O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

lightweaver 21/10/2020

Há males que vem para o bem. (Volume Três)
J. R. R. Tolkien é, para muitos, um dos melhores autores que já caminharam por esta terra mas para mim, pessoalmente, ele é o pior de todos. Sou um grande fã do gênero de Fantasia e enquanto estava lendo essa trilogia tudo que eu conseguia sentir era que eu nunca mais teria coragem de ler outro livro de fantasia outra vez e apesar dessa trilogia ter todos os ingredientes que uma boa fantasia geralmente tem, o resultado final é simplesmente uma droga, um tédio colossal. Para ser justo, nem tudo foi tão negativo assim, a primeira parte desse terceiro livro foi boa e o final também. Personagens como Aragorn e Gandalf fizeram tudo valer a pena mas aquele Culto de Adoração ao Frodo foi uma droga mas me senti emocionado no final. O pior de tudo foi a falta de aproveitamento. Falta de aproveitamento do Sauron. Falta de aproveitamento do UM ANEL. Mas, apesar dos pesares, eu só tenho agradecimentos ao Tolkien. Obrigado, J. R. R. Tolkien, sem os seus livros o mundo hoje poderia ter sido um lugar frio, úmido, sem felicidade alguma e muito gelado. Minha gratidão não pode nem ser mensurada.

Aline 04/05/2024

Final incrível de uma aventura incrível
O livro se concentra na batalha final, mas tem tanta coisa acontecendo que não fica pesado... Lógico que a gente fica nervosa ao achar que tá indo tudo ladeira a baixo do mas dá tudo certo! Livro maravilhoso! Dez estrelas ?

@shaneingrado 29/12/2020

O final de uma jornada
O retorno do rei traz os desfecho perfeito para toda a aventura. Simplesmente o melhor livro de fantasia já escrito.

Duda Gonçalves 22/12/2022

O retorno do rei
Achei muito maçante a leitura desse livro, tanto que demorei meses pra terminar pq não tinha ânimo nenhum de ler. Acho que foi um final razoável pra saga, mas esperava bem mais, pelo tanto que falam dele.
Laur1410 22/12/2022minha estante
Simm, eu tenho a sensação que foi intencional. A medida que eles vão indo pra mordor mais maçante vai ficando a leitura

Yas 28/02/2020

Um final épico para uma trilogia épica!

Jvcsantanna 20/08/2020

Perfeito
Não é sem motivos que Senhor dos Anéis é um dos maiores clássicos de literatura de fantasia. O último volume da trilogia, na minha opinião, é o melhor dos três. Além da complexidade e riqueza de universo e narrativa, presentes nos três volumes da série, nesse temos também uma ida e vinda temporal, enquanto a história é narrada a partir de vários pontos de vista, que vão se encontrando e se complementando. Esse último volume contem cerca de 300 páginas só de apêndices, tamanha é a riqueza dessa obra. É um clássico, uma obra sensacional e uma das melhores leituras que já fiz. Pretendo ler o restante da obra de Tolkien.

Arthur Batista 08/10/2020

Muitos sentimentos
Devo confessar que fui enganado haha, sabia dos apendices mas pensei que teria mais história. Já com muita saudade, e apesar de saber que ainda temos muita história (Tolkien deixou) estou muito satisfeito com essa história. Frodo foi um personagem tão real que amei acompanhar ele durante toda essa jornada.

Káren 26/04/2021

Simplesmente único! Incrível, maravilhoso, sensacional e tantos outros adjetivos que eu poderia atribuir para a obra no todo.
Teoricamente "O Senhor dos Anéis" é um livro único, mas eu li como três livros separados e o das muitas lições que pude tirar de "O Retorno do Rei" é que uma guerra atinge dos maiores até os menores povos, e que mesmo aqueles que não participam ativamente dela, sofrem com suas consequências.
A amizade, a fé e esperança dos tolos, como disse nosso amado Mago Branco, Gandalf, são alguns dos ensinamentos que permitem ao leitor mergulhar profundamente na história e trazer muitos significados para a própria vida.
Eu amei, recomendo,

amandabcca 08/04/2022minha estante
MUITO BOM CHOREI HORRORES KKKKKKKK PRECISO DE TERAPIA PRA SUPERAR

Ariadne 30/08/2020

Chegamos a porta
Senhor dos anéis é de fato uma trama excepcional, com personagens muito cativantes e de desenvolvimento coerente. A exceção fica em relação a única mulher que o autor se propôs a se aprofundar, fechando a trajetória da personagem com uma contradição dispensável.

Apesar de ter sentido a leitura um pouco pesada em alguns momentos, fica uma vontade de reler a obra e atentar para mais detalhes. É um universo tão rico que acredito que veria coisas que não notei anteriormente. É muito agradável notar como esse universo segue um sistema como de outros conteúdos que consumo - RPGs, principalmente.

Me alegro em ter embarcado nessa aventura, sem spoilers. Agora é verificar o quanto os filmes são fiéis aos escritos!

Daniele 24/10/2020

O fim de uma era
Que livro incrível, demorei um pouco pra termina-lo, até por ser beem descritivo, mas valeu muito, Tolkien foi um gênio, deixou um legado enorme e essa saga é prova disso. Leiam!

Feehsousa 29/02/2020

Incrível!!!
A terceira parte de Senhor dos Anéis é simplesmente incrível. O livro se perde em alguns momentos e acaba ficando um pouco arrastado, mas nada que estrague a experiência. E o final do livro é emocionante e muito recompensador.
Diego Piu 29/02/2020minha estante
Meu favorito da saga é As Duas Torres! No Retorno do Rei eu queria jogar o Frodo junto com o anel (kkk), mas concordo com vc: arrastado, ainda assim um bom livro!

baroncelo 26/08/2020

Fim da maratona terra média
Depois de um pouco náiade dois meses cheguei ao fim ??
Iniciei a leitura com Silmarillion, livro que sugiro que aos fãs de senhor dos anéis leiam, pois a maioria das referências que fazem provém deste livro, mas confesso que o detalhamento que contém nos apêndices ajudam bastante nestas referências mas ainda com lacunas de detalhamento, após eu li o Hobbit que é onde reaparece o anel governante, e agora finalizei em ler os três livros de senhor dos anéis.

Que cabeca JRRTOLKIEN tinha pra criar este magnífico mundo. Agora quero ler os outros livros dele como co ?contos inacabados? e outros que são recortes de Silmarillion com histórias mais detalhadas

Hugo.Miranda 01/01/2023

Para leitores experimentes
Leitura detalhada e difícil, história ESPETACULAR apenas leiam e sintam a obra de Tolkien, o fim adequado que os filmes infelizmente tiveram que cortar , não consigo descrever, Tolkien é realmente outro nível