Ritos de Passagem

Ritos de Passagem Octavia E. Butler

Resenhas - Ritos de Passagem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Airton 27/03/2023

Mais um capítulo da saga
Mais um capítulo da saga. Nada muito novo na história mostrando os relacionamentos entre os humanos.

Flavex 16/03/2023

Maravilhoso
Não vou negar que me assustei quando percebi que o protagonista desse livro não seria a Lilith, tipo teremos que nos apegar novamente em um personagem pra comprar sua história?. Mas eu me esqueci que tava lendo um livro da Octavia Butler e que essa mulher arrasava em tudo que se proponha a fazer, a forma como nós apegamos a Akin e entendemos toda a complexidade do personagem é incrível. Novamente Octavia nos faz refletir o que é ser humano, aponta os limites da humanidade, e ainda traz o que há de mais cruel e bondoso na humanidade, neste livro. Simplesmente perfeito e envolvente, você não conseguirá parar de ler.

Nadson Cauã 09/01/2023

Melhor que o primeiro!
No primeiro livro você se apega a Lilith, contudo nesse segundo é mostrada a visão do seu filho, Akin, juntamente com seu desenvolvimento desde a infância. O que pode soar diferente, mas creio que engrandece o universo dessa narrativa, já que são sentimentos de seres diferentes. Leiam Octavia E. Butler!!!

eduarda2470 03/01/2023

Xenogênese II
Importante o Akin ter trazido esse olhar humanizado dos rebeldes, e ter criado um movimento para tentar trazer uma nova alternativa para eles.

Leticia 08/10/2022

Diferente
de tudo que ja li. Essa trilogia é genial. A autora não quer agradar a gente em momento nenhum, ela não faz questão que a gente goste do que acontece na historia mas tudo que acontece vem com motivo e faz sentido, por mais cruel que seja.
Queria ter lido seguidamente o 1° e o 2 ° livro, pq esse intervalo que dei me fez perder um pouco a conexão com o frágil entendimento que tive no 1°livro. Minha dica é ler tudo seguido, quanto mais imerso na historia mas você vai entender.

Não é fácil. Mas é bom. Ficção científica da melhor qualidade. Já vou direto para o 3° livro.

Izamara Ferreira 08/09/2022

Melhor que o primeiro? Narra a história do filho de Lilith!
Ficção científica sempre foi meu forte.. Depois de Kindred, resolvi conhecer mais livros dessa autora, que não me decepciona, já quero ler os outros.

dionisocastro 03/08/2022

Ritos de Passagem é a continuação não tão óbvia de Despertar e o segundo livro da Trilogia da Xenogênese de Octavia E. Butler. Confesso que eu esperava que fosse se iniciar exatamente onde Despertar acabou e me incomodou um pouco no início por isso não acontecer, mas ao longo da leitura tudo fez sentido.

Por agora o livro contar com um protagonista masculino, ele se afasta do padrão das personagens geralmente escritas por Butler, mas ainda assim ele não perde sua força em nenhum momento. Além de ser um construto masculino, Akin, o protagonista, também é em parte oankali, servindo assim, como ponte entre as duas espécies.

Acredito que eu seja demasiado humano para simpatizar com os oankali, então em diversos momentos senti muita raiva de sua espécie. Porém, foi completamente necessário para a história um personagem como Akin justamente para que a humanidade pudesse ter um final positivo.

O livro não tem a enorme quantidade de novidades e questionamentos que Despertar tem e perde um pouco de sua força nisso. Porém, por outro lado, consegue desenvolver os oankali como uma das melhores construções de espécie da ficção. O universo é expandido e o livro é muito mais narrativo e padronizado que o anterior, mas ainda assim conta com muitas inovações.

Quem nos final dos anos 1980 poderia imaginar se identificar com uma família como a apresentada no livro?

Lu F. 24/07/2022

a grande Contradição humana
Essa sequência de ?Despertar? traz reflexões incríveis. Pra mim, esse livro trata sobre liberdade e escolha.

Acompanhando Akin, o nosso jovem híbrido, nós somos levados a um constante estado de confusão. Humano ou Oankali? Liberdade para viver (e talvez se destruir) ou viver sob a eterna tutela de outros? Nós realmente podemos ter poder de escolha? Por que não? O que leva os Oankali a se acharem donos da humanidade?

A Octavia faz um trabalho incrível em instigar todas essas perguntas na gente. Fiquei FURIOSA com esses alienígenas, mas também fiquei FURIOSA com os seres humanos. Mas é isso né. Ser humano é estar em constante contradição.

