Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

vicqs 04/01/2021

Talvez em outra época funcione
Eu senti que Lúcia começou tão grande e ao decorrer de leitura isso foi se findando, essa grandiosidade!
A leitura não funcionou para mim o quanto eu esperava, apesar de estar quebrando o estigma de que clássicos não são bons, eu realmente não consegui sentir nenhum tipo de apego aos personagens, por ser um livro de época, tem muitos conceitos e princípios que não cabe aos dias de hoje! Talvez uma releitura daqui algum tempo, talvez assim funcione.

thecia 22/01/2023

Lucíola, uma luz na escuridão
Me apaixonei por José de Alencar e seus romances urbanos desde Senhora, e achei que seria meu livro preferido no mundo? até ler Lucíola!

Em Lucíola, Alencar dá a voz à Paulo Dias, que conta como começou seu relacionamento com Lúcia, que é uma prostituta. E todo o desenvolvimento de um relacionamento conturbado, de início, que se tornou um amor puro e espiritual.

Paulo se mostra muito preconceituoso, pois a história é contada através de uma carta entregue a Sra. G. M. para que Paulo não levasse a culpa de publicar o romance e ser mal visto por se envolver com uma cortesã, diante de uma sociedade preconceituosa.

E por outro lado, Paulo foi o único que enxergou Lúcia além das aparências e, como ela mesma disse, a purificou apenas com o olhar e a fez se aproximar das suas origens, como Maria da Glória.

De fato isso é o que mais me encanta em José de Alencar, como ele é capaz de trazer críticas sociais, sem abandonar os princípios morais e patriarcais do seu tempo e, ainda sim, trazer a exaltação do amor idealizado e a busca pela salvação!

Lucíola é incrível! Me emocionou muito e me chocou o tanto que a realidade dela é a realidade de muitas mulheres hoje em dia! Obrigada por essa obra prima, José de Alencar!

Mary Maia 22/03/2024

Se joguem
"Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida só se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade" (...)

Mais um romance urbano do José de Alencar com leitura obrigatória. Clássico da literatura é clássico da literatura e não tem erro. Leitura certa.

Helena 13/05/2021

Lucíola é um romance urbano, em que Alencar transforma a cortesã em heroína, esta purifica sua alma com o amor de Paulo. Ela não se permite amar, por seu corpo ser sujo e vergonhoso, e ao fim da vida, quando admite seu amor, declara-se pertencente a Paulo. É a submissão do amor romântico, onde a castidade valorizada.

Bru 01/02/2022

Devastada! Sabia tudo o que iria acontecer e mesmo assim foi um baque, a magia de um clássico. O melhor livro do Alencar, com certeza. Me vi completamente envolvida pela história e também pelos os personagens que odiei e amei.

Natália 15/03/2010

Pode parecer loucura, mas desde o começo simpatizei com Lúcia. Apesar da situação em que se encontrava, a mulher nunca se deixou abater. Odiava seu corpo, odiava ser quem era, mas não se o odiava mais além do que não suportava seus amantes. E então, Paulo apareceu sem sua vida.

Durante toda a leitura, perguntei várias vezes a mim mesma porquê este é um clássico, porquê as pessoas o consideram tanto! E apenas nas últimas páginas entendi: não houve um final feliz. Pelo contrário, foi trágico, porém real.

Lúcia, como disse Paulo tantas vezes, foi um anjo! Carregou sua própria cruz sozinha, o tempo todo, e nem com seu amor dividiu. Como pôde suportar? Nem a própria entende como não enlouqueceu. Admiro-a, respeito-a. Tiro meu chapéu para esta mulher.

Ana 09/02/2022

Sem ar
Passo mal ??
Amei a leitura inteira
O Paulo e a Lúcia são perfeitos sim e só minha opinião importa
Não sei o que dizer sobre o fim, depressão

Monique 03/02/2023

Dei 5 estrelas pela qualidade da escrita e pela construção da história. Porém, achei esse livro muito triste e muito cruel.

Tatiane 29/03/2022

Desde sempre os "Mamãe Falei" estão em nosso meio #elenão
Uma menina com pais e irmãos morrendo de fome, atacados pela febre amarela, epidemia de meados do século XIX no Rio de Janeiro, busca trabalho e pede ajuda em sua rua para comprar remédios e comida para sua família que está à beira da morte. Um vizinho bem mais velho vê aquela situação, a chama em sua casa e lhe dá algumas moedas depois de fazer coisas que ela nem imaginava existir. ("É FÁCIL PORQUE É POBRE?!") O pai sobrevive e pergunta à filha como tinha conseguido aquele dinheiro. Em sua inocência, a menina conta tudo o que ocorrera e, considerada [*****] por aquele homem que deveria protegê-la, é expulsa de casa pela vergonha causada. (A VÍTIMA É A CULPADA?!) Assim morre, para os que a conheciam, a jovem Maria da Glória e nasce, em um novo mundo, Lúcia. Os nomes, por sinal, fazem todo sentido. Esta é a história inicial da vida de Lúcia, personagem principal do romance "Lucíola", do super conservador, escravocrata, "homem de bem", José de Alencar.

