A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler

JoAo366 20/10/2023

Não se deixe enganar pelo título
Também fui levado a acreditar que esse título referia-se a um romance cheio de sentimentos, mas me enganei. Eu classificaria mais como um suspense psicológico, e dos bons ainda, por ser um livro repleto de acontecimentos que deixa realmente um ar de thriller.
Florence, personagem principal e também narradora, apresenta os fatos conforme sua visão, esse é dos detalhes que mais deixa a mente o leitor inquieta já que você não consegue desvendar a verdadeira natureza dos outros personagens, somente aquela imagem apresentada pela protagonista.
É um livro muito bom, deixa você com vontade de ler mais, tem um plot twist e você termina na dúvida se tudo aquilo era realmente como o narrado ou somente a imaginação da narradora.

Wendy 20/10/2023

Capa nada a ver
Se você escolhe um livro pela capa, esse livro vai ser uma grande surpresa para você.
Não curto muito, pois restaram muitas pontas soltas. Acredito que essa realmente seja a intenção do autor, mas não curti muito. Não sei se vou ler o 2, embora tenha visto comentários positivos.

Gabis02 13/10/2023

Primeiro livro q eu li esse ano e foi o q me fez ter vontade de ler. Graças a ele entrei no mundo da leitura. Achei muito bom e ele tem um espaço no meu coração. Ajnda acho q tem uma coisa não explicada na historia por isso n dou 5 estrelas, mas o plot é massa.

Anna2434 05/10/2023

Resenha
Esse livro me surpreendeu de todas as formas possíveis, nunca que eu imaginei o fim desse livro fosse dar essa grande reviravolta.

.Ju 04/10/2023

Entendi pouca coisa
O livro me prendeu MUITO no começo, tanto que comecei e terminei sem pausa nenhuma. Essa capa remete a uma história de drama, mas o enredo é totalmente diferente do que se espera, eu classificaria como um suspense psicológico.
Muitas coisas ficaram inacabadas, acho que era a intenção do autor deixar o leitor interpretar o final, mas não gostei da forma como isso foi feito.
Acho que tem uma sequência, não sei se é sobre os mesmos personagens. Quem sabe um dia eu leia...
Canoff 08/02/2024minha estante
Eu também fiquei confuso quando li. Achei que fosse o único.

Samara534 30/09/2023

Nada do que eu esperava
Eu comprei esperando um romance de época e recebi surtos(?)

É bom ver a inteligência de uma menina de 12 anos, sinto que poderiam explorar mais questões como "o que aconteceu com o irmão dela no colégio?" "as fotos que ela achou" e o próprio tio que eu não li uma frase dele, uma cena, um diálogo desse homem.

heloleituras 20/09/2023

QUE LIVRO. ????
Certo dia, estava no shopping e fui na feira de livros, peguei esse por ser um que a vendedora recomendou, a capa não tinha nada a desejar, e não imaginava que iria ser isso tudo que li. Porém, esse é um suspense gótico que eu com certeza favoritei.

Esse livro não parecia nada, mas entregou TUDO. Tipo, literalmente! Me prendeu do início ao fim, passei suspense, fiquei com medo da professora e curiosa para a parte dois.

Por favor, apenas LEIAM ESSE LIVRO INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!?

Euvitormarques 19/09/2023

A leitura mais surpreendente do ano
" A menina que não sabia ler" de John Harding, porcamente traduzido ( em minha opinião) para o público brasileiro, conta a história de Florence e Giles: dois irmãos órfãos de pai e mãe que são negligenciados pelo tio na mansão igualmente negligenciada, aqui chamada de Blithe. A história se passa pela perspectiva da Florence, uma garota de 12 anos EXTREMAMENTE inteligente que desobedeceu a única regra dada por seu tio: ser alfabetizada. Confesso que no começo tive um pouco de dificuldade pra absorver essa história que parecia mais uma história de época cliché que anda em círculos mas após chegar ( com um pouco de esforço diga se de passagem) a segunda parte, me deparei com uma das tramas mais complexas e desafiadoras já presenciadas em um livro cujo eu não esperava reviravoltas surpreendentes. Com personagens complexos e um aprofundamento esplêndido da protagonista me vi preso em uma teia que me deixou ali, imóvel, até que a última página do livro fosse devorada. Com toda certeza é uma leitura que me tirou de eixo e me fez de idiota em diversos momentos indo em caminhos que eu não imaginava, e por isso recebeu todos os pontos positivos por mim. Pra finalizar, acrescento que não é uma leitura de fácil absorção ( como o próprio autor avisa na primeira página) mas que com certeza vale a pena em todas as quase 300 páginas.

Bruna Moraes 18/09/2023

A menina que não sabia ler #1 - John Harding
Na mansão de Blithe House vivem os meios-irmãos Florence e Giles, órfãos e que estão sob o cuidado do tio, que nunca aparece, mas deixando a governanta, Sra. Grouse, comandando a casa, juntamente com os outros empregados. E assim, as crianças passam o dia livremente, correndo de um lado para o outro com suas brincadeiras, mantendo somente distância do poço e do fundo lago.
Mesmo seu tio ordenando para que não ensinem Florence a ler, ela, ao descobrir a imensa biblioteca proibida, consegue com a ajuda dos livros a ler sozinha, passando suas tarde e noites desbravando mundos literários. No entanto, a sua vida calma não vai durar para sempre, com Giles indo para escola e seu vizinho Theo aparecendo frequentemente em sua casa, as suas leituras constantes tiveram que ser interrompidas. E tudo piora, quando Giles é mandado de volta para casa, por não ter conseguido se adaptar à escola, sendo recomendado pelo tio que estudasse em casa sob a vigilância de uma instrutora, por isso foi a Sra. Whitaker foi indicada, por uma fatalidade acabou afogada no lago.
A segunda preceptora, Sra. Taylor, fora contratada para educar Giles e manter a ordem na casa, tendo em vista o desastre da primeira preceptora. Mas seus comportamentos peculiares, despertaram em Florence uma curiosidade e um instinto de proteção, em relação ao seu irmão. O único problema era separar o mundo da imaginação da realidade.
A narrativa é dividida em dois momentos, ambos contados sob a perspectiva da Florence, logo de início o livro demonstra se tratar de duas crianças, aparentemente, normais que vivem em uma mansão e possuem um tio negligente. No outro momento, a narrativa toma um rumo diferente, com uma pegada mais de suspense psicológico, coisas sobrenaturais começam a acontecer, segundo a narradora, e que parecem estar ligadas, tanto entre os personagens quanto ao ambiente da mansão. E, como consequência disso, alguns personagens acabam morrendo de maneira fria e sem grandes explicações, como a Whitaker, Taylor e Theo, pela própria Florence, que não passa de uma criança. Ao observar o título do livro e a capa, é evidente que não combinam em nada com a temática da história.
Vale ressaltar, que as descrições em relação aos comportamentos machistas, as roupas, os objetos de transportes e até os métodos médicos para curar a asma de Theo remetem aos anos de 1890, o autor faz o leitor se sentir em outro século, sem dúvidas.
Inegavelmente surpreendente, superou todas as minhas expectativas, não se trata de um romance e muito menos clichê, como achei que fosse. Muitas perguntas ficaram soltas e sem respostas com o final do livro, sendo essenciais para fechar o primeiro volume, como sobre o caso da primeira preceptora e o falecimento de Theo, mas o autor faz um jogo interessante, induzindo o leitor a realmente a ficar na dúvida e no escuro se tudo não passou de uma fantasia do imaginário da Florence ou se ela é uma paciente psiquiátrica ou se realmente tudo foi real. O livro foi inspirado no clássico “A volta do parafuso” de Henry James e também nos contos de Edgar Allan Poe, conhecido pelos seus suspenses.
“Com que facilidade deixamos de lado a perspectiva de um futuro desastre pelo prazer do presente!”.

Lauani_melo44 16/09/2023minha estante
Também não é o meu tipo de leitura ,fiquei agoniada durante a história.

Emanuella45 11/09/2023

Favoritos
De longe um dos meus livros favoritos. Já li a muitos anos, e ele continua no pódio de primeiro lugar. Amo a narrativa, as estratégias, a confusão mental que o leitor se encontrará em certo ponto da história. Uma história crua e envolvente.