida, mas que não caem bem a um livro, como por exemplo:

-> Personagens principais que fazem coisas idiotas porque sabem que não vão morrer(não porque a situação não seja perigosa, mas sim porque eles são os personagens principais ora!) tal como acontece comumente com os personagens dos jogadores;

-> Figurantes com grande potencial mas que aparecem apenas pra morrer pouquíssimas páginas depois (e o leitor sabe de cara que aquele personagem foi inserido na história apenas para morrer "heroicamente") sem fazer a mínima falta;

Na verdade, o problema do livro é um só: o mundo gira em torno dos 3 personagens principais! Simplesmente absurdo.

E ainda tem o final do livro com liçãozinha de moral (a parte do poder verdadeiro), pra dar aquela sensação de "aventura concluída". Complicado....
Brasman 22/08/2012minha estante
Hahaha... pior é que nunca joguei RPG na vida. Pena que não foi do seu agrado. Talvez o 2 te surpreenda mais. ;)

Arthur Araújo 22/08/2012minha estante
G.Brasman, legal você não ter ficado ofendido com as coisas que comentei (ou pelo menos não ter demonstrado no comentário).

Lerei o segundo então =]

Brasman 03/09/2012minha estante
Ofendido? Não, isto é para os fracos rsrs
Cada um tem direito a ter sua própria opinião. Você achou fraco, outro diz que foi o melhor livro que já leu na vida... fazer o que né?
Se nem Jesus conseguiu agradar a todos, quem sou eu para tentar rsrs
Espero mesmo que o 2 lhe apraza mais.
Abraços!

Biel 01/10/2021

O Poder Verdadeiro
"O Poder Verdadeiro" é um uma montanha-russa para o leitor. Às vezes você encontra partes boas e em outros momentos partes que criam uma leve angústia por estar com o livro. Esses pontos negativos muitas vezes acontecem pela forma como o livro foi escrito, ora parecendo uma escrita desesperada, ora apenas sendo algo desgostoso para ler. Além disso, diversos momentos chegam a ser bem previsíveis na história (não costumo julgar as obras por isso, mas no caso de "O Poder Verdadeiro" é notável que dava pra ter evitado, além de se tratarem de momentos essenciais para a trama). Sobre a história (sem spoilers) as batalhas são incríveis, principalmente a final. Acho que o único "pecado" da obra se dá pelas razões já citadas, que geralmente incluíam o que envolvia os personagens e como eles se relacionavam entre si, mas isso é referente muito mais à escrita e a narrativa do que ao conceito e a construção.

Douglas.Nobre 25/10/2022

Um livro bem interessante, de autoridade brasileiros, apresenta uma narrativa bem interessante e atrativa.

O livro envolve um tema futurístico, rústico e mágico ao mesmo tempo.

Encontramos personagens com características humanas mas com poderes, lagartos e sapos humanóides que usam armas humanas, machados, revólveres e espingardas com multi canos. Além de um multiverso e vários planetas.

A história é bem interessante, apresenta algumas reviravoltas bem chamativas, principalmente no final.

PS: o livro possui um mapa na última página, só descobri isso quando quando terminei o livro kkkkkk.