1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

haroeira 23/01/2009

Intrigante
É muiiito bom. Um clássico de Orwell. Tem coisas sensacionais no livro. Por exemplo: aquilo dele deixar um fio de cabelo sobre o livro para saber se alguém mexeu nele é muito legal. E outra: a sala de tortura. A tortura que a pessoa sofria era a do seu maior medo. E o magistral: aquilo de não matar a pessoa pega na infração. matar a pessoa dita "subversiva" não matava o ideal dela, que continuava no ar. Então, eles massacravam a pessoa com lavagem cerebral, até que um dia ela estivesse decrépita, sem ideal algum, ou seja, a "idéia subversiva" tinha morrido. Aí, sim, a pessoa era executada. Sen sa cio nal !
Marcos Brito 12/02/2013minha estante
Não era um fio de cabelo que ele colocava no livro, e sim uma pedrinha.

haroeira 13/02/2013minha estante
uai, felipe, não me lembro de ser pedra. lembro-me muito bem de ser um fio de cabelo. será?

Marcos Brito 12/03/2013minha estante
Bom, pelo o que eu me lembro ele pensou em colocar um fio de cabelo mas achou que era fácil de descobrir, então pegou uma pedrinha e colocou-a no livro... mais pra frente tem uma parte que fala que o Partido sabia até disso, eles liam o seu diário e colocavam a pedrinha exatamente como Winston havia deixado.

haroeira 12/03/2013minha estante
Bom, felipe, se vc falou, tá falido. eu li isso nos anos 80. valeu! aquele abraço.

Elisa 27/11/2014minha estante
Foi pó que ele colocou no livro

Konshal 19/04/2024

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro
GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNOR NCIA É FORÇA

O terço inicial de 1984 trata de descrever em detalhes e de forma bem convincente, o modus operandi do Partido numa Londres situada em uma outra realidade. Sob o olhos atentos do Grande Irmão, o Partido controla a vida de todos da sociedade assim como controla a forma como a História é escrita e como ela é ensinada, reescrevendo-a a seu bel prazer. Tudo com um claro objetivo: manter um ponto de vista sempre favorável ao governo.

Isso fica muito claro quando passamos a acompanhar o cotidiano solitário de Winston que trabalha justamente no departamento do governo responsável por fazer essas alterações, o de Registros. Aqui todo o expediente é voltado para um processo contínuo de adulteração de qualquer mídia e/ou publicação existente no mundo. Para tanto, a principal ferramenta do governo é a novilíngua, um idioma de poucas expressões, simples e objetivo, que, dessa forma, impede que os seus falantes tenham ou elaborem pensamentos complexos. Uma forma avançada de doutrinação pensada nos seus mínimos detalhes.

A construção do mundo hipotético de 1984 é boa. E suas primeiras cem páginas surgem para estabelecê-lo na mente do leitor, não só demonstrando como essa sociedade funciona e trabalha, mas também o faz de uma forma minimamente comparativa ao nosso mundo real, para que possamos nos situar e identificar os pontos em comum.

O grande problema da trama é que ela passa a soar extremamente repetitiva a partir de um certo ponto. Uma vez que a extensa descrição acompanhada até o seu um terço inicial nos fornece todas as características possíveis para criarmos, na memória, uma imagem suficientemente clara desse mundo (ou do Partido que o governa), essa exposição volta a ser repetida e/ou comentada apenas sob novos pontos de vista - sejam as reflexões introspectivas de Winston, suas conversas proibitivas com Júlia (afinal, interesses amorosos são mal vistos nesse cenário hipotético) ou até mesmo através de um livro-doutrinador que, supostamente, seria utilizado pelos oponentes desse status quo. Mas nenhuma dessas perspectivas acrescenta algo novo à história.

