A Impossível Faca da Memória

A Impossível Faca da Memória Laurie Halse Anderson

Resenhas - A Impossível Faca da Memória

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evelyn.Neto 20/09/2021

Recomendo bastante a leitura. Fala sobre a história de uma menina e seu pai que passam por algumas ?turbulências?.
Conta sobre como ela leva a vida, lida com situações difíceis, relacionamentos?

Ana 13/07/2021

Medo do passado
A história retrata bem como o medo e experiências traumáticas que nos impedem de viver o presente. Refleti bastante sobre a finitude da vida, porém senti a falta algo mais pra que me ligasse à narrativa.

RR 06/07/2021

Sirvo um cérebro humano para que os zumbis saceiem sua fome
Sirvo um cérebro humano para que os zumbis saceiem sua fome... E aqui vai o meu em um formato curto e contudente ?

O cérebro humano em algum ponto é um cérebro zumbi, a diferença está apenas na " faca da memória que o corta, que nos faz humanos e nos fere do transe em que nos encontramos, sangrando nossas memórias e segredos, saciando assim, a fome de nós mesmos.

Faço reflexões, poemas e desenhos sobre o que leio e sobre as questões que residem e reinam em mim, sempre tentando intercalar com conceitos psicanalíticos ou da psicologia em geral ( ciência que estudo). Se alguém tiver interesse, procure por @psychemrophosis_em_cores_ e venha colorir a escuridão comigo.

theauroradunne 28/06/2021

Um bom livro
Para mim a nota desse livro fica em algo entre 3,5 e 4. Não foi uma leitura incrível, em que eu me apeguei aos personagens, mas acho que foi bem válido e interessante. Gostei de acompanhar a jornada da hayley e do pai dela, e que no final as coisas não se transformaram em um passe de mágica, mas que eles iriam continuar vivendo um processo de cura e superação pelo resto de suas vidas.
O título do livro fez bastante sentido pra mim, pelas lembranças dessa família, lembranças quebradas, distorcidas, esquecidas e no final das contas, e entendi que até as memórias mais doloridas fazem parte de quem nós somos, e sem elas somos apenas zumbis.
Apesar de todo o sofrimento e traumas dos personagens, eu pude perceber que existia amor ali. A hayley amava o andy e o andy amava a hayley. Esse livro tem um romance também, mas não acho que seja aqueles mega desenvolvidos. Mas em vários momentos quebrou um galho e deixou a história mais leve.
Gostei bastante do fim da história, teve um momento entre pai e filha que me emocionou bastante e que acho que fez valer a pena a leitura.
No fim das contas, é um livro que eu recomendo, claro, deixando avisado os avisos de gatilho!!

"Não se pode fugir da dor, garota. Lute com ela e fique mais forte."

Bruna 23/05/2021

A Impossível Faca da Memória
Tive um misto de emoções lendo esse livro. Primeiro que fazia um tempo que não lia algo que tinha uma adolescente como narradora, segundo que o tema estresse pós traumático não é algo que tive muito contato sem ser por filme.... Agradeço pelas partes ?adolescentes demais? e o romance ?meio fofinho?, pois sem eles, esse livro teria sido um peso enorme de tanta tristeza e crises.
O final me prender tanto que não consegui largar a leitura, mesmo estando tão pesada de tristeza pela história e pela dor dos personagens.
Me identifiquei muito com a solidão da personagem principal, estar em uma casa onde é necessário estar de olho em alguém que ama o tempo todo, ficar petrificada de medo de ser abandonada novamente, perder tantas pessoas na infância.... Acho que essa foi a parte que mais me tocou, e por isso a história foi tão boa pra mim.

Alanna. 22/04/2021

Bom, mas tinha potencial para ser muito melhor
*Antes de falar desse livro, eu acho importante destacar que a história pode trazer gatilhos sobre estresse pós traumático, sobre comportamento agressivo e talvez sobre uso de entorpecentes e álcool*

Aqui vemos a história de uma família bastante disfuncional. Um pai que é ex militar, e que carrega consigo traumas não só do seu tempo de exército mas também de perdas pessoais, um cara que está afundado em bebida e drogas, atormentado por esse passado; e sua filha, criada diante de tudo isso, que desde muito nova se viu no papel invertido de ter que cuidar do próprio pai, e de não viver as próprias experiências de uma adolescente "comum". A coisa toma nova forma quando os dois voltam para a sua cidade Natal, e Hailey começa a se ver em situações próprias para sua idade, indo para a escola, tendo amigos, se apaixonando.

