Pálido ponto azul

Pálido ponto azul Carl Sagan

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabricia98 12/11/2023

O livro apresenta os avanços científicos relacionados à exploração do universo e reflexões sobre nossa importância no cosmo e para onde esses avanços podem levar o ser humano. Alguns trechos são mais técnicos, porém não prejudicam o entendimento geral. Devido ter sido publicado há algum tempo, está desatualizado. É uma obra interessante para todos que se sentem atraídos pelo céu.

Luciana.Fauler 02/11/2023

Poético
O pálido ponto azul, nosso planetinha tão querido, e praticamente inofensivo.
Carl Sagan é uma das poucas mentes da ciência que conseguiu traduzir ciência para leigos com paixão e clareza o suficiente para fazer qualquer pessoa se apaixonar pelas ciências.
Nosso pequeno lar está em decadência, mas já foi palco de muitos eventos incríveis, nossa formação, o surgimento da vida, a evolução das espécies, todas as civilizações e conquistas da humanidade, tudo isso é história e ciência.
Nesse livro ele traz informações técnicas, mas também muitas reflexões importantes para hoje e para o amanhã.
Cuide bem da sua casa!

joyce 23/10/2023

Você está aqui...?
[ o estranho pessimismo esperançoso-amistoso de carl sagan me acompanhou em alguns diversos momentos intercalados por longas pausas até que eu finalmente saí da inércia e encarei a leitura com seriedade.]
constantemente somos confrontados com a afirmação ou a escape ideia (sobretudo quando as coisas dão errado) de que o universo conspira ou não a favor de nós. quase nunca, no cotidiano, fazemos ou agimos conforme a dolorosa verdade de que apesar de detentores da vida em um grande lugar-espaço-tempo no cosmos, somos menores que um grão de areia quando vistos de perspectivas que podem ser medidas pelo infinito. do contrário, cada breve dia, cada breve vida seriam mais preciosos e cada ínfima manifestação biológica harmoniosa tanto entre homens e entre eles e a natureza desse lar - terra - seria aplaudida como o mais fantástico dos eventos. a afirmação permeia a obra ?você está aqui?. mas, de fato, estamos?

Alberto Pilati 13/10/2023

Somos um grão de poeira sobre um raio de sol
Um livro fantástico cuja leitura é muito recomendada para todos que amam ciência ? e necessária para todos aqueles que duvidam dela.

Apesar de desatualizado em alguns pontos por causa do tempo transcorrido, é um belo registro da história da nossa exploração espacial, e uma emocionante mensagem de esperança e humildade para nosso futuro como espécie.

Isabelle.Della 14/09/2023

Obrigada Carl Sagan
Toda razão e existência de nós, ele tem reflexões profundas técnicas e filosóficas sobre toda perspectiva da existência humana- nossa angústia, tratada por Sarte, só que de forma diferente- trata de toda questão técnica espacial de modo entendível e simplesmente, perfeito. Como amante do espaço e de tudo que está além daqui, é incrível. Que todos que tenham a mínima curiosidade de saber de onde viemos e pra onde iremos, leiam isso. Vale a pena

soujulianax 14/08/2023

Obra de arte!
Em Pálido Ponto Azul, Carl Sagan nos leva a refletir sobre nossa pequenez nesse vasto cosmos. Por vezes me vi emocionada durante a leitura dessa obra de arte da literatura mundial.
No livro, fica super exposta a preocupação do Sagan com os rumos que a humanidade está tomando, sendo perceptível seu amor pela astronomia, pela vida e pela Terra.
Ao escrever sobre o universo e a humanidade, o autor possui uma sensibilidade ímpar, explicando assuntos complexos de forma simples. Não aproveitei muito a leitura pois a fragmentei demais (pouco tempo disponível para ler), no entanto amei o livro e pretendo o ler novamente.
Recomendo para todos!

Joseane 13/08/2023

Simplesmente um livro espetacular
Carl Sagan nunca decepciona, isso é óbvio, mas esse livro é surreal de tão incrível. Fiquei encantada todo momento, suas especulações são tão precisas que me assusta tamanha genialidade. Obrigada Sagan

Hayke.Alles 06/08/2023

Sagan teria um treco se soubessem que existem terra-planista
Sobre a leitura é um pouco cansativo sim, tive que ler aos poucos, são muitos termos científicos mas também é uma leitura que gera muita curiosidade.

O Sagan é meio debochado no início sobre como acreditávamos que éramos o centro do universo e como demorou pra religião aceitar os fatos.