Da forma como o Partido é posto e exposto ao longo das páginas, nem mesmo o clímax de 1984 - o embate final com o governo ditatorial - consegue atingir as expectativas que, à esta altura da leitura, já estavam mais do que baixas em relação ao seu desfecho. Com o prestígio que a criação de George Orwell alcançou ao longo dos anos e sua inclusão perene na cultura pop, onde um dos seus pontos centrais acabou servindo de batismo para um popular reality show mundo afora, confesso que esperava um enredo bem mais marcante. Simplesmente não consigo esconder a minha decepção com essa leitura.
Konshal 19/04/2024minha estante
tenho uma raiva quando o Skoob 'come' caracteres acentuados ou as aspas duplas ?

thaissmonteiro_ 26/04/2024minha estante
poxa só uma estrela? kkkk é engraçado pq esse é um dos meus livros favoritos

Konshal 28/04/2024minha estante
uma não, duas hehehe.

já tava me desculpando mentalmente com você quando tava escrevendo a resenha ?

thaissmonteiro_ 28/04/2024minha estante
kkkkkkkkkkkk tudo bem

Icaro 29/05/2024minha estante
Eu dei 5 estrelas, mas não tem como descordar que o livro é MUITO repetitivo kkk

Marcia Cogitare 27/11/2012minha estante
Concordo contigo Don, na época que li, também dei 3 estrelas.

Gláucia 27/11/2012minha estante
Dos argumentos que vc usou só concordei com um, o de que existe sempre corrupção entre as lideranças. Mas vc defendeu bem sua tese, parabéns.

Aline Stechitti 08/12/2012minha estante
Esse livro retrata a humanidade comum e não heróis. A vdd é que vivemos assim, ninguém se levanta contra o controle sobre o qual vivemos pq nós simplesmente negamos viver sobre um.

Patricia 28/12/2012minha estante
Gostei de seu ponto de vista. Também dei três estrelas e foquei minha resenha nos aspectos negativos.

Bernardo Brum 07/07/2013minha estante
1984 não é uma história realista. é um pesadelo totalitário. o Socing é uma caricatura ditatorial. o Partido SÓ se comporta de forma absurda, e não apenas no caso do Winston.

e acho que você mesmo se respondeu: não apagaram o Winston quando ele teve a crimeideia justamente para convertê-lo ao Partido.

LAia.Mariah 11/09/2023

Chato demais, porém necessário
Uma leitura muito chata e demorada, mas totalmente necessária, mt atormentador e com certeza não é gostosa, mas a escrita é extremamente importante e detalhada, aconselho
Suelen.Lelis 11/09/2023minha estante

fã ou hater

kcbastos 11/09/2023minha estante
Ler ou não ler hahahah

Maria14966 12/09/2023minha estante
comecei a ler hj!!! vamos ver no que da

shelukessonarry 01/07/2021

Veio ai
Veio tanto aí, que eu estou sem chão, parece que um trator me atropelou e eu não sei o que rolou, eu ainda não consigo processar

Eu tenho uma história maluca com esse livro: eu o abandonei em 2019 e desde então muitas pessoas ficaram extremamente revoltadas com o fato de que eu tinha abandonado esse livro. Mas, dois anos depois, eu finalmente li e eu percebi como o universo se ajeitou pra que esse livro viesse no momento certo. Eu tentei ler ele pra uma aula da faculdade, no início do segundo ano. Não me conectei e o devolvi pra minha amiga. Desde então, pensei em tentar de novo, mas nunca investi. Me apaixonei por clássicos na segunda metade de 2019, retomei o hábito de leitura em 2020 e li Fahrenheit 451, um favorito de sci-fi que me provou que clássicos não são difíceis e aí, veio o momento do universo dar um empurrãozinho. Num dia a tarde, durante a semana, resolvi ver uma live de leitura (eu nunca via naquele horário), e me deparei com uma promoção de livro grátis da Antofágica: 1984. Peguei, prometi ler e meses depois uma amiga me convidou pra uma LC.

O 5 estrelas veio depois de quase formada, tendo estudado tudo que o livro fala (estudo humanas), num periodo conturbado da política do país e lido numa edição que foi publicada durante a pandemia.

