O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Larissa L.V 18/01/2009

Gostei...quando li era muito adolescente, mas mesmo assim me identifiquei bastante com ele! Dei bastante risadas....e o filme também gostei muito!!

Viquin 29/01/2021

Lido pela segunda vez, será que gosto?
Lendo as resenhas vi muitas pessoas julgando, por ser antifeminista, arrastado e etc. Confesso que não concordo com o livro em algumas partes que diminuem outras mulheres, mas convenhamos, por que atacam tanto Bridget? Por que ela fala o que pensa em um diário? Por que, embora tenha cunho feminista ela não pensa o politicamente correto? Outro ponto, temos que respeitar a época social, um livro escrito a mais de vintes anos obviamente teria pensamentos e situações que hoje não são aceitas como na época. Então parem de criticar essa obra como machista, egoísta etc.
Eu gosto muito da estrutura do livro, o fato de ter capítulos pequenos, não nos cansa na leitura e obviamente que a leitura iria ser mais cansativa, já que é um diário, com muitas anotações corriqueiras. Sinceramente, gosto muito do modo como ela cita o que come, como se veste, me senti em Londres e consegui explanar bastante as imagens em minha mente (parte disso foi por que já havia assistido o filme).
Quem nunca sofreu a pressão por comer muito em tal dia, por ir transar e ter vergonha do corpo, por falar algo que acreditou ser inútil mesmo querendo que não fosse, qual mulher nunca sentiu inveja de outra por esta se encaixar mais nos padrões que ela. Considero Bridget como uma mulher como nós, pressionada a ser perfeita, padronizada. Casada, com filhos e magra. Mas ela não é e não se sente bem com isso, ela realmente poderia ter a opção de se impor aos padrões, mas como a maioria das mulheres, ela preferiu se encaixar, e o fato de você culpar a personagem por isso, intitula-la como chata, dramática, como como você está ultrapassado.
Realmente o filme da de dez a zero no livro, pois o filme trás uma Bridget mais pop, mais leve. Enquanto o livro trás uma Bridget mais tensa, mais preocupada e com isso banalizada.
Mark Darcy deveria mesmo ter sido mais explorado que Daniel.
Espero muito que nos livros que se segue isso aconteça.
Eu gosto muito da obra visto que ela, embora seja um drama leve, uma comédia assim dizendo, problematiza muitas questões femininas, tais como: o cara que maltrata é o que conquista, já que ela só fica com Darcy por que foi o que restou... Ou por que oprimem ela por ser gorda (sendo que 56 kg?? Gorda??)... Solteira. E se ela tivesse acabado mesmo solteira, a história não teria terminado bem?
Vou defender este livro até o fim. Gosto da trama, do modo como a história caminha, de como é problematizada a vida corriqueira de mais uma mulher que sofre pressão social e acredita ser a culpada. Me identifico e amo Bridget, lembra minha irmã.
E pra você que leu e desconsiderou a história, abra sua mente... e releia!
Obrigada por ter chegado até aqui!

btrz95 13/05/2022

Esse livro se tornou o meu mais novo guilty pleasure. Guilty porque ele é absurdamente gordofóbico ("Ah, mas o livro foi escrito em 1996, esses assuntos ainda não estavam em pauta, não tinham a importância que tem hoje, etc" Ok, continua sendo absurdamente gordofóbico). A obsessão da Bridget pelo próprio peso ultrapassa quilômetros do aceitável para uma leitura de um chick lit (e eu sei que estou falando do livro que praticamente criou o gênero), mas ela não chega a pesar nem 60Kg e fala de si própria e de outros de uma forma super problemática e capaz de destruir a leitura de quem busca livros desse gênero. Reconhecendo e afastando esses momentos, a história é aquele filminho de sessão da tarde que passa rápido demais e te deixa com vontade de seguir acompanhando a vida da Bridget.
thamyris 23/05/2022minha estante
Mas essa não é a crítica do livro? Falar sobre como a sociedade da época cobrava as mulheres com um padrão de beleza absurdo?

btrz95 01/06/2022minha estante
Mas não é uma crítica meio rasa, sabendo que ela só tem esse questionamento no final do livro depois de um mísero diálogo? Ela se chamou até de obesa. Eu entendi que teve ali uma crítica (ou uma tentativa pelo menos), mas achei que foi tudo tratado de uma forma bastante superficial e problemática.

