O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Doodu 20/05/2024

Magnifica
O ?O senhor dos Anéis? não é uma história pouco conhecida. É, na verdade, uma das histórias da literatura fantástica mais famosa e mais amada de todos os tempos. Por isso, essa resenha não se propõe a falar sobre o contexto geral da história (que já é conhecida pela maioria das pessoas) e sim de alguns aspectos especifico de sentimento e filosofia que permeia as personagens e suas longas jornadas.

A jornada da Sociedade do Anel é sobre amizade, confiança, amor, ganancia, ódio, cobiça, poder e outros diversos sentimentos e relações. Dentre todos estes sentimentos e relações, que o leitor pode captar na obra, o que se menos ouve falar é da finitude existencial e da mudança. É através dos Hobbits Bilbo e Frodo, principalmente, que o autor expele esses sentimentos.

Bilbo transmite um pouco do que sente, sua finitude existencial, no poema ?I Sit Beside the Fire? onde pensa sobre tudo o que viveu e ninguém poderá viver igual (assim sendo, sua vida, mesmo que breve no tempo, única.) Reflete então que, depois de sua partida existirá um mundo de muitas possibilidades e acontecimentos e ele não poderá experimenta-lo. Dessa forma, colocando uma balança entre o passado e o futuro; ambos inacessíveis aos que foram e aos que serão.

Já Frodo nos transmite as implicações e consequências da mudança; mesmo sendo uma mudança por amor ou dever. Quando Frodo sai para sua jornada, mal sabe ele que nunca mais voltaria de fato. Seu eu da saída, jamais superou as mudanças de si mesmo. É abençoado pela lembrança e ao mesmo tempo amaldiçoado por ela e, incapaz de se desvincular totalmente das marcas que adquiriu. Dessa forma, quando tenta se reencaixar no que era, estranha. Necessitando agora de outra mudança para que mais tarde, mude de novo.

O ?O Senhor dos Anéis? é uma expressão magnifica da arte de criar, e nos seus quase 70 anos de sua primeira publicação, influenciou, inspirou e confortou diversas pessoas pelo mundo. Sua importância e relevância se manterá frequente por muitas e muitas gerações. Esse texto teve o objetivo de listar algumas das inúmeras interpretações que o universo colossal de Tolkien pode proporcionar ao leitor. Nem tudo em LOTR envelheceu bem, principalmente dado ao tempo e sociedade que viveu o criador da obra.

Mas, como através de Bilbo ele diz:

?Sentado junto ao fogo, eu penso
Em gente do passado,
E em gente que verá um mundo
Que eu não conhecerei.?
Luana 20/05/2024minha estante
Lindo ??? comprei o Box no sábado e estou ansiosa pra ler, agora tô com a expectativa lá no alto graças a sua resenha! ???

Doodu 20/05/2024minha estante
AH!!! Que maravilha. Espero que seja uma ótima leitura pra tu ??

Luana 20/05/2024minha estante
Aaaah muito obrigadaaa! ??

Rosie 20/05/2024minha estante
Amigo!!!
Vc acha que Sam realmente é o protagonista??? Eu acho que sem ele nada teria dado certo

Doodu 20/05/2024minha estante
Não sei sei te dizer. Acho que depende da sua interpretação. Até o Gollum tem um papel fundamental na história, sem ele tudo seria perdido também.

Xavier 20/05/2024

O fim feliz.
"O Retorno do Rei" é a continuação do livro anterior. Em que conta o principal embate entre Mordor e Gondor, sendo a batalha que iria decidir tudo. E Frodo junto com Sam correndo atrás de cumprir o objetivo

|| Não vou mentir q ler a trilogia do O Senhor do Anéis foi uma experiência sem igual para mim, principalmente por esses dois últimos livros terem me pegado tanto com questão de amizade e batalha. Com certeza irei indicar a trilogia para todos, é algo incrível e único que a pessoa lê. Este livro especificamente é o que mais me pegou, por conta de ser o último e ele relembrar tudo que foi lido no passado. Como sempre Tolkien sendo incrível em guerra, desfecho e sempre na amizade.

