Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Flávia Menezes 01/06/2021

A que não podia falar, era a única que eu queria ouvir.
Há uns bons anos em que eu não me permitia aventurar em uma história da literatura brasileira, até esse momento. Sendo assim, vale a pena ressaltar que depois desse longo tempo, sinto uma desconexão minha com esse tipo de literatura. Penso que a literatura nos atinge de maneiras diferentes, e nossos gostos se encontram naquelas que mais facilmente acessam a nossa alma, e a elas melhor representa.

Dito isso, quero enfatizar que essa minha análise se deve a como a narrativa me atingiu, e como me senti durante a leitura. Tendo ressaltado esse ponto .... vamos lá!

?Torto Arado? é uma história contada através do discurso indireto, ou seja, aquele que é narrado, sem a presença de diálogos que se iniciam com travessões, com uma narrativa que possui uma focalização externa, sendo alternada entre três narradores diferentes, cada um compondo um capítulo em que se limita a descrever as ações dos personagens.

A primeira narradora é Bibiana, uma das protagonistas da história, e sua parte da narração é aquela que sofre mais avanço cronológico da história. São muitos anos que se passam rapidamente, e confesso que isso me fez ser muito pouco impactada por essa parte da história. Tudo acontecia tão rapidamente, com uma economia de detalhes, que nem dava tempo de me conectar com os personagens e saber como eles se sentiam. Eram apenas descrições, e confesso, me senti bastante entediada, apesar da profundidade dos fatos que eram contados, e todos os sofrimentos que eram vivenciados pelos personagens. A sensação era de uma economia de detalhes, que deixavam vários pontos de interrogação pelo caminho.

Na segunda parte, a narrativa muda para Belonísia, e nesse ponto, por alguns capítulos, a história caminha um pouco mais devagar, e podemos aproveitar mais do que a narradora nos mostra, e aí sim, me senti mais conectada. Pude sentir a força da protagonista, sua coragem, mesmo vivendo uma vida tão humilde e tão cheia de sofrimentos. Fiquei tão cativada pela forma como ela me contava sua história, como me falava dos seus sentimentos, suas dificuldades, e me emocionei quando falou da sua amizade com Maria Cabocla, e na sua reaproximação com a irmã Bibiana. Porém, um evento trágico acontece, e a história passa a ser contada através de flashback, e aí, é só uma narrativa daquela que ?ouviu sobre?, mas que não vivenciou essa parte da história. E mais uma vez eu me perdi em uma sequência de descrições, que voltou a me desconectar dos personagens. Além de me deixar um tanto entediada.

A terceira parte, e para mim a mais cansativa na questão das descrições, uma nova narradora entra em cena, e mais uma vez é pura descrição, de alguém que não viveu o que contava, mas apenas viu. Para mim foi o suficiente para impedir que a ligação emocional voltasse a acontecer, e eu fiquei muito feliz por ser uma parte curta, e a história acabar.

?Torto Arado? tem uma história bem descrita de um regionalismo e de personagens que carregam a tristeza de quem não tinha uma vida abastada naquela região, em uma época remota. Não vejo como nada diferente do que podemos encontrar em qualquer cidade do país, em uma casa simples, habitada por moradores que não possuem muitas condições financeiras. A luta é a mesma, as questões políticas são as mesmas, a desigualdade é a mesma. Só muda a região do país.

Para quem gosta de literatura brasileira: leia, pois sem dúvida você vai se encantar com a história. Para quem nunca se aventurou, ou não tem tanta afinidade como eu: dê uma oportunidade, se estiver disposto(a). Sem dúvida, é um livro bem escrito, com uma história que, para mim, não é só regional ou temporal. Ela ainda acontece nos subúrbios e em lugares onde a desigualdade do nosso país quer gritar, porém continua emudecida como Belonísia. E que de fato, possamos todos ter a coragem e determinação dessa protagonista tão guerreira, que sem dúvida é a grande estrela dessa história.

Obs.: o que me intrigou bastante nessa história foi a insistência do autor pelas relações simbióticas. Embora os personagens fossem forçados a viver a sua singularidade, me pareceu haver uma grande importância nessas conexões. Mas... é apenas uma observação.
Cassio Kendi 04/06/2021minha estante
Parabéns por esta resenha e pelas anteriores! Li algumas das que você escreveu aqui, são todas bem escritas e fundamentadas.
Comecei a ler Torto Arado e Terra Prometida recentemente, estou gostando bastante dos dois por enquanto!

Flávia Menezes 04/06/2021minha estante
Cassio, muito obrigada pelas palavras! Fico feliz em saber que consegui expressar o que senti com cada um deles. Vou ficar por aqui, acompanhando pra ver o que você achou de Torto Arado. ??