Enfim, depois de toda essa história que eu acho importante contar: esse livro sempre vai ser atual, e sempre vai ser sobre o passado e o futuro. Eu senti tudo do agora refletido ali e eu também consegui ver o passado do meu país, ver outros lugares do mundo e ver possíveis futuros. Se isso não é suficiente para declarar George Orwell um gênio, eu não sei o que é. O homem preveu muita coisa e comentou sobre algo que acontece não importa em qual frente política você esteja.

A escrita é extremamente simples de entender, não é complexa e toda explicação de mundo é feita com atenção, sem muitos detalhes. Há poucos personagens e nada é complexo demais a ponto de você revirar os olhos e achar que é clichê.

É provavelmente um dos livros mais pesados que eu já li sem ter nenhuma cena explicitamente gráfica ou reflexiva demais. Ele só é e por fazer você refletir o que você conhece nas palavras do personagem principal.

O 5 também veio por causa da edição. É provavelmente a edição mais bem planejada que eu já vi na vida, o design está entrelaçado com a história e é uma edição brasileira mesmo, com comentários impecáveis e textos de apoio que te fazem chorar.

Camaradas, só leiam, por favor. Todo mundo precisa ler esse livro.
Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá, passada? Lerei em breve.

Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá passada? Lerei em breve.

Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá passada? Lerei em breve. P.s.: Algernon veio.

Ítalo 01/07/2021minha estante
Tá passada? Lerei em breve. P.S.: Algernon veio.

shelukessonarry 01/07/2021minha estante
To passada kkkk acho que você vai gostar
E sobre Algernon: até agora não entendi o que rolou kkk mas que bom!

Mariana 20/06/2022

Luta
Foi uma luta ler esse livro, abandonei por 4 vezes e por fim me disciplinei para terminar a leitura.

Não achei a leitura fluída, teve momentos que estava maçante demais, mudei a te a editora pra ver se fluía melhor, mas foi na força mesmo que terminei.

A sensação de que ele foi escrito nesses dias é imensa, porque é bem o que o mundo vive, as guerras, o controle, a escassez, tudo em nome do poder, é o que vemos tanto no Brasil como bom restante do mundo. O partido que controlava tudo, até a natureza, afffeeee. Os trabalhadores do partido e a prole, é nossa realidade mesmo. Lados opostos.

Amei demais Winston, vibrei por sua força em lutar pela verdade. Julia foi guerreira demais também. Eu torci por outro final, mas fiquei feliz porque ele manteve-se o mesmo, apesar dos devaneios finais, mas era ele crendo que todo aquele poder e toda a influência não era para um bem maior, apenas para o poder.

Vale muito a leitura, mas é maçante em

vários momentos. Enfim lido!!
Edson 20/06/2022minha estante
????????

Edson 20/06/2022minha estante
Também pensei num final feliz entre os dois kkkk

Mariana 21/06/2022minha estante
Eu fiquei esperando, qualquer final feliz ahahah. Pelo menos o partido se lascando... Mas enfim...

Marcos Gabriel 22/06/2022minha estante
Esse livro trás tantas reflexões sobre o mundo o qual vivemos atualmente. Tantas coisas que já acontecem e a massa humana não tem conhecimento para mudar a situação e nem poder. O q resta aos despertos do sistema corrupto e nefasto ao meu ver são duas opções primordiais; se distanciar e ser o mais autosuficiente possível ou engolir a seco e continuar por vontade própria ou não, nessa vida, sociedade etc... onde o futuro é a destruição d valores, princípios, conhecimento, cultura e história.

Mariana 23/06/2022minha estante
Marcos, parece que foi escrito no nosso tempo. Uma pena que tudo continue igual e nós continuamos como "Partido" de olho em nós. Se formos fortes e nos unirmos, derrubamos esse sistema... Mas...

Evy 11/04/2011

Opressor. Aterrorizante.
Um clássico moderno e uma crítica explícita ao totalitarismo governamental. É um livro pesado, denso e amedrontador. Foi escrito em 1949 e no entanto é extremamente atual e nos faz refletir como podemos estar a um passo de muitos dos fatos citados no livro, se é que alguns deles já não acontecem.

O mundo está dividido em três grandes estados: Eurásia, Lestásia e Oceania. Esses três estados estão em contínua guerra cujo objetivo é manter o poder do grupo dominante. A história se passa na Oceania e mostra o Estado vigiando a vida dos indivíduos de sua sociedade em cada mínimo detalhe. A roupa que se veste, a ração diária que se come e até o que se pensa é analisado e vigiado pelo Estado, cujas tele-telas estão instaladas até mesmo dentro das casas.

É também através destas tele-telas que os "Dois minutos do ódio", um programa cujo único objetivo é falar mal e odiar qualquer coisa que se oponha ao Estado, chega às pessoas com o intuito de mantê-las entorpecidas e influenciadas, além de suprimir a individualidade com o propósito de destinar suas vidas aos interesses do Estado.

Tudo que se puder imaginar era revisto pelo Estado e modificado de acordo com seus interesses. A Polícia do Pensamento vigiava os indivíduos mantendo um sistema político coeso através da opressão. Além disso foi criado um novo idioma, chamado Novilíngua, que tornava a maneira de se expressar e o pensamento das pessoas cada vez mais iguais, impedindo qualquer opnião contrária ao Estado. O verdadeiro intuito do novo idioma era acabar com as palavras que pudessem expressar oposição.

Além disso, os poemas, livros e até os jornais eram revistos e modificados de acordo com as decisões do Estado de forma que apesar das lembranças dos indivíduos indicarem um ou outro fato, isso era suplantado pela "verdade" (re)escrita. Outra maneira de oprimir a população era o duplipesnar que consistia basicamente em ter duas idéias contrárias e aceitar ambas como verdade. Exemplos disto eram os lemas do Estado: Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força.

Neste cenário assustador conhecemos Winston Smith, um empregado do Ministério da Verdade que tinha como dever manipular as notícias presentes e antigas de forma a levar os cidadãos a acreditarem que o Estado é sempre correto. Winston começa a se questionar em pensamento sobre essas verdades e acha errado manipular as notícias e também a forma como o Estado age com os cidadãos. Apesar de suas lembranças serem contrárias ao que lhe é apresentado pelo Estado, ele não consegue encontrar evidências contra o partido e vive em luta interna na tentativa de se resignar diante do poder e apagar seus pensamentos de forma a não cometer, o que se chama no livro, crimidéia.

O livro é brilhante e apesar da leitura pesada é impossível parar de ler. O autor consegue transmitir o desespero do protagonista para nós e me sentia constantemente acuada durante a leitura. E duvido muito que aqueles que leram esta obra não tenham pesadelos e sintam medo da sala 101.

Leitura super recomendada.
Fran 11/04/2011minha estante
Também achei o livro denso!
Incrível como ele soube prever em uma ficção coisas que acontem conosco de um modo tão subliminar!

Andion 20/04/2011minha estante
Um livro genial!

Irei comprar Revoluções Dos Bichos. George Orwell é o cara (apesar desse não ser o seu nome...)

Li 22/04/2011minha estante
Eu amei o livro!! Acho que nunca li um livro tão consistente e revelador!
Mas não tive pesadelos, talvez pela minha visão pouco positiva da vida. Já acho que o mundo anda descendo a ladeira, então...

Roberta 15/06/2013minha estante
Simplesmente genial e pretendo ler mais vezes!
Preciso do mesmo na minha estante.

ARafaelaGodoy 16/08/2015minha estante
Não li este livro ainda mas quero ler. Quero ler todos os livros sobre distopia pois o assunto me interessa muito. Obrigada por despertar ainda mais o meu interesse por esta obra. Sucesso.