Clara3001 20/05/2024

Simplesmente incrível
Não sei se tô triste ou aliviada de ter terminado essa saga maravilhosa. A extrema descrição das paisagens/caminhos faz a leitura ficar extremamente cansativa de vez em quando, mas ao mesmo tempo é impossível não se envolver com a história e com os personagens, amei cada um deles. Fiquei com vontade de absorver tudoooo desse universo, apesar de que sei que vai demandar tempo e (principalmente) paciência. Quem sabe um dia...

Andréa Marcela 18/05/2024

Finalmente consegui terminar... o mais engraçado é que a saga é ótima mas muito cansativa de ler... mas enfim... a história como já disse é ótima, o melhor personagem na minha opinião foi o Sam, que cresceu a cada página

eduardamp 17/05/2024

Um Anel que a todos rege...
O Retorno do Rei foi provavelmente o meu favorito dos três. O fechamento perfeito. Obrigada Tolkien!

Thiago Gadelha 17/05/2024

O fim da jornada
Ao concluir a releitura, concluo que só ganhou mais força ainda com o tempo. Uma obra que pensa numa historia de qualidade e um legado único. Com certeza uma jornada a ser colecionada e que ensina a importância dos detalhes para a sua verossimilhança.

Matheus 15/05/2024

O Retorno do Rei - J.R.R. Tolkien
Minha jornada pela Terra-Média encerra aqui! Faltam-me palavras para descrever como Tolkien me surpreendeu. Confesso que, até alguns meses atrás, nunca havia lido nada do autor até ler "O Hobbit". Encantei-me com a história e os personagens. Depois de ler "O Senhor dos Anéis", minha admiração pela obra do autor cresceu ainda mais. Que jornada fantástica! Com certeza, um dia voltarei à Terra-Média. "O Senhor dos Anéis" é uma jornada que transcende o tempo e o espaço, imersa em uma riqueza narrativa que ecoa na nossa alma. Tolkien, com sua maestria literária, teceu um universo complexo, repleto de personagens cativantes, paisagens deslumbrantes e uma mitologia rica em simbolismo. A grandiosidade da obra é incomparável, não apenas pela extensão física das terras de Terra-Média, mas também pela profundidade de sua história e significado. Em cada página, somos levados a uma aventura emocionante, onde o bem e o mal colidem em uma batalha épica pela sobrevivência e pela redenção. Tolkien demonstra uma habilidade ímpar em criar personagens multidimensionais, cada um com suas próprias motivações, medos e jornadas pessoais. Desde o corajoso Frodo, o humilde hobbit destinado a carregar o Anel até sua destruição, até o sábio Gandalf, o poderoso mago que guia e inspira, cada personagem é uma peça essencial no intricado quebra-cabeça que é a trama. Além da narrativa envolvente, "O Senhor dos Anéis" está repleto de simbolismo, refletindo temas universais como coragem, amizade, sacrifício e redenção. O Anel, em sua essência, representa o poder corruptor e a tentação do mal, enquanto a jornada para destruí-lo personifica a luta pela libertação e pela paz. A prosa de Tolkien é poética e envolvente, nos transportando para um mundo de maravilhas e perigos. Sua descrição detalhada das paisagens de Terra-Média evoca uma sensação de admiração e reverência pela natureza, enquanto suas batalhas épicas são cheias de tensão e emoção. Em suma, "O Senhor dos Anéis" é mais do que uma obra literária; é uma experiência transformadora que ressoa profundamente em nossos corações e mentes. Tolkien, com sua visão única e sua habilidade incomparável, criou um legado duradouro que continuará a inspirar e encantar as gerações futuras.

Stefani136 18/05/2024minha estante
Todos menos Frodo, o coitado saiu com trauma disso tudo kk ******* corrigindo aqui kk

Leandro.Argentini 13/05/2024

Demaaaais... eu não queria terminar. Tolkien é criativo demais e sua obra perdurará pelo infinito. Sorte nossa ter compartilhado o mesmo plano desse ser.

andreia.crislainy 12/05/2024

A fantasia é sensacional mais não é fácil de ler os acontecimentos demora demais....................

Marcos774 11/05/2024

Masterpiece
Isso aqui é uma obra de arte. Não preciso nem me dar o trabalho de escrever uma resenha sobre. Se você chegou até esse aqui, provavelmente vai concordar comigo.