A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Cinthya camila 28/03/2021

Livro perfeito
Eu senti todas as emoções possíveis e impossíveis nessa leitura. O tempo através de uma família comumente incomum. Todos(você não Esteban) merecem um lugar especial coração, mas Clara e Alba são de longe os seres mais especiais dessa história.

Camila Borges 01/08/2023

Completo
?A casa dos espíritos? me pegou desde o começo, a narração é muito boa e em muitos momentos os narradores ?avisam? o que vai acontecer lá na frente, o que nos deixa ainda mais curiosos pra continuar. Passei raiva com quase todos os personagens, pelas péssimas decisões, alguns momentos difíceis, mas no final isso deixa eles ainda mais verosímeis, porque a autora foge da superficialidade pessoa boa/pessoa má. Cada um é realmente único e dotado de subjetividade própria.

Gostei muito de como o livro é completo e equilibrado, é sobre amor, é sobre família, é sobre política, é tudo isso junto, achei maravilhoso como tem momentos tão sensíveis e outros tão duros, como perto do final em que os personagens vivem uma ditadura. É realmente uma experiência completa.

O realismo mágico também é muito legal de ver, em alguns momentos acho que poderia ter sido ainda mais destacado. O que acontece é que ele acompanha a própria vida da Clara, tem momentos em que a espiritualidade é mais forte porque ela tá mais conectada, em outros nem tanto, mas ainda assim, perpassa toda a história e é sensacional.

Enrolei muito pra ler esse livro, mas fico feliz de finalmente ter conhecido essa história. Eu adoro o final e me lembra muito Cem anos de Solidão em vários momentos mesmo, o sentimento emocionante do final é bem parecido.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 30/05/2020

Primeiramente gostaria de dizer que essa história é completamente diferente do que o título me intuía a imaginar. Tem sim a presença do fantástico, do sobrenatural, mas de forma alguma ela é o centro da narrativa, eu diria até que ela serve para dar mais leveza a essa narrativa tão densa.

A trama percorre por três gerações da família Trueba, tendo como patriarca Esteban Trueba, que carrega tudo o que há de mais desprezível num ser humano: o machista, autoritário, ditador, corrupto, elitista, que se autodenominava "cidadão de bem".

Entretanto, o brilho que o velho Trueba jamais conseguiu apagar, estava no lado feminino da família, com suas mulheres fortes, subversivas e afrontosas. Cada uma com suas lutas, suas dores, seus prantos e dissabores, pagando por seus atos sempre de cabeça erguida e com demasiada coragem, apesar de seus medos.

A casa dos espíritos abriga almas (não necessariamente de mortos) refugiadas das injustiças sociais, das misérias, dos descasos, dos desmandos políticos, da desesperança. Nos faz engolir cenas indigestas de politicagem e abusos de autoridades. Nos faz chorar com as atrocidades de uma ditadura tão aclamada por políticos e cidadãos conservadores. Nos causa revolta, incômodo, dor lancinante no coração. Mas, acima de tudo, nos faz refletir sobre os ideais nos quais acreditamos e lutamos.

Que livro!!!
Ari Phanie 31/05/2020minha estante
Maravilhoso *-*

Aline Teodosio @leituras.da.aline 31/05/2020minha estante
Demais =)

Gustavo Mahler 18/06/2023minha estante
Que avaliação! ?????? Agora fiquei ansioso para ler.

joaoggur 08/12/2023

Apaixonante apneia na Latino-América.
A casa dos espíritos é aquele tipo de livro que não importa o seu nível de (in)sensibilidade; é impossível não terminar com os olhos cheios de água, com os pelos do braço e das pernas completamente eriçados.

Passei um bom tempo acompanhando a família Trueba, e este tempo foi cada vez mais postergado pela minha própria pessoa. Em toda a leitura fiquei em dúvida se persistia mais rapidamente, deleitando-me com avidez, ou se simplesmente optaria por aproveitar aos poucos, observando cada minúcia? e esta última opção caíra como uma luva.