Jef 11/06/2021minha estante
Desculpe "invadir" seu perfil com meu comentário, mas necessitava parabenizá-la pela ótima resenha. Na busca de resenhas parecidas com a minha opinião encontrei a sua, que por sinal, considero a melhor que li até o momento. Conseguiu transcrever alguns dos meus pensamentos e sentimentos com relação à obra. Parabéns pela resenha, Flávia! Fico feliz de ter lido e reflito mais sobre a leitura. Grande abraço, boas leituras e boas escritas. =)

Flávia Menezes 12/06/2021minha estante
Oi, Jef!! Muito obrigada pelas palavras! Fico feliz por encontrar alguém que também teve a mesma visão que tive depois da leitura desse livro. Ótimo poder compartilhar minhas ideias e encontrar pessoas que pensam como eu. Obrigada pelo carinho. Boas leituras e escritas também. Nos vemos por aqui. ?

Elisa.Lorena 11/07/2021minha estante
Pois é. Essa economia de detalhes deixou algumas coisas me parecendo artificiais, o caminho do envolvimento afetivo, como ela achou que isso poderia estar ferindo a irmã. Foi tão econômico, que me soou sem substância. A segunda parte é realmente melhor, acho que a finalização da estória com a cabocla deixou a desejar, a terceira parte, eu só queria que o livro acabasse logo, porque achei entediante e sem enredo, porém útil, no ponto de denúncia social.

Carla.Floores 19/07/2022minha estante
Ufa! Que bom saber que não tô sendo implicante com a narrativa porque a terceira parte tá mesmo difícil de engolir.

Flávia Menezes 19/07/2022minha estante
Imagina, Carla! Super te entendo, viu? Mas vale a pena terminar. A história tem uma boa mensagem, que vale chegar até o fim! Espero que a Belonísia também te faça acabar a leitura, guardando algo bom. ??

Kiki 23/02/2021

Impactante
Torto Arado é um livro que trata de um tema pesado com uma beleza e força que chegam a comover. É um livro de ficção que é muito real, mas de uma realidade que se mistura ao místico.
Impossível ler Torto Arado e não se incomodar, não refletir e não se envolver. No meu caso, me envolvi tanto com a leitura que senti arrepios pelo corpo. Foi uma excelente experiência.

Menino Leitor 07/02/2022

de tanto falarem ....
Fui fisgado pelo livro, por tantos comentários a favor da leitura.
Peguei sem ideía para ler e fiquei apaixonado, por cada página, cada situação, ou seja, fui até o arado para sofrer e viver cada momento. Me senti em várias partes, porque no fundo, todos nós já fomos do arado.
Marcelo 07/02/2022minha estante
É lindo né?

Menino Leitor 10/02/2022minha estante
Muito. Fiquei de ressaca literária

Wagner 13/02/2022minha estante
Este livro é realmente mto bom

DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gessyka.Loyola 18/03/2024

A força de um povo!
Esse livro me deixou emocionada com a história sofrida dessas irmãs. Um povo sofrido, que mesmo diante de inúmeros flagelos não se abala e se agarram a sua fé para enfrentar as dificuldades da vida!
Belonísia é um exemplo de mulher forte aqui!!

Nazrat 31/03/2021

Experiência literária
São tantas as coisas que passam pela minha cabeça ao terminar este livro... A construção dos personagens, a forma como foi narrada a história, o ambiente, as relações, o transcorrer do tempo. Tudo muito bem amarrado sem parecer forçado.

É de uma beleza e melancolia sem tamanho. Os sofrimentos são reais, as questões em curso são legítimas, as crenças (em toda sua complexidade), as motivações, os embates. Os três atos e a forma como são contados é um caso a parte. Sem contar o ritmo e o linguajar utilizados que acrescentam muito na experiência!

Dá vontade de reler só para ter uma visão mais completa de como as coisas caminharam. A história dessas irmãs é algo para ser eternizado na memória!
Ruan 31/03/2021minha estante
Confesso que a terceira narrativa me deixou assim: ???

Nazrat 31/03/2021minha estante
Sim! Na hora que comecei não acreditava que o autor estava fazendo aquilo, haha, mas faz todo o sentido!

Leitorafalida_ 11/08/2023

Assim nasceu um novo favorito!
Nem todos os virais que li elogiando Torto Arado me prepararam o suficiente para a magnitude dele. Esse foi um livro que me pegou completamente e que para mim não é somente tudo aquilo que falam por aí, é muito mais.

A narrativa é nua e crua, é latente e vai na veia, porque explora justamente todas as injustiças enraizadas nas camadas da nossa sociedade, mostrando também a luta de um povo que apenas busca o que é seu por direito.

A escrita do Itamar Vieira Junior é pontual, ele narra com riqueza de detalhes todo o ambiente retratado, o que me levou a ter uma imagem bem clara de todos os lugares descritos no livro. Eu simplesmente mergulhei nas páginas de Torto Arado e nem vi o tempo passar enquanto estava lendo.

Virou meu livro favorito de 2023 e se tornou uns dos meus livros preferidos da vida!

