Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Mari :) 06/06/2024

Leia!!
Gostei muito da história, gostei da religiosidade abordada no livro, gostei de reconhecer lugares mencionados da Bahia, gostei de ver personagens femininas fortes.

Ainda assim, é um livro que traz desconforto por nos confrontar com uma realidade cruel. Um tipo de miséria que não deveria mais existir, mas ainda existe.

Mari 06/06/2024

Algo como nada que havia lido antes
Esse livro me surpreendeu muito. Claro que fiquei sabendo sobre ele por causa da popularidade, por quantos prêmios recebeu. Venho aqui dizer que ele mereceu cada um. A história é incrivelmente envolvente, mas não por quê é cheia de ação, mas sim pelo realismo dos personagens. Você se sente como se conhecesse as pessoas que ele descreve. Eu sou do interior da Bahia, então as descrições que ele deu foram muito familiares para mim.
A escrita é fluída e faz você querer continuar lendo para saber o que vai acontecer. A história é densa, mas não cansativa. Vemos a vida inteira dessas irmãs, na realidade delas vivendo na fazenda de Água Negra.
O livro é dividido em três partes. Uma é descrita na perspectiva de Bibiana, uma de Belonísia e a última vemos o passado de alguns outros personagens, mas também temos capítulos onde um dos encantados é o narrador.
Achei simplesmente incrível. É uma mistura de realidade e ficção perfeita.

Natalia Santis 05/06/2024

Mulheres fortes e história cativante.
Me arrependi por demorar tanto pra ler, mas ao mesmo tempo percebi que era necessário pra tamanho sua importância e densidade.

Também fiquei feliz por ler em alguns comentários que virou leitura obrigatório em escolas e vestibular, é um livro sobre o Brasil e nossa história, precisamos mesmo adentrar e entendermos nossas raízes.

Conheci Itamar e espero ver muitos outros trabalhos como esse. ??

pâm 05/06/2024

Releitura, esse livro é grandioso de tantas formas? Continuo sendo uma grande fã de Itamar. Belonísia sem dúvida a melhor personagem.

dundr4d 05/06/2024

Torto Arado é uma história que vai além da ficção
Ao longo da narrativa o autor nos conduz ao cotidiano singular das personagens, dia-a-dia esse cheio de trabalho, esforço, luta, fé e ancestralidade que nos faz refletir sobre as vivências das gerações passadas.

bia0:0 05/06/2024

"Se o ar não se movimenta, não tem vento, se a gente não se movimenta, não tem vida"
Olá, estou de volta. Bom, eu já esperava que esse livro fosse bom, mas não que ele fosse tão incrível quanto foi!!!!
Nesse viés, Torto Arado são sentimentos. Sentimentos de revolta, tristeza, mágoa, solidão, mas também de esperança e de conforto. Com uma escrita excepcional e repleta de lirismo, Itamar desenvolve essa história com maestria e sinceridade. Os personagens são tão reais e tão verdadeiros que é impossível você não ficar imerso na história. A escrita é fluida e, por mais que seja meio pomposa, não é difícil de entender, só é necessário algumas pesquisas de algumas palavras, mas de resto você entende tudo.
Eu nunca li algo tão verdadeiro como esse livro, o que mexeu muito comigo. É tão revoltante vê eles nessa situação, mas também é tão gratificante vê eles se revoltando. Essa obra narra histórias de pessoas que com toda certeza existem ou existiram em algum momento da história do Brasil. É uma narrativa que te faz refletir sobre tudo que você pensa que sabe sobre o racismo no Brasil, mesmo que essa virada de chave só ocorra por "simples" descrições dos acontecimentos rotineiros.
Meu único ponto a "reclamar" do livro(entre muitas aspas) é que acho que a relação das irmãs poderia ter sido melhor desenvolvida. Principalmente pelo que aconteceu, acho que faltou só um tiquinho a mais.
Portanto, não resta dúvidas de que eu recomendo sim esse livro. Você com certeza vai aprender muita coisa com esse livro, arrisco dizer que até mais do que se aprende nas aulas de História do Brasil nos colégios (meu caso). Esse livro deveria ser leitura obrigatória!!!! Todos os personagens estão guardados no meu coração e na minha mente e, com toda certeza, não esquecerei essa história jamais, seja ela ficcional ou não. Até a próxima.

Fran 04/06/2024

Melhores do ano!
Um dos melhores livros do ano e, talvez, um dos melhores que já li. Impecável, uma verdadeira obra de arte sobre brasilidade. Recomendo a todos!

Taiane 04/06/2024

Indico muito a leitura é uma história maravilhosa cheia de reviravoltas. Amei a personagem principal

manullita 04/06/2024

Torto arado
Simplesmente perfeito!!
Não tem o que reclamar desse livro. Ele fala sobre a escravidão no Brasil e sobre o romance das personagens principais.
As histórias dele são intrigantes. Lindoo, aprendi muito sobre o passado do meu país com ele

Lari 04/06/2024

"de seu movimento virá sua força e sua derrota"
Confesso que o começo do livro não tava me prendendo tanto, então por isso a leitura foi mais arrastada do que deveria ser, mas valeu muito a pena. não consigo nem descrever o quão a escrita desse autor é boa, o jeito que ele escreve sobre esse tema, que já é muito falado, consegue te deixar chocada mesmo assim. ultimamente tá difícil ler livros que tragam essa temática (e outras) de um jeito e por uma perspectiva tão "natural", e não robotizada, e isso foi o que mais me conquistou no livro. inclusive, ainda mais por ser um livro com protagonistas femininas, ele escreveu de uma forma tão pessoal ? sobre a misoginia, principalmente nesse contexto, que durante toda a leitura fiquei me perguntando quais foram as referências dele

Silvania.Vilela 03/06/2024

Torto Arado - Itamar Vieira Júnior

Antes de ler, eu já imaginava ser um livro bom, por ter ganhado vários prêmios, e pela quantidade de exemplares vendidos. Os números não mentem.
Depois de ler, soube que é muito melhor do que eu, e qualquer pessoa possa imaginar. Você nunca vai conseguir imaginar a imensidão deste livro, até lê-lo.
Fala de muitas coisas contidas nas nossas profundezas, fala de família, amor, perdão, culpa, alegria, tristeza, sofrimento, escravidão e sua continuidade disfarçada.
Fala da fome de uma forma que você sentirá culpa quando tiver um prato farto bem a sua frente. Fala das diferentes interpretações de cada indivíduo dos eventos que nos cercam.
A história conta toda uma vida de duas irmãs com laços muito fortes as ligando e um evento que sentencia seus destinos de forma irreversível.
A história é dividida em três partes, cada parte tem um narrador, as duas primeiras partes as protagonistas irmãs contam cada uma sua história sob seu ponto de vista, em primeira pessoa. A terceira parte é narrada por um outro personagem, em segunda pessoa, se dirigindo às duas irmãs, contando a cada uma o ocorrido. Cada uma das três partes tem o nome do capítulo muito bem escolhido para cada etapa.
A forma como a história é narrada é genial, é comovente e elegante. A troca das vozes narrativas ( 1ª e 2ª pessoa) e a troca de narrador (quem conta a história), foi tão bem colocado, tão bem elaborado.
Se você quer ler algo que vai tocar sua alma, te fazendo sentir emoções de forma tão verdadeira, Leia!
Se você está estudando escrita criativa, estruturas narrativas, Leia!
Se você que ler um livro incrível em todas as suas formas, Leia!

site: https://www.instagram.com/escritorasilvania_vilela/

Emanoele.Loiola 03/06/2024

Torto Arado
Obra prima!
Fiz uma leitura em conjunto com umas amigas e todas amamos, acho que não tem como ser diferente com esse livro, me envolvi muito com a história e com os personagens.
Tive a oportunidade de escutar o audiolivro, com a narração primorosa da atriz Zezé Motta, achei que deu uma emoção a mais a história, incrível!!! Ansiosa para ler ?Salvar o fogo? do Itamar.

Daniel 03/06/2024

Foda
Itamar vieira é genial, o livro bem escrito as histórias otimamente contadas. parte de um brasil esquecido, do brasil real durante quase todo o século XX

Laurinha 03/06/2024

O final me surpreendeu, um misterio inesperado.
"Torto Arado", de Itamar Vieira Junior, é uma obra que mergulha profundamente nas raízes culturais e sociais do Brasil rural. O livro, vencedor de prêmios importantes como o Prêmio Leya e o Prêmio Jabuti, oferece uma narrativa rica e envolvente que explora temas de resistência, identidade e conexão com a terra.

A história se passa no sertão da Bahia, em uma fazenda chamada Água Negra, onde duas irmãs, Bibiana e Belonísia, crescem sob a influência de suas ancestrais e das tradições afro-brasileiras. A relação das irmãs é o fio condutor da trama, que aborda questões como a luta por direitos, o impacto do latifúndio e a exploração dos trabalhadores rurais.

Itamar Vieira Junior constrói personagens complexos e multifacetados, cujas vidas são marcadas por desafios e lutas, mas também por momentos de profunda humanidade e solidariedade. A narrativa é permeada por uma linguagem poética e evocativa, que transporta o leitor para o universo rural com suas belezas e durezas.

A obra destaca-se pela sensibilidade com que trata os vínculos entre as personagens e a terra, revelando uma conexão intrínseca que vai além da mera sobrevivência. O autor consegue capturar a essência de uma cultura rica e diversa, refletindo sobre as injustiças históricas e as esperanças de um futuro mais justo e igualitário.

"Torto Arado" é, em suma, uma leitura poderosa e necessária, que não só ilumina a história e a cultura do Brasil, mas também provoca uma reflexão profunda sobre a resistência e a dignidade humanas. É um livro que permanece com o leitor, ecoando suas vozes e histórias muito além das páginas.