É uma leitura que me prendeu desde o início, a Hailey não é uma personagem carismática, mas ela tem uma maneira de observar as coisas que me fez gostar dela. Finn, que seria o "namoradinho" dela é o personagem que mais gostei na história, mas sinto que o romance deles podia ser mais bem explorado (embora tenha gostado de o foco maior da história ser na relação pai e filha, e não no romance adolescente). O relacionamento dos dois não é perfeito, a princípio parece mais uma fuga da Hailey da sua realidade mas ao mesmo tempo é ela relutante porém querendo viver essa experiência.

A relação da Hailey com o pai é realmente muito problemática. O pai dela não chega a fazer coisas extremamente violentas (sejam físicas ou verbais), parece que ele mais se afunda em si mesmo, e ela tenta catar os cacos depois de cada bebedeira ou abuso de substâncias. É realmente uma inversão de papéis, porque a filha que tem que observar se o pai está fazendo as coisas mais básicas, ela contém os gastos, ela resgata ele de surras, ela se preocupa com as amizades ruins dele. Durante a leitura é possível perceber como esse relação é desenvolvida e como ela se desgasta. Em muitos filmes e livros podemos ver essa questão de traumas de ex soldados, que depois de irem a guerra suas vidas nunca voltam a ser como antes, e que carregam essas lembranças ruins o resto da vida, e essa leitura me fez pensar nisso, e pensar nos familiares de quem passa por esse tipo de situação. Eu confesso que fiquei aflita em certo trecho, pois o pai de Hailey tem muitas armas em casa, e em certo ponto da história ele começa a limpar essas armas e isso desperta um pavor na Hailey.

Acho que esse livro tinha potencial para ser mais (acho que até vi isso em uma resenha por aqui), a história é boa mas falta algo pra ela ser REALMENTE boa. Também acho que poderia ter um maior desenvolvimento da história do pai da Hailey, por mais que tenha alguns trechos que ele descreve os pesadelos e as sensações de guerra, acho que poderia ter mais pra que a gente entendesse melhor o personagem. Por fim, acho que o final do livro é muito corrido e não desenvolve completamente os conflitos que construiu na trama.

No geral, é uma boa leitura, uma história com temas fortes, e com bons personagens. Eu recomendo demais essa leitura.

MaLu 15/04/2021

O final deixou a desejar
O livro é muito bom. A escrita da autora me prendeu completamente. O assunto abordado é muito importante e mostra os traumas deixados por uma guerra que é lutada por soldados inocentes por causa da ganância dos chefes de governo. Em muitos momentos senti raiva dos personagens e precisei parar a leitura e analisar suas ações do ponto de vista deles, levando em consideração seus traumas e vícios, para enfim poder compreender que tais ações não eram apenas fruto de mal comportamento, mas sim de todos os acontecimentos e traumas sofridos.

Kaylaine 06/03/2021

Gostei
Gostei bastante dessa leitura, o jeito como a autora abordou o drama familiar, os problemas de todos os personagens foi bem legal.
Gostei bastante da Hayley também, ela é uma garota com muitos traumas e ver ela lidando com isso ao longo do livro foi bem interessante.

Laviniia.s 25/01/2021

É um livro muito bem escrito e os capítulos curtos dão um bom ritmo a leitura, e se não fosse por isso a leitura teria sido difícil e muito maçante no início.
Não lembro de ter odiado tanto uma personagem logo de cara, mas depois ela vai ficando mais tolerável.
O final previsível estragou completamente a experiência da leitura.

Vanessa 17/01/2021

Apenas apaixonada pela escrita da autora. Decidi começar a leitura sem nem saber a sinopse e me surpreendi muito com essa história.

luanivea 09/01/2021

A história da Hayley é cheia de traumas e repressões à cerca do passado. Achei interessante a forma que ela enxerga as pessoas.
Gostei bastante da leitura, apesar do romance um pouco clichê, o drama familiar faz valer a pena, a maioria dos personagens ali estão em situações complexas e fazem com que a história seja menos genérica. Bem bom.
gracireis 09/01/2021minha estante
Quero ler esse livro esse ano. ?

luanivea 09/01/2021minha estante
Lê simm, vale super a pena :)

caua 04/11/2020

A autora nesse livro trouxe uma personagem muito diferente das que eu já li, o livro conta a história de Hayley kincain e uma garota de 18 anos, que se muda para a cidade de quando ela foi embora quando criança , o pai dela está em um momento que acabou de passar por um trauma.
O LIVRO e muito rápido de ler por que os capítulos são bem PEQUENOS e bons eu gostei dele pois não foca muito no romance e sim entre a relação de Hayley com seu pai.