Recomendo a leitura pra ter uma compreensão de como o universo é grande e como somos titica de galinha comparado com todo o resto, mas como tbm temos potencial pra fazer coisas grandiosas.

Daiane539 19/07/2023

Carl Sagan é um nome muito importante para divulgação científica, escreve de uma forma que envolve mesmo as pessoas que não são aprofundadas nos estudos de astronomia; como eu.
Pálido ponto azul além de abrir os nossos olhos para a forma que tratamos nossa casa, planeta Terra, único planeta até agora possível de gerar vida, ele faz uma viagem para outros planetas, outros mundos.
As explorações a outros planetas tende a fazer cuidar mais do nosso, que tem todas as substâncias necessárias para manter a vida.
O escritor faz uma visão futurista, onde exploraremos mundos jamais conhecidos por humanos, uma época totalmente tecnológica e revolucionária. Ele é muito cauteloso em suas colocações e ponderado. No entanto creio que também muito otimista, Sagan acredita numa humanidade maís pacífica e respeitosa com outros mundos. Queria ter essa fé, infelizmente acredito que uma vez em outros mundos faríamos o mesmo que fizemos no nosso, levariamos destruição.
Uma leitura fantástica, sensacional!!

Giulia 11/07/2023

? Palido ponto azul
Um livro em que Carl Sagan fala especialmente sobre o papel da Terra e da humanidade na exploração de novos mundos, em que nos aponta novamente para nossa insignificância e também para a magnitude do que temos avançado como ciência.
Eu acho interessante como é clara a visão dele sobre os passos que a humanidade fará para exploração de novos planetas e como algumas delas estão mesmo se concretizando atualmente. Por isso nem duvido que se um dia tivermos algum sinal de vida inteligente, será bem-comportada ele descreve em contato.

J..... 05/07/2023

Um excelente livro de divulgaçao cientifica. É o primeiro livro do Carl sagan que tenho a oportunidade de ler e quero ler os outros com toda certeza.

Igor.Rodrigues 22/06/2023

Livro maravilhoso
Essa foi a minha primeira experiência com uma obra de Carl Sagan, e sinceramente não vejo a hora de ler seus outros livros.

Leitura fácil, fluida, didática e a forma como Sagan escreve é extremamente poética e reflexiva.

Em Pálido Ponto Azul Sagan explica o porquê devemos continuar explorando o espaço e os benefícios que se obtém com as descobertas da astronomia.

Não só isso, mas através de textos extremamente humanizados o autor mostra como a vida no universo é rara, e por conta disso devemos cuidar da Terra mais do que qualquer coisa. Mesmo que nosso planeta seja apenas um mero pontinho azul em meio a uma escuridão total que é o universo, é nele em onde tudo conhecemos está.

Entretanto não só de maravilhas a exploração espacial vive, Sagan destrincha todos os problemas que viagens espaciais geram e catalisam, não só isso como também as várias questões políticas acerca do tema.

Por fim, Pálido Ponto Azul é mais do que uma recomendação, é quase uma obrigatoriedade para quem gosta de astronomia, ciência e principalmente se importa com o nosso planeta Terra.

Afinal, mesmo com as bilhões de estrelas e planetas, aqui foi o único lugar onde vemos a vida florescer, e portanto ela merece toda nossa atenção e cuidado.

Leila 19/06/2023

Pálido Ponto Azul é mais uma obra brilhante do renomado astrofísico e divulgador científico Carl Sagan. Neste livro, Sagan nos presenteia com uma visão perspicaz e inspiradora do nosso lugar no universo, enquanto explora tanto as maravilhas do cosmos quanto as preocupações inerentes à nossa relação com o planeta Terra.

Para mim é difícil escolher entre "Pálido Ponto Azul" e "Cosmos", livro do autor que li anteriormente, pois ambos os são cativantes e oferecem uma experiência de leitura enriquecedora. No entanto, em Pálido Ponto Azul, Sagan adota uma abordagem mais íntima e direta, especificamente quando fala do planeta Terra e na necessidade urgente de protegê-lo.

Ao longo das páginas, Sagan nos leva a uma reflexão profunda sobre a nossa posição como seres humanos no universo vasto e misterioso. Ele ressalta a fragilidade do nosso planeta e a importância de preservar e cuidar dele. É uma leitura instrutiva e, ao mesmo tempo, preocupante, pois nos confronta com a realidade de que estamos negligenciando nosso lar, enquanto almejamos explorar e colonizar outros mundos.

A obra desperta um senso de maravilha e admiração pela beleza do universo, mas também nos alerta sobre as consequências de nossas ações irresponsáveis. A leitura nos lembra que, embora possamos sonhar com a possibilidade de habitar outros planetas no futuro, devemos, em primeiro lugar, assumir a responsabilidade por cuidar e preservar a Terra.

