Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Marlane 07/02/2020

Clarice Lispector, sem palavras...
Eu demorei pra terminar o livro, mas foi algo bom, porque eu li os contos pouco a pouco, alguns me tocaram bastante, e outros eu não entendi totalmente. Marquei tantas frases que o marca texto perdeu a tinta ( tons de exagero). Mas esse livro é muito recomendável para quem gosta da escrita da autora, como primeira leitura pode ser um tiro no pé.
Fairyne 08/02/2020minha estante
Sempre quis ler Clarice Lispector, mas não sei por qual livro começar kk

Marlane 13/02/2020minha estante
Comece com A descoberta do mundo, é recomendável para iniciantes. Comecei com A hora da estrela e ele é carregado de melancolia e como é um dos últimos que ela escreveu não fiz certo em começar por ele, e é diferente de Laços de família.

Fairyne 13/02/2020minha estante
Obrigada pela ajuda :)

carlineeeee 04/07/2023

Qualquer coisa que eu disser sobre a clarice vai ser pouco então enfim eh isso, mita era gigante demais

Julia.Nalio 24/03/2023

Mais senti do que entendi
Foi o primeiro livro da Clarice que eu li, e eu mais senti do que entendi. Se você tenta entender esses sentimentos acaba ficando mais confuso. Me senti uma mosca acompanhando a vida das pessoas dos contos. Os primeiros contos eu gostei mais e os últimos já foram deixando a desejar mais, não sei exatamente o quê, mas gostei bastante.

Nana 29/10/2013

Não consigo dormir. Pensando na Clarice.
Acontece que terminei Laços de Família há algumas horas e a mulher que digo ter "cara de gato" e seus contos não saem de mim. E nem vão sair.

Sempre que leio algo dela fico assim, em outro mundo por horas... Fico imaginando o que ela pensaria sobre mim. O que escreveria sobre minha vida. Como me apresentaria e o que de mim mostraria. E fico pensando em como eu reagiria se a visse na rua, caso tivesse vida quando ela também tinha.
O que ela diria sobre mim e a minha família nesse livro?

Acontece que Clarice me deixa com sentimentos só meus... E eu me sinto pessoa de tal forma que me sinto apenas com mais um outro autor.

Não costumo gostar de livros de contos, mas sendo Clarice, embarquei e não quis voltar mais. "Feliz aniversário" e "Preciosidade" acabaram comigo. Pegaram a ferida e rasgaram sem dó. "A menor mulher do mundo" me fez pensar na minha necessidade tão aflorada de amar.

E hoje eu amo. Amo Clarice no silêncio dessa madrugada, com meu coração se apresentando diante do nada pra ela, em taquicardia nas trevas do meu quarto. Como ela me ensinou n'outro livro.

Cintia295 02/02/2021

Meu primeiro contato com a escritora e não gostei, são contos que precisei de vídeos para serem entendidos. Me desculpe quem ama seus livros, mas pelo menos esse não foi. Pelo menos por enquanto não pretendo ler nada da autora kkkk.
A nota 2, foi pq realmente dois contos foram incríveis O Amor, e o Feliz Aniversário, os demais foram chatos.

Antônio 25/06/2021

Depois de 11 anos desde a última vez em que publicou um livro, Clarice retorna com o clássico Laços de Família. Quem conhece a biografia da autora, sabe que os contos aqui presentes estão intimamente ligados com a sua vida pessoal. Em muitos, a solidão da mulher dona de casa aparece como tema central; em outros, cenas simples do cotidiano ganham uma profundidade que, como num mistério, se revelam enquanto epifanias para as personagens. Essa é uma releitura para mim. 7 anos depois da primeira leitura, ainda fico impressionado.

Kira 12/02/2022

Clarice tem um jeito de escrever que é muito encantador e reflexivo. É o tipo de livro que te deixa com os olhos marejados, te tira gargalhadas e te faz analisar as relações da sua vida em pouquíssimas páginas.

Isabelans 14/09/2020

Clarice em seus contos mexe com as ambivalências dos sentires, ela esmiúça a natureza humana expondo em suas estórias sensações e pensamentos tão intrinsecamente humanos e, contudo, tão coloquialmente reprimidos.

Fontesco 11/05/2021

O MELHOR CLÁSSICO QUE EU JÁ LI
não tenho palavras pra todas as reflexões profundas que a Clarisse me levou, realmente recomendo!

evelyn 31/05/2021

Apesar de trazer muitas questões que estão atreladas ao cotidiano de famílias, as quais têm, cada uma, suas próprias subjetividades, não foi uma leitura que me encheu como eu esperava e sinceramente não sei nem o que não me agradou. Apesar disso, achei um livro interessante, uma boa visão crítica provavelmente consegue extrair muito dele.

Gab 30/04/2023

Era um instante que pedia para ser vivo. Mas que era morto.
Devorando todos os livros possíveis e enxergando essa mulher como uma figura divina em minha vida. Inacreditável que sinto a influência até na maneira como escrevo, menos focada em palavras - mas sim em sentimentos. Preciosidade foi o meu favorito de todos, achei esse conto tão poderoso. Ah, Clarice? se você soubesse? ??

Sayuri 14/01/2021

Inapropriadamente apropriada
Como leitora "amadora" de Clarice, sempre sinto em seus textos certa coerência com o que imagino, pessoalmente, querer ser transmitido. Suas repetições propositais entre narrativas do cotidiano demonstram em si a pureza e naturalidade do que há de mais epopeico no simples, o que de certa forma carrega a importância da reflexão na própria rotina. A ideia de ser maior do que parecemos ou a grandeza em "não ser ninguém" é o que encanta em Clarice. Personagens comuns em cenários comuns, mas detidos de epifanias grandiosas. Meus contos dignos de menção honrosa são "Amor", "Feliz aniversário" e "Preciosidade", que apesar de favoritos, não excluem os restantes. De uma galinha até uma senhora amargurada de recentes 89 anos, todos os contos se entrelaçam para exemplificar em si os tais laços de família tão presentes em qualquer vivência humana.

Tay 30/04/2022

Clarice e eu temos uma relação tempestuosa. Tive que ler vários de seus trabalhos para a faculdade, e isso já culminou em um ?ranço? - porque não consigo me conectar e gostar. ?Laços de Família? foi uma leitura do clube da leitura que participo, e posso dizer que todo o progresso feito foi na base do ódio. Os contos são chatos, não existe o porque de existirem, sem contar que a autora é MUITO prolixa. Não dá. Eu tento gostar, entender, mas não consigo.