Para Toda a Eternidade

Para Toda a Eternidade Caitlin Doughty

Resenhas - Para Toda a Eternidade

Thais B 30/07/2020

Esse livro foi parte importante da terapia que venho fazendo com minha psicóloga. Minha dificuldade em lidar com a temática da morte no geral é grande e, embora continue com medo, agora consigo falar sobre e, graças ao livro, olhar de outras formas para o assunto. A obra de Caitlin Doughty cumpre seu objetivo - desmistificar a morte e as práticas funerárias e, assim, combater um pouco desse nosso medo (cultural) da morte.

Mesmo que a autora fale de forma muito direta, seu grande senso de humor contribui para que o livro tenha um caráter de leveza que, para pessoas como eu, é essencial. Por conta de sua escrita e das informações variadas e incomuns, é um livro de leitura agradável, fluida e interessante.

Apesar disso, em alguns momentos (por exemplo, quando ela inicia o capítulo sobre o Japão falando dos programas de TV) o humor narrativo é um pouco excessivo, o que me transmitiu um aparente juízo de valor desnecessário. Como se, para manter a comicidade no tom de fala, fosse necessário caricaturar alguns aspectos das variadas culturas, resumindo toscamente algo muito mais complexo e significativo.

Ainda assim, nos demais momentos vemos um grande respeito da autora pelas diferenças no tratamento da morte e pelas práticas culturais relacionadas aos funerais e ao pós-morte no geral. É um livro útil, que informa, acolhe, desmistifica a morte e instiga a mudança de pensamento.

Monique * 14/08/2020

Culturas sobre a Morte
O livro mostra as diferentes formas que algumas culturas e pessoas tratam a morte, como ela é respeitada, familiar e natural. Foram registrados as mais antigas e atuais formas de despedidas das pessoas para com seus familiares.

B E L A 24/08/2020

A proposta não era o que imaginei
Minha expectativa era de ter muito mais conteúdo relacionado a culturas exóticas (aos nossos olhos) e muitas vezes desconhecidas por nós, mostrando seus rituais e explicando o pensamento por trás deles.
O livro trouxe isso sim, porém 70% dele é sobre as diferenças das salas de cremação entre alguns países, a aplicação de tecnologia em velórios e cemitérios verticais, e avanços em questões relacionadas à enterros mais naturais... basicamente variações do que já conhemos e vivemos.
Boa parte dessa informação imagino ser útil e proveitosa para profissionais da área e se este era o objetivo da autora com o livro... está de parabéns. Mas eu, particularmente, como leitora curiosa e leiga, senti falta de conteúdo quando se trata das diversas culturas do mundo em suas formas verdadeiramente mais contrastantes com nossa visão comum de morte e luto.

Maria4556 10/09/2020

Carai
Gosto muito desse tema. Fico sempre muito feliz quando alguém se dispõe a estudar essas questões, ainda mais com a diversidade cultural que esse livro tem.

Bel 16/09/2020

Gente que leitura maravilhosa! Faz refletir muito e perceber que até funerais impensáveis para nós do Ocidente podem ter uma beleza surreal e ser até a nossa forma que preferimos partir. Amei conhecer esse lado de diversas culturas, umas parecidas com a nossas e outras totalmente inusitadas, com certeza me abriu portas para entender melhor esse mundo e o ser humano em si e principalmente a morte kjkjkj

DigMaster 18/01/2023

Minha opinião sobre o livro
O livro oferece uma boa leitura, trata de um assunto pouco comentado e muito interessante que é a morte e como ela é experienciada em diferentes culturas, tanto ocidentais quanto orientais. O livro busca de certa forma quebrar o tabu da relação com a morte, alertando sobre a naturalidade como alguns povos interagem com os mortos. O livro em si tem uma leitura suave e é válido ser lido para adquirir novas visões com relação ao assunto.

Manu.Mota 16/09/2021

Leitura obrigatória pra quem quer conhecer sobre aspectos culturais e estéticos dos rituais fúnebres.

Nesse livro a célebre Caitlin Doughty passeia por vários lugares do mundo e vivencia seus ritos conhecendo, sentindo, vivendo e absorvendo cada um deles.

Se somos também o resultado das viagens que fazemos, esse livro é um convite para uma leitura sem (ou quase sem) juízo de valores. Alguns desses ritos parecem bem estranhos pelo nosso olhar cristão-ocidental, nos levando a pensar fora da caixa.

