Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


683 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Clara2852 31/05/2024

Lúcia, a mais pura alma já vista
Que história comovente e deliciosa! lúcia, uma garota forçada a conhecer as amarguras da vida adulta logo cedo e, assim, traçando um caminho que não lhe dava pura satisfação, mas que a deixava viver confortavelmente. paulo, um homem extremamente infantil, movido puramente pelo sentimentalismo da incoerência e por suas próprias vontades. que casal dificultuoso.

esse romance, muitos dizem que demora para acontecer devido a moralidade social empregada. no meu ponto de vista, não foi isso (ou não foi apenas isso) uma vez que paulo estava bem ciente da forma como lúcia levava sua vida desde o começo. paulo era um homem inseguro e com desconfianças, a opinião pública parou de fazer sentido um pouco antes do começo do livro, mas sua infantilidade não permitiu que esse amor fosse deleitado por mais vezes.

lúcia, por sua vez, representa a delicadeza e a força feminina. ela não é frágil, muito pelo contrário, a vida não a fez forte, isso já é uma característica dela desde quando nasceu. ela é profunda, pura poesia, determinada e destemida. se estivesse no lugar de paulo, também me sentiria inseguro ao lado de uma mulher incrível dessas!

livro delicioso de ser lido (apesar das crises de raiva que senti de paulo) e que vale muitíssimo a pena o tempo.
comentários(0)comente



Anny 27/05/2024

Lucíola
Olha, esse livro me surpreendeu! Passei mais da metade dele indignada com várias situações, porém foi chegando ao final foi ficando mais interessante, levando em conta que se passa em 1800 e algumas coisa, é uma história e tanto!
Um pouco cansativo por conta da escrita antiga, mas com calma e com atenção se tem uma bela história.
comentários(0)comente



pamp. 22/05/2024

Assim como da primeira vez, a leitura foi muito boa e eu amei a experiência. Luciola é, de longe, um dos meus clássicos brasileiro preferido.
A única mudança, de 2016 pra cá, é que eu me toquei de que não gosto do final. Acho ele ruinzinho. Talvez porque seja mesmo ou porque prefiro finais felize, não sei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju 15/05/2024

Surpresa
Primeiro contato com José de Alencar.

Devia chegar sem muitas expectativas, mas me envolvi com o início da leitura.
O tema tratado, o morde e assopra entre personagens, toda a conquista e o amor proibido. Mas sinceramente... O final não podia ter sido mais decepcionante. Tudo aconteceu rápido e tenho certeza que a intenção era comover, mas conseguiu apenas me deixar nervosa.

Não foi de todo ruim. Valeu a experiência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wania Cris 09/05/2024

Ah, a hipocrisia...
Mais um clássico da literatura nacional que eu ainda não conhecia, mas que sou grata por não ter lido antes, quando não tinha a maturidade para apreender tudo o que a obra tem para oferecer. E o que ela mais entrega é a hipocrisia da sociedade que julga a mulher com uma regra moral tão rígida que jamais aprovaria o comportamento dos homens, a quem entroniza nos céus como santos...

Pobre Maria que se fez Lúcia...

A edição da Audible é ricamente narrada por Kiko Rieser e ainda tem muito de 1862, mas tanto, tanto, tanto de 2024...
comentários(0)comente



Cristiane 08/05/2024

A leitura não me prendeu tanto quanto outras obras de José de Alencar, mas é sem dúvida um grande livro.
Na obra, Paulo, por quem o livro é narrado, acaba de chegar ao Rio de Janeiro e conhece Lúcia, por quem se apaixona. O romance entre os dois é complicado pela posição de Lúcia, que é prostituta e teme os comentários que a sociedade irá fazer sobre Paulo.
Durante todo o enredo, Paulo tenta entender a alma de Lúcia, o que por fim consegue ao final do livro, quando ela lhe conta toda sua história.
José de Alencar, como sempre, foi grandioso com suas críticas a sociedade.
comentários(0)comente



vaporbarato 07/05/2024

No começo eu tava achando tudo muito rebuscado, do meio pro final já estava entendendo melhor. A história é muito intensa, e agora reconheço, apesar das dificuldades, que foi muito bem escrita. Maravilhoso!
comentários(0)comente



Bel 05/05/2024

Lucíola
O livro escrito por José de Alencar retrata os perfis femininos em suas histórias, desta vez, não fora diferente. Lúcia, uma prostituta renomada pela alta corte, acaba tendo seu caminho cruzado com Paulo, um homem que se muda para o Rio de janeiro com o intuito de mudar de vida.

A história aborda temas extremamente importantes: o papel da mulher na sociedade, relacionamentos, prostituição e relações de hierarquias, eu confesso que não estava nem um pouco animada para ler o livro pois não gostei tanto de "Senhora", mas, me impressionei com a maneira que o livro apesar de um escrita rebuscada, conecta o leitor com a visão do narrador.

Os personagens são bem elaborados, muito bem articulados, mostrando um paralelo muito real a realidade, mostrando os pensamentos do autor e a maneira que ele via a sociedade da época. O romance do casal tem altos e baixos, entretanto, ainda sim é lindo, ver a forma que a visão de ambos vai mudando e como a relação deles vai além de algo carnal depois de um tempo.

Muito obrigada José de Alencar por ter escrito está obra prima?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tiago 24/04/2024

Quanto mais velho o barril, melhor o vinho. Será mesmo?
Sendo sincero, foi uma leitura sensacional, com uma reviravolta não tão inesperada, mas surpreendente, e com um enredo super interessante, (A vida da "alta sociedade" do Rio de Janeiro Imperial), só que é o tipo de livro que não dá pra engolir em uma tarde. O livro é pequeno, mas até a metade da história, ele passa beeeeeeem lentamente, o vocabulário é muito requintado e tem muitas expressões antigas, que as vezes confundem o leitor e atrasa um pouco a leitura, que acaba por quebrar o ritmo dessa história envolvente sobre o "amor" entre Lúcia e Paulo.
.
Durante o livro a gente tem diversos momentos em que o machismo se encarna em Paulo, um reflexo da sociedade em que estava inserido, e mesmo assim, com toda essa "loucura", Paulo é o único que vê em Lúcia uma alma pura, e mesmo contra a própria vontade acaba sedendo ao solo fértil do amor.
O mesmo acontece com Lúcia que se entrega por completo a paixão. O mais doido disso tudo é que enquanto você lê, você percebe que os dois estão apaixonados, mas não conseguem admitir um ao outro, uma por ter vergonha ou medo de perder o homem que lhe dá prazer de viver, e o outro por ter medo de perder sua honra social, e por causa disso, os dois desfrutam muito pouco desse amor.
.
Diria que o livro é bom, mas é cansativo. Recomendo para aqueles que buscam uma história doida de amor, e que queiram entender as características do romantismo, que estão bem presentes na idealização da imagem de Lucíola no livro. É isso
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



By a lady 16/04/2024

Uma história de conversão.
Eu ainda não tinha lido nada parecido com Lucíola, e de cara foi um dos melhores livros de literatura brasileira que já li.

A história de Lúcia é extremamente tocante, e certamente eu irei contra a maré ao escrever tudo isso, pois pelo pouco que vi nas resenhas por aí, notei uma visão extremamente rasa das pessoas, que não enxergam além da visão ideológica.

Essa história, acima de tudo, é uma história de conversão. Lúcia, ou melhor, Maria da Glória, abandona a sua vida de prostituição ao se apaixonar profundamente por Paulo. Durante toda a leitura, notamos a sua mudança gradativa e é lindo de ver!

No entanto, é triste a situação em que ela se encontra. Ao conhecer sua história, sabemos que ela nunca quis ter a vida que levava, que desde o início ela foi forçada, ainda criança, em meio às dificuldades, a vender-se para salvar a vida da família. Portanto, eu não entendo o porquê tantas pessoas vangloriam o fato de Lúcia "fazer o que os homens fazem". Pra mim, no mínimo, é algo irracional de se pensar. Por que é motivo de orgulho ela se igualar a homens da pior espécie e ter seu corpo profanado por estes mesmos homens?

É verdade que Lúcia foi humilhada e desprezada pela sociedade, mas o grande ponto é: Ela morreu Lúcia e renasceu Maria. Deus, Nosso Senhor, perdoou todos os seus pecados, mas a sociedade não. Esse livro escancara a hipocrisia e o ódio no coração dos pecadores.

A mudança não ocorre apenas em Lúcia, mas também em Paulo. No fim, ambos alcançaram o ápice do amor entre homem e mulher. É uma pena que ambos não tenham se casado, e eu entendi que isso se deu muito pelo fato dela não se ver como um ser humano digno, mesmo não sendo verdade e mesmo tendo seus pecados redimidos. Isso só ressalta o fato de que a promiscuidade pode destruir a vida de uma mulher.

No mais, eu amei esse livro! Devorei em três dias e posso facilmente dizer que está entre os meus preferidos.
comentários(0)comente



683 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR