Rules for a Being Girl

Katie Cotugno

Resenhas - Rules for a Being Girl

Mia Fernandes 23/05/2024

Regras para ser uma boa garota
"Mesmo que ela já tenha ficado com um milhão de caras, penso subitamente, mesmo que ela esteja vestida para chamar atenção, por que isso é da conta de qualquer um além dela própria?"

Desde pequenas somos moldadas. A ser a princesinha do pai. Temos tantas regras, que não permite sermos espontânea. Somos a todo tempo julgadas, humilhadas, colocadas em cada situação. Nossas opiniões não são levadas a sério. Somos julgadas pelo o que comemos, falamos e usamos. Não temos a segurança de ir sozinha a qualquer lugar.

Esse livro é fino, não aprofunda essas questão, mas já serve pra abrir um leque sobre tudo que nos mulheres já passamos, assim que saímos da infância. O quanto somos julgadas, desacreditadas, por alguma figura masculina de poder.

O assédio sofrido pela protagonista e sua reação vão além do mundo ficcional. Pois qual, adolescente nunca teve um crush no professor? Mas, daí a quando algo acontece, de quem é a culpa? Será que ela realmente estava dando em cima do professor?

Na minha visão, ela tinha uma admiração, que foi totalmente azedada pelo assédio. A sua credibilidade foi posta em prova, ela se auto culpou, por algo que não foi culpa dela.

E necessário mais livros nessa vibe, onde não romantiza relação entre professor e aluno.

Xoxo
Mia Fernandes

Juhð¤ 19/05/2024

Faz muitoo tempo que eu li sobre esse livro, eu até ia reler mas acabou que não reli, ele é um livro com bastante aprendizagens e comenta sobre questões importantes na sociedade , lembro que na época que li, eu devorei esse livro. Eu recomendo bastante. E acho que eu deveria ler ele de novo com uma mente mais madura pois ele é um livro que trás críticas que sobre a mente que eu tinha antes eu não consegui entender muito bem, ele tem uma pitada de romance também oque eu acho incrível como não sou muito fã de livros que só tenham romance, então acho que ele equilibra bem os temas. Lembrando que não é focado em romance e uma dica que eu daria pra mim mesma é que eu lesse com mais calma pois não é um livro levinho que nem romances bobos então muita coisa pode acabar passando despercebida.

Mirielle0 11/05/2024

Regras para ser uma boa garota
O tema do livro é super legal e interessante, mas a execução foi bem precária, o livro prega o feminismo e tals , mas quando um menino trata ela super bem e com igualmente, ela o trata que nem um cachorro kkkkk vai entender??? Ela perdoa a amiga que além de tratar ela mal no pior momento da vida, esconde coisas dela a um bom tempo e nem acredita nela, isso tudo por causa de um professor kkkk a para né .

smari 30/11/2023

"Fazer o que podemos com o que temos"
Meu deuuusss, esse livro é simplesmente incrível, eu com certeza não esperava isso tudo dele. Pela sinopse, a impressão que passa é de que o livro vai girar em torno do fato de Bex ter beijado Marin, como se essa fosse a essência do livro, mas o que acontece é muito maior que isso.
É claro que essa parte da história não fica esquecida, como se não importasse dar uma conclusão necessária ao que aconteceu, mas, ao longo da história, podemos ver também um enorme desenvolvimento e crescimento da Marin, de seu modo de pensar, de agir e de enxergar o mundo e isso foi o que mais me ganhou. É o típico livro onde a personagem principal vivia em um mundo cor de rosa até que algo acontece e de repente essas lentes caem e ela começa a se abrir pra enxergar o mundo real.
E é muito interessante também ver como, quando ela abre a mente para um "detalhe", ela começa a ver vários outros também, como ela mesma diz: "Quanto mais eu leio e aprendo nos últimos tempos, mais trabalho sei que tenho pela frente." E isso é muito real, pois quanto mais aprendemos, mais descobrimos coisas que não conhecíamos antes e que ainda temos que aprender sobre.
É triste perceber situações extremamente humilhantes, machistas e indelicadas ao longo do livro que são muito frequentes no cotidiano e na sociedade na qual vivemos. Com certeza esse livro é capaz de levar à muita reflexão e de formar muita consciência nas pessoas, assim, eu digo que deveria ser praticamente uma leitura obrigatória
Enfim, ele entrega muito mais do que promete, super recomendo e tá nos meus favoritos.

