Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


678 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Dark_moon.ii 29/03/2022

Clarice Lispector é uma excelente escritora isso não nego. Mas acho que não esperava um conto com um ar tão... Arrastado. Eu estou mais acostumada com os "contos perfeitos" da Lygia Fagundes Telles, acho que por isso não me acostumei com essa diferença drástica. Mas mesmo assim eu recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Jessica Maria @livrosdajessica 19/04/2021

Um livro com várias pérolas
Clarice nos presenteia com várias reflexões em cada conto desse livro. São histórias curtas, mas que eu levei um tempo para concluir ao ficar pensando nas pérolas que encontrei nas entrelinhas. É interessante perceber que no vai e vem da vida estamos a buscar sonhos, a ganhar e perder amores, que a vida é passageira e por isso valiosa.
comentários(0)comente



Marcelo 07/02/2024

Brilhante, como sempre!
Ler qualquer livro da Clarice Lispector é uma experiência excelente. Tanto faz se é o duro cotidiano de Macabéa em "A Hora da Estrela" ou o fluxo de consciência de "Água Viva". A autora sempre deixa uma marca profunda no leitor. Não dá para passar ileso à sua obra.
Não é diferente com "Laços de Família", até porque Clarice tem um domínio do formato conto incomparável. As histórias aqui reunidas, em geral, têm como pano de fundo a vida de mulher de classe média carioca. Cheio de reflexões e provocações, o livro muitas devem deixa o leitor impactado com coisas absolutamente banais do cotidiano.
Meu contos preferidos são "Feliz aniversário", "Preciosidade" e "O crime do professor de matemática ".
comentários(0)comente



est.0 28/09/2021

meu segundo contato com a autora já a bota no pedestal das minhas favoritas.
suas palavras servem de água, na qual mato minha sede e logo sinto o impulso de mergulhar, me afogando na sua abundância de provocações.
treze contos que me fizeram sentir. entender o que se passa no conto, nem sempre é possível, mas, sem exceção, me vi imerso no lado sensorial da narração, sendo acometido verdadeiramente por todas as emoções que ali descrevem os fatos com mais importância do que verbos descrevem as ações.
comentários(0)comente



Terra 16/05/2022

? Laços de família
"Recomeçou então a andar, agora apequenada, dura, os punhos de novo fortificados nos
bolsos, a assassina incógnita, e tudo estava preso no seu peito. No peito que só sabia resignar-
se, que só sabia suportar, só sabia pedir perdão, só sabia perdoar, que só aprendera a ter a
doçura da infelicidade, e só aprendera a amar, a amar, a amar. Imaginar que talvez nunca
experimentasse o ódio de que sempre fora feito o seu perdão, fez seu coração gemer sem
pudor, ela começou a andar tão depressa que parecia ter encontrado um súbito destino. Quase
corria, os sapatos a desequilibravam, e davam-lhe uma fragilidade de corpo que de novo a
reduzia a fêmea de presa, os passos tomaram mecanicamente o desespero implorante dos
delicados, ela que não passava de uma delicada."
comentários(0)comente



Lucas 04/09/2022

Laços de Família
Meu primeiro contato com a obra de Clarice Lispector, um livro de contos da autora, 13 (confirma?) ao total.
Impressionante como a escrita se pauta pela introspecção das personagens, muito interessante também que a maioria dos contos possui uma mulher como protagonista. Em razão da introspecção profunda, nota-se claramente as questões existenciais da personagem, visto o foco na sua mente, nos pensamentos
A linguagem dos contos é um português mais elaborado, extremamente culto.
Não é à toa que Clarice é tão celebrada, pra quem quer começar a ler a autora, eu acho que vale a pena, visto que os contos não possuem ligação, portanto, não se trata de um história corrida. Também é possível ter uma noção de como se pauta a escrita da autora.
Eu garanto: não é fácil, mas vale a pena.
comentários(0)comente



Rose.Hirasike 12/03/2021

Laços ou nós ?
O feminino sempre presente na escritura de Clarice está presente nestes contos. As personagens gritam seu desejo de liberdade, por seus fluxos de pensamento, pela corporeidade e pela atualidade dos enredos. Em cada conto uma epifania que as leva para a imensidão do sentimento que as conduz, para fora de si e de volta para suas vidas sempre transformadas pela maravilhosa pena de Clarice Lispector. Leitura sempre atual, sempre acolhedora...
comentários(0)comente



@acmochetti 26/07/2023

Clássicos contos
Acredito que esta seja a primeira vez em que público uma resenha sobre um dos clássicos de Clarice Lispector, brilhantemente foi perfeito começar falando de seus contos.
Não lembro de ter me interessado tanto pela autora em minha adolescência, um espanto já que compartilhamos de muitas coisas em comum. Sorte minha ter a encontrado em um momento tão propício. Ou talvez ela quem tenha me encontrado.
Suas palavras caem em minha mente como uma reflexão quase silenciosa. Adoro completamente a forma como a melancolia seja quase sua marca registrada, pois sabemos que pessoas geniais são assim. Quem mais poderia escrever um livro como estes senão Clarice Lispector?
Tenho desde muito nova a incrível sensação de que mulheres são ótimas em escrever, em sentir, em se expressar, principalmente por serem mulheres. Homens podem ser brilhantes em tudo isso, ou mais, porém ninguém transmite total sentimentalismo como uma mulher faz.
Esta impressão só se fortificou quando li 'A Hora da Estrela', grandíssimo livro da mesma que venho falando desde o princípio. Cada palavra, cada parágrafo e capítulo são pensados de forma tão natural. Tudo que veja dela parece extremamente natural, o que mais nós faz amar sua escrita e forma de pensar. Clarice da voz à todas nós; mulheres. Uma mulher nada mais do que genial e extraordinária.
comentários(0)comente



amarogusta 13/03/2022

quantos anos levaria até envelhecer de novo?
treze textos de aparente simplicidade trazem uma gigantesca, e inconfundível, capacidade de exploração dos mais complexos comportamentos humanos, nesse livro, principalmente femininos. não existe, na escrita da clarice, algo de relacionável que conceda a humilhação da comparação, mas isso não a torna difícil, mas um tanto desagradável e desconfortável. como ela disse, não fez concessões.

essa coletânea traz como tema central uma relação fundamentalmente familiar, mas também as relações periféricas à essa. laços são aquilo que nos prendem e clarice vai explorar bem isso, sua construção das personagens femininas, majoritárias, é iningualável, se tornando o registro das mulheres em um tempo.

os contos a menor mulher do mundo, preciosidade, laços de família, o crime do professor de matemática e o búfalo me atravessaram de forma que os outros não conseguiram, as mensagens da autora parecem claras e tácitas, sem necessidades de palavras a mais. me surpreende sua habilidade em tornar tanto sentimento e pura existência em tão pouquíssimas palavras.

não conseguia parar de pensar em como seria enxergar e compreender o mundo à partir do entendimento íntimo da realidade que essa mulher possuía.
comentários(0)comente



Bernal 11/08/2022

 Os ?laços de família? estão presentes de forma sutil durante toda a obra, uma vez que existe um certo tipo de prisão doméstica nos cotidianos descritos. Aqui os protagonistas são em geral pessoas comuns, a maioria mulheres, que passam algum tipo de abalo abrupto durante suas dinâmicas familiares rotineiras, abordando o tema da solidão, domesticação da natureza, sentimento de culpa, morte, dentre outras ?lições de vida?. A feminilidade está sempre presente, de forma discreta, para nos fazer pensar sobre o lugar da mulher na sociedade.

Resenha completa no IG @be.thereader
comentários(0)comente



Marina 29/02/2020

Adoro a escrita livre e fluida da Clarisse, não vejo como algumas pessoas podem não gostar.
Os contos são ótimas, meu favorito foi o "A imitação da rosa"
comentários(0)comente



Marlane 07/02/2020

Clarice Lispector, sem palavras...
Eu demorei pra terminar o livro, mas foi algo bom, porque eu li os contos pouco a pouco, alguns me tocaram bastante, e outros eu não entendi totalmente. Marquei tantas frases que o marca texto perdeu a tinta ( tons de exagero). Mas esse livro é muito recomendável para quem gosta da escrita da autora, como primeira leitura pode ser um tiro no pé.
Fairyne 08/02/2020minha estante
Sempre quis ler Clarice Lispector, mas não sei por qual livro começar kk


Marlane 13/02/2020minha estante
Comece com A descoberta do mundo, é recomendável para iniciantes. Comecei com A hora da estrela e ele é carregado de melancolia e como é um dos últimos que ela escreveu não fiz certo em começar por ele, e é diferente de Laços de família.


Fairyne 13/02/2020minha estante
Obrigada pela ajuda :)




iwhendria 17/03/2024

A arte de Clarice.
Clarice é pura arte e pra entende-la é preciso de sensibilidade. Pra mim os livros dela não são apenas o que está escrito, e sim, o que não está escrito, o que está subentendido. Entendo que muitos podem não entender a clarice de primeira, nem eu entendi. Mas se quer começar a ler ela, recomendo começar por esse livro. A maioria dos contos se passaram em situações monótonas mas que com a linguagem e imaginação da Lispector se tornaram contos incrivelmente bons e ?extraordinários?. Os contos Devaneio e embriaguez duma rapariga, Uma galinha, A imitação da rosa, Preciosidade e O jantar foram os melhores contos para mim. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



camilabonse 24/04/2023

Clarice queen
Adorei os contos. Algumas histórias eu já conhecia por ter visto em aulas de literatura, outras nunca tinha ouvido falar. Todas vieram acompanhadas de um sentimento de inquietação para mim.

A linguagem não é difícil, mas o conteúdo, apesar de abordar temas cotidianos e familiares, é complexo (talvez por isso mesmo). Não dá pra ler tudo de uma vez, a não ser que o objetivo seja apenas o de passar pelas páginas.

Gostei muito mesmo, e fiquei com vontade de conhecer histórias mais "desenvolvidas"/ compridas da Clarice. Sou muito grata à Ziminha pelo empréstimo e a paciência.
Sofia 24/04/2023minha estante
? simplesmente a maioral!


Mari 26/04/2023minha estante
queen!




Guilhermo del Toró 08/05/2021

O livro apresenta contos com diversos focos envolvendo rotina familiar, o preconceito, a mente humana e outros focos.
comentários(0)comente



678 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR