Nineteen eighty-four

Nineteen eighty-four George Orwell

Resenhas - 1984

Luca.Matheu 10/06/2024

Aterrorizante, um Estado máximo que tudo e todos controla.
1984 de George orwell, livro publicado em 1949 no período pós segunda guerra e início da guerra fria, Livro este que junto com a revolução dos bichos, são as duas principais obras de orwell, e amplamente difundidas como propaganda anti soviética pelo ocidente. É inegável a imensidão dessa obra, tanto em termos de popularidade, como em referências na cultura pop, e muitas vezes figurando como o livro que mais cai em vestibulares etc... A obra nos apresenta o personagem Winston Smith que vive em uma sociedade autoritária em que tudo que você faz deve seguir os padrões impostos pelo governo, e este esta de olho em você a todo o momento, com o desenrolar da história Winston conhece Julia, com quem passa a ter uma relação amorosa escondida de todos devido a repressão Estatal, com o passar do tempo winston chega até mesmo alugar um quarto para ter seus encontros secretos com Julia, e a relação deles fica maior.
No livro é mostrado que winston trabalhava no ministério da verdade e sua principal função era reescrever dados de acordo com as narrativas que o partido achava conveniente, reescrevendo a história e nos mostrando que diante da manipulação em massa é possível fazer a população acreditar nos maiores absurdos e aceitarem diversas coisas, sob o slongan de ?Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.? O partido sob a figura do grande irmão passa a dominar a sociedade, criando espantalhos sociais, como guerra contra outras nações ou infiltrados que supostamente agiam em prol de nações estrangeiras. O livro retrata extremamente bem como a perca das liberdades individuais em troca de controle social para possivelmente se criar um bem estar coletivo é péssimo e acaba por levar as piores situações imagináveis, a esperança de winston é que os proletas que formem 85% da população no livro acordem e façam uma revolução contra o establishment político-social.

Nota 8,5. Crítica batida, porém ainda válida, ideias e contextos para a obra geniais como o de "duplipensar" 2+2=5, novilíngua e até mesmo a tele-tela.

Gabriela4471 10/06/2024

Conhecendo George Orwell
Primeiro livro que eu li de George Orwell e obviamente o mais comentado. Muito é se dito sobre 1984, é um livro que se lê com espectativas. Dito isso, a história é tudo que dizem e mais um monte. É muito fácil se conectar com protagonista, entrar na cabeça dele, enxergar a sua perspectiva que, aliás, é muito agradável tendo em vista o seu discernimento. Não esperava ter um romance como o que eu li e ao mesmo tempo é tipo de relacionamento mais óbvio que caberia alí o que é, no mínimo, genial. Os personagens secundários são tão interessantes que você fica torcendo para eles aparecerem de novo. O final é a grande reviravolta, o ápice do enredo e que, de novo, por mais óbvio que seja, te surpreende. Até onde George Orwell te vai levar para provar o seu ponto? Quanta maestria para escrever uma distopia e ele sabia exatamente o que estava fazendo.

lenattog 10/06/2024

Porco
Eu quando estou na folha de pagamento da cia eu quando estou na folha de pagamento da cia eu quando estou na folha de pagamento da cia

Amanda 09/06/2024

2+2=5
Um clássico é um clássico, não é mesmo?

Um livro que permite muita reflexão.

Ainda estou tentando digerir o final... o quarto 101 me deixou bem mal, credo. Ele amou o grande irmão. Isso ainda não me desceu.

Mas o livro é fantástico! Essa edição da Antofagica forneceu uma experiência e tanto!

Ray 09/06/2024

"Guerra é paz. Escravidão é liberdade. Ignorância é força"
Um livro que com toda certeza se adequa e se adequará em qualquer época.
A distopia de George Orwell conta a história de um funcionário de um governo autoritário, onde as pessoas não são livres nem mesmo para pensar.
Este autor é incrível por conseguir escrever algo tão sério de uma maneira nítida e clara, e com uma história interessante.

?Porque se lazer e segurança fossem desfrutados por todos igualmente, a grande massa de seres humanos que costuma ser embrutecida pela pobreza se alfabetizaria e aprenderia a pensar por si; e depois que isso acontecesse, mais cedo ou mais tarde essa massa se daria conta de que a minoria privilegiada não tinha função nenhuma e acabaria com ela.?