Me apaixonei por Clara na mesma intensidade que odiei Esteban (ouso elegê-lo como um dos personagens mais complexos da literatura contemporânea; ficamos, por todo o livro, oscilando entre odia-lo e sentir compaixão pelo homem; poucas vezes vi autores conseguirem desenvolver esta humanidade em seus personagens), mas, principalmente, me senti como membro da família Trueba. O triunfo de um personagem causava-me vivas, tal como a morte de outros me afligia.

Tal como uma outra história oriunda do boom latino-americano (impossível não emocionar-se com os elementos chilenos, como o referenciado ?Poeta? sendo Neruda e o suposto ?Presidente? sendo o próprio Allende), ?Cem Anos de Solidão?, sinto que ambos os livros são exímios em nos envolver por uma simples questão; enganam-se aqueles que elegem a família ?Buendia? naquele e os ?Trueba? neste como os reais protagonistas?.

Pois o maior protagonista, neste livro, é o tempo.

E o tempo é capaz de maturar cada sentimento, cada pulsão em nossos corações em meio a leitura. O ritmo que o mainstream considera ?lento? vai, cada vez mais, nos tragando para dentro da obra, até que percebe-se que nossa leitura é sinônimo de participar da história.

Terminei a obra com lágrimas nos olhos; um misto de tristeza e felicidade, quase como uma nostalgia por algo que acabei de ler. Um livro pesadíssimo que merece todos os seus louros.

Favoritado.

Bianca 12/06/2023

Todos deveriam ler
Nesse livro acompanhamos a história da família Trueba por gerações concomitante a história do Chile e o golpe militar de 73. Uma verdadeira aula de história.
Fico muito contente de ter descoberto essa autora maravilhosa e pretendo ler outros livros dela em breve.

"Asseguravam que o Marxismo não tinha nem a menor oportunidade na América Latina, porque não contemplava o lado mágico das coisas. Pão, circo e algo que respeitar é tudo o que necessitam, concluiu o senador, lamentando no seu íntimo que faltasse o pão"

? Contém gatilhos: estupro, violência, tortura

M. S. Rossetti 06/08/2022

América Latina: sobrenatural e realidade opressora.
Inicialmente, o livro é repleto de magia e mistério. Os últimos capítulos retratam toda a truculência dos regimes autoritários de direita em um país da América Espanhola. Uma trama envolvente do início ao fim. Plena aos 80 anos, a escritora merece o próximo Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra, consagrada há anos por público e crítica especializada.
Daniel 06/08/2022minha estante
Fui pesquisar a foto da escritora e imaginava uma vovozinha gordinha de cabelos brancos, sentada na escrivaninha de camisola e escrevendo. Encontrei uma senhora moderna com um olhar intelectual e ousada aos 80 anos de idade. ?Tomou??

Dan 06/08/2022minha estante
Esse livro é muito bem escrito. Essa passagem gradativa de uma atmosfera fantástica para uma realista (bem menos fantástica) me parece uma forma de retratar no romance as mudanças culturais que estão em processo na América Latina há tempos: a da perda das crenças no sobrenatural (e das superstições) com a chegada da modernidade e avanço da globalização.

Dan 06/08/2022minha estante
Evidentemente que, com o golpe militar, com a ditadura, já não há tanto espaço para os sonhos, a fantasia.

Dan 06/08/2022minha estante
Sua resenha me estimulou a escrever também uma resenha para esse romance, que merece toda a atenção. Após um milhão de correções/edições consegui concluirr! Vlw pelo estímulo! Sua resenha, apesar de sucinta, está muito boa.

andrealog 29/05/2021

Prepare-se para chorar litros
A história nos conduz pelo Chile do século XX através da história de uma família repleta de personalidades extravagantes mas dotadas de sentimentos comportamentos muito comuns. Ao ler o livro não tive como não lembrar do Gabo, de Jorge Amado, de Érico Veríssimo e das sagas familiares latino-americanas.
Leticia.Strehl 30/05/2021minha estante
É divino! Escrevi sobre ele faz um tempo: https://bibliotecasedevaneios.com.br/2021/02/17/a-casa-dos-espiritos-por-isabel-allende/

Nadine 24/04/2021

A ESCRITA DESTA MULHER
Eu senti uma paz TÃO grande na leitura desse livro (apesar de alguns fatos). Apenas quero ler mais obras da autora.

