Para Toda a Eternidade

Para Toda a Eternidade Caitlin Doughty

Resenhas - Para Toda a Eternidade

Monique * 14/08/2020

Culturas sobre a Morte
O livro mostra as diferentes formas que algumas culturas e pessoas tratam a morte, como ela é respeitada, familiar e natural. Foram registrados as mais antigas e atuais formas de despedidas das pessoas para com seus familiares.

DigMaster 18/01/2023

Minha opinião sobre o livro
O livro oferece uma boa leitura, trata de um assunto pouco comentado e muito interessante que é a morte e como ela é experienciada em diferentes culturas, tanto ocidentais quanto orientais. O livro busca de certa forma quebrar o tabu da relação com a morte, alertando sobre a naturalidade como alguns povos interagem com os mortos. O livro em si tem uma leitura suave e é válido ser lido para adquirir novas visões com relação ao assunto.

Thais B 30/07/2020

Esse livro foi parte importante da terapia que venho fazendo com minha psicóloga. Minha dificuldade em lidar com a temática da morte no geral é grande e, embora continue com medo, agora consigo falar sobre e, graças ao livro, olhar de outras formas para o assunto. A obra de Caitlin Doughty cumpre seu objetivo - desmistificar a morte e as práticas funerárias e, assim, combater um pouco desse nosso medo (cultural) da morte.

Mesmo que a autora fale de forma muito direta, seu grande senso de humor contribui para que o livro tenha um caráter de leveza que, para pessoas como eu, é essencial. Por conta de sua escrita e das informações variadas e incomuns, é um livro de leitura agradável, fluida e interessante.

Apesar disso, em alguns momentos (por exemplo, quando ela inicia o capítulo sobre o Japão falando dos programas de TV) o humor narrativo é um pouco excessivo, o que me transmitiu um aparente juízo de valor desnecessário. Como se, para manter a comicidade no tom de fala, fosse necessário caricaturar alguns aspectos das variadas culturas, resumindo toscamente algo muito mais complexo e significativo.

Ainda assim, nos demais momentos vemos um grande respeito da autora pelas diferenças no tratamento da morte e pelas práticas culturais relacionadas aos funerais e ao pós-morte no geral. É um livro útil, que informa, acolhe, desmistifica a morte e instiga a mudança de pensamento.

Bea Albuquerque 17/10/2022

Esse livro aborda diversas culturas e como eles encaram a morte, tendo rituais que no Brasil não é nada comum. Alguns eu fiquei simplesmente pasma. Mas a autora nos mostrou cada cultura diferente. Eu gostei muito do livro, leitura fluída e é sobre um tema pouco falado.

Giovanna 06/12/2022

Interessante!
Se você gostou da sinopse, leia sem medo!
Muita bagagem cultural e desmistificação de tabus a cerca da morte. Esse é o meu livro preferido da Caitlin, ela retrata como algumas cultural ao redor do mundo lidam com a morte e o luto - sem causar desconforto ao leitor -

?Adultos atormentados pela ansiedade da morte não são esquisitões que contraíram uma doença exótica, mas homens e mulheres cujas famílias e culturas deixaram de tecer as roupas protetoras adequadas para que eles aguentassem o frio gelado da mortalidade?

Sandrinha 30/06/2020

Adorei!! Uma leitura fácil, limpa e com muitas informações importantes.
Os lugares escolhidos para falar sobre cada ritual foram perfeitos. Só acho que deveria ter continuação, afinal de contas, esse mundo é cheio de surpresas não é mesmo?

Giu 15/06/2020

Morte como bondosa
A autora demonstra em suas viagens que somos efêmeros em relação a morte e que ainda temos muito a aprender. Aprender sobre casa cultura gera uma expectativa nova e surpreendente. Conclui que somos muito pouco em relação a morte.

Kiara25 26/04/2020

Reflexões essenciais
Antes de ler "Para Toda a Eternidade" cheguei a ler "Confissões do Crematório", da mesma autora. Como eu já esperava, esse livro não manteve o formato do outro de história contada linearmente, com início, meio e fim. Na verdade, é um livro bem mais técnico que o outro. Contudo, isso da pra perceber pela sinopse. O que me surpreendeu no fim das contas foi que, apesar disso, não é um livro cansativo. Pelo contrário: Caitlin Dought possui um senso de humor incrível e um jeito de escrever bem leve.

Sim. O livro fala sobre morte, luto, funeral e escolhi as palavras "engraçado" e "leve" pra descreve-lo. Essa é a mágica da autora.

Admiro imensamente o respeito que ela demonstra pelas cenas que observa e como ela se preocupou em escrever de forma a nos provocar familiaridade e compreensão no lugar da estranheza. As descrições não me provocaram choque, apesar do detalhes, e sim aceitação. Essa mulher é simplesmente sensacional.

Portanto, mais uma vez fecho um livro de Caitlin Dought completamente arrepiada e sentindo que algo cruscial mudou dentro de mim.

P.s.: sobre os detalhes do livro, as ilustrações são perfeitas e a edição é linda.

Julyane Polycarpo 28/03/2020

Resenha - Para toda a Eternidade.
Gostei muito! Vou começar informando que a autora é uma agente funerária dos EUA, e esse livro é uma autobiografia de viagem. Ela resolve conhecer o que diferentes culturas no mundo fazem com os mortos (rituais/enterro/cremação). O livro não foi escrito com o intuito de causar medo, apesar que nos deixa bem apreensivos em algumas partes e reflexivos em outras. Comecei a ler o livro de mente aberta e hoje conheço o que diferentes culturas fazem quando os conhecidos/parentes falecem. Em poucas palavras digo o que a própria capa do livro diz: conhecendo o mundo de mãos dadas com a morte.

ELCi 01/03/2020

Para toda Eternidade
O livro é uma viagem pelas diferentes formas de enterros pelo mundo. Como culturalmente as pessoas, as empresas que administram este momento. Os sentimentos envolvidos neste momento final das pessoas que amamos.
A despedida é difícil, mas é necessário que seja digna. E fica o respeito pelas diferentes formas que as pessoas se despendem dos seus ente queridos. Parece um assunto mórbido,mas o livro traz com muita sensibilidade, conhecimento, tornando o tema interessante, e com muitas curiosidades. Amei!??????

LariReis 21/02/2021

Um convite a repensar a forma como encaramos a morte
Mortes são envoltas de rituais e, há tempos, criamos um ritual que parece atender mais à indústria funerária do que às nossas necessidades de cura diante do luto.

O livro mostra como outras culturas mantêm ou resgataram rituais que, a princípio, parecem muito estranhos, mas são repletos de sentido.

Terminei a leitura querendo, no mínimo, um enterro natural pra mim.

Ah, a leitura é bem mais leve do que pode parecer!

Manu.Mota 16/09/2021

Leitura obrigatória pra quem quer conhecer sobre aspectos culturais e estéticos dos rituais fúnebres.

Nesse livro a célebre Caitlin Doughty passeia por vários lugares do mundo e vivencia seus ritos conhecendo, sentindo, vivendo e absorvendo cada um deles.

Se somos também o resultado das viagens que fazemos, esse livro é um convite para uma leitura sem (ou quase sem) juízo de valores. Alguns desses ritos parecem bem estranhos pelo nosso olhar cristão-ocidental, nos levando a pensar fora da caixa.

Vale super a pena!
Bárbara 17/09/2021minha estante
Li o Confissões de Crematório da mesma autora e adorei! Sou doida pra ler as outras obras dela

Manu.Mota 17/09/2021minha estante
Tô doida pra ler também, ela se garante

Isc 29/01/2022

Volta de uma ressaca
Eu sei que não é justo com livro dar uma nota baixa ou falar mal dele depois de uma longa ressaca de alguns meses mas em minha defesa eu esperava uma coisa totalmente diferente.
Sobre o livro; é bem bacana conhecer outras culturas e seus costumes e o livro trás exatamente essa proposta, algumas culturas são mais interessantes do que outras e talvez por esse motivo a leitura nem sempre vai ser bem fluída mas o livro é pelo menos 65% bom.

MariaEduarda6 10/01/2021

Uma viagem pela forma como lidamos com a morte.
"Talvez nós desejemos nos tornar solo para um salgueiro, uma roseira,um pinheiro ? destinadas na
morte a apodrecer e nutrir em nossos próprios termos."
- Para toda a eternidade

Para toda a eternidade é um livro que questiona a forma como lidamos com a morte. Ao viajar por diversos lugares e trazer a visão da morte nessas culturas, a autora provoca várias reflexões no leitor além de oferecer um mergulho no assunto.

Tem muita informação e reflexão, de uma forma leve e com uma escrita apaixonante.

Recomendo muito!

Greice21 18/05/2021

O luto pode ser tranquilo
Esse livro eu adquiri no início do ano passado.E por fim me caiu no colo, em meados de julho após o falecimento de meu pai.Foi algo inesperado,a morte dele.Não estava preparada para isso. De repente eu procurava um refúgio,ou algo que me esclarecesse melhor , o que o luto, que sentido deve ter a morte, e qual a forma pela qual as pessoas mantém seus entes queridos após a partida.Foi um livro maravilhoso, que me ajudou muito,neste episódio.