O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Káren 26/04/2021

Simplesmente único! Incrível, maravilhoso, sensacional e tantos outros adjetivos que eu poderia atribuir para a obra no todo.
Teoricamente "O Senhor dos Anéis" é um livro único, mas eu li como três livros separados e o das muitas lições que pude tirar de "O Retorno do Rei" é que uma guerra atinge dos maiores até os menores povos, e que mesmo aqueles que não participam ativamente dela, sofrem com suas consequências.
A amizade, a fé e esperança dos tolos, como disse nosso amado Mago Branco, Gandalf, são alguns dos ensinamentos que permitem ao leitor mergulhar profundamente na história e trazer muitos significados para a própria vida.
Eu amei, recomendo,

amandabcca 08/04/2022minha estante
MUITO BOM CHOREI HORRORES KKKKKKKK PRECISO DE TERAPIA PRA SUPERAR

João 30/12/2021

Obra prima
Impossível começar essa singela resenha sem antes saudar seu criador! Tolkien foi simplesmente um gênio e uma pessoa iluminada. Difícil adjetivar plausivelmente essa trilogia. Trata-se de uma linda obra. Os desfechos dos personagens foram muito bem construídos e emocionantes. Que grata surpresa ter descoberto a honradez e coragem de Sam (considero que ele não teve a importância devida nos filmes). Gandalf como sempre roubando as cenas em que participa. Gollum é a personificação daquilo que a influência do fardo (anel) pode ter em nossas vidas. Por fim, encerro dizendo que pretendo reler um dia toda a trilogia, e agradecer ao seu criado. Obrigado Tolkien!
Carolina.Gomes 31/12/2021minha estante
No livro Sam deve ser gigante pq , pelos filmes, ele é o meu personagem favorito.

João 31/12/2021minha estante
Ele é fenomenal no livro! Um hobbit gigante. Claro que no sentido figurado kkk

Daniele 24/10/2020

O fim de uma era
Que livro incrível, demorei um pouco pra termina-lo, até por ser beem descritivo, mas valeu muito, Tolkien foi um gênio, deixou um legado enorme e essa saga é prova disso. Leiam!

Rodrigo 06/06/2023

Assim como nos outros livros a história se desenrola bem e a leitura é agradável. Nesse livro, a aventura de Bilbo e Frodo é finalizada, dando origem ao maior clássico da Fantasia.

Lara.Scarlatte 04/01/2024

Com muitos desafios e batalhas, finalmente Frodo e Sam conseguem alcançar seu objetivo de destruir o anel. Tenho que admitir que no filme senti mais impacto nessa cena, foi melhor construída que no livro. Sauron é derrotado, Aragorn se torna rei e Frodo parte em uma jornada final junto com os elfos. Assim, o bem prevalece sobre o mal.

Mari 25/04/2021

Chorei horrores nessa última parte! Que história maravilhosa! Não esperava gostar tanto, mas já quero reler! 10/10 com certeza!

Alô você que sempre teve medo de ler Senhor dos Anéis por ser longo e/ou complicado, LEIA!! Você não vai se arrepender

E Merry e Pippin perfeitos, são meus preferidos!

Suely Cristina 16/01/2024

O retorno do rei
Que loucura imaginar que todo esse universo foi criado pela imaginação de um ser humano! Mesmo sendo uma fantasia, tudo tão é detalhado: descrições dos ambientes (confesso que com isso tenho dificuldade), datas, todos os conflitos da existência humana... que até parece um romance histórico.
Fui lendo os livros e assistindo aos filmes, o que me ajudou muito a visualizar algumas situações, como as batalhas, por exemplo. Mas quem só conhece o enredo pelos filmes (que são maravilhosos sim!), não conhece de verdade mesmo essa obra de Tolkien!

Hugo.Miranda 01/01/2023

Para leitores experimentes
Leitura detalhada e difícil, história ESPETACULAR apenas leiam e sintam a obra de Tolkien, o fim adequado que os filmes infelizmente tiveram que cortar , não consigo descrever, Tolkien é realmente outro nível

@_leandropaixao 04/10/2021

Das três partes eu acredito que essa foi a que menos me prendeu, a que menos teve inspiração para os filmes.

Arthur Batista 08/10/2020

Muitos sentimentos
Devo confessar que fui enganado haha, sabia dos apendices mas pensei que teria mais história. Já com muita saudade, e apesar de saber que ainda temos muita história (Tolkien deixou) estou muito satisfeito com essa história. Frodo foi um personagem tão real que amei acompanhar ele durante toda essa jornada.

baroncelo 26/08/2020

Fim da maratona terra média
Depois de um pouco náiade dois meses cheguei ao fim ??
Iniciei a leitura com Silmarillion, livro que sugiro que aos fãs de senhor dos anéis leiam, pois a maioria das referências que fazem provém deste livro, mas confesso que o detalhamento que contém nos apêndices ajudam bastante nestas referências mas ainda com lacunas de detalhamento, após eu li o Hobbit que é onde reaparece o anel governante, e agora finalizei em ler os três livros de senhor dos anéis.

Que cabeca JRRTOLKIEN tinha pra criar este magnífico mundo. Agora quero ler os outros livros dele como co ?contos inacabados? e outros que são recortes de Silmarillion com histórias mais detalhadas

Nikki 18/09/2009

O Melhor!
Nossa, sentia vontade de estar lá e lutar junto com eles.
Eu sempre achei que faltava uma mulher na comitiva e no restante do livro. so aparecia homem, tudo bem que tem a Galadriel mas depois do que a Éowyn realizou mostrando a força das mulheres não tenho mas o que reclamar.IHSAIOHA xD

Tata 02/10/2009minha estante
Apoiado! Tolkien escreveu um livro maravilhoso, mas a falta de uma presença feminina constante é meio down... eu queria que a Arwen tb tivesse participado, mas acho que falta nela a coragem que sobra na Éowyn (que é fantástica!!!)