Ao abordar questões como poluição, desmatamento, mudanças climáticas e esgotamento dos recursos naturais, Sagan nos confronta com a realidade desconfortável de que estamos prejudicando nosso próprio lar. Ele nos faz questionar se realmente merecemos um novo planeta, caso um dia destruamos completamente o nosso.

Essa pergunta crucial de Sagan ecoa em nossos pensamentos e nos leva a refletir sobre a importância de adotarmos uma postura mais consciente e sustentável em relação ao meio ambiente. Pálido Ponto Azul além de ser interessantíssimo ao tema que se propõe também nos incita a repensar nossas ações e a trabalhar em conjunto para preservar nosso planeta, afinal, é o único lar que temos.

Enfim, amei a leitura e sempre me admiro da fluidez dos livros do Sagan, como ele consegue me envolver, mesmo sendo uma leitora comum, leiga nos assuntos que ele aborda, a sua escrita simples e clara sempre me cativa. Recomendo.

Romeu Felix 08/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Pálido Ponto Azul: Uma Visão do Futuro da Humanidade no Espaço" é um livro escrito por Carl Sagan e publicado em 2019. Nesta obra, Sagan nos convida a refletir sobre o lugar da humanidade no vasto universo, explorando as possibilidades e desafios da exploração espacial e o impacto que isso pode ter no futuro da nossa espécie.

Resumo do conteúdo:

O contexto cósmico: Carl Sagan contextualiza a existência humana no universo, destacando a pequenez do nosso planeta em meio às grandezas cósmicas. Ele discute a importância de compreendermos nossa posição como habitantes de um "pálido ponto azul" no vasto cosmos.

A exploração espacial: O autor apresenta os avanços e descobertas da exploração espacial até o momento e discute as possibilidades futuras de exploração e colonização de outros planetas e sistemas estelares. Ele explora a importância da exploração espacial como forma de expandir nosso conhecimento e garantir a sobrevivência da humanidade a longo prazo.

O futuro da humanidade: Sagan levanta questões sobre o futuro da nossa espécie, discutindo os desafios ambientais, sociais e tecnológicos que enfrentamos e como a exploração espacial pode oferecer soluções para esses desafios. Ele também aborda a importância de preservar a Terra e promover a cooperação global na busca por um futuro sustentável.

Conclusão:
"Pálido Ponto Azul: Uma Visão do Futuro da Humanidade no Espaço", escrito por Carl Sagan, é um livro inspirador que nos faz refletir sobre o lugar da humanidade no vasto cosmos. Com 336 páginas e escrito em português, o livro nos convida a ampliar nossa perspectiva e imaginar um futuro em que a exploração espacial desempenha um papel fundamental na evolução e sobrevivência da nossa espécie. Sagan apresenta seu conhecimento científico de forma acessível e cativante, destacando a importância da exploração espacial como uma forma de expandir nosso conhecimento, garantir nossa sobrevivência e preservar a vida na Terra. "Pálido Ponto Azul" é uma leitura recomendada para aqueles interessados na exploração espacial, no futuro da humanidade e na relação entre ciência, sociedade e o universo em que vivemos. É uma oportunidade de refletir sobre nossa existência em um contexto cósmico e as possibilidades que o futuro pode nos reservar.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Douglas Brilhante 26/04/2023

Carl Sagan, em ?Pálido ponto azul?, nos explica da maneira mais elegante, mais magistral e mais acessível impossível os motivos de porque explorar.
A lista angustiante de epidemias, cânceres, crises urbanas, colapso do sistema de saúde nos inclinaria a pensarmos que temos necessidades ?mais urgentes?. Por que ainda se justifica a exploração espacial?

As missões espaciais aprofundam espetacularmente nosso conhecimento sobre o planeta. A história da nossa civilização mostra que é pelo estudo de conhecimentos básicos que os progressos mais significativos acontecem. Propaga ideias científicas, o pensamento científico, eleva o o nível geral da investigação intelectual e faz circular o pensamento CRÍTICO, do tipo URGENTEMENTE necessário.

Qua é a sua grande motivação, Douglas? Eu diria que é essa? A necessidade COMPREENDER.
Entender, mesmo que minimamente, sobre o universo me deixa sempre elevado, inebriado com a sensação de pequenez perante as escalas espaço-temporais do COSMOS.

E não existe(existiu) melhor professor que Carl Sagan.

Não existem indícios de um universo feito para nós. E há uma profunda beleza nisso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6