emysants 10/09/2023

Poderia ser melhor
O livro fala sobre um tema extremamente necessário. Mas acho que a história poderia ter sido mais aprofundada.

Eu achei bom o feminismo ter sido introduzido. Apesar da autora não ter mergulhado mais a fundo no que realmente é o feminismo. O que deu a impressão do livro ser bastante superficial.

Os personagens por sua vez, não me cativaram. Eu não consegui me apegar a nenhum deles.

Bom, não foi uma leitura ruim, nem boa, apenas ok. De qualquer forma, não é um livro que eu recomendaria.

Amanda Fidelis 02/08/2023

Marin é a típica garota certinha, ótima aluna, editora do jornal da escola e todo mundo acha que ela terá um futuro brilhante por causa disso. Mas a vida de Marin vira de ponta a cabeça quando o Sr. Beckett, seu professor de literatura, um cara jovem, bonito, querido e próximo de todos os alunos, a beija.

A cabeça de Marin fica a mil e o seu primeiro dilema é entender se a culpa foi dela ou se alguma atitude sua o fez entender que era esse o seu desejo. Na dúvida entre fingir que nada aconteceu ou denunciar a atitude de Bex, mesmo correndo o risco de não acreditarem nela mas como forma de se rebelar contra a visão machista de uma sociedade que sempre culpa a mulher, Marin escreve um artigo intitulado 'Regras Para Ser Uma Boa Garota' e publica no jornal da escola.

thatgirlfromcats 02/05/2023

Regras para ser uma boa garota 2.0
Regras para ser uma boa garota aborda de maneira um tanto quanto vaga o feminismo, porém aborda de maneira profunda o assédio e os limites que devem ser respeitados. Por conta disso, acredito que esse livro é uma boa leitura para jovens mulheres em formação que estejam nos seus 14/15 anos. Afinal, se eu tivesse essa idade, gostaria de ter lido algo assim.

Esse livro nos conta as história de Mirin, uma jovem estudiosa, que está no ensino médio, ela tem uma namorado, uma melhor amiga e uma família, além de também ter uma queda por seu professor ?gato e descolado?. Tudo desanda quando esse professor, a convida para sua casa e acaba beijando-a.

Mirin, então começa uma jornada aflitiva contra todos os furacões de sentimentos que a invade e tentado se encontrar no meio deles.

Reparando nas injustiças que a rodeia, tanto em seu colégio, quanto na sociedade, ela resolve fundar um clube do livro feminista, onde lá, lerão obras escritas por mulheres, para mulheres.

Preocupada com a avó que tem demência, a melhor amiga que anda estranha, o namorado babaca e o professor assediador, Mirin tenta focar em seu futuro, afinal tem sonho a conquistar.

Um livro angustiante, pesado até e com gatilhos, porém acredito ser uma leitura importante para todos.