Nanda 28/10/2020

É uma leitura um pouco pesada que fala sobre transtorno pós-traumatico, depressão e abuso de substâncias (pode haver gatilho para algumas pessoas). Mas no meio disso tem um romance gostosinho de ler.

É o segundo livro da autora que leio e gosto bastante. Ela sempre trás temas importantes a serem discutidos mostrando sempre que pedir ajuda é a melhor opção.

Confesso que preferi o outro livro a esse, mas ambos são bons! Já tenho um terceiro dela na fila rs

Denise.Marreiros 15/09/2020

Esse é um livro que te faz pensar sobre a influência que nossos pais exercem sobre nossas vidas, e o quanto não temos controle sobre essa influência, nos resta apenas lidar com ela seja positiva ou negativamente. .
Não foi uma leitura que me pegou desde o início, Hayley não foi uma personagem que me cativou imediatamente mas aos poucos isso foi mudando.

Hayley não teve uma infância normal e também não tem uma adolescência tranquila, ela se vê obrigada a cuidar do seu pai bêbado e depressivo o que a faz se acostumar a viver um apenas dia de cada vez sem perspectiva de futuro. Mas tudo isso muda quando o pai decide voltar a sua cidade natal e recomeçar a vida. .
Com esse recomeço inesperado e precisando se adaptar de qualquer maneira Hayley se assusta com o que tudo isso trás à tona, memórias de uma vida que ela havia esquecido. Essas memórias podem prendê-la ou liberta-la.

É muito bom ver a evolução da personagem, sua trajetória dolorosa mas necessária,dadas as devidas proporções se assemelha muito com a de adolescentes da vida real, com personagens reais e interessantes que precisam sobreviver a seus problemas e crescer.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 13/09/2020

O que fazer quando os papéis de pai e filha se invertem?
Título: A Impossível Faca da Memória | Autora: Laurie Halse Anderson | Classificação: 3,75/5

Hayley Kincain não teve uma adolescência comum. Ela passou cinco anos viajando de caminhão com seu pai, Andy, um ex-militar com muitos fantasmas que ainda o perseguem e traumas internos. Agora, eles voltaram a terra natal de Andy para tentar levar uma vida "normal", entretanto, tudo o que ele vivenciou na guerra o persegue a cada minuto do dia, fazendo-o a se afundar em drogas e bebidas, impossibilitando-o de se manter estável em qualquer emprego.

Sem opções, Hayley vê o pai diariamente ser derrotado pela depressão e fugir de todas as lembranças tenebrosas que a guerra o causou. Quando uma pessoa do seu passado retorna, as coisas parecem ficar piores do que já estão.. e Andy teme cada dia mais pela vida do seu pai.

O que fazer quando o papel de pai e filha é invertido e uma adolescente precisa cuidar do seu pai e ignorar à sua própria vida e sonhos?

Em A Impossível Faca da Memória, mais uma vez Laurie Halse Anderson vem com temáticas reais e densas que fazem seus leitores refletirem sobre escolhas, opinião, e realidade.

Hayley é uma adolescente fora do comum, que têm a fama de "rebelde" não apenas por não seguir as regras, mas por não ter tempo para focar em si mesma e segui-las. Nos últimos anos seu papel tem sido de cuidar do pai e fazer de tudo para que o mesmo não se perca na escuridão de suas lembranças.

Ela tenta diariamente fingir que está tudo bem, que não precisa de ajuda e que o pai vai melhorar... mas a realidade é bem diferente. Ela não sabe se ao chegar em casa vai encontrar o pai carinhoso ou o pai agressivo. O pai atencioso ou o pai que se isola.

Hayley tenta equilibrar tudo sozinha, mas sabemos que isso é impossível: nós sempre precisamos de ajuda.

Esse livro vem com uma surra de realidade que faz o leitor se imaginar no papel de Hayley e que atitude tomar mediante as circunstâncias da garota... tem uma temática profunda, entretanto, diferente dos outros livros da autora, acredito que essa não tenha sido tão bem explorada.

Terminei o livro esperando um impacto maior, um desfecho melhor, sabem? Sou muito fã da Laurie e não acho que nesse livro ela tenha entregado tanto quanto os outros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5