Lari 03/07/2022

Sou fã da Octavia Butler
Eu acho importante escrever que sou fã da Octavia antes de tudo, impossível dar meu depoimento aqui e ser imparcial.
Prefiro o primeiro livro da trilogia, pelo fato de ser centrado na protagonista feminina. O segundo livro narra o crescimento de seu filho, constructo, meio oankali e meio humano (que na verdade é mais humano do que esperamos) e como ele pode ser tão contraditório quanto julga a humanidade.
Livro termina deixando uma grande brecha para uma possível história seguinte onde toda a humanidade ainda pode ser salva pelo protagonista. Nesse livro aprendemos que os laços são criados e momentos de maior aprendizagem ocorrem quando estamos vulneráveis.

jotaefesanchez 17/05/2022

Publicado em IG: @livrosdojotaefe
Ritos de Passagem pode ser considerado um romance de formação, dando continuidade aos eventos apresentados em Despertar, primeiro volume da trilogia, acompanhando o desenvolvimento de um indivíduo de uma raça alienígena desde seu nascimento.
É muito interessante a forma como Octavia Butler expande esse universo de criaturas, a sociedade na qual eles estão inseridos e como eles desenvolvem novos tipos de sociedade.
Isso já estava presente em Despertar, mas ainda havia toda a estranheza e novidade na apresentação dessas criaturas, mas em Ritos de Passagem há o aprofundamento em elementos já apresentados, além do estabelecimento de coisas novas.
O brilhantismo do poder imaginativo da autora neste segundo volume reforçou meu interesse na obra e aumentou a ansiedade para a leitura da conclusão em Imago.
Octavia Butler se tornou uma de minhas autoras favoritas por seu estilo de escrita simples e comercial o suficiente, em sua forma, para que possa ser facilmente apreciado, ainda que permita a interpretação em várias camadas.

Rodrigo 23/04/2022

Leitura interessante
Neste segundo volume, muda-se a perspectiva da história. Agora é Akim, filho de Lilith com os Oankali que nos conduz. Ele é um indivíduo único na comunidade, tendo um conjunto de características que o fazem trilhar o caminho de procurar entender os humanos chamados rebeldes, aqueles que não quiseram se unir aos Oankali. Para isto ele passa por grandes perigos e provações mas finalmente entende estes humanos, que querem simplesmente permanecer humanos e encontra uma solução para isto. O livro mantém o mesmo ritmo do anterior e, até agora considero o melhor deles. Agora parto para o terceiro e último deles. A escritora, Octávia Butler mostra grande maestria ao mostrar o quanto a aceitação das diferenças pode ser doloroso, mas, ao mesmo tempo, elucidador da condição e contradições humanas. É uma excelente escritora.

Duda @pagesofduda 04/03/2022

Não foi pra mim!
Gostei mais de Despertar, infelizmente é a primeira decepção que eu tenho com uma leitura da Octavia, achei enrolado e confuso ??

Nath @biscoito.esperto 02/03/2022

"É isso que os Humanos também são, não se esqueça. Pessoas que envenenam umas às outras e depois se isentam de qualquer responsabilidade. De certo modo, foi assim que a guerra aconteceu".

"Ritos de passagem" é o segundo livro da Trilogia Xenogênege, continuação de "Despertar" e anterior a "Imago".

"Ritos de passagem" começa alguns anos depois de "Despertar", e o protagonista da história não é mais a confusa e corajosa humana Lilith. Agora, acompanhamos a história de Akin, uma criança constructo (filho de humanos e alienígenas).

Akin não é uma criança humana comum, mas se parece com um bebê 100% humano, por isso ele é sequestrado por um grupo de humanos rebeldes ㅡ que odeiam os alienígenas e desistiram do seu direito à fertilidade ao negarem viver entre os Oankali.

O segundo livro da Trilogia Xenogênege toca em assuntos variados e interessantes. A autora criou a Contradição Humana, uma condição genética que faz com que humanos se organizem hierarquicamente e tendam à violência. Será que os humanos rebeldes conseguirão superar sua Contradição e aceitar suas diferenças, agora que vivem numa Terra primitiva? Ou será que os problemas da humanidade estão tão enraizados em nossa espécie que a única solução é nos misturarmos aos alienígenas Oankali e esperarmos que nossas características ruins desapareçam através da seleção natural?

Com uma narrativa intensa e magnética, Octavia Butler mais uma vez aluga um triplex no cérebro de seus leitores. Recomendo DEMAIS este livro!

site: www.nathlambert.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5