T.N.T.Rock 09/06/2024

Uma experiência literária.
Ler 1984, foi uma experiência que pensei e me esquivei por anos, queria ter um preparo melhor ou simplesmente está em um momento mais oportuno para absolver o texto com mais facilidade, pobre de mim nunca estaria preparado pra tudo o que Orwell preparou no seu canto dos cisnes.
O livro se passa em um futuro distópico, com o mundo dividido em três grandes potências totalitárias em uma guerra eterna. Vamos acompanhar um funcionário do estado que se questiona sobre o rigor social que são obrigados a viver, e os perigos que ele vai passar por apenas pensar sobre essas questões.
George Orwell não foi um medium ou adivinho, ele não previu o uso de fakenews para controlar a narrativa que convém, ou uma tecnologia que sabe tudo sobre você e lhe vigia noite e dia, ou simplesmente o uso do terror para controlar e se manter no poder. O que Orwell queria antes de tudo era nos alertar que isso já aconteceu e pode acontecer a qualquer momento e em diversos níveis: Guerra é paz? ; Liberdade é escravidão? Ignorância é força?
Layza 09/06/2024minha estante
Livro incrível! Adorei a resenha ??

T.N.T.Rock 09/06/2024minha estante
Obrigado Layza. ?

Ana 09/06/2024

É incontestável que os nossos pensamentos tem um certo poder, porém somente quando esses pensamentos nos levam a dor é que nós permitimos ser influenciados.
O livro vem trazer exatamente isso, a força que há no pensar; mas quando se tem um governo que depende que não haja pensamentos esse vai aplicar de qualquer modo a dor para que o único pensamento flutuante seja sobre o bem que o partido faz.

Junior735 08/06/2024

O livro pra mim se iniciou com uma perfeita ambientação distópica, o que me prendeu totalmente. Fiquei ansioso para saber sobre os segredos do partido e como ele seria combatido.

Depois se inicou um romance, que eu sinceramente não sei dizer se atrapalhou ou ajudou, mas desde então, o livro começa a ficar um pouco monótono, perdendo a magia que me conquistou no início.

As últimas páginas foram bem corridas, mas interessantes, conseguiu me instigar a terminar o livro.

Creio que meu problema com o livro foram as expectativas que depositei nele. Sobre o final.. talvez não agrade a todos, porém não acredito que teria como ser diferente.

Gabriela3237 07/06/2024

Agora entendo porque esse livro é tão aclamado. Mais para o final eu já estava com o coração na mão.
Um clássico com muitas camadas e com certeza merece uma releitura!

Leticia.Caroline 07/06/2024

Um clássico necessário
Apesar de ser uma distopia, traz muitos elementos que condizem com a realidade que vivemos, nos levando a diversas reflexões, principalmente sobre a nossa liberdade de pensamento em meio a manipulação em massa e a vigilância constante de governos controladores.

Orwell foi perspicaz e conseguiu "prever" a sociedade em meio ao advento das tecnologias, em especial as Inteligências Artificiais e as redes sociais, que impactam o pensamento crítico e nos deixam vulneráveis em meio a tantas fake news. Espero que isso não signifique que algum dia vamos acreditar que 2+2=5.

Enfim, eu considero essa é uma ótima leitura para trazer consciência socio-política e que todos deveriam ler em algum momento da vida.

Machado. 07/06/2024

Livro muito interessante, te faz refletir sobre muitas coisas e qualquer pessoa de qualquer idade vai conseguir compreender a leitura, mesmo tendo seus significados complexos por trás.

Camila Polonio 06/06/2024

Estamos a caminho da redução do pensar?
Uma distopia de prender a respiração. Por várias vezes me senti asfixiada. Olhar o mundo por meio da repressão é assustadoramente real. Esse clássico me fez pensar muito sobre a redução do repertório do pensar e da fala. Podemos lê-lo por várias perspectivas e, infelizmente, todas assustadoras.

Alex712 06/06/2024

Resenha sobre ?1984?
Particularmente, já tenho uma experiência com o Orwell, é o segundo livro que leio dele dps de Animal Farm. Existem semelhanças na visão desse socialista democrático em ambas as obras, e algumas delas me incomodam.
O jeito como Orwell impõe o comportamento dos trabalhadores na sociedade, por mais que seja um ambiente imaginário em um contexto imaginário sempre me traz um pouco de raiva; em Animal Farm foi o Sansão, em 1984 foi a mulher ruiva que cantava e dentre outros personagens.
O livro na minha opinião só começou a ficar interessante dps de 200 páginas por conta da longa contextualização; mas até o final valeu a pena.

A sociedade neste universo é marcada pela vigilância constante, manipulação de informações e repressão brutal de qualquer dissidência. Não irei me aprofundar para não dar spoilers, mas achei bem construída a crítica ao regime totalitário.