A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler

Leonardo.Bittencou 29/02/2024

O final vale pelo livro inteiro
A leitura até começa um pouco devagar e você até entende l motivo do autor, porém o final surpreende e o desenrolar é muito interessante, vale muito a pena.

Glauciareads 26/02/2024

Fantasia ou realidade ?
O livro conta a história de Florence, uma menina de 12 anos que vive com seu irmão, Giles, em uma mansão na Nova Inglaterra, em 1891. Florence e Giles são criados por empregados, pois perderam os pais muito cedo e seu tio, vive em Nova York.
Florence é uma menina muito esperta e criativa, e ao descobrir uma biblioteca dentro da mansão, decidi aprender a ler sozinha, já que seu tio é contra sua alfabetização. Conforme vai aprendendo se torna cada vez mais perspicaz e imaginativa. Algo trágico acontece com a preceptora de Giles e uma nova é contratada, mas isso desperta em Florence sensações e pensamentos de terror. Quem é ela? O que foi fazer lá? Pq ela se parece com a antiga preceptora? Florence começa a descobrir coisas que a perturbam...
O livro é narrado pela Florence, e por ela ter uma mente muito fértil (e também sofrer de sonambulismo ) cria um questionamento no leitor de será que podemos confiar no que ela nos conta? Será que tudo é real ou só fruto da imaginação dela. Isso criou uma aura de mistério que me prendeu na história.
Um ponto forte no livro concerteza é a escrita. Foi uma leitura fluida e envolvente, mesmo a linguagem sendo mais culta, condizente com a época em que o livro se passa.
A história se passa numa zona rural no nordeste dos EUA, e passa uma vibe de muito verde, com lagos, montanhas, florestas, casas de campo. Muito do ar sombrio da história se deve a esse aspecto e tbm pela mansão, que tbm passa uma impressão de ser assombrada, devido aos muitos cômodos, com poucos habitantes.
Os personagens são bens construídos e possuem camadas. Florence e Giles são crianças educadas, mas gostam de se divertir e fazer suas travessuras. Os empregados aparecem bastante na história e são personagens secundários importantes. O tio é um personagem misterioso e ajuda a ligar a preceptora ao resto da história, e esta por sua vez é o personagem mais enigmático e interessante do livro.
O final do livro foi o que menos gostei. Tudo acontece rápido demais e temos um final em aberto (o que se explica pois descobri que há uma continuação), porém o livro em si não dá as respostas que precisamos, e a história fica cheia de furos, porém devem ser respondidos no segundo livro, espero. Uma coisa que me irritou tbm foi o fato de o título não ter muito a ver com o assunto principal do livro, o fato de Florence não saber ler é só um detalhe e a história gira em torno do mistério sobre a preceptora.
Eu gostei da história no geral, mas a questão do final e alguns buracos no enredo, me fizeram não dar cinco estrelas. Os personagens e a escrita são o melhor desse livro. Florence me surpreendeu em alguns momentos, especialmente no final em que ela tem uma atitude que me decepcionou, visto como eu a enxergava no começo. Ele é um personagem cativante e tbm problemático. Enfim, é um livro bom, mas tem suas falhas.
Eu recomendo esse livro pra quem gosta de histórias de suspense, mistério e sobrenatural, histórias de aventura, contadas e vividas por crianças.

Iara Pinto Quaresma 12/02/2024

Jhon Harding, meu primeiro livro dele, uma leitura interessante.
No início ele não parece ser bom, mas a medida que vai se enveredando pelo livro, se apaixona.
Queria saber se a primeira morte foi acidente mesmo kkkk

Vale a pena ler.

ywgabrielly 10/02/2024

Querida Flo,
Essa leitura foi uma surpresa para mim, já que eu não estava esperando nada e recebi muita coisa.

Apesar do livro se passar em 1891, a leitura é muito fluida e não me deixou parar de passar a página. A narrativa começa muito calma e não dá indícios das turbulências que acontecem da metade para o final, muitas delas um pouco problemáticas já que a garota tem apenas 12 anos.

Concluindo, foi uma leitura muito divertida, a história é envolvente e cheia de mistérios. ??

juliadenovo 10/02/2024

A cara do infanto juvenil mesmo, li com 14, queria achar a continuação dele.
não sabia oq me esperava não, achei q ela ia aprender a ler e fé, é culpa do título e capa, não combinam nada com a história que é descrita pela autora como "romance gótico".
adorei a florence (personagem principal).

Sara.Samir 10/02/2024

A capa tem nada aver com o livro. O começo eu achei super sem sentido, mas estava vendo um potencial, ao decorrer da leitura eu estava super interessada para saber o enredo de tudo, mas esse final me decepcionou. Eu acho que a menina tem problemas mentais, pq ela simplesmente matou as pessoas. Na minha visão o autor não sabia mais oq escrever simplesmente fez esse final. Enfim o começo Meio e fim sem sentido algum

milena1171 07/02/2024

Minha opinião sobre esse livro
Extremamente envolvente. uma história que me prendeu a cada página e não consegui largar. o final é aberto com a possibilidade do leitor decidir se aquilo foi real ou ?coisa da cabeça dela?. e eu adorei! mas pra muitas pessoas pode ser frustrante não ter todas as respostas.

Anahszz 03/02/2024

Acabei lendo esse livro pela capa me lembrar "a menina que roubava livros" no geral parece um suspense e me deixou confusa em alguns momentos. O plot do final me fez repensar muita coisa e autor deixou meio que "em aberto" o final

a 28/01/2024

Minha opinião:
A menina que não sabia ler é um livro que eu índico pra pessoas que gostam de livros de suspense e ficção, no começo eu achei que se tratava de um livro que contava sobre o cotidiano de Florence e seu irmão que vivam em uma época antiga porém conforme fui lendo começaram a ter indícios de ficção e suspense no ar que vão te deixar intrigados e com um gostinho de quero mais pra saber oq vem a seguir .