O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Michelle 28/03/2021

Gênio
Livro do meu amado e querido Jô Soares.
Leitura Nacional(não Gosto muito, apesar de saber que alguns são realmente interessante). Delícia de leitura do começo ao fim. Leitura que vale muito a pena.11

dudinha95 28/02/2021

Este livro é incrível! Tem vários momentos que vc fica presa nele e não consegue parar de ler. É um livro de suspense, muito bem escrito e o autor realmente sabe te prender na leitura. Achei super interessante o livro se passar aqui no RJ e achei mais interessante ainda o fato do autor incluir pessoas que realmente existiram.
Só acho estranho que o autor fez com que Sherlock Holmes (conhecido como um dos detetives mais tops) errasse suas suposições mas acho que isso da um toque engraçado ao livro. Realmente amei esse livro e gostaria muito de saber se existe um livro 2 ou algum tipo de continuação, eu gostaria muitoo de saber o que Solera fará na Inglaterra.
Carlos Padilha 12/04/2021minha estante
O que Solera fará na Inglaterra fica bem claro pelas manchetes dos jornais ingleses mostradas nas últimas páginas do livro.

mdudalivros 17/02/2021

Adorei essa leitura! Jô faz caricaturas de personagens históricos e literários de uma forma cômica, principalmente o famoso Sherlock Holmes. Marquei inúmeros trechos em que ri alto dos acontecimentos. A imersão no período imperial brasileiro é completa, desde os hábitos até a geografia do Rio de Janeiro. O desfecho me agradou bastante. Quero ler os outros livros do autor em breve.
Carlos Padilha 12/04/2021minha estante
"O Homem que matou Getúlio Vargas" segue a mesma linha satírica, com ambientação histórica, e, na minha opinião, é ainda melhor.

Craotchky 03/02/2021

Sherlock in Brazil
"Elementar, meu caro Watson..."

(Eis a famosa frase que Conan Doyle jamais escreveu em sua obra! Pois bem. Jô Soares, por sua vez, não deixou a oportunidade passar. Finalmente se pode ler Sherlock proferindo a famigerada oração...hehe)

Penso ser importante iniciar dizendo que os eventos narrados no livro se passam em 1886, no Rio de Janeiro, durante o segundo reinado quando a nação era comandada por Dom Pedro II, que inclusive será um personagem bastante relevante na obra. Essas informações se tornam importantes pois Jô faz muito bom uso do cenário e da época citada. Misturando personalidades históricas (como Olavo Bilac, Aluísio Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Sarah Bernhardt) e personagens fictícios, e com uma narrativa permeada de referências históricas, geográficas e culturais, Jô Soares consegue criar uma narrativa bastante eficiente quanto ao entretenimento que proporciona. Se a narração não chega a ser um primor, ela é, no entanto, leve e bem confeccionada.

Ao ler várias resenhas notei muita gente alegando que Jô descaracterizou, desrespeitou, até ridicularizou (ou algo que o valha) o lendário personagem de Conan Doyle. Ora, é preciso saber de antemão que O xangô de Baker Street NÃO é um livro sério, muito pelo contrário, trata-se de uma sátira com intenções humorísticas, e que portanto é natural e previsível que o autor brinque com o popular detetive britânico. Óbvio que o livro traz um teor jocoso em muitos momentos. Contudo, confesso que esperava ainda mais humor e acidez do que de fato encontrei na leitura.

A história é recheada de episódios curiosos: em um deles descobrimos como Sherlock Holmes foi aquele que cunhou o termo "serial killer"; em outro episódio ficamos sabendo que foi ninguém menos que o Dr. Watson quem inventou a caipirinha! Outros bons momentos surgem quando Sherlock e/ou Watson interagem com elementos brasileiros: ora um manjar, ora o ambiente, ora uma tradição... Por exemplo: Em certo ponto Sherlock, exímio boxeador, se depara, da pior forma possível, com a arte da capoeira! E não é que lá pelas tantas Holmes se apaixona por uma bela mulata brasileira e compartilha com ela instantes de fervura carnal?!

O livro do Jô também é cultura. Com ele descobri que existia um mecanismo chamado Roda dos Expostos, que tinha por objetivo facilitar o abandono de crianças. Aprendi também que existia uma tal Máscara de Flanders que funcionava como uma barreira, um impedimento para que um indivíduo não ingerisse nada. (Caso tenha ficado curioso(a) com algum dos itens mencionados, pesquise no Google e descubra mais sobre eles)

Contudo quero deixar claro que o livro não é uma beleza: assim como Jô consegue usar bem o cenário, período histórico e alguns traços culturais, não consegue o mesmo sucesso enquanto tenta produzir um romance policial (talvez nem fosse mesmo sua principal intenção). Como uma obra de comédia ele também não vai muito além de conseguir bons momentos. A maior virtude do livro parece ser mesmo sua capacidade razoável de entreter.
Katia Rodrigues 03/02/2021minha estante
Excelente resenha! Watson inventou a caipirinha? Chocada kkkkk Já quero ler. Menino, empolguei nas releituras. Já foram duas :)

Craotchky 03/02/2021minha estante
Pois é, momentos surpreendentes nesse livro! Humm, e quais foram suas impressões quanto as releituras?

Katia Rodrigues 03/02/2021minha estante
As duas foram maravilhosas. Na Legião estrangeira, os contos que eram favoritos perderam seu posto para outros que nem dava muita bola antes, mas normal né. E O filho de mil homens me arrebatou como da primeira vez, continua um favorito da vida.

