Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Ferferferfer 24/05/2021

Um tesouro que resgatei em um sebo!
Para aqueles que ainda não conhecem Clarice Lispector, recomendo que comece com "Laços de família". Mesmo aqueles que precisam ler por causa do vestibular, leiam de peito aberto. Para adentrar a atmosférica densa lispectoriana, há de abrir e escancarar a visão, sentido tão importante para a autora.
Não será uma leitura fácil se não se permitir viajar na divagação intensa das personagens de Clarice. Apesar de hoje olhar com outros olhos, dar voz para mulheres naquele momento era, de fato, algo novo. Dar voz as personagens, escrita por uma mulher estrangeira. Tenho minhas ressalvas inúmeras sobre Clarice, mas não há como negar o marco na literatura brasileira com esse livro de contos.
Os contos "Amor", "Feliz aniversário", "A menor mulher do mundo", "O jantar", "O crime do professor de matemática" e "O búfalo" são meus preferidos. Recomendo demais!

Daniel.Ribeiro 05/12/2020

Endereços e adereços
Uma mulher que se compromete a entregar o vazio existencial tão cheio de complexidades.
Clarice, que veio de outro país, morar no Brasil, descreve nos contos do livro Laços de Família, a forma presente do ser humano em harmonizar comportamentos, que aos olhos humanos, passam tão desapercebidos quanto a luz artificial que preenche os olhos.
Cada narrativa tem uma localização, um endereço, ou podemos simplificar, uma história diferente, ou imersiva.
Profunda ao ponto de entreter com sentimentos nunca experimentados. Formas de pessoas, de seres humanos, ou de gente vívida, um mundo onde o amar pode não transparecer de início, mas fica nítido a cada vez que termina-se um conto.
Mas, o amor é um mero adereço, dando lugar a sentimentos como raiva, serenidade, benevolência, todas as coisas parecem ser maiores durante a narrativa dos contos. E o amor é apenas um adereço. Mas o adereço mais importante nessa forma narrativa que nos faz querer voltar ao endereço da leitura.

Lilies_. 09/04/2023

Estou a procura da remoção do amor
As relações familiares nem sempre são perfeitas, às vezes eles se sentem obrigados a conviverem entre si, por que? Bem, são familiares. Clarice representou magnificamente as relações que se repelem, por assim dizer, ao longo da vida humana. Às vezes deixamos de fazer algo da qual não gostaríamos de fazer apenas que o outro fique feliz, a vida da qual você se encontra, não é exatamente o que se imaginava para si mesma, mas tem medo de perder o que não possuí para mudar isso. É um rio de palavras que te deixarão reflexiva.

gcroms 18/09/2023

Eu sempre costumo dizer que lê Clarice Lispector não é sobre entender, e sim sobre sentir! E eu senti um misto de sentimentos lendo esse livro.

Malu 05/06/2020

A capacidade de Clarice de criar devaneios pesadíssimos sobre a vida em simples situações cotidianas é uma das coisas mais surpreendentes da literatura. Doida de pedra.

samuca 15/07/2022

Contos
Mais um mergulho na escrita de Clarice, em seus contos e sua escrita.
Gosto das histórias, das relações humanas apresentadas.
DANILÃO1505 15/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

alpaco 05/09/2023

Laços de família
Segundo livro que leio da Clarice. Gosto muito dela, me sinto próximo. Esses contos me sentiram sentir isso também, uns mais do que outros. Ótimos em geral, alguns mais envolventes, mas acho que varia de leitor pra leitor. Indiscutivelmente uma leitura recomendada.

Vitória Marcone 16/06/2020

A escrita de Clarice é tão bonita. E tem um toque de melancolia que eu amo tanto.
Ela tem uma forma tão profunda de descrever o cotidiano que até os temas mais pesados ganham um quê de poesia e encanto.
Nessa coletânea de contos ela mostra a complexidade existente na simplicidade do cotidiano e nos coloca para pensar sob outras perspectivas sobre temas como: convenções sociais, violências, sentimentos, preconceitos, afetos...
Uma leitura para ser digerida aos poucos.
Jader 16/06/2020minha estante
Só li ?A hora da estrela? e foi muito bom! ?

Vitória Marcone 16/06/2020minha estante
Esse foi meu segundo. Perto do coração selvagem foi o primeiro e amei demais. A hora da estrela será minha próxima leitura dela ?

Everton Vidal 19/06/2020minha estante
Demais esse livro! Parabéns pela resenha.

Vitória Marcone 20/06/2020minha estante
Obrigada ?

