O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

eduardamp 17/05/2024

Um Anel que a todos rege...
O Retorno do Rei foi provavelmente o meu favorito dos três. O fechamento perfeito. Obrigada Tolkien!

Thiago Gadelha 17/05/2024

O fim da jornada
Ao concluir a releitura, concluo que só ganhou mais força ainda com o tempo. Uma obra que pensa numa historia de qualidade e um legado único. Com certeza uma jornada a ser colecionada e que ensina a importância dos detalhes para a sua verossimilhança.

Matheus 15/05/2024

O Retorno do Rei - J.R.R. Tolkien
Minha jornada pela Terra-Média encerra aqui! Faltam-me palavras para descrever como Tolkien me surpreendeu. Confesso que, até alguns meses atrás, nunca havia lido nada do autor até ler "O Hobbit". Encantei-me com a história e os personagens. Depois de ler "O Senhor dos Anéis", minha admiração pela obra do autor cresceu ainda mais. Que jornada fantástica! Com certeza, um dia voltarei à Terra-Média. "O Senhor dos Anéis" é uma jornada que transcende o tempo e o espaço, imersa em uma riqueza narrativa que ecoa na nossa alma. Tolkien, com sua maestria literária, teceu um universo complexo, repleto de personagens cativantes, paisagens deslumbrantes e uma mitologia rica em simbolismo. A grandiosidade da obra é incomparável, não apenas pela extensão física das terras de Terra-Média, mas também pela profundidade de sua história e significado. Em cada página, somos levados a uma aventura emocionante, onde o bem e o mal colidem em uma batalha épica pela sobrevivência e pela redenção. Tolkien demonstra uma habilidade ímpar em criar personagens multidimensionais, cada um com suas próprias motivações, medos e jornadas pessoais. Desde o corajoso Frodo, o humilde hobbit destinado a carregar o Anel até sua destruição, até o sábio Gandalf, o poderoso mago que guia e inspira, cada personagem é uma peça essencial no intricado quebra-cabeça que é a trama. Além da narrativa envolvente, "O Senhor dos Anéis" está repleto de simbolismo, refletindo temas universais como coragem, amizade, sacrifício e redenção. O Anel, em sua essência, representa o poder corruptor e a tentação do mal, enquanto a jornada para destruí-lo personifica a luta pela libertação e pela paz. A prosa de Tolkien é poética e envolvente, nos transportando para um mundo de maravilhas e perigos. Sua descrição detalhada das paisagens de Terra-Média evoca uma sensação de admiração e reverência pela natureza, enquanto suas batalhas épicas são cheias de tensão e emoção. Em suma, "O Senhor dos Anéis" é mais do que uma obra literária; é uma experiência transformadora que ressoa profundamente em nossos corações e mentes. Tolkien, com sua visão única e sua habilidade incomparável, criou um legado duradouro que continuará a inspirar e encantar as gerações futuras.

Leandro.Argentini 13/05/2024

Demaaaais... eu não queria terminar. Tolkien é criativo demais e sua obra perdurará pelo infinito. Sorte nossa ter compartilhado o mesmo plano desse ser.

andreia.crislainy 12/05/2024

A fantasia é sensacional mais não é fácil de ler os acontecimentos demora demais....................

Marcos774 11/05/2024

Masterpiece
Isso aqui é uma obra de arte. Não preciso nem me dar o trabalho de escrever uma resenha sobre. Se você chegou até esse aqui, provavelmente vai concordar comigo.

Jessica1248 07/05/2024

Um bom desfecho
Gostei mais do livro 6 do que do livro 5. Achei o final muito agradável, bom ver toda a história sendo finalizada. Vou pensar se leio Silmarillion.

Aline 04/05/2024

Final incrível de uma aventura incrível
O livro se concentra na batalha final, mas tem tanta coisa acontecendo que não fica pesado... Lógico que a gente fica nervosa ao achar que tá indo tudo ladeira a baixo do mas dá tudo certo! Livro maravilhoso! Dez estrelas ?

Pablo39 02/05/2024

O Retorno do Rei: A Épica Conclusão da Jornada pela Terra Média
"Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" é uma obra que transcende as páginas e se torna uma jornada emocional e espiritual para o leitor. Neste capítulo final da trilogia, somos levados a enfrentar as batalhas finais de uma terra em desespero, enquanto o destino de toda a Terra Média se desenrola diante de nós. Nenhuma trama é perdida ou jogada ao léu, nenhum personagem é secundário ou tem menos valor, se apaixonar perdidamente pelo universo do Tolkien é o destino daqueles famintos por fantasia.

A narrativa de Tolkien é como uma canção antiga que ressoa em nossos corações, repleta de momentos de grandeza e sacrifício. A batalha dos Campos de Pelennor é um ponto alto, onde a coragem e a esperança lutam contra a escuridão. Você sente a angústia e o alivio durante TODO o desenrolar da batalha, a falta de representação gráfica de uma batalha não tira nem um pouco a profundidade das palavras de Tolkien.

Mas são os laços de amizade e lealdade, representados pela jornada de Frodo e Sam, que verdadeiramente tocam o espírito do leitor. Enquanto testemunhamos sua luta para destruir o Um Anel, somos lembrados do poder da amizade e do sacrifício. Ambos passaram o grande sufoco de atravessar Mordor apenas com a companhia um do outro e com a mente entre o foco na missão e a aceitação da morte, em certo ponto, já acreditavam que não havia a esperança em concluir sua missão de destruir o Um e voltarem vivos, mas o dever de salvar a terra-média cantou mais alto em seus corações.

E o final, ah, o final... é como uma despedida de velhos amigos. Após tantas páginas compartilhadas, é difícil não sentir um vazio ao fechar o livro e se despedir da Terra Média e de seus habitantes. Mas ao mesmo tempo, há uma sensação de realização, de ter vivido uma jornada extraordinária e ter sido transformado por ela.

"O Retorno do Rei" não é apenas uma conclusão para a trilogia, mas uma celebração da coragem, da amizade e da esperança. É uma obra que permanece viva no coração de seus leitores muito além do momento em que as últimas palavras são lidas, estou instigado a explorar tudo o possível deste universo maravilhoso. Agradeço por fim, ao professor Tolkien por ter contemplado a criança que eu fui com essa maravilha literária, que foi capaz de arrancar até mesmo do meu eu adulto, um choro e um sorriso, Senhor dos Anéis é atemporal.

Davi.Rissi 01/05/2024

Épico
História muito boa. Eu iria dar 4,5, mas os apêndices A e B são muito bons também. As despedidas são as melhores partes

Maria 30/04/2024

Uma ótima conclusão
Li o livro já sabendo do final, entendendo como seria a jornada de Frodo e Sam, por conta do filme. Isso não afetou a leitura, pois a linguagem de Tolkien é encantadora e você pode mergulhar na narrativa. Apenas o final que me deixou perdida, tem muita coisa acontecendo e às vezes eu só queria que acabasse logo, se me entendem. Mas recomendo a leitura de Senhor dos Anéis a todos, pois é uma história incrível do início ao fim.