O Diário de Nisha

O Diário de Nisha Veera Hiranandani

Resenhas - O Diário de Nisha

Laviniareads 31/12/2023

Maravilhoso
Um relato a respeito de um acontecimento tão caótico e trágico sob o ponto de vista de uma menininha doce e gentil. É sensível e me ensinou muitas coisas. Realmente 5 estrelas

Maria Paula 30/12/2023

Essencial para entendermos mais sobre a Índia e sua cultura.
Livro maravilhoso para entender a cultura e história da Índia. Mas queria que tivesse se aprofundado mais. Porém eu gostei, mas não amei.

Thi 14/12/2023

Tocante
Que emocionante essa leitura! Uma história sobre a divisão da Índia pelos olhos de uma criança. Nisha narra os acontecimentos de sua vida em um diário, para sua mãe falecida. São tópicos realmente difíceis e horríveis, que pelo olhar infantil não tem o horror descritivo. Recomendo muito essa emocionante história.

Mel Mel 02/11/2023

Uma narratiza doce.
A forma como Nisha enxerga todo caos, a bondade que ela tem, o amor por sua família e amigos. Um dos livros mais doce, intenso e leve. Um misto de sensações.

Sheila 28/10/2023

Uma leitura emocionante e repleta de ensinamentos
Nisha faz doze anos e ganha, de presente de aniversário, um diário. Nele, encontra um meio de contar para sua mãe (morta no parto) seus medos e esperanças, relatando tudo o que se passa em sua vida. Poderia ser um diário comum, não fosse o cenário em que ocorre a narrativa: a Índia de 1947.

Ambientado no contexto de Partição da Índia, "O Diário de Nisha" leva a uma reflexão sobre as guerras religiosas e politicas daquela região. A Índia ficaria independente do povo britânico ao mesmo tempo em que começaria um doloroso processo de divisão do país.

Obs: A mãe de Nisha era muçulmana e o pai hindu. Vale ressaltar que a Partição da Índia firmou uma guerra sem fim entre muçulmanos e hindus (ler o contexto histórico, mesmo que de forma resumida, vai fazer uma grande diferença na hora da leitura do diário).

Ana Manzoli 23/09/2023

Amei demais
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim, comprei pela capa e me apaixonei pelo conteúdo.
Sendo um diário, você acompanha os dias de Nisha, desde antes da partição até depois. Também inclui momentos de felicidade, tristeza, desespero e amor.
Eu recomendo a todos que gostam de algo histórico, eu me emocionei várias vezes, e ver esse período pelos olhos de uma menina de 13 anos é muito mais emotivo.
Por mais que seja ficção, é muito real, em todo momento eu realmente achava que estava lendo um diário de alguém que existiu.
Recomendo a todos, só não tenham medo de derramar uma lagriminha, mas saibam que têm lágrimas de felicidade também.

wtfartby 20/08/2023

História fascinante
Nos faz ver como o ser humano pode ser tão cruel e não se importar com mais nada a não ser seu próprio egoísmo diante de uma situação pressionada.

Rosangela Max 04/08/2023

Uma garota relatando o mal da intolerância religiosa.
A história retrata o terror gerado na separação da Índia e na guerra travada entre os muçulmanos, hindus e outros grupos religiosos.
A personagem principal é a Nisha, uma garota doce e sensível que vivencia momentos de tensão e perigo, ao fugir junto com a família de um país devastado pela ignorância e violência.
Gostei que a autora soube trabalhar bem o enredo ao contar esta história pelos olhos de uma criança. Ela foi cuidadosa nas partes mais dramáticas, mas sem ?aliviar? demais só porque a protagonista é uma criança.
Senti falta de uma maior explanação sobre o contexto histórico. Afinal, um tema como esse é difícil ser encontrado em livros traduzidos para o português.
Recomendo leitura.
Beka 05/08/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso

Lucas.Amorim 30/07/2023

A jornada de Nisha
Essa obra me fez refletir muito desde o começo, já repararam como o mundo pode dar uma reviravolta grande seja para algo bom ou ruim. E acompanhar a coragem e a perseverança da personagem principal foi algo inspirador. Recomendo muito a obra por mostrar a beleza da cultura Indiana e também as transformações políticas e religiosa de um território tão rico.

Leticia.Ternus 28/07/2023

O livro começa bem... se amarra muito no meio e acaba DO NADA. Poderia ter sido melhor explorado esse final, pois ele não surpreende em nada. É a história mais linear que já li.

Dora 18/07/2023

É lindo, mas
Vai te deixar com o coração na mão várias vezes. Comecei sem saber nada sobre o plot, e quando percebi o peso da história, fiquei cada vez mais angustiada. Tanto que li metade de uma vez só, terminei 2h25 da madrugada chorando igual um bebê.
Nisha e Amir, vou protegê-los pra sempre ? esse livro é impecável de lindo!

Edianara.Lino 16/07/2023

Grata surpresa
Esse livro foi uma grata surpresa, confesso que comprei mais porque achei a edição do livro maravilhosa. No entanto, me surpreendi com a história. Assim, que comecei a ler não queria mais parar. Sofri as angústias de Nisha, cada percalço, cada alegria. Nunca imaginei que o Paquistão já foi parte da Índia, fiquei muito instigada a conhecer mais sobre essa parte da história. Por fim, é triste imaginar que o ser humano pode fazer, como dividir seu próprio povo, separar, guerrear, seja por causa de poder, por religião, por cor, entre outras coisas. Desta forma, como Nisha, bem relata, é difícil acreditar o que as pessoas podem fazer apenas por ter religiões diferentes, não todas, mas infelizmente a maioria.

Tatiane554 12/07/2023

Emocionante ???
Que leitura linda!
Um livro escrito através dos relatos de uma garotinha em seu diário, apesar de todo sofrimento por trás da história, é um livro lindoo,que nos faz refletir! Um livro com personagens muito especiais, vou guardar para sempre ,Nisha,Amil ,e Kazi em meu coração ??

Juliana2623 11/07/2023

Livro maravilhoso! Super recomendo. A história dessa família e da triste realidade que separam por motivos banais, as pessoas que se amam, é refratada de forma excepcional pela autora.

Jamilla_mickelly 07/07/2023

Terminei de fazer a releitura diário de nisha e ele é o tipo de livro que eu mais gosto. Por mais misérias que aconteçam, tem final feliz. ?