Marcia 24/11/2023

Maravilhoso! Intenso, realmente uma leitura que marca o leitor.
O livro traz crônicas sobre família em suas mais diversas autuações.
A grandeza e sensibilidade da escritora Clarice Lispector é impressionante. O livro e curto mas recomendo ler aos poucos, uma ou duas crônicas por vez.
Livro para ler e reler e a cada releitura, tenho certeza, terá outra compreensão, perceberá pontos que passaram despercebidos.
Me diverti com o conto " Uma galinha". Aprendi e me emocionei com " Feliz Aniversário "
E o que dá nome ao livro: "Laços de familia" é imenso em sentimentos e profundidade.
Só posso dizer: leiam!
Mais um livro que marca minha vida de leitora.
Valeu!

Stella.Castilhos 28/11/2023

Silêncio ensurdecedor
Acho que é isso que a Clarice sempre me causa, em qualquer um de seus contos. Termino cada um me perguntando exatamente o que ela quis dizer e se o que entendi era o que ela queria passar. No final das contas, acho que os tons de dúvidas e de reflexão são ainda mais importantes do que a intenção real de cada história ou frase escrita - se é que há intenção qualquer.

?(?) não era o ódio ainda, por enquanto apenas a vontade atormentada de ódio como um desejo, à promessa do desabrochamento cruel, um tormento como de amor, a vontade de ódio se prometendo sagrado sangue e triunfo, a fêmea rejeitada espiritualizava-se na grande esperança. Mas onde encontrar o animal que lhe ensinasse a ter o seu próprio ódio? o ódio que lhe pertencia por direito mas que em dor ela não alcançava? ONDE APRENDER A ODIAR PARA NÃO MORRER DE AMOR?? (?) a assassina incógnita, e tudo estava preso no seu peito. No peito que só sabia resignar-se, que só sabia suportar, só sabia pedir perdão, só sabia perdoar, que só aprendera a ter doçura da infelicidade, e só aprendera a amar, a amar, a amar??

Francisco240 28/02/2021

Leitura incompleta...
Precisarei envelhecer e ler muita coisa para poder finalmente está pronto para conseguir compreender o vasto mundo, e degustar com a devida atenção, a esplêndida a escrita de Clarice Lispector.
GabyyAlmeida 01/05/2021minha estante
Sim amigo

NayB 04/05/2009

São treze contos em que as personagens falam sobre o seu cotidiano, a rotina sempre presente em suas vidas, suas relações com marido, filhos, parentes, amigos e consigo mesmas.
O título é bem sugestivo e também irônico, uma vez que nos contos esses laços familiares geralmente são fontes de afeto e de aprisionamento, os responsáveis pela mesmice na vida das protagonistas ou mesmo pela desestabilidade súbita num dia aparentemente comum, quando não se espera nada acontecer. E antes que perguntem: não! não tem nada a ver com a novela que passou na TV.
Não que eu ache isso necessariamente um ponto fraco, mas este é um livro que requer bastante atenção para não se perder nas palavras e ficar apenas na superficialidade do texto. São palavras simples que falam da complexidade dos sentimentos.
São histórias comuns. Apesar de a primeira edição ser de 1960, os fatos narrados podem acontecer, e acontecem, na vida de qualquer mulher da atualidade.
Recomendo para quem gosta de ler sobre a "alma" humana.
Evy 22/08/2010minha estante
Adoro Clarice! :)
Este ainda não li, mas está na lista!

Têco 07/04/2012minha estante
Só posso ler hehe.

João L. 11/09/2012minha estante
Espero que os contos sejam tão bons quanto "restos de carnaval". É lindo, mas faz parte de "Felicidade Clandestina".

joaoggur 20/01/2022

Contos macambúzios e reflexivos.
Em Laços de Família, Clarice discorre sobre alguns contos, todos bem desenvolvidos e interessantes. Com abordagens vezes simples, vezes profundas, todos são bem desenvolvidos, nos fazendo pensar durante certo tempo.

Essa é uma das melhores habilidades de Clarice: fazer um texto do qual temos que refletir e refletir para chegar em conclusões.

Para mim todos os escritos que não entendo são de enorme interesse e admiração: como alguém escreveu algo, e eu que sou alfabetizado não entendi?

Matheus656 04/05/2021

Laços de Família
Acho que o Livro é muito bom para ter um contato inicial com Clarice, no começo custei a acostumar com sua escrita e profundidade, mas os contos foram ficando cada vez mais interessantes e bonitos
O texto no geral é realmente sobre laços de família, relações no cotidiano, mas com uma profundidade imensa e com as recorrentes epifanias despertadas por situações comuns no dia a dia