O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

duartesamanda 27/05/2021

Assim que comecei o livro sabia que seria um leitura rápida, sem grandes dramas ou momentos profundos para pensar, mas terminei um pouco mais decepcionada do que imaginava, já que gosto muito dos filmes e agora penso que talvez depois do livro não me divirta tanto vendo os filmes.

Bridget é irritante e engraçada na mesma medida o que muitas vezes não me agradou em nada, ela é cercada por pessoas ainda mais sem propósito que ela e definitivamente não podemos ter nela uma narradora confiável sobre absolutamente ninguém. Todos os outros personagens que eu já sabia que eram irritantes no filmes, no livro se tornam insuportáveis.

No final terminei com a sensação de estar lendo um livro da Meg Cabot para mulheres mais velhas, onde eu não me identificava com nenhuma das personagens e todas sempre tem esse discurso gordofóbico totalmente ultrapassado e punitivo com qualquer mulher normal. Ver uma mulher de 30 anos se castigar por ter 58kg e uma obsessão de não ficar sozinha foi agoniante pra mim, mas entendo também a época em que ele foi escrito, por isso as 3 estrelas.

Próximo livro espero que venha com uma narrativa um pouco melhor, Bridget merece mais dela mesma.

giovanna 16/04/2022

envelheceu como leite fora da geladeira
no começo nao gostei e no fim parecia que tava no começo

retrata uma mulher que nao se encaixa na sua vida pq fica buscando atender a pressao que a sociedade coloca nela, chega a ser comico por breves cinco segundos mas quando vc se da conta de que nao retrata mais a mulher moderna comeca a ficar cansativo ver ela tentar atingir objetivos que sao tao ultrapassados

os únicos pontos interessantes aconteceram em novembro, um envolvendo o tom e outro com a mae da bridget

mark ate que é legal mas foi taoooo pouco explorado, se tivesse aparecido mais tbm teria sido um ponto interessante

ps: a confusao do final tbm foi boa apesar de levemente confusa e a grande lição ?Não diga ?o quê? diga ?desculpe, o que disse??? ate que foi engraçada

Renata Arievilo 24/02/2020

Talvez o problema desse livro tenha sido eu ter assistido todos os filmes primeiro. Pensei em desistir várias vezes pois achei ele bem chato. Nada de divertido que vi nos filmes.
Aninha 08/04/2020minha estante
Ainda bem que não sou a única, to aliviada tbm prefiro mil vezes o filme e to achando o livro chato to até pensando em desistir pra começar outro

Renata Arievilo 08/04/2020minha estante
Eu demorei muito pra ler. Foi uma leitura arrastada mesmo. Sem chance de ler os próximos.

NaCarol 16/04/2020

Leve, divertido e ágil
O Diário de Bridgett Jones tem uma história simples, com conflitos cotidianos, porém a narrativa irônica e hilária faz com que você se apaixone rapidamente pela leitura. A personagem principal tem um milhão de defeitos criando identificação imediata com o leitor. Tem seus clichês, e como qualquer boa comédia romântica, faz com que você suspire por eles. Recomendo demais!

Julia.Roloff 23/05/2022

Toda mulher é um pouco como Bridget Jones
Bridget Jones é uma mulher na casa dos trinta anos que enfrenta diversos empecilhos na sua vida profissional e amorosa.

Os problemas de Briget são vários: ela não consegue manter o peso ideal, não consegue parar de beber ou fumar, odeia seu emprego, não consegue um namorado e seus pais estão se divorciando.

Neste livro vamos acompanhar um ano da vida de Bridget, enquanto ela enfrenta todos os seus problemas (e arranja outros).
—--------
Eu gostei desse livro por vários motivos, mas um que me marcou mesmo foi a representação.

A Bridget é uma personagem terrivelmente sincera e real. E eu me encontrei várias vezes dentro da mente confusa dela.

Mesmo pensando 60 kg, Bridget se acha gordinha e tenta emagrecer o livro inteiro. Claro que isso é um reflexo da época em que se passa o livro, quando a discussão de se aceitar não era tão comum.

Contudo, ainda sim dá para entender como a Bridget se sente. Ela é uma mulher desorganizada, perdida no que quer da vida, indecisa e tem diversos defeitos, foge muito do padrão de mulheres que costumo encontrar na literatura.

E justamente por ser tão cheia de defeitos, eu me identifiquei tanto com ela.

Além disso, o livro é realmente engraçado. Me diverti muito com a mente da Bridget e os personagens da sua história.