Gaby 24/04/2021

INCRÍVEL ?????
É um livro de crítica a sociedade onde temos como personagem principal Winston um membro do ministério da verdade que diferente de todos outros tinha uma mentalidade forte, vivendo em uma sociedade totalmente totalitária onde todos e todas são vigiados por câmeras (teletelas). Personificação da sociedade como o grande irmão sendo adorado pelo povo mas sendo na verdade uma farsa. Winston percebe como a sociedade é terrivel e a odeia de todas as formas.
O que dizer desse livro a não ser que ele é imprescindível e que todos deveriam conhecer, ler, analizar e realmente refletir sobre como o mundo está.
mesmo sendo um livro muito antigo se tem muito sobre a sociedade de hoje e o que aprender
Descobrir como se pode mudar uma pessoa se tem formas e mecanismos certos
Como a sociedade não está nem aí para o bem estar da população e sim pelo poder
A história não existe se não por registros, como saber se o que aprendeu realmente aconteceu ou é uma manipulação do passado
Personagens fortes e maravilhosos
" O passado é tudo aquilo a respeito do que há coincidência entre resgistros e memórias. Considerando que o Partido mantém controle sobre todos os registros e sobre todas as mentes de seus membros, decorre que o passado é tudo aquilo que o partido decide que ele seja"
" O fato de ser uma minoria mesmo que seja uma minoria de 1, não significa que vc fosse louco. Havia verdade e havia inverdade, e se você se agarrarsse na verdade, mesmo que o mundo inteiro contradissesse, não estaria louco."
"Eu te trai, as vezes ameaçam a gente com uma coisa com coisas que n se pode aguentar, que não se pode nem pensar então a gente diz faça isso com outra pessoa com fulano, ciclano[...]A gente quer que a coisa aconteça ao outro, n se importa que sofra só importa a gente, só nós temos importância"
psraissafreire 24/04/2021minha estante
AAAAAAA GABY, QUE BOM QUE GOSTOU ??????

Amei a resenha!!

Gaby 24/04/2021minha estante
Brigadaa, ainda bem que vi sua resenha realmente muito bom

psraissafreire 24/04/2021minha estante
Fico feliz por ter inventado de alguma forma ???

Gaby 24/04/2021minha estante
???

Wania Cris 26/10/2020

Claustrofóbico...
Um dos livros que mais quis ler na vida e que, infelizmente, me chegou em meio a uma ressaca acachapante. Demoramos mas entregamos conclusa a leitura.

O livro já te joga num mundo distópico estabelecido. Iniciamos a trama sob a perspectiva de Winston Smith, um funcionário do Partido. Sim, Partido, no singular pois só há um, o Partido, do Grande Irmão, onipresente, onisciente, onipotente. Sim, tudo isso. Sob o relato de Winston vamos entendendo que o G.I. está em todos os lugares, dentro e fora dos lares, vendo, ouvindo e interferindo em tudo, mesmo que não seja visto por ninguém. E é nisso que a leitura se torna claustrofóbica. A sensação... não, a certeza, de que não há como se esconder

A estória traça paralelos diversos com a realidade, compatível com o mundo pós guerra, sendo mais uma crítica ácida feita por Orwell aos países totalitários, como visto em Revolução dos Bichos, Oceânia, país onde vive Winston, vive em guerra permanente ora com a Lestácia ora com a Eurásia, pouco importa, a verdade é sempre mutável, depende dos interesses do G.I. A língua pátria foi alterada para a Novafala ou Novalíngua e quem não a utiliza pode ser visto como um rebelde e sofrer as sanções cabíveis. As relações interpessoais devem ser aprovadas pelo Partido, não há lugar seguro para se expressar...

Apesar de ter sido lançado em 1949 poderia ter sido escrito na nossa época pois nada há mais atual que o Miniver, o Ministério da Verdade, empenhado em semear mentiras e fazê-las se tornarem reais (terra plana, movimento antivacina, nazismo de esquerda...), o Miniamor, Ministério do Amor onde as torturas são praticadas, o Gabinete do Ódio, não pera...

Faltou uma construção mais aprofundada dos personagens, uma ambientação mais expansiva de como o mundo se tornou aquilo tudo, que custaram meia estrela, mas, que não desmerecem a obra em absolutamente nada. Orwell mandou muito, mas muito bem e sua voz rebelde ainda hoje é ouvida.

Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força

Pois é...
NancYamada 26/10/2020minha estante
Preciso ler né? Estou tão atrasada nas coisas!

Wania Cris 29/10/2020minha estante
Ain... eu curti demais! Mas, talvez seja melhor esperar o seu momento. Quando der, deu.