Vitor Dilly 21/11/2023

Um caderno pra anotar a vida
Este baita livraço sul-americano assemelha-se a um dos caderninhos para anotar-a-vida que passam pelas mãos das personagens... Nívea, Clara, Blanca, Alba, etc, lá no casarão onde vagam os espíritos...E é como um compilado destes, a nós servindo para esquecer todos os nossos ódios, acumulados ciclicamente, geração após geração, "numa história infindável de dor, de sangue e de amor." Anotando nossos medos, deixamos de ter medo deles.

Não tenha medo do medo!
isisfy 21/11/2023minha estante
Perfeito esse livro ??

Vitor Dilly 21/11/2023minha estante
Sim, Isisfy, esse livro é de arrepiar. Você não quer largar!

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Eu aamoo esse livro! No título da minha resenha escrevi que se eu fosse um livro, seria esse...rs

Vitor Dilly 22/11/2023minha estante
Boa escolha, Vânia. É um livro representativo de todo povo latino-americano.

Rego0 22/11/2023minha estante
Tentei muito ler. A escrita maravilhosa, de uma crueza que nos tira da zona de conforto. Infelizmente, me gerou gatilhos que ainda precisam ser curados, por isso não consegui continuar. Quem sabe um dia... uma nova tentativa.

Dan 06/08/2022

*Um poderoso clássico contemporâneo*
"A Casa dos Espíritos" não é só um apelo à necessidade da fantasia em nossas vidas, é também uma clara denúncia político-social: da truculência dos regimes autoritários, sobretudo os de direita, e de como isso reverbera no âmbito privado. A personagem Esteban Trueba é a personificação da tirania, do falso moralismo e de um conservadorismo hipócrita. O mais interessante é que Isabel Allende não esvazia a personagem Esteban num estereótipo direitista-conservador-cruel. Não. O desprezível Trueba, apesar de tudo, tem boas qualidades, é denso, cheio de contradições internas. Algo que um escritor ESCRAVIZADO pelo politicamente correto NUNCA conseguiria criar, já que o PC esvazia as personagens e, no lugar de dar alma a elas, enche-as de clichês. Arrisco dizer que Trueba é a personagem mais complexa da obra.

Vale ressaltar também que a gradativa passagem da atmosfera fantástica (da parte inicial do romance) para a verve mais realista da últimas páginas pode ser interpretada como uma alegoria de uma América Latina que, aos poucos, perde suas crenças e superstições por influência da modernidade, da globalização; além disso, o realismo cru das últimas páginas não só é um recurso estilístico mais eficaz para tratar do tema da violência política, mas também uma forma de sinalizar que em tempos ditatoriais há pouco espaço para o sonho, para a fantasia.

A meu ver, o grande trunfo do romance está no desfecho, que ressignifica toda a obra e ressalta sua mensagem mais poderosa: o perdão. Sim. Apesar de divergências ideológicas, dos erros trágicos, a verdadeira família supera suas amarguras, desavenças; sepulta o ódio em nome do amor. Perdoar é necessário. Uma mensagem urgente para uma época de extrema divergência ideológica, no qual o outro, que não compactua com minha ideologia, é um monstro a ser destruído, mesmo que seja, em certos casos, alguém da família.

Isabel Allende certamente é um dos últimos grandes nomes da arte do romance. O estilo conciso, simples, com toques poéticos e ao mesmo tempo preciso na caracterização psicológica das personagens é algo de um nível dificilmente encontrado em outros escritores ainda em atividade.

...........................................................................

Agora espero que mais alguns dos nossos ilustres escritores latino-americanos escrevam sobre os desmandos da esquerda, já que a corrupção pelo poder não é uma exclusividade da direita.
M. S. Rossetti 06/08/2022minha estante
A autora caracterizou muito bem a natureza humana (cruel e contraditória) nessa obra. O ciclo sem fim de tragédias e recomeços também merece destaque. Leitura fundamental para todos

Lara.Guimaraes 17/11/2020

A surpresa que tive com o final, me levou às lágrimas. Livro maravilhoso!

Marina 08/03/2010

Eu nunca tive muito interesse em ler um livro da Isabel Allende, achei que não faria muito meu gosto. Acabei pegando A casa dos espíritos para ler porque minha mãe me recomendou e agradeço a ela por isto. O livro é incrível!