Julia2797 23/02/2021

Divertido!
O livro conta a história de um ano de Bridget Jones. Ela é uma solteirona de 30 anos, que resolve fazer uma "lista de resoluções de ano-novo", dentre essas resoluções, ela luta para tentar arranjar um homem que não seja: "NÃO VOU: Ficar interessada por qualquer um desses tipos: alcoólatras, workaholics, homens com horror a compromisso, os casados ou que têm namorada, misóginos, megalomaníacos, chauvinistas, babacas emocionais ou interesseiros, pervertidos"; parar de beber; de fumar e vive tentando emagrecer.
A narrativa é divertida e tem vários momentos de muita vergonha alheia.
Ótimo para passar o tempo.
Recomendo. :)

Paulinha 21/09/2020

Diário
Livro fofinho lendo ele por fazer parte de um desafio mas não me deu vontade de ler as sequências, ri em vários momentos com a atrapalhada da Bridget ela é bem estabanada e se mete em várias encrencas.

Karol 20/12/2020

O diário de Bridget Jones
Quem nunca teve um emprego do qual não gostava? Ou ficou contando calorias, durante uma dieta?? Problemas na vida amorosa?
Somos todas Bridget!!!!
O romance mais leve e divertido de todos. Risadas do começo ao fim. A D O R E I

Madu 31/03/2022

Comparação filme X livro
É o meu filme FAVORITO DA VIDA, meu conforto para tudo, decidi ler o livro que eu já tinha o pdf há um ano, é totalmente diferente do filme mas atingiu as minhas expectativas. O beijo do final, apesar de ser diferente teve a mesma magia que o do filme! Sinto menos vergonha lendo do que assistindo! Amei, amei e amei!!! Mark Darcy tem meu coração!

Luiza 09/03/2014

Eu tinha um diário e não sabia!
Nossa, como amei esse livro! Sério, eu nunca me identifiquei tanto com um personagem. Quero dizer, caramba, ela também conta calorias de tudo!
Li muita crítica negativa sobre o O Diário de Bridget Jones antes da leitura, então não esperava tanto desse livro. E ele quebrou as minhas pernas, porque eu, como disse antes, amei!
Bridget é uma solteirona de 30 anos, que mora sozinha e trabalha em uma editora. No livro, ou melhor dizendo, em seu diário, ela conta sobre a rotina maluca de uma mulher solteira mas louca por um namorado, gordinha, com amigas loucas e fiéis, uma mãe pra lá de maluca e um vida muita atrapalhada. Mulher essa: Bridget (sério, Luiza?). Mas poderia ser qualquer uma, porque é impossível não se identificar, nem que seja um pouco, ou até uma amiga. Porque, além de tudo, ela é uma mulher normal, com suas crises e inseguranças e seu amigo gay.

"Como é que minha mãe pode sair com tanta facilidade de uma relação e entrar noutra, enquanto eu não consigo nem ter umazinha? Será que a geração dela é melhor que a minha para fazer com que as relações dêem certo? Talvez eles não vivam por aí paranóicos e inseguros. Vai ver que a melhor ajuda é não ler nenhum livro de auto-ajuda na vida."

A vida amorosa de Bridget não poderia ser mais confusa! Os relacionamentos que ela teve foram complicados. Eu amei junto com Bridget e realmente odiei e praguejei junto à ela.
Quem curte chick lit DEVE ler esse livro! Todos deveriam haha! Recomendo, de verdade!

PS: Vi que há mais dois diários da Bridget. Mas agora vou me decepcionar com o filme- ou não. :)
Jacy 18/03/2014minha estante
Gostei da sua resenha, só não entendi o porque do "gordinha" sendo que o peso dela geralmente fica na casa dos 57 ou 58 kg.

Luiza 03/06/2014minha estante
Às vezes, "gordinha" pode ser um estado de espírito, haha!

roseli medeiros 09/12/2020

Divertidíssimo
Nunca vi o filme, mas achei o livro muito engraçado, para se divertir mesmo!! As vezes a gente se põe na pele do personagem, e lembra que já passou por situações parecidas.

gabidonatello 30/12/2021

Impossível não se identificar com Bridget
Queria terminar o ano com uma leitura leve e divertida. Escolhi o Diário de Bridget Jones e foi sucesso.

Quando era bem novinha (uns 10 anos) assisti ao filme e lembro que adorei. Hoje, com quase a mesma idade de Bridget, senti uma identificação muito grande com os dramas e inseguranças da protagonista.

Uma leitura leve que nos faz mergulhar em um diário viciante.

Impossível não amar Bridget.

Paola 29/04/2022

Expectativas frustradas com sucesso!
Por muito tempo achei que ia amar esse livro quando finalmente o lesse. Já que vi muita gente o elogiar e hoje tenho idade próxima da Briget. Mas não, eu não gostei. Para não mentir, curti alguns momentos, como quando a Bridget era atrapalhada, quando ela se reunia com os amigos, e sobre os trabalhos, mas é só. A mãe dela e o Daniel me faziam revirar os olhos sempre que apareciam, do pai eu sentia dó. E pelo menos 2 vezes por capítulo, enquanto a Bridget estava descrevendo suas compulsões e loucuras, eu só conseguia ver uma mulher frustrada e com problemas psicológicos.
Não achei o livro engraçado. O que achei, é que é extremamente machista e gordofóbico.

Se a pessoa não é como eu e não se incomoda com isso, acho que pode gostar desse livro sim, mas se esses pontos lhe incomodam, não recomendo nem um pouco.
Beca 31/05/2022minha estante
Concordo plenamente

Carlinha 19/12/2020

Vim pelo filme e... amei!
Esse é um livro super engraçado, e um tanto vergonhoso (a Bridget passa por cada coisa que toda vez me contorço de vergonha alheia), ela é emocionada quanto a relacionamentos, a pessoa diz "bom dia" e ela já fica pensando nisso o dia inteirinho. É um livro de romance onde pessoas adultas lidam com trabalho, divórcios, o que é bom a ser tratado, até porque a Bridget tem 30 anos, acima do peso e não é casada, muitas pessoas no mundo inteiro passam por isso. E ver uma personagem tão divertida e gente como a gente, assim num livro tão bem escrito, é fenomenal. O que me incomoda é a baixa autoestima dela, toda hora a mulher fica "meu deus, como sou gorda", sendo que não é nada disso, ela se crucifica por estar 2 kg fora do padrão de beleza, e pessoas gordas podem se sentir muito ofendidas com isso.

Andressa 25/04/2021

Ai mark darcy
Eu já amava o filme e resolvi ler os livros. Sério, é uma história que tira boas gargalhadas. Por um momento eu me identifiquei com a bridget, em relação ao amor, to quase nos 30 e solteirona HAHAHA. Gosto dos pontos feministas das amigas dela. E ODEIO O DANIEL CLEAVER. Eu fui procurar informações sobre o livro na internet e a autora se baseou total em orgulho e preconceito. Já dava pra saber tbm né, mark darcy e sr. darcy. O mais engraçado é que no ano que se passa a história, 1995, estava passando a adaptação de tv de orgulho e preconceito, e quem fazia o darcy era o colin firth, o próprio é citado no livro e 6 anos depois, ele fez o filme da bridget sendo o MARK DARCY. A e o mesmo aconteceu com o hugh grant, também é citado no livro, na época envolvido numa fofoca dele ter traido a esposa com outra mulher. Hugh fez daniel cleaver, o namorado chefe que trai a bridget. Ai ai adoro as coincidências da vida. HAHAHAH

Karol 30/04/2022

A história tem algumas semelhanças com o filme, como o desespero da protagonista por estar solteira. O livro é todo pelo diário e ponto de vista da Bridget. Senti mais falta do Mark Darcy aparecendo no começo e meio da história. O final foi legal e diferente do filme. Mas acho que prefiro o filme.