Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Mareufq 25/05/2024

Sobre a terra há de viver sempre o mais forte
?Foi assim que me tornei parte de Belonísia, da mesma forma que ela se tornou parte de mim. (?) assim que crescemos, aprendemos a roçar, observamos as rezas de nossos pais, cuidamos dos irmãos mais novos. Foi assim que vimos os anos passarem e nos sentimos quase siamesas ao dividir o mesmo órgão para produzir os sons que manifestavam o que precisávamos ser.?

?Aprendia que tudo estava em movimento ? bem diferente das coisas sem vida que a professora mostrava em suas aulas. Meu pai olhava para mim e dizia: ?O vento não sopra, ele é a própria viração?. E tudo aquilo fazia sentido. ?Se o ar não se movimenta, não tem vento, se a gente não se movimenta não tem vida?, ele tentava me ensinar.?

?Havia sido parido pela terra. Achava engraçado
vê-lo utilizar essa imagem para afirmar sua aptidão para a lavoura. Nunca havia pensado que tinha sido parida pela terra. A terra paria plantas e rochas. Paria nosso alimento e minhocas. Às vezes paria diamantes, escutava dizer.?

?Aquela fazenda sempre teria donos e nós éramos meros trabalhadores, sem qualquer direito sobre ela. Não era justo ver Tio Servó e os filhos crescendo espantando os chupins das plantações de arroz. Não era justo ver meu pai e minha mãe envelhecendo, trabalhando de sol a sol, sem descanso e sem qualquer garantia de conforto em sua velhice.?

?Meu pai, quando encontrava um problema na roça, se deitava sobre a terra com o ouvido voltado para seu interior, para decidir o que usar, o que fazer, onde avançar, onde recuar. Com um médico à procura do coração.?

Fafhy 25/05/2024

Torto Arado
Que livro!!!
Estou sem palavras pra descrever o quanto esse livro me arrebatou.
É a história de vida, mas também de morte, de duas irmãs, que logo no início tem sua trajetória marcada por uma fatalidade.
No início confesso que achei a leitura um pouco arrastada, porém quando a Belonísia começa a narrar, tudo muda.
Bibiana e Belonísia são muito próximas, uma se torna a voz da outra por muito tempo, até que Bibiana decide se aventurar e buscar uma vida melhor.
Belonísia permanece, e nesse momento ela cresce na história.
Fazia muito tempo que eu não via uma personagem tão forte, e a força dela é inerente a ela, ela já nasceu forte e destemida.
O livro faz uma ?reverência ?, por assim dizer, á religião de matrizes africanas, sem perder a essência ou cair na mesmice e senso comum.
O livro é uma obra de arte, um primor.
A crítica social, a luta de classes, a posse da terra e os direitos dos trabalhadores em situação análoga a de trabalho escravo são muito bem descritas pelo autor.
Eu considero esse um livro sem falhas.
Itamar Vieira Junior merece todo o reconhecimento por este livro.
Eu recomendo a leitura.

Amanda3107 24/05/2024

Sem palavras
Realista, enigmático e incrível.
Eu n tenho palavras pra dizer como esse livro me impactou, foi favoritado.

júlia. 24/05/2024

Vai virar facilmente um clássico!
A sutileza e profundidade que o autor escreve encanta qualquer leitor! os capítulos curtos tornaram a leitura mais dinâmica e me fez ficar mais imersa ainda. quando chegou no último capítulo, eu tava questionado o porquê dele ter escolhido aquela narradora, mas na última página entendi tudo! senti tudo junto aos personagens. apenas lindo lindo lindo!!!!
ValAria34 24/05/2024minha estante

Elaine848 24/05/2024minha estante
Amo esse livro ??

Beatriz3345 24/05/2024

Literatura brasileira excelente
Muito leve, fácil de compreender,o sertão retratado de uma maneira linda,clara e apaixonante. A história de duas irmãs unidas por um acidente,afastadas por um homem,mas nunca deixaram o amor de lado.

Janine72 24/05/2024

História de gente FORTE e sofrida
A dureza da vida humilde de duas irmãs? unidas pelo sangue? das veias e das línguas?. os enredos e histórias da família?

Tudo isso em meio ao resgate da vida e da realidade do interior desse Brasil lindo.
Um livro que resgata e exalta as histórias, os costumes, o folclore e a realidade do sertão baiano.

Amy 24/05/2024

Absolutamente espetacular!
Leitura que, apesar de carregar o fardo da injustiça humana e a dor da perda do que (não) se tem, flui com a leveza de palavras que imergem o leitor como um homem de fé em seu batismo.

Murilo Lorençoni 24/05/2024

Uma leitura avassaladora
Impossível nao se comever com o relato das irmãs Belonizia e Bibiana. Impossível não imergir nas carga histórica e cultura que o livro traz.

Fabiana.Ferreira 24/05/2024

Uma história que nos muda, que nos prende e nos faz viver na pele imaginativa a vida das personagens, os sofrimentos, as alegrias e as mazelas da vida. Uma leitura que não pode faltar na nossa vida.

Monica513 24/05/2024

Uma história sobre a cultura dos quilombolas. Acompanhar a luta e injustiça constante, foi triste do começo ao fim.

A escrita é muito boa, mas um pouco arrastada e lenta. Precisa ter dedicação, pq não te prende muito. O início foi muito intrigante com as irmãs, mas ao decorrer da leitura perdeu o ritmo e meu interesse.

Realmente é revoltante os acontecimentos que fizeram parte da nossa história, essa parte foi muito bem desenvolvida.

O autor aborda sobre a importância da união familiar em tempos difíceis, como viver após anos de escravidão quando existe muito racismo.

Também traz o conhecimento cultural desse povo, sua religião e práticas que trouxeram de gerações antigas.

Francieli.Triches 24/05/2024

Quilombos
Interessante a história pois apresenta de forma leve relatos sobre a cultura, costumes e lutas dos quilombolas.
Um ponto de vista da história do Brasil que eu não conhecia.
Recomendo a leitura.

pedro_cbss 24/05/2024

Gostei mas não tanto ????
Achei muito chatinha a parte da Bibiana, me empolguei quando começou a parte da Belonísia. Tem uma boa escrita, mas algumas palavras incomodam tentando esconder algumas expressões (quase um eufemismo). Queria saber mais como foi a saída da Bibiana de Água, mas acho q foi bem explicado.
Vale a leitura, mas precisa de paciência, acredito que agrega bastante ao espaço cultural que a literatura vem ganhando de uns anos pra cá.

Merabe 24/05/2024

Torto Arado
Demorei mais do que gostaria para ler esse livro. Mas depois que peguei, não consegui largar. Uma leitura envolvente, com temas sensíveis e escrito de forma mágica e singela. Realmente um presente!

Jbmnmiranda 23/05/2024

CONHECIMENTOOOO
Com esse livro aprendi mais sobre o candomble que todas as aulas de religião que tive no fundamental. Se bem que nem cheguei a ver essa religião, eu acho. Enfim, é um livro muito forte na sua mensagem, na sua forma de narrar a vida dessas meninas, dessa família, desse povo, dessa realidade. Realmente a forma como ele trata várias lutas das pessoas pretas, religiões de matriz africana, desigualdade social, abuso no trabalho, machismo. Levarei desse livro muitos ensinamentos, sobre a cultura desse povo, de suas reivindicações e também suas histórias. Recomendo bastante.