Craotchky 03/02/2021minha estante
Um grande motivo pra continuar com as releituras.

Lelejsantos 23/01/2021

Foi meu primeiro livro de Sherlock, sendo a história se passando aqui no Brasil ! Gostei muito, mesmo sendo frustrará no final por diversos motivos, porém bastante satisfeita pela forma que foi escrito honrando a escrita de Arthur e seu personagem ilustre ! Amei, e indico !

Lui 19/01/2021

Uma história super intrigante e surpreendente, com aquele toque de Brasil. Nada como uma boa comédia brasileira com uma mistura de história. Primeiro livro do Jô que li e me impressionou o uso de referências de diversas áreas. Uma ótima leitura para descontrair!

bobbie 07/01/2021

Vale a pena
O que me levou a comprar este livro foi a curiosidade de ler um texto de Jô Soares, cujo talento e inteligência como ator, comediante e entrevistador eu já conhecia desde a minha mais tenra infância. E não me decepcionei. Apenas Jô poderia trazer Sherlock Holmes de Dr. Watson ao Rio de Janeiro imperial do século XIX e ser capaz de fazer piadas sutis e afiadas de cunho crítico, social e cultural de maneira convincente e prazerosa. Nesta deliciosa trama, tão bem redigida que o leitor desavisado pode achar que Jô foi contemporâneo a Machado de Assis, misturam-se clássicos personagens históricos com célebres personagens ficcionais sem que haja estranheza por parte do leitor. Jô conhece a história, conhece o Rio de Janeiro, a ponto de tornar as andanças dos personagens críveis. Os crimes perpetrados na trama não deixariam a desejar a Agatha Christie e ao próprio Sir Arthur Conan Doyle, mas o final subversivo é todo Jô Soares, como não poderia deixar de ser.

Stéfane 09/12/2020

Elementar meu caro... será??
Uma adaptação tipicamente brasileira, que da obra de Doyle, leva apenas os nomes.
O Xangô de Baker Street não deixa de ser uma boa obra que, no entanto, me decepcionou, mas isso se deve ao fato de ter carregado grandes expectativas de ver novamente o mais famoso detetive da literatura, e isto Jô Soares deixou devendo. Trata-se claramente de uma paródia, não carregando as características mais conhecidas de Sherlock mas repito, é uma boa obra, se o fã mais fervoroso tiver em mente que estará lendo uma narrativa releitura cômica e diferente, conseguirá até mesmo dar boas risadas.

Helder Barros 08/12/2020

Tido como um homem muito inteligente confesso que esperava mais desse romance de estreia do autor. Como escritor ele é um ótimo apresentador.

Icaro Sena 17/11/2020

Divertido
Para começar, não sou um bookworm e tenho um preconceito com autores brasileiros em ficção. Mas se tem uma coisa que brasileiro faz bem é humor. E Jô além de uma pessoa super inteligente é humorista. O Livro? Muito bom. História que prende e humor de rir. Só um pouco abaixo a descaracterização do personagem famoso, mas entendo o objetivo de ridicularizar o que é de fora.

Rodriguinho @literario.rojo 10/10/2020

Um farofão policial que podemos dizer desta obra do Jô Soares, onde Sherlock Holmes e seu amigo Watson desembarcam nos trópicos para investigar o roubo de um violino e vários assassinatos. O livro de humor escrachado em alguns pontos principalmente no trecho que faz referências a criação da "caipirinha".

Clemir Junior 26/09/2020

Uma releitura do Rio de Janeiro do Segundo Reinado escrita de maneira leve e cômica. Apesar de se tratar de uma obra de ficção, o texto foi redigido com base no cenário real da época e em personalidades (reais e ficcionais) conhecidas, o que, certamente, torna a leitura mais imersiva.

Lyaria 12/09/2020

Decepcionada, me empolguei muito com a ideia do Sherlock Holmes no Brasil, de fato a ideia é genial. Mas o personagem foi completamente descaracterizado, como uma boa fã de Sherlock, apreciei a escrita do Jô Soares mas preferia que ele tivesse criado outro personagem, porque o que foi descrito no livro não se parece em nada com o clássico Sherlock.

brauner.antonio 07/09/2020

Uma leitura muito agradável
Sim, foi uma grata surpresa esta aventura fictícia de Sherlock Holmes e seu amigo dr. Watson no Brasil, apresentada por Jô Soares, envolvendo personagens reais e históricos à personagens e fatos fictícios.
Muito bom o trabalho de pesquisa do autor, sobretudo nos diálogos e linguajar utilizados no decorrer da aventura. A leitura flui facilmente, e apesar da estória se tratar de assassinatos ocorridos, não se trata de uma leitura pesada, e no decorrer da estória ainda é bastante leve e em alguns momentos até divertida - como quando o autor nos apresenta a criação de nossa querida "caipirinha", mais uma teoria que vem se somar às outras três histórias oficiais já conhecidas (O link oficial da história da caipirinha estará abaixo)
Enfim, o autor deixa bem claro que se trata de uma obra ficcional. Não só pelo que acontece no decorrer na aventura, mas sobretudo pelo final da obra. Mas se trata realmente de uma obra que deve ser lida e apreciada.

site: https://clubedacaipirinha.com.br/dicas/origem-da-caipirinha/