1984

1984 George Orwell




Resenhas - 1984


10790 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Evangeline 18/05/2024

Este é bastante interessante para quem gosta de estudar sobre ditaduras. Porém, é uma leitura monótona e prolixa. Demorei muito para concluir. Recomendo somente para aqueles que se interessam por este assunto.
comentários(0)comente



Ceci!! 18/05/2024

Me enganou do início ao fim.
Eu li esse livro porque uma professora me emprestou, e ai eu comecei a ler achando o livro bem "Nhé, é legal, mas não tanto".Mas ai quando chegou na 3 parte eu surtei, e eu fiquei assim: ????????. Porque realmente, no começo, o protagonista, Winston, já sabia que uma hora ele seria pego, e o Partido tem olhos em todos os lugares, SÓ QUE LITERALMENTE ELES TINHAM OLHOS EM TODOS OS LUGARES! Juro eu me surpreendi demais. Mas como o livro ele é uma crítica ao capitalismo, em uma distopia mais madura, eu já esperava um final trágico. MAS PLMDS O FINAL FOI TAMBÉM UM SURTO. Porque acaba mostrando o que aconteceria se ele saisse do Ministério Do Amor vivo só que isso não aconteceu, então deu uma quebra de expectativa.
Eu real fiquei com medo e assustada na parte das torturas mentais juro, eu fiquei tipo " socorro esse cara é maluco, ele só fala absurdos ?"
Olha o universo é bem feito, a crítica é muito boa, a escrita acaba sendo também, só que eu não dei 4 estrelas porque eu demorei para realmente a minha leitura fluir, e isso só aconteceu na 3 parte que foi quando eu descobri que fui enganada o tempo todo juro.
Mas olha, o livro ele não é leve, contêm: tortura, violência, sofrimento, guerra, e hot não explícito.
comentários(0)comente



Bianca (@fallandfox) 17/05/2024

Esta é a segunda releitura deste clássico e, às vezes, sinto-me com a sensação de estar aprofundando minha compreensão.

Nessa segunda resenha vou me concentrar mas em comentar sobre a edição, assim como minha nota também foi para ela, por já fazer ano passado a resenha da história.

A edição é muito bonita, cheia de imagens nos finais dos capítulos e troca de partes (elas têm um aspecto de colagem modernista), a única coisa que me incomodada foi o fato de terem sido colocados na mesma pagina o original e a tradução, ficou muito apertado e me deixou cansada. Isso foi feito para provavelmente aumentar o número de páginas, mas prejudicou minha leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@-Lay 17/05/2024

1984
Orwell, através de sua obra, fala simultaneamente do passado e de um futuro que estão sempre presentes quando e onde quer que germine a semente do totalitarismo.
comentários(0)comente



Mourino 16/05/2024

Uma distopia sombria e interessante. O tom lúgubre acompanha a obra, vivemos na desesperança do personagem principal. Boa escrita com leitura agradável.
comentários(0)comente



itsnotbgam 16/05/2024

Se é que há esperança, a esperança está nos proletas
Winston é um personagem que vive em um mundo distópico, constantemente em guerra e governado pelo Partido. Desde o começo do livro, percebemos que Winston tem consciência da realidade que vive, ele sabe que o Partido mente sobre o racionamento constante em que o país vive por conta da guerra, além dele trabalhar editando notícias e suas inverdades.
O personagem, já pronto para entender o por quê o governo age do jeito que age, conhece Júlia. Júlia é a primeira personagem que não parece estar no mundo distópico em que vive, e é a primeira derrapada do autor. Como ela não liga de não estar seguindo as ordens em um mundo como aquele, não faz sentido, não casa com a construção do autor justamente por ela não ter porquês de ser do jeito que é. Eu até pensei que seria ela a deletar Winston, mas não foi.
Quando Winston e Júlia são pegos, parecia que eu estava lendo mais um livro qualquer, eles sendo traídos pelo homem que dava um quarto para eles se encontrarem foi a cena mais esperável do livro.
Depois disso, na tortura, O?Brien é visto como a personificação da loucura e do mal, outra coisa que também não gostei. Ele diz que o Partido apenas quer o poder, mas até para isso precisa de um porquê, e o autor não nos dá essa resposta.
Dez minutos antes de Winston ser assassinado, ele trai o governo pelo pensamentocrime novamente, depois desses dez minutos, com uma notícia na teletela em prol do governo, ele entende que, mais uma vez, ele errou, e o Líder desse mundo distópico estava certo. Assim, fica claro que o único jeito do governo ter a fidelidade total da população, é em algum momento, essas mesmas pessoas, serem bombardeadas de notícias em prol deles.