Vale super a pena!
Bárbara 17/09/2021minha estante
Li o Confissões de Crematório da mesma autora e adorei! Sou doida pra ler as outras obras dela

Manu.Mota 17/09/2021minha estante
Tô doida pra ler também, ela se garante

Helena.Seribelli 19/12/2020

Para toda a eternidade
?...num tempo em que a morte e a tristeza perderam o direito de existir... o luto é um constrangimento.?
?Uma perda importante nos coloca em contato com os sentimentos humanos mais difíceis: medo, desamparo, tristeza, angústia, solidão, dor, vazio, desespero. Quem passa por essa experiência deve ter direito a alívio e consolo, com acesso a lugares de segurança para expressar o luto.?
?As cerimônias materializam a morte aos olhos de quem fica.?
?E luto não é sinônimo de dor. É justamente a expressão da dor. Desde sempre, é isso que nós, seres humanos, fazemos: damos sentido às coisas através da linguagem. Por isso é tão importante que o luto tenha espaço e tempo para acontecer.?
?A forma como um povo lida com a morte. E isso diz muito sobre como também lidam com a vida.?
?Tudo que nós cerca vem da morte, todas as partes de todas as cidades, e todas as partes de todas as pessoas.?

Alexlivros 29/03/2023

Perspectivas sobre a morte
Falar sobre a morte não agrada a muita gente mas, Para Toda a Eternidade, da escritora norte-americana Caitlin Doughti, nos apresenta várias perspectivas culturais dos povos diante desse evento inevitável da trajetória terrena de todos nós. A autora, narra um pouco de sua viagem por alguns países do mundo mostrando como diferentes culturas vêem, encaram e vivem o processo do luto. Usando uma escrita fluida e objetiva, a autora consegue nos envolver e nos convida a fazermos importantes reflexões sobre a morte, como um processo natural e que precisa ser compreendido por todos. Afinal, a morte faz parte da vida.

Paula 28/12/2020

Muito interessante
Te coloca pra pensar na maneira como lidamos com a morte. Até então eu pensava que a nossa maneira de velório e enterro era muito higiênica e correta mas esse livro virou minha cabeça pra baixo. Muito bom!

Thiago Donato 05/01/2021

Revelador, leia sem preconceitos!
O livro segue a mesma escrita característica da autora, de maneira leve, bem humorada e descontraída ela nos guia para uma abertura de percepção frente aos rituais pós morte, ela busca nos livrar dos conceitos fundados pela nossa cultura local mostrando pontos de vista e rituais diferentes, porém, tão respeitosos quanto os que conhecemos, sempre com a ideia de expandir nossas percepções. Se for para citar algum ponto negativo, se é que isso seja possível, seria apenas a falta de mais histórias, mais páginas, para nos proporcionar mais tempo junto a essa escrita maravilhosa.

MariaEduarda6 10/01/2021

Uma viagem pela forma como lidamos com a morte.
"Talvez nós desejemos nos tornar solo para um salgueiro, uma roseira,um pinheiro ? destinadas na
morte a apodrecer e nutrir em nossos próprios termos."
- Para toda a eternidade

Para toda a eternidade é um livro que questiona a forma como lidamos com a morte. Ao viajar por diversos lugares e trazer a visão da morte nessas culturas, a autora provoca várias reflexões no leitor além de oferecer um mergulho no assunto.

Tem muita informação e reflexão, de uma forma leve e com uma escrita apaixonante.

Recomendo muito!

Alex.Clawthorne 07/08/2023

Incrível
Esse livro abriu minha mente para poder lidar com a morte de formas diferentes, sempre fui ensinada a nunca pensar na morte e nem falar sobre o assunto, mais esse livro me mostrou q n precisamos temer a morte pq é algo que todos vão passar um dia

nanda_googie 02/06/2024

Interessante!
Esse me livro me trouxe uma visão diferente sobre a morte e inevitavelmente me fez questionar sobre o nosso sistema funerário (mesmo que ela fale sobre o EUA, ainda se encaixa na nossa realidade). Me senti viajando junto com a autora e me permitindo conhecer novas culturas e as formas como elas lidam com a morte e me fizeram repensar meus próprios sentimentos sobre o luto

Carol Mayara 06/11/2021

Necessário!!!
Pensei que seria uma leitura difícil e delicada,mas veio exatamente no momento. Com tantas turbulências nos dias atuais,se faz necessário sair para o Sol como a autora menciona e recuperar nossos rituais para que possamos estar protegidos.