O senso de humor britânico sempre me pega, e esse aqui ainda mais.

Foi uma ótima leitura, recomendo muito.

Tatiana 22/04/2017

Isso não deveria ser recomendado
Livro bem vendido com um sucesso surprendente, com direito a filme. Normalmente eu abriria a boca de surpresa, e dessa vez não foi diferente, exceto que foi de desgosto.
Vou começar me atendo as normas primeiro; A escrita não tem nada de especial ou envolvente, bem simples, tanto quanto a capa que não é de chamar muita atenção.

Ao entrarmos no contexto de enredo, é uma daquelas tentativas de transformar o cotidiano em comédia, fazendo-nos rir ao invés de atentarmos ao real drama que acontece.
''A protagonista é uma 'solteirona'.
Opa, primeira coisa! Qual é o problema dela ser solteira? Na história, ela mesma diz que tem medo de ficar sozinha e é carente. Isso já é uma questão a ser analisada. Ninguém merece se sentir assim e é um erro achar que isso é comum, e o livro indica isso como algo normal, além dos vários comentários como ''impossível não identificar-se'' que leitores e críticos carregam.

" ...vive contando calorias.''

A cada começo de capítulo, nos é narrado quantas calorias Bridget digeriu. Ela mesma acha que está acima do peso e reconhece que a mídia a manipula, mas diz ''o que posso fazer?''. Ou seja, ela reconhece seu erro mas se conforma e vitimiza-se! Ao invés de lutar consigo mesma e amar-se, ela coloca a culpa na sociedade que a transformou.

Ah, e claro, para completar o ciclo da 'mulher moderna' da trama, ela passa a história inteira correndo atrás de um pretendente. Vou deixar claro aqui que ela entra em relacionamentos conturbados com homens que a desprezaram, mas isso aparentemente é normal no livro. Não irei entrar em detalhes para evitar spoilers, mas saberão do que estou falando se por acaso se arriscarem a ler.

Outro fato importante é que há trechos em que ela se autodenomina feminista radical. E não tem nada coerente com seus pensamentos e ações, pois tudo que Bridget faz é beber e dizer que caras são todos babacas para logo depois correr e chorar por eles. Isso não tem nada a ver com o movimento e só suja a imagem.

Francamente, acho que a autora nem ao menos sabe a definição de feminismo.

Bridget Jones é a definição de rídiculo. Com esforço terminei o livro e tudo foi decepcionante.

?Impossível não se identificar?, ?Há muitas Bridgets Jones por aí?. Sinceramente, se você se parece com ela, você tem minha mais sincera pena, só espero que um dia você aprenda a se amar.
Mateus 06/04/2018minha estante
/militou

JC97 13/02/2019minha estante
Sinceramente, Tatiana....adorei tudo o que tu disse. Arrasou ! ?

JC97 13/02/2019minha estante
Sinceramente, Tatiana...adorei tudo o que tu disse. Arrasou !

Jéssica 28/06/2020

322 paginas depois...
Não é um livro grande, mas demorei um pouco pra ler porque confesso que algumas partes me cansavam um pouco (principalmente quando ela relata o peso que ela está ou o numero de cigarros que fumou... Tortura !)
Algumas impressões sobre alguns dos personagens:
EU ODEIO A MÃE DELA, SÉRIO. Não desejo uma mãe assim pra ninguém.
Mark Darcy é um charme, mas senti falta dele em alguns momentos (Como ela ficou tanto tempo com o embuste do Daniel? )
Amigos da Bridget. Não gostei de nenhum também, até mesmo do Tom que ao invés de ajudar, só fazia ela se sentir mal em varias situações...
Enfim um bom livro, mas não tem nada de mais, é mais pra você se divertir mesmo, pela situações que ela passa durante o ano, mas sem nada marcante.

Leticia.Liesenfeld 05/06/2021

Apenas Frases
2 namorados (até agora um só por seis dias)
1 namorado legal
1 resolução de Ano-Novo cumprida (m. b.)

Vitória 16/03/2021

Lizzie e Mr. Darcy do século XX
Resolvi ler O Diário de Bridget Jones por ser uma obra inspirada em Orgulho e Preconceito. Consegui pegar as referências, o que foi ótimo e divertido. É preciso situar o livro no tempo: é um livro voltado a mulheres escrito em 1996. Isso porque, os dramas e aspirações da Bridget podem soar fúteis e superficiais. Mesmo assim, me identifiquei com alguns dramas femininos. Gostei do livro e lerei as continuações!

Aninha 08/04/2020

Um pouco decepecionada
Essa era a segunda vez que tentatava terminar esse livro e pela segunda vez desisti. Sou muito fã dos filmes e comprei o livro achando que seria melhor mas achei muito chato, e em algumas partes com muita encheção de linguiça como por exemplo, passar duas páginas só falando oq tinha comido no dia, desisti de novo. Primeira vez que acho um filme superior ao livro.
Carolina.Teixeira 08/04/2020minha estante
Eu tinha lido o livro antes do filme. E o filme me conquistou surpreendentemente. Se alguém me pergunta, indica o livro ou o filme. Indico o filme. Ele envolve de um modo único, a Bridget no filme ganhou uma vida sem igual. E falo, se assistiu o filme, nem leia o livro.

Aninha 08/04/2020minha estante
É estranho acontecer isso pq geralmente é o contrário né? A gente fala aaah nem veja o filme pq o livro é infinitamente melhor! (Como percy jackson por exemplo) no caso de Bridget eles conseguiram deixar o filme perfeito comparado ao livro

Carolina.Teixeira 08/04/2020minha estante
Sim, Sim. "A pele em que hábito" é outro filme que não vale a pena a leitura do livro. O filme é infinitamente melhor.
A coleção dos "Para todos os garotos que amei" eu escolhi só assistir o filme e tem sido ótimo. Porque gosto da história dos filmes. (Apesar das reclamações) ;)

Aninha 09/04/2020minha estante
Eu só conheço os filmes de para todos os garotos que já amei, acho fofo e só ouvi falar em A pele que hábito. Mas um filme que acho tão bom quanto o livro é o primeiro filme de Nárnia, óbvio q no livro tem mais detalhes e queria muito que tivessem contado a história de "O sobrinho do mago" primeiro mas eu acho o filme incrível também e até hoje sou apaixonada pelo ator q faz o Edmundo, o Skandar Keynes ? kkkkkk

Bianca Martins 28/09/2020

Tem gente que prefere o filme do que o livro, mas eu realmente acho que o livro é muito melhor.

No livro a Bridget é um pouco mais 'adulta' que a forma que foi relatado no filme.
Conseguimos ver um pouco mais de profundidade nas decisões, coisa pouca mas que para mim fez diferença. Basicamente no filme me pareceu que ela tinha 20 anos e no livro que ela realmente tinha os 30.

O interessante é ver a evolução do estilo nesses 20 anos.
Pois se antes a história frisava tanto em como ser a mulher perfeita, casada, magra e bem sucedida, hoje o estilo chick lit trata de mulheres muito mais fortes e bem resolvidas (ou na evolução para chegar lá).

É uma leitura gostosa, recomendo.
Não pretendo e nem vejo necessidade em ler ou ver as continuações.

Dani 18/07/2021

Divertido
Bridget Jones resolve fazer um diário no ano novo com várias resoluções como: emagrecer, parar de fumar e arrumar um namorado.
O livro é bem divertido, mostrando a vida de uma das protagonistas mais atrapalhadas que eu já vi.
Tem uns assuntos que parecem bobos sobre mulheres de 30 anos, relacionamentos e vida adulta, mas que acabam virando um discurso feminista em instantes.
Escrita e história leves, bom pra passar o tempo e se envolver/identificar com a protagonista.
Aconselho a ver o filme também.

Camila1856 18/07/2022

Eu sou a própria Bridget
Sabe quando a gente se identifica tanto com um personagem que foi feito para ser cômico e em vez de rir de tudo acaba ficando meio pra baixo? Foi oq aconteceu comigo.. Esse é um dos meus filmes favoritos, mas eu vi quando era nova e agora tenho a idade da Bridget não acho tão engraçado essa pressão para casar, ter filhos, continuar jovem, bonita, magra. Era pra ser um livro divertido, mas só me fez refletir sobre a vida, sobre mim. Realmente um livro pode atingir cada pessoa de forma completamente diferente. Como o livro foi escrito em outra época tem alguns pontos bem problemáticos, mas acho válida a discussão que traz para os dias de hoje.

Gii Peraro 28/08/2020

Divertido
Neste livro você se diverte com a neurótica da Bridget Jones, uma mulher comum de trinta e poucos anos que você de dieta e tem seus rolos amorosos. O formato diário do livro deixa tudo divertido, principalmente quando ela escreve bêbada. Recomendo