Outsiders

Outsiders S. E. Hinton

Resenhas - Outsiders

Be fs 23/05/2024

Que livro bom! Conta sobre os conflitos entre dois grupos de classes sociais diferentes os Socs e os Greasers, os personagens são maravilhosos a história é muito boa, me fez refletir, rir e chorar, é uma leitura fácil e rápida, que prende leitor. Amei muito, recomendo dms essa leitura.

Elcimar.Matos 20/05/2024

Permaneça dourado, Ponyboy?
The Outsiders é um livro que fala sobre as dificuldades dos jovens de baixa renda, conhecidos como Greasers, onde cresceram em um bairro precário com muita criminalidade. Eles enfrentam os preconceitos, a marginalização e toda as dificuldades socioeconômicas.

Os principais personagens do livro são os três irmãos: Ponyboy (o protagonista), Sodapop (irmão do meio) e Darry (irmão mais velho). Eles perderam seus pais em um acidente e tiveram que aprender a se virar e cuidar um dos outros. Ponyboy se dá muito bem com o irmão Soda, mas não tanto com o Darry, que se tornou o ?pai? dos irmãos por ser mais velho, e acaba pegando muito no seu pé. Ponyboy fica irritado com isso e não entende que o irmão é assim pois o ama muito e quer que ele seja mais centrado e focado nos estudos.

Existe uma guerra interminável entre os Greasers e os Socs, e aumenta a rivalidade entre eles após Johnny receber uma surra dos Socs. Acontece tanta coisa trágica nesse livro e a Susan Hinton descreve tão bem os sentimentos dos meninos que é impossível não ter compaixão e se emocionar junto com eles.

A cena que me deixou mais triste foi o que aconteceu com o Johnny, me emocionei de tal forma que tive que parar para respirar fundo para continuar a leitura.

Tem uma poesia em que Ponyboy cita para seu amigo Johnny que diz ??Nada que é dourado, permaneceria.? E depois Johnny escreve uma carta para o Ponyboy com os dizeres ?Permaneça dourado, Ponyboy.? Isso me pegou de tal forma? Johnny queria dizer para o amigo manter a sua essência apesar de todas as dificuldades e perdas que ele teve, que não é para perdemos o nosso brilho. Inclusive é uma citação muito tatuada por pessoas que foram marcados pelo livro.

Este é um livro marcante, principalmente para quem o leu na adolescência, favoritei esse livro facilmente, é uma leitura que eu indico para qualquer pessoa.

A autora Susan Hinton, inteligente e apaixonada por literatura, vinha de uma família pobre, como os Greasers de seu livro. Susan foi para uma classe mais adiantada, que era dominada por alunos de classe média alta, como os Socs. Dessa forma ela descobriu outra realidade e sentiu na pele a separação de classes existente. Quando seu amigo levou uma surra dos Socs, ela chegou em casa e começou a escrever.

The Outsiders, vidas sem rumos foi escrito por Susan E. Hinton aos dezesseis anos, se tornou um clássico que inspirou e iniciou a crescente do gênero Jovem Adulto, que naquela época não fazia tanto sucesso. O livro faz parte da grade curricular de muitas escolas dos Estados Unidos, marcando e despertando a prazer da leitura nesses alunos que o leram.

O que faz The Outsiders ser tão apreciado é a forma em que a sua narrativa se conecta com o leitor e até com a sua verdade nua e crua. Apesar da pouca idade, Susan desenvolveu muito bem os personagens. Ponyboy e os meninos tem seus próprios pontos de vista, modo de ver o mundo e experiências, e isso faz nos identificarmos com os personagens, assim como eu me identifiquei com o Ponyboy.

Agora quero falar sobre uma curiosidade muito legal sobre a adaptação, que inclusive eu ainda não assisti e estou doido para assistir.

Jo Ellen Misakian, uma bibliotecária de uma escola de Fresno, no interior da Califórnia, tinha o desejo de incentivar a leitura dos alunos. Decidiu fazer uma pesquisa para descobrir o livro mais querido da escola e The Outsiders ganhou com ampla margem. Depois ela fez outra pesquisa: qual livro os alunos queriam que fosse adaptado para o cinema?

Tem coisas que parecem obra do destino, pois o Coppola tinha acabado de produzir Apocalypse Now e foi um sucesso de bilheteria e estava em expansão. Abriu a própria produtora, Zoetrope Studios, que possuía escritórios em São Francisco, Los Angeles e Nova York.

Misakian pesquisou nos registros da Biblioteca Central de Fresno e encontrou o endereço da Zoetrope Studios em Nova York.

Certo dia, Coppola estava no escritório de Nova York, que era o menos agitado e recebia poucas correspondências, afinal, quem iria mandar correspondência pra um produtor famoso achando que chamaria atenção do mesmo? Coppola abriu um envelope e encontrou o livro The Outsiders de Susan E. Hinton, com 301 assinaturas. 300 de alunos e 1 da bibliotecária Jo Ellen Misakian.

O texto era direto, dizendo que o livro era a leitura favorita dos alunos dos sétimos e oitavo anos da escola. E todos eles assinaram demonstrando que queriam que o livro fosse transformado em filme.

Coppola diz que pelo fato de ter tantas assinaturas, o mínimo que poderia fazer, era lê-lo. Leu e se encantou com o livro e a autora.

Foi o ponto de partida para um subgênero do cinema ?Brat Pack?, apelido para um grupo de jovens atores e atrizes que frequentemente apareciam juntos em filmes para adolescentes, que seria uma força cultural e financeira dos anos 80 e 90.

Mica 19/05/2024

É um livro bem curtinho rápido de ler.
Vidas sem rumo mostra e critica uma realidade da divisão de classes sociais vivida na década de 60, onde conta a história de um grupo de amigos ( Sodapop, Two bit, Dallas, Darry, Poniboy, Jhonny) que pertencem a gangue dos Greasers e lutam contra os Socs riquinhos mimados que não gostam de ser contrariados.
Todos brigam por brigar e só por acharem que tem que ser assim. Quando em uma dessas brigas acaba em morte Poniboy se vê perdido e com a vida de pernas para o ar, de repente ele precisa fugir e se esconder e lidar com os dilemas e pensamentos da sua cabeça.
Ao perder os amigos isso piora por ter que enfrentar tantos traumas tão novo, e sua consciência o julga em como ele poderia ter sido um amigo melhor, um irmão melhor, um aluno melhor?
Será que ele consegue seguir em frente?

Sofia 16/05/2024

MEU FAVORITO
Esse livro deixou meu coração quentinho e não foi porquê ele é feliz,mas pela realidade. Ver nessas pessoas uma verdade tão crua me emociona.
Cada personagem tem uma essência única e tocante,me apeguei a cada um deles de forma pessoal.
Esse livro é um espelho de realidade,que nos lembra que nada vai permanecer como é e que certas mudanças são inevitáveis e completamente inesperadas. Talvez aquela pessoa te ame mais do que você pensa,aquele amigo é mais necessário do que tudo,aquela pessoa sorridente esconde mágoas demais por dentro e pessoas ruins só precisavam de um pouco mais de limites e menos amor ou o contrário.
Esse livro me ensinou de forma especial e agora é meu favorito. Recomendo a leitura 100%,com certeza o melhor livro que eu já li!

ares 13/05/2024

Incrivel?? comecei sem saber nada sobre a história e me prendeu logo de cara, li numa sentada
os personagens foram o ponto forte da obra p mim, são muito legais e únicos, além de serem simplesmente a maior found family do mundo ?? amei todas as interações entre os personagens, foram muito bem escritas, senti como se estivesse dentro do livro junto com eles batendo um papo e acompanhando as brigas
gostei bastante da história também, acho bem legal o jeito que ela aborda a desigualdade social e o privilégio da classe alta vistos pelos olhos de um adolescente da periferia
a leitura foi super fluida, gostei da forma que a autora usou uma linguagem cheia de gírias e expressões, trouxe um senso de realidade pra história que me puxou pra dentro do livro
gostei bastante, super recomendaria a leitura ?

RaAssa108 10/05/2024

Vidas sem rumo me pegou e me ganhou muito pela identificação. A leitura é fácil e muito fluida, com toda certeza levarei para a vida!!! Jonny e pony são meus amigos, eu sinto como se os conhecesse.

Rafapc 05/05/2024

A vida é dura pra todo mundo...
Acho que the outersiders e uma leitura obrigatória, por vários fatores ele mostra como um livro curto consegue ser muito bem escrito personagens cativantes e uma história de se dar muito atenção seu ponto crítico é sensacional voce vê uma sociedade americana é desigual como brasileiro posso dizer que aqui não e diferente diria que ate pior, mais o livro faz referência e reflexões valiosas sobre família,honra e sociedade e como e difícil viver numa injustiça social tão grande, são personagens memoráveis e extremamente simpatizantes dally e Jhonny são reflexos de revolta e são pessoas boas que tiveram uma vida ruim e tiveram que aprender a viver,ponyboy que narra a história te traz essa perspectiva você entende a revolta e entendi também como é a vida dos playboys os "socs" como foram condicionados a serem assim e que a vida deles tambem tem problemas a mensagem de "se mantenha dourado" e "a vida é dura pra todo mundo" e algo extremamente humano e importante não tenho nada a reclamar do livro ele e impressionante.

uaininaa 29/04/2024

Ponyboy é um querido!!
"Permaneça dourado, ponyboy."
Meu padrinho me deu esse livro porque ele tinha lido quando era menor e gostado, e eu amei muitoo. É uma leitura fácil, rápida e me prendeu muito, pena que o filme não é tão bom igual o livro.

couto 31/03/2024

A vida é dura pra todo mundo.
Tinha esse livro parado na estante há meses e fui ler pra sair das leituras técnicas e me surpreendi.
É um choque de realidade por demonstrar a realidade de vários jovens com famílias desestruturadas, uso de drogas na adolescência e afins.
Não conhecia sobre o filme e logo após o fim da história tem um capítulo específico sobre, despertou meu interesse em assistir, achei legal o livro e o filme se tornar algo repassado com frequência nas escolas americanas como um exemplo da estranha aleatoriedade da adolescência e seus devaneios nessa fase da vida.

Duda 30/03/2024

Tem como desviar do inevitável?
Todos os livros que leio que saem da minha zona de conforto (romance), eu começo a resenha da mesma forma, explicitando que não sou muito conhecedora de outros gêneros. Talvez seja uma forma de justificar caso alguém não goste e eu tenha amado, acho que quero justificar, com minha falta de repertório no gênero, eu ter amado o livro. Enfim, vamos a resenha.

Iniciei essa leitura sem saber o que esperar, não sabia a história, não sabia que tinha sido adaptado pro cinema, não sabia de nada. Fui totalmente pega de surpresa por uma história extremamente envolvente, o livro conta a história de uns garotos que moram no lado mais pobre da cidade e são extremamente taxados como a escória de tudo, são chamados de "greasers". Considerados jovens vândalos que não tem nada de bom a oferecer e são muito pobres. Do outro lado temos os "socs" que são os mais ricos, limpinhos e tudo de bom.

O olhar que a autora traz é bastante perspicaz, são jovens que enxergam a vida sob uma perspectiva que, caso estejamos dentro de uma bolha, não conseguimos ver. É bem interessante ver a jornada do personagem principal, Ponyboy, e ver como que se algo em sua trajetória fosse diferente, uma simples coisa, ele se tornaria uma outra pessoa. Achei muito interessante esse livro no sentido da construção da subjetividade humana. A galera da turma dele tinha plena consciência da sua falta de tudo e de que estariam fadados a um destino cruel, mas viam no Pony e no Johnny uma chance de não serem iguais a eles. São crianças que tiveram que crescer e amadurecer devido ao local em que nasceram.

O Dally é um personagem extremamente simbólico para todos, ele é tudo o que você vai se transformar, vivendo sob aquelas condições e ele é tudo que você não quer ser. O mais lógico para todos eles era se tornar como Dally e praticamente o fazem, mas ainda há neles a esperança de que nada daquilo vai ser eterno. Apesar da vida ser uma bela merda pra eles, tudo pode melhorar. Que mesmo perdendo tudo e todos ao seu redor, eles ainda podem encontrar um rumo na vida.

Acho que é um livro sobre utopia, esperança, sonhos e a realidade cruel do que o mundo transforma a gente. "Continuar dourado" nesse mundo que nos engole é praticamente impossível, é uma completa utopia de fato. A vida, com o passar dos anos, vai nos endurecendo totalmente e, em alguns casos, de forma mais complexa e definitiva.

O livro é ótimo, uma leitura bem curtinha que vale super a pena.

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças. É a vida, é bonita."

davidbbarroso 28/03/2024

Diferente então fiquei bem indiferente em relação a ele. Me amarrei muito na história e os personagens bem complexos que ela conseguiu super desenvolver. Com certeza gostei bastante!!!

Ynala 27/03/2024

A narrativa é muito bem construída e em nenhum momento, pelo menos pra mim, se tornou algo cansativo, personagens super interessantes e até mesmo aqueles que não aparecem tanto, conseguem ser cativantes e despertar curiosidade do leitor, consegue retratar muito bem as dificuldades de se viver em uma condição precária e o convívio no meio da violência, e mesmo que seja agridoce em vários pontos, tem uma narrativa linda, amei muito.

vicente39 21/03/2024

A escrita é horrível a história é chata, o livro parece que foi escrito por um senhor de 80 anos tentando se passar por adolescente e os nomes dos personagens são ridículos ?