Esse livro mudou a minha visão sobre livros e sobre por quê eu devo ler. Na Oceania, o Partido muda a língua falada oficialmente no país, justamente para os proletas não terem intelectualidade suficiente para nomear seus sentimentos sobre as notícias, assim, apenas aceitando os ?fatos?. Com isso, percebi que não devo ler qualquer livro que tenha por aí, devo ler livros cada vez mais densos de acordo com a minha ?intelectualidade?, para ter cada vez mais, mais vocabulário e consequentemente mais poder de argumentação. Não devo ler livros apenas por ler, mas ler livros BONS.
comentários(0)comente



Layla 16/05/2024

Tá, eu entendo que é um prato cheio de criticidade (sim, sim conjuguei um adjetivo), adoro a criatividade e inteligência do autor que é nitidamente evidenciada em cada capítulo, AMO a realidade distópica que ele criou, MAS eu suei muito pra terminar esse livro, havia momentos que eu não tinha o menor interesse em continuar a leitura. Acho que os primeiros capítulos poderiam ser resumidos o suficiente pra agregar à compreensão da realidade e do regime proposto pelo livro, ia surtir o mesmo efeito, já que a terceira parte conecta todos os pontos, eu sinceramente fui me interessar de fato pelo livro nos últimos 3 capítulos.

? Detesto a pureza, detesto o bem! Não quero que exista virtude em nenhum lugar. Quero que todos sejam corruptos até os ossos.
? Bom, então acho que serei adequada, querido. Sou corrupta até os ossos.
hellensbruzzi 16/05/2024minha estante
Senti a mesma coisa enquanto lia


Luiz111 17/05/2024minha estante
Gostei da colocação final rsrsr


Luiz111 17/05/2024minha estante
Procuro pessoas para fazer um grupo que leia um livro durante um mês e que cada semana fossem discutido via chamada de vídeo o que foi lido!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
AliJu 16/05/2024minha estante
Horrível e anti classe trabalhadora, adorei sua nota!




Plícela 16/05/2024

Eu tentei
Gostaria de começar dizendo que eu li por pdf, e eu tenho a tendência a não ser tão voraz nas leituras pdf?

Senti o livro muito arrastado, mas entendo que é um livro mais denso mesmo. Entretanto, apesar das diversas tentativas (tô lendo esse ebook a mto tempo já), ele não me envolveu.

É uma história interessante e reflexiva, claro. Mas não é meu paladar literário rsrs desculpem
comentários(0)comente



Henrique109 15/05/2024

Resumindo
Literalmente a experiência média de ter nascido em berço evangélico sendo uma criança viada e passando pela experiência de terapia de conversão!
comentários(0)comente



Allan Moraes 15/05/2024

Uma excelente crítica ao autoritarismo. Escrito pós segunda guerra mundial, onde existe a presença forte do nacionalismo, imperialismo, corrida bélica etc. Retrata uma história intrigante com muito suspense, onde prende muito a atenção do leitor a cada passo.

Sobre fatos históricos, relata conflitos importantes, como o colonialismo da grã Bretanha na Índia, que serve como base para conhecimento sobre. Além notáveis críticas ao nazismo e stalinismo que é vivo na obra!

Se tratando de distopia, com certeza essa obra é de suma importância a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



10790 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |