The Outsiders

The Outsiders S. E. Hinton

Resenhas - Outsiders

Flávia Menezes 02/07/2022

TALVEZ AS PESSOAS SEJAM MESMO MAIS JOVENS QUANDO DORMEM.
?Vidas Sem Rumo? (título original em inglês ?The Outsiders?), de Susan E. Hinton, foi publicado pela primeira vez em 1967, e imortalizado em 1983 pelo filme de Francis Ford Coppola, que contava com grandes nomes do famoso ?Brat Pack? da década de 1980, tais como Tom Cruise, Rob Lowe, Matt Dillon, Patrick Sawyze, Ralph Macchio, C. Thomas Howell e Emilio Estevez.

Esse clássico da literatura jovem foi escrito quando a autora tinha apenas dezesseis anos, e ainda estava no High School, tendo encontrado sua inspiração ao seu redor, observando as gangues rivais dos ?socs?, os mais abastados, e os ?greasers?, o lado oposto, daqueles que viviam com poucas condições financeiras. Ou melhor, sobreviviam.

Quando eu li isso sobre a autora, eu compreendi por que esse é um livro que me impactou tão fortemente logo nas primeiras linhas, e não perdeu em um único momento sequer, esse mesmo efeito tocante. Aos dezesseis anos, escrevendo sobre garotos de dezesseis anos, ela não estava escrevendo sobre sentimentos de garotos de dezesseis anos. Ela os estava sentindo!! E quer saber? Eu também senti cada um deles. E senti tanto, que chegou a doer.

A narrativa em primeira pessoa, feita pelo personagem Ponyboy, é simplesmente carregada de emoções. Susan Hinton era uma garota de uma sensibilidade indescritível, que sentia de maneira tão voraz, que seus diálogos são tão intensos, que é impossível não sentir a dor de cada um daqueles garotos.

Garotos que viviam vidas duras. Garotos marginalizados que encontraram uns nos outros a força que precisavam para acordar todos os dias e ter alguma esperança, algum apoio. Garotos que tinham lares destruídos, disfuncionais, onde eram agredidos, rejeitados, até que não sobrasse muito deles, a ponto de traduzir toda a dor em agressividade e criminalidade.

Não há um único garoto nessa história pelo qual eu não tenha sentido carinho, ou que não tenha sofrido com a sua história de vida, mas a família Curtis, é claro, tem um lugar muito especial.

Darrel Shaynne Curtis Jr., o Darry, Soda Patrick Curtis, e Ponyboy Michael Curtis, são garotos que tiveram que aprender a cuidar uns dos outros, depois de ficar órfãos, após a morte dos pais em um acidente de carro. Essa parte já me ganhou imensamente, até porque um dos meus seriados favoritos, "Party of Five" (título em português ?O Quinteto?), de 1994, tem a mesma premissa, e confesso que já perdi a conta de quantas vezes eu já assisti essa série.

Um outro ponto que já me prendeu logo de início, é que Ponyboy é um garoto que gosta de ler e assistir a filmes. E ver que seu livro predileto era ?E o vento levou?, foi uma feliz surpresa, já que encerrei a leitura dessa história recentemente, e ainda me sinto imensamente impactada por ela. E como foi gostoso rever a história dentro dessa outra história, narrada por um garotinho de apenas dezesseis anos.

Confesso que não esperava uma história como essa, até porque não me recordo tanto do filme, pois já faz anos que não o assisto. O que até facilitou estabelecer uma conexão maior com a história, como se fosse a primeira vez que a visse sendo contada. E eu confesso que não tenho palavras para descrever em palavras tamanha força emocional existente nessa narrativa.

Como eu sou muito ligada nas emoções contidas nas histórias, esse foi um livro em que minhas emoções foram acessadas com muita profundidade, porque eu mergulhei no que aqueles garotos diziam de tal forma, que mais parecia que eu havia sido teletransportada para o local onde eles estavam, e eu os conhecesse desde que eles nasceram, a ponto de sentir um amor imenso por cada um deles.

Susan Hinton atingiu em cheio meu calcanhar de Aquiles: ler sobre o sofrimento de adolescentes. Está aí uma coisa que parece me atingir mais rápido do que uma tijolada, e as frases que ela (a autora) usou... ainda continuam ressoando dentro de mim.

A cena marcante de Dallas me levou às lágrimas, mas o bilhete que Johnny deixou para o Ponyboy dentro de ?E o vento levou?, esse me dilacerou. E que bom que eu li essa parte sozinha, sem ter qualquer chance de alguém chegar e me pegar chorando tanto, a ponto de ter que parar por um instante para poder recuperar o fôlego antes de conseguir continuar. E olha que eu nem gosto dessa receita que os autores costumam usar, de colocar cartas e bilhetes carregados de emoções para impactar o clima final de um livro. Mas esse bilhete... Ah, meu doce Johnnycake!

Sabe aquele livro que você gostaria que todas as pessoas de quem você gosta (e que gostam de ler), lessem? Então... esse é um deles. Um clássico que para mim precisa mesmo ser imortal, e que não é um simples livro sobre adolescentes delinquentes com histórias tristes. É um livro sobre como a alma humana é intensa. Mesmo as mais jovens. De como as palavras têm uma força tão grande, capaz de nos impactar de uma forma visceral. Capaz de ferir tanto quanto é capaz de curar. E cabe a nos lembrarmos disso antes de usá-las.

Eu não sei como vou conseguir começar um outro livro depois desse, porque será muito difícil superar tamanha força dessa avalanche de emoções. E acho que para conseguir terminar essa resenha, vou fechar como uma frase de Pony, que coincidentemente eu costumo dizer muito (sem a gíria final, é claro!), que diz: ?Aquilo era muito engraçado. Quer dizer, engraçado, não. Você saca?? Saco. É claro que saco, meu doce Ponyboy.
Dheyvison Jr. 02/07/2022minha estante
Confesso que já baixei esse. Acho que encaro ainda esse ano. Me interessei pelo enredo. E essas 5 ? insinuam bastante. Parece ser uma ótima leitura.

Fabio 02/07/2022minha estante
Pre variar resenha perfeita! Tenho que fazer um curso de resenhas contigo Flávia! Você incentiva muitas pessoas a lerem, somente com seus escritos . Eu particularmente, fiquei muito interessado a ler, por conta do seu relato apaixonado de ontem. Parabéns minha querida, por incentivar a Leitura e por este talento gigantesco!???

Dheyvison Jr. 02/07/2022minha estante
Se pre prepara pro EAD Flávia kkkkkkk aluno é o q não falta

Dheyvison Jr. 02/07/2022minha estante
Muitas mentes virgens esperando a penetração da sua sabedoria

Fabio 02/07/2022minha estante
O nosso grupo, será o primeiro grupo discente dela! Concorda Dheyvison??

Flávia Menezes 02/07/2022minha estante
Fábio e Dheyvisom!! Gente vocês são incríveis!! E eu queria muito que o grupinho fizessa essa leitura em conjunto. Porque é uma leitura importante pros mais novos, os mais velhos?bem que podíamos persuadir o Gleidson, a Dani e o Will, hein? E bem que seria bem legal o Elcimar ler também!! ??

Dheyvison Jr. 02/07/2022minha estante
Mais com certeza Fábio, já tô até imaginando a Flávia fazendo a chamada kkkkk
-dheyvisom?
-presente professora!

Flávia Menezes 02/07/2022minha estante
Fábio?sobre isso das resenhas?sou só uma humilde aprendiz da área, mas o que precisarem?contem comigo!!! ????

Dheyvison Jr. 02/07/2022minha estante
Concordo totalmente Flávia! Uma leitura conjunta séria ótima!

Fabio 02/07/2022minha estante
Kkkkkk ... "Vamos lá pessoas, vamos parar com essas conversas paralelas, e foco nas resenhas! Chamada: Dani, Dheyverson, Elcimar......."

Dheyvison Jr. 02/07/2022minha estante
Kkkkkkk se preparem pra palmatória. Flávia é uma professora muito rígida se errar...

Flávia Menezes 02/07/2022minha estante
Nossa Dheyvisom! Vamos agitar pra ser a próxima? Confia?vai ser uma leitura incrível!!

Dheyvison Jr. 02/07/2022minha estante
Vamos! Confio em vc, e acredito que o resto do povo vá quer dá uma chance

Naty__ 02/07/2022minha estante
Uau! Com 16 anos e conseguiu escrever com tamanha grandiosidade?! Adorei, Flávia

Flávia Menezes 02/07/2022minha estante
Exato, Nat! Essa Susan é um prodígio. É uma história perfeita. Vale muito a pena ??

Gleidson 02/07/2022minha estante
Gostei muito da resenha, Flávia! Eu topo ler esse livro com o pessoal. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas ao ler a sua resenha senti vontade de ler .

xoxoanalu 02/07/2022minha estante
amei a resenha!! mal posso esperar para ler??

Flávia Menezes 02/07/2022minha estante
Gleidson, que bom que gostou!! ? E vamos então levar a ideia pro grupo. Estou ansiosa pra ver como será a reação durante a leitura. Eu vou até reler com vocês! ???

Flávia Menezes 02/07/2022minha estante
Ana, obrigada!!!! Nossa, vou esperar ansiosa pela sua leitura. E olha?obrigada pela dica de que o final era bem comovente! Foi bom porque li sozinha pra aproveitar e chorar sem ter vergonha ????

Lu @gentequeamalivros 05/07/2022minha estante
Nem acabei de ler sua resenha e já fui lá comprar o livro,que poder é esse mulher, Socorroooooooooooo ?. Realmente amei essa resenha e me deixou com gostinho de quero mais então partiu leitura ?.

Flávia Menezes 05/07/2022minha estante
Nossa Lu, que gostoso ler isso!! Estou muito lisonjeada pelas suas palavras. E olha, Lu você não vai se arrepender desse. Até porque eles falam do nosso livro predileto!! ????

csmazevedo 01/04/2021

Comecei a ler esse livro por ele ser mencionado em "Minha Julieta".
Mas assim que comecei a leitura, me apeguei profundamente na história. Apesar de ser datada nós anos 60, te faz refletir que praticamente NADA mudou em questões sociais. Gangues, ricos, pobres... A história da família do Ponyboy, seus amigos... Nossa! Te faz refletir que diferença você está fazendo na sociedade. O que de melhor você tem doado, sabe?

Não costumo favoritar livros, mas ESSE, definitivamente vai ser.

"E não fique tão grilado por ser greaser. Você ainda tem muito tempo para ser o que achar melhor. O mundo ainda está cheio de coisas boas. Diga ao Dally. Acho que ele não sabe. Seu amigo, Johnny."

Ainda existem coisas boas no mundo.

Que leitura...
Kawane.olv14 01/04/2021minha estante
Uauuuuuuu. Me interessei

MARAVILHOSO!!! Leia!

Super recomendo

Kawane.olv14 01/04/2021minha estante
Vou ler a sinopse KKKK

csmazevedo 01/04/2021minha estante
A sinopse não faz jus ao livro...

Kawane.olv14 02/04/2021minha estante
Mas envolve muita gangue, droga e bebida?

csmazevedo 02/04/2021minha estante
Gangues sim. Drogas e bebidas, mais ou menos

anothersidle 29/12/2021minha estante
Se desse pra colar isso na testa eu colava, mt bom kkkkkkcrying

KKKKKKKKKKKKK

Catarina 22/01/2022minha estante
Cara, imagina. O Dally amava tanto o Johnny que ele não via sentido ter uma vida sem ele. EU TÔ CHORANDO

anothersidle 22/01/2022minha estante
Eu chorei demais, mds

Catarina 22/01/2022minha estante
Eu não consegui chorar, mas eu me senti morta por dentro. Foi como se eu tivesse perdido meus melhores amigos...

anothersidle 22/01/2022minha estante
Bem isso mesmo. A morte do Dally foi muito inesperada pra mim, mas senti mais a do Johnny.

Marcos 25/05/2021

"Fique dourado!"
Essa é a última frase que Johnny disse antes de morrer. Ele se referia a ter esperança e ser algo melhor do que esperam que você seja (ao menos quando o que a sociedade espera de você é que seja preso e morra em um terreno baldio). Buscar uma vida melhor em um contexto de desigualdade em que grupos de crianças são tratadas como escória é o melhor jeito de dar um tapa na cara da sociedade. Mesmo que isso não seja o suficiente para mudar as visões sobre o lugar e as pessoas onde você vive, vai ser um diferencial para você enquanto indivíduo. Creio que o maior exemplo dessas ações são de jovens que saem da favela e se tornam jogadores de futebol, MCs, professores universitários, filósofos, etc. Isso não significa que é o problema da desigualdade está resolvido porque alguns indivíduos acharam um jeito de dar a volta por cima mas, ao menos, significa que existe esperança.
Lizia.Yohanna 25/05/2021minha estante
Eu amei demais esse livro, fiquei completamente apaixonada pelos Grearsers e como todo livro bom me fez chorar muito.

Marcos 25/05/2021minha estante
Realmente ele é muito bom. Li pela primeira vez quando estava na escola com meus 13 anos, me identifiquei demais com os personagens e o contexto. Espero que ainda seja recomendado para adolescentes.

Maria.Eduarda 26/06/2021minha estante
Agora perdi a vontade de ler, mas vale a pena msm sabendo que isso vai acontecer?

Marcos 26/06/2021minha estante
Boa noite Maria! Vale sim, eu tirei lições ótimas do livro. Tanto que após ler, vi o filme. Pode ir de cabeça ?

Maria290 27/11/2023

A vida é dura para todo mundo
Dá pra acreditar que foi uma adolescente de 15 anos que escreveu esse livro??? Eu tô embasbacada (de um jeito bom) com isso!! Eu nessa idade não tinha nem 10% dessa consciência de classe dela!!! Muito interessante e pretendo passar esse livro pras minhas irmãs mais novas (e meus filhos, quando eu tiver) lerem também!!

Gostei muito muito mesmo dessa história e adorei o final, de coração, me surpreendeu muito positivamente!!! A leitura é bem fácil e fluída, talvez pelo fato de ser uma literatura mais voltada ao público juvenil, porém as temáticas abordadas são interessantes independente da idade!!

Uma coisa que parei pra pensar, sinto como se a galera que cresceu comigo durante o período do ensino fundamental e médio se encaixe nos Socs enquanto meus amigos da faculdade, que estão comigo hoje em dia, estejam mais para Greasers e, sinceramente falando, me sinto melhor com os Greasers...

Enfim, é legal demais ir acompanhando o desenvolvimento dos personagens, tal como o amadurecimento deles, e, também, o desenrolar das coisas (como se fosse uma trilha de dominó), mesmo que em alguns momentos tudo aconteça muito rápido... mas, a vida real as vezes é assim, um caos!!!

Adorei!!!

Maria290 29/11/2023minha estante
Pois é!!!!

Adrielle Frazão 18/02/2022

Me surpreendeu
Não dava nada nesse livro mas caraca, me pegou bonito. Acho que o mais me marcou foi as relações, da gangue e da família do Ponyboy, e fiquei triste pelas mortes ?
Mas enfim, consigo entender pq o livro é tão inspirador. A realidade é triste para todos m. Continue dourado pony
Rafael Kerr 18/02/2022minha estante

Adrielle Frazão 18/02/2022minha estante
Claro, vou procurar ele

Rafael Kerr 18/02/2022minha estante
Obrigado Adrielle! Lá no Instagram tem um conteúdo bem legal sobre o livro!  Caso tenha interesse segue lá!  @lenda.de.sauria

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 02/12/2016

SUGESTÃO DE LEITURA
Este livro me lembrou outras quatro obras que fazem o gênero coming-of-age, ou seja, obras que focam no desenvolvimento emocional e social de um protagonista, na transição da infância para a adolescência: As Aventuras de Huckleberry Finn (Mark Twain), O Apanhador no Campo de Centeio (J. D. Salinger), On the Road (Jack Kerouac) e Palo Alto (James Franco). Por isso, se você gosta de algum destes livros, a leitura de "Vidas sem Rumo" é obrigatória.

Susan E. Hilton escreveu este livro quando estava no Ensino Médio, aos 15 anos de idade, na década de 60. Apesar de ser curto (121 págs.), Susan escreveu uma estória completa, cheia de camadas a serem exploradas e com personagens encantadores. Seu jeito de escrever lembra muito Mark Twain, Kerouac e J. D. Salinger, pois é fluído, cheio de gírias e bastante informal.

O pano de fundo do livro é a rixa existente entre dois grupos: os Greasers e os Socs. Greasers são jovens trabalhadores que viviam nos subúrbios dos EUA nas décadas de 40 e 50, de uma classe sócioeconômica baixa e que se envolviam em crimes dos mais diversos. Socs é a abreviação de Socials, os "playboys" dos EUA, geralmente jovens brancos de famílias ricas e privilegiadas.

"Parecia que eles tinham sido feitos todos na mesma fôrma: rosto bem barbeado, cabelo semi-Beatles, camisa listrada ou xadrez, jaqueta vermelho-claro ou bege ou então jaqueta xadrez de esqui. Com aquela roupa, podiam ir ao cinema, em vez de uma briga. É por isso que as pessoas nunca pensam em botar a culpa nos socs e estão sempre prontas a pular na nossa pele. A gente tem jeito de vagabundo, eles têm jeito de ser “do bem”." (Vidas Sem Rumo, de Susan E. Hinton)

O protagonista da estória é Ponyboy Curtis - de longe, um dos protagonistas mais carismáticos que já li até hoje, competindo com o Holden Caulfield de J. D. Salinger e com o Charlie de Stephen Chbosky. Orfão de pai e mãe, ele é criado pelos dois irmãos mais velhos, Sodapop e Darry. Os três formam um núcleo familiar sólido e cativante, pois tentam ao máximo ficar longe dos crimes, embora todos os seus amigos sejam bandidos e marginais.

"Mas eu continuava mentindo, e sabia disso. Minto para mim mesmo o tempo todo. Mas nunca acredito em mim." (Vidas Sem Rumo, de Susan E. Hinton)

Numa noite, Ponyboy vai ao drive-in assistir um filme com Dallas e seu melhor amigo, Johnny. Lá, eles conhecem duas garotas Socs, Marcia e Cherry. Ponyboy se surpreende com Cherry e vice-versa, pois ambos não correspondem aos estereótipos da classe social em que vivem. Assim, eles se aproximam, provocando o ciúme e o ódio do namorado de Cherry, Bob, e seus amigos Socs. Bob tenta matar Ponyboy e Johnny acaba matando Bob.

Johnny é uma personagem surpreendente. Descrito como tímido e retraído, o leitor se surpreende com sua atitude, pois ele não parecia ser capaz de cometer um assassinato. Assim, ficamos sensibilizados pela amizade que existe entre ele e Ponyboy, e esta amizade será a carga emocional principal do livro.

"— Corrida de ratos. Este é um nome perfeito para a coisa — disse ela. — Estamos sempre indo, indo, indo, sem nunca perguntar para onde. Você já ouviu falar em ter mais do que queria? Aí você não tem mais nada para querer e sai procurando alguma outra coisa. Parece que a gente está sempre atrás de alguma coisa que nos satisfaça, sem nunca encontrar. Talvez encontrasse se a gente conseguisse perder essa frieza." (Vidas Sem Rumo, de Susan E. Hinton)

Johnny e Ponyboy, com ajuda de Dallas, fogem para uma igreja abandonada, pois não querem ser presos por assassinato. Após alguns dias da fuga, a igreja pega fogo, com algumas crianças dentro, e ambos os garotos salvam as crianças, tornando-se heróis da cidade. Em paralelo, Darry e Sodapop estão organizando uma batalha final dos Greasers contra os Socs, com o objetivo de decidir quem irá ficar com o território.

O livro, em suas poucas páginas, contém violência de gangues, preconceito, discussões sobre classes sociais e seus estereótipos, menores de idade fumando e bebendo, disfunções familiares e violência. E, apesar disso tudo, eu fiquei extremamente emocionada com a poesia do livro. Ponyboy e Johnny são ingênuos, apesar de tudo o que vivem, e vêem o mundo de um jeito incrível. No final da estória, chorei - de verdade - com um sorriso no rosto, porque há uma beleza e uma sensibilidade impressionantes no desfecho que Susan criou.

Recomendo muito a leitura deste livro e que todos nós sejamos dourados. Leia que você vai entender.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/12/sugestao-de-leitura-vidas-sem-rumo-de.html
Nikke 13/07/2017minha estante
Amei as indicações, obrigada!

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 13/07/2017minha estante

Jansen.Baracho 25/12/2017minha estante
stay gold, ponyboy

Lizia.Yohanna 15/01/2021

Permaneça dourado, Ponyboy.
Meu Deus o quanto eu amei esse livro é até difícil de descrever. Comecei sem muitas expectativas e achei até um pouco chato mais só precisei ler umas 50 páginas para perceber o quanto esse livro é incrível. Os Greaser são personagens tão bem construídos e a narrativa é tão sensível e verdadeira me prendeu de um jeito que li o livro todo em menos de 12 horas. Eu chorei bastante em algumas partes do livro, me emocionei muito com o desenvolvimento de cada personagem e me apaixonei inexplicavelmente pela família Curtis. Agora estou anciosa para ver o filme baseado nesse livro e espero que esteja há altura dessa obra incrível. Se você nunca leu esse livro, leia porque é incrível.
Diego.Sinigaglia 15/01/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!!! Parece ser um daqueles essenciais para se ler antes de uma certa idade

Lizia.Yohanna 15/01/2021minha estante
Siim, eu imagino que se tivesse lido ele mais jovem talvez não tivesse gostado tanto quanto agora. Indico muito que você leia vale a pena.

Mar 18/07/2021

Permaneça dourado
Claro que eu ia termina esse livro chorando demais. Tudo nesse livro foi incrível, maravilhosa e necessário. A autora me fez querer devorar o livro só pra saber o que ia acontecer com a vida daqueles garotos.
Você se encontra pelas histórias e fica triste junto com eles quando algo de ruim acontece. Você espera um final feliz, mas a vida é dura pra todo mundo.
O livro retrata a vida de meninos pobres que enfrentam problema com escola, os pais, drogas, bebidas e principalmente com os garotos ricos que não tem nada pra perder.

Uma palavra: encantador.
Ganhou 5 estrelas pra mim e com toda certeza um novo favorito na minha lista.
Kleber 18/07/2021minha estante
Fico feliz que tenha tido uma experiência tão positiva com esse livro, mas comigo foi bem diferente. A história em si e os personagens são bem cativantes, mas o que me impediu de gostar de fato desse livro foi o protagonista. Achei ele muito irritante e imaturo, pra ser sincero.

Mar 19/07/2021minha estante
Eu acabei me irritando com o protagonista em alguns momentos também, mas fiquei pensando que ele era uma "criança" com 14/15 anos e todo o ambiente em que ele estava inserido só faria com que as atitudes deles fossem irresponsáveis mesmo. Pra mim, ele é o personagem que eu menos gostei. Só que isso não estragou a leitura pra mim.

Nana 27/10/2021

Definição?
?The outsiders é uma obra prima. É repleta de simbolismos metáforas sobre o amor e a vida, e as dificuldades de lidar com ambos. Você não precisa ser um Soc ou um Greaser para se identificar com a história. Basta ser humano. Seres humanos desejam ser amados e aceitos, e é disso que o livro de trata?

-Thomas Howell
Catarina 22/01/2022minha estante
Eu acho linda a forma como o Thomas Howell tem tanto carinho pelos Outsiders ?

Nana 31/01/2022minha estante
Simmm

Gi 15/12/2020

Um dos livros da minha vida
Comprei esse livro por acaso, nunca havia ouvido falar nele, vi ele na promoção, era um livro lindo, por que não?? Uma das melhores decisões da minha vida.
Vejo muitos falando que voltaram à sua juventude relendo esse livro e posso dizer que pelo resto da minha vida, em todas as minhas futuras, muitas, releituras, vou poder dizer o mesmo. Tenho 15 anos e acho que conheci esse livro na hora certa. Li de uma vez e desde a primeira frase eu soube que eu ia amar a estória.
Uma linguagem fácil, que conversa com os jovens (posso dizer isso com propriedade) e gera muitas emoções e reflexões.
Posso tranquilamente dizer que esse é um dos livros da minha vida, um que vou levar para sempre comigo.
Achei algumas partes muito corridas e que elas poderiam ser mais desenvolvidas e prolongadas pra aumentar a emoção do leitor. Não cheguei a chorar, tive vontade, mas não derramei uma lágrima sequer. Por mais que eu quisesse que o livro fosse maior, eu não ousaria tirar meia estrela sequer dessa obra prima.
Uma leitura necessária e envolvente. Fico imaginando, se esse livro fosse uma das leituras escolares, e não só clássicos do século XIX que a maioria dos adolescentes nem se dão ao trabalho de ler, será que não haveria mais jovens interessados na literatura?
Enfim, acho que deu para perceber que amei o livro e indico para todos. Não te conheço, não sei sua idade, mas sei que tem uma boa chance de você amar esta leitura!
yoko7 15/12/2020minha estante
obg pela resenha, tbm comprei ele na promoção e pretendo o ler no ano que vem, me interessei por ele e fiquei de olho na Black Friday kkkkkkk

Gi 15/12/2020minha estante
Espero que goste!! Comprei sem nenhuma expectativa e fui praticamente atropelada com o quão maravilhoso esse livro é

giostavahr 06/04/2021

perfeito
história perfeita e triste nossa eu amo tanto esse livro o único defeito que tem é ser mto curto.
Marcio 06/04/2021minha estante
Eu tbm amei esse livro, chorei no final ?

giostavahr 07/04/2021minha estante
eu tb ahh

Ely 11/08/2021minha estante
O Johnny era meu personagem favorito

Mica 27/08/2021minha estante
Eu amava ele, chorei horrores quando ele morreu, eu juro que ainda choro todo vez que lembro do Johnny e do Dally, a relação deles e o fim que teve me quebra.

Diego1127 16/06/2021

Permaneça dourado
Que livro! A mensagem é clara: Todo mundo passa por problemas, todos tem seus motivos, seu lado bom e seu lado ruim. Sejamos compreensivos!
Naty 24/06/2021minha estante
É bom migo ?