Douglas 07/01/2023

Depois do fim do trabalho escravo no Brasil o que aconteceu com os ex escravos?
Pessoas vindas escravizadas do Continente Africano, outras muitas nascidas no cativeiro, depois de muitas figas, de revoltas, das lutas sociais, de todas as lutas que culminaram do dia 13 de maio de 1888 receberam a sua liberdade e nada além. Há muitos estudos sobre o período escravo no Brasil e hoje já começam a emergir trabalhos sobre o período pós abolição, tratando sobre os mais diversos detalhes da vida, da luta e resistências dessas pessoas, esse livro é fantástico em lançar luz aos detalhes ínfimos sobre esses atores históricos. Cada linha traz de forma encantada o processo da tomada de consciência dos dias árduos do trabalho na terra, na luta pelo alimento de cada dia, das origens do encantamento do mundo com a religiosidade e as sociabilidades na construção da comunidade. Desde o passado de seus avós, pais e atualidade de suas vidas e reconhecimento de sua história, a obra se faz essencial para compreensão da História do Brasil e entendimento do momento em que vivemos, ponto de passagem obrigatória para quem quer compreender o Brasil e construção da sociedade em que vivemos.
Regis 08/01/2023minha estante
Outro que vai para a lista. Adorei a resenha, Douglas. ?

Dani 22/08/2021

O quanto retiramos do outro o direito de ser quem é?
O livro é inquietante. Nenhum ser humano deveria ser reduzido como pessoa. Todos sabemos disso. E por que continuamos diminuindo o outro, desmerecendo sua cultura, sua história, seus direitos básicos, sua posição no mundo?
Um livro para refletir sobre o nosso papel na construção de um mundo com mais respeito, justiça e igualdade.
Se acredita nesses valores, a leitura é indispensável.
Se não acredita, a leitura é obrigatória.

Isa 18/04/2021

"Quando deram a liberdade aos negros, nosso abandono continuou. O povo vagou de terra em terra pedindo abrigo, passando fome, se sujeitando a trabalhar por nada. Se sujeitando a trabalhar por morada. A mesma escravidão de antes fantasiada de liberdade. Mas que liberdade? Não podíamos construir casa de alvenaria, não podíamos botar a roça que queríamos. Levavam o que podiam do nosso trabalho. Trabalhávamos de domingo a domingo sem receber um centavo. O tempo que sobrava era para cuidar de nossas roças, porque senão não comíamos. Era homem na roça do senhor e mulher e filhos na roça de casa, nos quintais, para não morrerem de fome. Os homens foram se esgotando, morrendo de exaustão, cheios de problemas de saúde quando ficaram velhos."

No fim das contas, o fim da escravidão foi só mais uma mentira. Mais um mito desse país, mais uma data no calendário, que na vida real não se fez concreta.

Paulo 13/02/2022

Excelente.
A escrita brasileira mais uma vez mostrando a sua qualidade.
A história de duas irmãs, mulheres negras e fortes e em concomitante toda a trajetória de sua família.
Bibiana e Belonisia se envolvem em um acidente com a faca de sua avó, o que muda completamente as suas vidas e traz consequências para sempre.
O livro nos conta e nos mostra a evolução das pessoas negras no país e seu sofrimento pela liberdade e dignidade mesmo após a abolição da escravatura.
Uma luta por sobrevivência, e pelo mínimo de dignidade.
E ainda o autor nos entrega a cultura das religiões e crenças africanas.
Simplesmente incrível.

JosA225 03/01/2024

Amálgama
Ler Torto Arado foi uma experiência incrível, foi como organizar todas as visões de sociedade, atualidade e história que tenho na mente e na minha experiência de vida. Uma jornada com personagens incríveis, Belonisia, Bibiana, Zeca, Salu, Belona, Severo, ENFIM, são tantos e que jamais esquecerei. Uma história com líderes pretos e seus destinos selados, mulheres pretas poderosas cheias de determinações fortes. Ao longo da minha leitura, fui fazendo resenhas sempre que podia( acabei apagando sem querer), a forma como reagi no decorrer dessa história foi um processo de crescimento e amadurecimento notável, aos poucos o meu "senso de humor sarcástico" foi se perdendo a cada resenha que fazia, como reação a genialidade presente nas palavras escritas nesse livro, até que no fim dessa história toda, me vi completamente apaixonado, reorganizado e com certeza abalado! Incrível, ler Torto Arado foi incrível.

Isa 29/12/2022

Torto Arado
Um livro que todos deveriam ler. Narrativa impecável. Último lido de 2022 e valeu muito a pena.
Recomendo a todos.

Kazane 27/12/2022

O livro é muito bom
A história é cativante, no final eu esperava mais, tive a impressão que o autor terminou o história na pressa, mas nada que fizesse eu desgostar da história!

annacsfraccaro 23/09/2021

Apenas leiam esse livro sensacional!
Não há palavras pra dizer o quanto esse livro é perfeito! Não tenho nem palavras pra explicar como esse livro é essencial. Não consigo por em palavras o quanto esse livro é especial e como ele me tocou, só lendo para entender o porque dele estar sendo tão comentado.
É um livro triste e pesado, porque é uma história que aconteceu e ainda acontece, então dói na alma ler sobre o sofrimento dessas pessoas.
É um livro muito rápido pra ler, passa rapidinho, quando eu vi já tinha acabado.
Então leiam essa perfeição!
Dhewyd 03/02/2022minha estante
Esse livro é muito bom... também fiz resenha dele