Aqui temos a história de 3 gerações da família Trueba. Primeiro, o foco é em Clara, uma clarividente que move objetos com o poder da mente, fala com espíritos e tem premonições. Ela se casa com Esteban Trueba e depois o foco passa para a filha do casal chamada Blanca (ela tem uma participação menor). Depois, vem Alba. Esteban é um personagem presente do começo ao fim, inclusive há trechos narrados por ele em primeira pessoa. O restante é uma narração constituída a partir dos escritos de Clara, que sempre manteve diários. Os personagens também vivenciam a ditadura militar, que marcou a família com tragédias.

É um livro mais que recomendado, e o toque de realismo fantástico deixa tudo mais interessante. Depois deste livro, fiquei curiosa em relação a outras obras da escritora.
Andreia 18/08/2010minha estante
A casa dos espiritos é um livro maravilhoso.Outro muito bom da isabel allende é de amor e de sombra.

Ana 17/04/2012minha estante
Oi, vc já leu Eva Luna, de Allende? É maravilhoso também. E Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques? Segue esta mesma linha de A Casa dos Espíritos, mas com uma visão masculina.

Ismael 22/01/2013minha estante
Tbm recomendo De amor e de sombra...da Isabel Allende! Muito bom.

Marina 23/01/2013minha estante
Valeu a dica, Ismael!! :)

Karine 10/02/2014minha estante
Voce ja leu a Ilha sob o mar?

Sonia.Ruwer 22/06/2016minha estante
Todo o tempo que eu estava lendo A Casa dos Espíritos, estava convicta que todos os personagens eram reais. Depois lendo alguns comentários percebi que não são. Gostei da obra, mas a que realmente eu me apaixone foi A ILHA SOB O MAR.

BibsChase 17/07/2022

"Meu ofício é a vida e minha missão não é prolongar o ódio"
"Quando quase alcançará seu propósito, viu aparecer sua avó Clara, que tantas vezes havia invocado para ajudá-la a morrer, informando-a de que a graça não estava em morrer, porque isso aconteceria de qualquer maneira, mas, sim, em sobreviver, o que era um milagre."

Em A casa dos espíritos, Isabel Allende retrata três gerações: Clara (Avó), Blanca (Mãe) e Alba (Neta); ao longo dessas gerações o livro mostra uma narrativa sobre a força feminina, sobre violações, patriarcado, relacionamento abusivo, Ditadura Chilena e Reforma agrária.

Essa obra foi o meu primeiro contato com a autora e embora eu não tenha amado a leitura, era impossível não lhe dar cinco estrelas. Ao longo da leitura, a autora mostra a capacidade humana de se redimir e se transformar, além de nos mostrar que tudo que aqui se faz aqui se paga.
A leitura envolve o leitor em intrigas e conflitos familiares, ao mesmo tempo em que o envolve na situação política do país que acabava de sofrer um golpe militar, o que nós faz relatar a dor e as torturas sofridas pela população. Ps: A obra também se aproxima muito do Brasil atual!!!

"Em todas as famílias havia alguém a quem lamentar e já não puderam dizer, como no princípio, que, se estava preso, morto ou exilado, era porque merecia. Também não puderam continuar a negar a tortura."

Enfim, o livro é longo e mesmo eu tendo sentido tédio ao longo da obra, a autora tem a capacidade de não se perder e de conectar toda a sua narrativa. Com certeza é um livro que merece entrar pra as listas de livros para ler antes de morrer. Uma leitura emocionante e transformadora como toda leitura deve ser.

Ligia.Carvalho 06/05/2021

Excelente!!
Narra a saga de 3 gerações de uma família, com o contexto histórico da ditadura chilena.
Muitos discursos semelhantes ao que vemos nos dias atuais.
Gabi 19/06/2021minha estante
Comecei o último dela e já to querendo ler esse também.

Ligia.Carvalho 24/06/2021minha estante
Vale mto a pena!!!

Lany 18/08/2021

Meu deus, so leiam!!!
Eu nem sei como descrever, enumerar, as coisas que senti ao ler essa obra de arte. BELÍSSIMO, MARAVULHOSO. LIVROOO DA MINHA VIDA.