NancYamada 30/10/2020minha estante
É mais a falta de tempo mesmo... Mas vou ler sim.. estava gostando... Mas primeiro tenho que terminar os 3 que estou lendo.. (se não encaixarem nada em seguida kkkk)

Wania Cris 30/10/2020minha estante
Você sabe que vão encaixar, né? Só pra confirmar mesmo...

NancYamada 30/10/2020minha estante
Eu sei... Posso me iludir só durante o tempo que escrevo a mensagem?

dani 01/03/2022

De olho no Grande Irmão
Uma leitura temida, porém muito aguardada. Depois de ler "1984", posso comparar a experiência a uma volta em uma montanha-russa. Teve seus pontos altos e baixos, e aqueles momentos que nos fazem fechar os olhos de pavor.

Falando em olhos, esse é um elemento crucial que aparece de diferentes maneiras ao longo da obra. Olhos onipresentes que vigiam mesmo dentro de casa, durante o sono. Olhares furtivos que parecem denotar cumplicidade entre rebeldes e inconformados. Olhos que encontram no espelho um ser desprovido de qualquer vestígio de humanidade. O olhar vazio de quem foi abatido pelo sistema opressivo...

Mudando um pouco o foco do conteúdo para a forma, diria que o ritmo da narrativa chega a ser truncado e não muito palatável ou estético literariamente. A leitura se torna bastante arrastada em alguns trechos. Talvez essa "aspereza" combine com os temas tratados e até potencialize o conteúdo.

A intenção de Orwell era que a narrativa fosse um alerta, não uma profecia do futuro global. Porém diante dos acontecimentos atuais, é impossível não ficar com a sensação que "1984" paira sobre nós. É necessário acreditar que ainda há uma saída. O conhecimento e a resistência são os antídotos que temos contra a ignorância e a tirania.

Certamente "1984" continuará sendo uma obra revolucionária e continuará transmitindo mensagens relevantes por um futuro longínquo. Uma das mensagens que Orwell passa nas entrelinhas é: Se os olhos têm a função de vigiar e punir, agora chegou o momento da situação ser revertida. É hora de ficar de olho no Grande Irmão.
Marlon 02/03/2022minha estante
Eu acho que um livro nos ganha no primeiro parágrafo. É o caso desse aqui. Pretendo relê-lo por esses dias.
"A leitura se torna bastante arrastada em alguns trechos. Talvez essa "aspereza" combine com os temas tratados e até potencialize o conteúdo"; precisava que alguém me dissesse isso, pois não estava sabendo como fazê-lo. Muito obrigado, moça, adorei sua resenha. Tenha uma boa noite.

Cleber 02/03/2022minha estante
Adorei a resenha! Se você gosta de hqs de uma olhada na adaptação do Fido Nesti, ficou muito boa, ouso dizer que ficou até melhor por conta do elemento visual.

dani 02/03/2022minha estante
Obrigada, Marlon! Boa releitura!

dani 02/03/2022minha estante
Agradeço pela recomendação, Cleber! Vou procurar.

Marlon 02/03/2022minha estante
Imagina! Obrigado, eu. Sua resenha tá top, viu, super afiadinha. Uma boa noite pra vc, Dani.

Veh 30/04/2022

Um livro que só traz desespero e desesperança, amei
Num mundo distópico, onde a guerra é constante, a população é ignorante , e todas as suas ações e pensamentos estão a todo o tempo sendo observadas e controladas pelo Grande Irmão, Winston se vê se questionando quanto a validação de sua realidade, e se é possível achar uma forma de enfraquecer ou até mesmo destruir o Partido.
Encaixando toda a genialidade do autor em todos os pequenos detalhes, o mundo se encontra com uma geografia diferente, uma linguagem diferente, e até os homens já não são mais homens, incapazes de sentir e pensar por si próprios, fazem somente aquilo que o Grande Irmão acha que deveriam fazer.
Vai muito além de uma narrativa romântica, é um livro que além de nos fazer refletir, nos explica muitos assuntos como guerra, regimes totalitaristas, poder, luta de classes, manipulação e liberdade, além de muitas outros aspectos humanos que se for fazer uma lista seria gigante.
Foi o primeiro livro do Orwell que eu li, mas percebe-se claramente como ele foi certeiro em ditar os acontecimentos que conduzem a humanidade e como ele disseca muitas propagandas e discursos que vemos até hoje, que às vezes acreditamos sem nem questionar.
Se fosse dada uma aula de história política apenas com esse livro já seria de uma quantidade de conhecimento absurda. Esse livro não deixa a desejar NADA do que falam, e do porque esse livro é um clássico que atravessa o tempo e espaço e vai ser sempre relevante na história da humanidade. Coloca o drdo na ferida e nos deixa olhando pra parede sem saber o que fazer em seguida. Que experiência!
Yally 30/04/2022minha estante
O título já me matou kkkkkkkkk amei

Veh 30/04/2022minha estante
Tem coisa melhor que um livro que não tem medo de desgraçar com a nossa cabeça?

JurúMontalvao 30/04/2022minha estante
Tá na minha meta

Yally 30/04/2022minha estante
@veh, tem n amg kkkkkk tá na minha meta ?

Kawany.VitAria 29/04/2022

1984
Esse escritor retrata tanta crítica social de um ano tão distinto e por (não muito incrível) incrível que pareça faz ligação com governos atuais.

Eu sou estreitamente leiga em livros assim e por isso estou apostando em leituras mais pesadas, se você já leu esse clássico e puder me indicar algo nesse estilo, serei muito agradecida?
Victor 29/04/2022minha estante
acho que Fahrenheit 451 pode ser uma boa, ainda não li, mas sempre que menciono 1984 me recomendam ele

Victor 29/04/2022minha estante
tem os outros livro do George Orwell também, como revolução dos bichos

rikki 29/04/2022minha estante
admirável novo mundo

Bia Guimares 29/04/2022minha estante
Revolução dos bichos é muito bom, é menor e mais tranquilo de ler, mas é sensacional!

Gabi.Pera 31/08/2016

Brilhante
Genial! Um dos melhores livros que já li!
Mel 31/08/2016minha estante
Você tem esse livro?

Mel 31/08/2016minha estante
Não quer vender?

Gabi.Pera 31/08/2016minha estante
Não tenho. Peguei emprestado. Procura nesse site: www.estantevirtual.com.br
Tem ótimos preços...

Raquel.Silva 05/09/2016minha estante
Tem pra baixar na net grátis , eu estou lendo.

Lee 11/01/2009

Obvio
Antes que me cruxifiquem o titulo se refere ao fato desta obra ter se tornado obvia, vislumbramos em nosso dia a dia todos os fatores expostos no livro, desde os dois minutos de ódio (jornais sensacionalistas) até as passeatas alienantes (qualquer reunião da CUT, que convenhamos nada mais são que shows que desviam a atenção do proletario de seus problemas reais) alem de todas as outras caracteristicas, como a loteria que dá uma parca e falsa esperança a todo e qualquer pobre miseravel de espirito.
Vivemos no mundo descrito por Orwell, só que são poucos os que percebendo isso não se suicidam.
Bonfatti 13/01/2009minha estante
É óbvio agora, mas o fato de ter sido escrito 1948 o torna assustador.

Aline Stechitti 02/03/2013minha estante
Ele fala de coisas q conhecemos mesmo, mas de tão alienados não REconhecemos, o q é diferente. O engraçado é q nunca vi ninguém descrever tudo isso e ainda mais com tanta inteligência qdo Orwell mesmo ele sendo "tão obvio".
Fala sério, o cara é foi um gênio em 1984.

Lee 05/03/2013minha estante
Apenas relembrando que no início do comentário já previ esse tipo de má interpretação, o que eu disse é que "se tornou" obvio, pois hoje não podemos negar que a obra do mesmo esteve muito a frente de seu tempo, sendo de fato assombrosa em sua riqueza de detalhes e forma descrita.

Lee 05/03/2013minha estante

Cristiane 17/05/2015

Uma história para levar para o resto da vida.
Winston o herói da história é um cara sem graça, tímido, tranquilo e sem muitos amigos, mas que não aceita as condições em que vive e as situações que o Partido governado pelo Big Brother impõe a todos. Ele se sente incomodado com toda a situação vivida, até porque o passado foi e sempre é modificado para que fique adequado ao que o Grande Irmão diz.
Não se tem base nenhuma e nem muito menos provas das falsificações feitas de documentos, jornais, livros, e entre outros, por que assim que as modificações são feitas as originais antigas são queimadas e desaparecem entre as cinzas de forma que nunca, ninguém conseguirá recuperá-las.
As pessoas na Oceania onde Winston vive são divididas da seguinte forma: As pessoas do Núcleo do Partido são as que têm alguns privilégios como, por exemplo, comida a vontade, casas melhores e bons empregos, as do Partido externo trabalham com o serviço de apoio para modificar tudo que o partido precisa, moram em condições ruins e tem salários ruins e os Proletas que são pessoas normais, que tem direito de viver como querem sem terem medo de serem pegos pela Polícia das Ideias, pois não tem em seu encalço uma teletela e nem muito menos o partido tem interesse neles. Winston faz parte do Partido externo, isso não significa muita coisa. Ele não tem privilégio nenhum por isso, pelo contrário, isso faz com que ele viva com medo de fazer qualquer coisa que pareça estranho e que chame a atenção da Polícia das Ideias. Isso mesmo galera, quando me deparei com isso fiquei em choque. As pessoas são forçadas a usar o duplipensamento que consiste em: "abrigar simultaneamente duas crenças contraditórias e acreditar em ambas". Bem, a Polícia das Ideias existe para investigar e descobrir qualquer pensamento e ou atitude que fuja dos interesses do Partido.
Em todas as casas, locais públicos e onde houver pessoas do partido existem as Teletelas, por onde todos são vigiados e ouvidos para que possíveis "crimes" de pensar sejam detectados e os responsáveis sejam punidos.
Pois bem, Winston conhece Julia, e ambos se envolvem emocionalmente, mas infelizmente os dois fazem escolhas, que acarretará em um trauma psicológico muito profundo na vida de ambos.
O que acontece com os dois, foge ao controle e a imaginação de qualquer um. Julia faz uma afirmação que na minha opinião vai ficar marcado: "Eles podem fazê-lo dizer qualquer coisa – qualquer coisa -, mas não podem fazê-lo acreditar nisso. Não podem entrar em você.”
Desse momento em diante, o inferno começa na vida dos dois. Aos que acreditam em teoria de conspiração ou profecias, este livro não tem nada disso, é apenas uma história fictícia, para fazer todos refletirem como o ser humano pode ser tão sórdido e cruel.
Gosto muito do Winston, achei desde o começo que uma hora ele ia acabar sendo pego, mas não pensei nada nem perto do que aconteceu com ele. Uma coisa que eu gostava muito era da esperança dele de que um dia tudo mudasse e que ele poderia viver livre novamente, fazer o que quiser, pensar o que quiser. A única esperança que ele se agarrava era aos Proletas. Segundo ele “ Se é que há esperanças, escreveu Winston, a esperança está nos proletas.”. Como eles eram os únicos que podiam pensar e agir livremente, se eles se revoltassem na opinião de Winston, tudo isso poderia acabar. Mas infelizmente nem sempre ter esperanças significa que as coisas vão mudar.
Preparem seus corações, levarei essa história para sempre comigo e não tenho dúvidas que todos que lerem, não vão se arrepender e vão querer mais e tenho certeza que muitos vão se lembrar da seguinte pergunta: "Quantos dedos tem aqui Winston?”
Sah Ollie 31/07/2015minha estante
Cris, é bom? Vc postou uma frase dele e fiquei fascinada com ela rs.

Cristiane 31/07/2015minha estante
Só um detalhe rs essa frase que eu postei vai ter um grande significado pra vc depois que ler ele.

Sah Ollie 02/08/2015minha estante
Ai meu Deus!! Preciso desse livro!! Hehehe

Cristiane 02/08/2015minha estante
Quando vc ler me conte o que achou rssss ;)