(É um clássico, mas quem não leu pode não querer spoiler. Então pare aqui.)

A história se desenrola e aquela menina, transformada em mulher pela sociedade machista e patriarcal, só pode DEIXAR DE SER LÚCIFER (Lúcia) e VOLTAR A TER A GLÓRIA DA PUREZA DE MARIA por meio do amor verdadeiro de outro homem. (CURIOSO O FATO DE O SALVADOR DAQUELA POBRE ALMA TER DE SER UM HOMEM...) Esse amor, porém, para manter a moral e os bons costumes de uma sociedade preconceituosa e hipócrita não pode se manter no campo físico e real. A Maria da Glória precisa vencer a morte para pagar pelos pecados de Lúcia e manter, na imaterialidade da eternidade, o amor espiritual. Enquanto isso, aquele que abusou de uma menor e toda a sociedade hipócrita formada por inúmeros "homens de bem" continuam livres, curtindo a vida e os seus privilégios sociais.

A pergunta que faço é: quando você leu, na escola, alguma das mais famosas obras da prosa romântica brasileira, para conhecer o Romantismo na Literatura, seu/sua professor/a levantou alguma questão que tratasse do absurdo da posição da mulher na sociedade do século XIX? Por acaso ele/a levantou alguma reflexão sobre os preconceitos que reproduzimos ainda hoje, até mesmo sem perceber, e motivou o questionamento sobre sua origem e manutenção?

É preciso ir a essas fontes com muita atenção e audácia, porque é por meio delas que nossos preconceitos foram se naturalizando a ponto de considerarmos, muitas vezes, normais os absurdos e as violências ainda hoje praticadas. Dar nome às violências é o primeiro passo. E nada de cancelamentos! É conhecendo a História e as inúmeras histórias que dela provêm que podemos entender o mundo de onde viemos para escrever o mundo que queremos. E, com certeza, não é com idiotas como este que está no poder.

Milenaaaaa 15/09/2021

Um bom clássico
É a segunda vez que eu leio esse livro e ainda continuo gostando muito dele. Óbvio que devido a época que foi escrito, a linguagem é bem mais rebuscada e, para quem não tem o costume de ler clássicos, em certos momentos pode se tornar um pouco maçante, mas o enredo continua sendo muito bom e com muitas críticas a sociedade da época. A força que a Lúcia tem chega a ser inspiradora e terminei admirando muito ela. Enfim, recomendo.

Fernando1704b 27/08/2020

Me deixou triste
Um dos livros com o final que mais me deixou triste, obrigado José de Alencar

Érica 15/05/2014

Me encantei com o livro, mas confesso que das primeiras páginas até a metade a leitura estava chata, depois a leitura fica muito agradável e você entende toda a historia.
Um livro bacana que mostra infelizmente a realidade, mas contada de uma forma Doce e ao mesmo tempo Forte. Um romance agradável, com conflitos entre Lucia e Paulo, sociedade sempre criando obstáculos e ainda o passado de Lucia, leia e descubra os encantos deste romance.

price; 17/06/2021

Bom.
Comecei a ler para realizar um trabalho e escolar e finalizei gostando muito do livro. A história, os personagens e as reviravoltas são ótimas, José de Alencar entregou tudo e mais um pouco nessa obra. Muito bom. Breve pretendo reler com mais calma.

Emily977 17/01/2023

Gosto de escrever resenhas mais elaboradas para que eu possa expor de maneira detalhada meus pensamentos e o que achei da leitura. Entretanto, esta resenha irá ser extremamente curta e de certa forma, dura, já que, o pensamento que predominou minha mente enquanto lia Lucíola foi: "eu não aguento mais".

Nunca havia lido um clássico brasileiro - confesso que minha experiência com literatura nacional é bem limitada - e está com certeza foi a pior obra que eu poderia ter, escolhido para embarcar neste novo gênero. Já li muitos clássicos, com autores de distintos países e com escritas que vão das mais complexas até às mais simples, mas nenhum livro antes lido foi tão difícil de ler e entender quanto este.

Tinha consciência de que a leitura seria mais complexa, já que não estou acostumada com tal narrativa e sabia que a obra não se tornaria uma das minhas favoritas, sendo eu uma leitora que costuma fugir de romances, mas não sabia o quão ruim seria minha experiência. Não quero passar a impressão de que não gostei do livro porque foi difícil de lê-lo, não mesmo, tendo em vista que estou acostumada com este cenário. E também, de forma alguma quero afirmar que o livro é ruim ou mal escrito, porque se eu o fizesse estaria mentindo, contudo, foi uma das piores experiências literárias que já tive o desprazer de passar.