A história não tem um final feliz. ela tem o melhor final que poderia ter, afinal, não vivemos em uma sociedade justa e isso é o mais real que poderia ser.

kai ribeiro 26/03/2023

Esse livro é muito melhor do que eu esperava. No começo eu estava achando ele meio pacato, com personagens meio fracos. Mas foi incrível ver o modo que a Marin evoluiu e foi tomando consciência do que estava acontecendo com ela e do que acontecia com as mulheres em volta dela.
Não foi um livro que eu adicionaria aos favoritos, mas ele vale muito a pena

Isabel423 23/03/2023

Você é uma boa meninas, mas não precisa ser sempre ...
Regras para ser uma boa garota, estava na minha lista a um tempinho e como estou em um ótima sequência de livros, decidi que seria essa minha próxima leitura. O livro me surpreendeu muito, principalmente por durante o livros, ela ir percebendo que coisas que antes não tinha importância Oi passavam despercebido, começam a encomodar nossa prota, isso acontece com todas nós, ao longo do nosso crescimento somos ensinadas a ficarmos quetinhas e sentar como um meninas, e só aos poucos vamos com um pouco de maturidade vamos nos desprendendo de pensamentos machistas. Assim como nossa prota temos que aprender a cada dia e não nos colocarmos como centro das lutas pro desigualdade.

As pitadas de romance foram um extra.

Aquele professor é um 🤬 #$%!&

Isabeli 21/01/2023

4,5??/ INCRÍVEL.
Pra começar eu acho que todos deveriam dar uma chance a esse livro, ele faz você refletir sobre as decisões da vida de uma adolescente de hoje em dia e acho isso muito importante, você ver os erros e acertos que ela comete durante seu ano escolar, além de ter um romance de brinde nessa história.
Bem não é uma novidade ( inclusive tá na sinopse ) que e o professor Bex faz tudo aquilo, só sei que passei a MAIOR raiva com esse personagem KKKKKKKKKKK
Só não dou 5?? porque achei que deverias ter assuntos um pouco mais explorados como o final do romance entre outras coisas, mas na minha opinião nada que me afetasse tanto.
Favoritei esse livro é até agora o melhor do ano, ENTÃO LEIAM!!!!
???

Dudoca1 06/01/2023

já virou um dos queridinhos do ano
Cara, que livro sensacional. Primeiramente, não é uma história de amor, mas sim de uma garota que deixa de viver em uma bolha e passa a enxergar o mundo ao seu redor como ele é, decidindo se opor às coisas.
Esse livro traz a reflexão de que precisamos mudar nosso ciclo social e pensamentos para percebermos que não fomos os culpados, mas sim alguém que passou por algo completamente desumano. Tem muito aquilo do não se importar com o que irão pensar e ir atrás do que achamos certo.
Além disso, ele mostra para nós como somos egoístas e muito centrados em nós mesmos, principalmente quando envolve ter que lidar com a opressão que outras pessoas passam. A protagonista vive refletindo como ela nunca parou pra prestar atenção em tanta desigualdade, seja ela qual for. Sempre se perguntando como não reparou nisso antes, só começando a reparar depois de passar por um evento que levou ela a criar uma nova visão e vontade de mudar as coisas.
Uma frase que me impactou pra krlh foi: ?É como se, agora que estou procurando por desigualdade, eu a visse por todo lugar, classificando milhares de injustiças grandes e pequenas a cada lugar que vou. Por que eu não via isso antes??

shuhua 01/01/2023

"Por quanto tempo vem dizendo o que todo mundo quer ouvir?"
"Você precisa decidir com o que consegue conviver, o que é realmente um dos conselhos que eu menos gosto porque significa que não há uma resposta certa."

Não tem muito o que falar sobre o livro pois ele cumpre o que promete, apesar de poder ter tido um desenvolvimento melhor, sinto que foi escrito para quem, assim como Marin, nunca notou as desigualdades de gêneros que aconteciam ao seu redor, assim como abusos.
No começo do livro é visto muitas atitudes machistas, e quando Marin percebe e aponta o dedo para isso, elas se tornam ainda mais visíveis. A forma como todos fecham os olhos para isso, tanto o diretor quanto os estudantes, é assustadora e real. É triste o fato de que inúmeras denúncias são deixadas de lado pela falta de provas, ou pela influência do abusador.
A maneira como Marin, mesmo que indiretamente, influenciou outras vítimas a denunciarem foi linda.