Pálido ponto azul Carl Sagan

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Wyllian Torres 10/02/2021

Maravilhoso
Mais um livro do Sagan que termino de ler e mais uma vez chego aqui profundamente emocionado e introspectivo. Imagine a sua melhor leitura de uma ficção científica e aquele sentimento parece o coração explodindo... É assim Pálido Ponto Azul - a maior diferença entre a ficcao e Pálido Ponto, é que Sagan tece toda a trama em dados ciencíficas e com o passado da nossa espécie, nosso (???) planeta e sistema solar.
Natalia.Barreto 10/02/2021minha estante
?Emocionado e introspectivo? foi exatamente assim que me senti durante e depois da leitura

Wyllian Torres 10/02/2021minha estante
Já leu "Contato" dele?

Natalia.Barreto 11/02/2021minha estante
Não, esse é o primeiro que leio dele. Eu queria começar pelos de não ficção. Vale a pena colocar ?Contato? no alto da lista?

Wyllian Torres 12/02/2021minha estante
Contato foi o primeiro dele que li e foi uma delícia. Tanto pela ficção científica de primeira qualidade quanto pelo romancista incrível que o Sagan se revelou pra mim.

Erika 24/04/2020

Cuide bem da sua casa, ele diz.
Pálido Ponto Azul foi desenvolvido a partir de vários artigos escritos por Carl Sagan, publicados em revistas e jornais. Aborda assuntos como a situação do planeta Terra em relação ao Universo e no que a ciência contribui (ou não) para o futuro.

O título do livro, que eu acho lindo, foi tirado a partir de uma foto feita por uma sonda espacial mostrando a Terra como um minúsculo ponto na imensidão do espaço. É bem para esfregar na nossa cara que não somos absolutamente nada nessa bagaça. É bem para você, que acha que o Universo gira ao seu redor, que se sente a última bolacha do pacote. Mas ao mesmo tempo em que ele dá esses tapas (com carinho), diz também que esse é o único lugar habitável que se tem conhecimento. É a nossa casa, o lugar onde todos que amamos estão, então temos que começar a cuidar bem dela.

Parece bem chato, né? Mas cara, não é. Juro para vocês. Os livros dele não são do tipo que você lê em duas sentadas, que devora num piscar de olhos. Pelo contrário, são livros que você degusta, e se você for curioso, não consegue avançar se não parar a todo momento para pesquisar termos e acontecimentos. Isso é enriquecedor! Sagan nos dá uma aula de ciência de uma forma que te faz ficar apaixonado pelo Universo. Chega a dar um quentinho no coração.
David 24/04/2020minha estante
Que delícia de resenha! ????????????

Erika 25/04/2020minha estante
David, sou muito suspeita para falar de Carl Sagan haha Eu indicaria para qualquer tipo de leitor, sabe? Sou louca por ele!

David 25/04/2020minha estante
E isso é ótimo!

Barbara 22/06/2021

SENSACIONAL!
Sou suspeita pra falar sobre astronomia, sou fascinada pelo assunto e dificilmente algum livro do tema não será do meu gosto, mas sem dúvidas Carl Sagan tem o dom de deixar um tema tão complexo e profundo em um livro leve e gostoso de ler.
Minha vontade é ler de novo, de novo e de novo até similar o tanto de conhecimento que ele nos passa.
Pra quem não lê com medo de achar confuso ou de entrar muito na parte técnica, esquece! O livro é narrado de forma simples para que qualquer um possa entender.
Valeu muito a pena, mal posso esperar pra ler os outros livros do autor!
ju pazzoti 22/06/2021minha estante
esse livro é sensacional!!

Aurea25 02/07/2021minha estante
Leia todos. Todos os do Sagan são maravilhosos

Luanweee 09/02/2021

Eu conheci O Pálido Ponto azul através de outra obra, o filme : Homens Mulheres e filhos( que também tem livro), o personagem Tim Mooney cita algumas vezes. E eu não poderia estar mais feliz por ter tido conhecimento de tal obra, eu simplesmente amei essa leitura, é daquele tipo: ?livro para você pôr na lista de melhores da sua vida?, e também ?livros para reler quantas vezes você conseguir? pois o mesmo pode trazer coisas novas a cada releitura(creio). Pretendo ler mais obras do Carl Sagan. Recomendo muito a leitura, irei marcar como favorito
Débora Artes 11/02/2021minha estante
Carl Sagan é maravilhoso

Luanweee 11/02/2021minha estante
Sim, eu tô sentindo muita falta de ler esse livro

Gabrieli 05/05/2020

Obra essencial à todos.
Neste livro, Carl Sagan evidencia o quanto somos pequenos em relação ao Universo. Quanto nossa mesquinhez é insignificante pro Cosmos.
Gostei de como Sagan retrata a religião sendo completamente descartável em um mundo de evidências, mostra quantas crenças existem e já existira.
Por que o seu deus é o correto? Por que você é especial e escolhido? E não, não é. Somos apenas uma maneira do Universo compreender a si mesmo. Fazemos parte dele, não somos privilegiados.
Uma leitura essencial à todos, para transmutar os valores que nos foram impostos desde o início de nossas vidas.
Bruna 05/05/2020minha estante
Quero muito ler esse livro ??

Manu 20/01/2024

Pálido ponto azul
Ótimo livro, aborda diversos assuntos que adoro e faz várias reflexões sobre o futuro da humanidade, especialmente quanto à colonização de outros planetas.
Os últimos capítulos são perfeitos, queria que esse tivesse sido o tom do livro todo, mas o meio dele é meio arrastado, só por isso não aumento a nota.
Mas se você se interessa pelos planetas do sistema solar, missões, projetos e especulação sobre o futuro da exploração espacial, recomendo muito, leitura essencial.
Flávio Henrique Mendonça 21/01/2024minha estante
O Sagan costuma pesa a mão em alguns assuntos técnicos de astronomia, embora tudo seja embelezado com uma escrita poética muito diferenciada no meio da divulgação científica.

Enfim, o pálido ponto azul é um livraço mesmo.

GabRM 14/06/2019

Pálido ponto azul
Como sempre, Sagan nos deixa mais esclarecidos em diversos temas (os quais se mantém bastante atuais). Faz várias conjecturas acerca do universo e sobre várias questões na terra. Gosto de pensar em Carl Sagan com três olhos (haha), um no passado, outro no presente e o último, espetacularmente, no futuro (um futuro interestelar e até mesmo intergaláctico). Ele se mantém, como diria Stephen Hawking: "...olhando para cima, para as estrelas, e não para baixo, para seus pés".

Helloyza.Morais 05/06/2024

"Se continuarmos a acumular apenas poder e nenhuma sabedoria, sem dúvida, nos destruiremos. A nossa existência nesses tempos distantes requer que modifiquemos as nossas instituições e a nós mesmos. [...] Se nos tornarmos apenas um pouquinho mais violentos, ignorantes e egoístas do que já somos, é quase certo que não teremos futuro."
Com este trecho do último capítulo, me despeço desse livro. Que leitura fascinante! Sagan passeia entre explicações sobre as maravilhas Universo e reflete sobre o futuro incerto da humanidade. Não é possível afirmar que estamos perto de colonizar marte pois mais do que nunca o foco da ciência tem sido justamente o que ele temia: evitar a nossa própria destruição. Cada dia mais distante de um futuro brilhante em meio a destinos interestelares e cada vez mais próximos de queimarmos no próprio inferno que tem se tornado o Planeta Terra.

Tati.Tatiana 23/06/2020

Excelente!!
Mais um livro Excelente do Carl Sagan.
?A Terra é um palco muito pequeno em uma vasta arena cósmica"

Arcturus 05/07/2020

"...Nós, que não conseguimos pôr ordem sequer em nosso planeta natal, dilacerado por rivalidades e ódios, que estragamos o nosso meio ambiente, que nós matamos uns aos outros por irritação ou desatenção, e também intencionalmente, e, ainda mais, que somos uma espécie que, até bem recentemente, estava convencida de que o universo era feito só para o seu proveito, vamos nos aventurar pelo espaço, deslocar mundos, reestruturar planetas, nos espalhar pelos sistemas de estrelas vizinhas?"

Sim, este é o futuro de uma humanidade diferente da geração atual em muitos aspectos. Sagan nos conduz brilhantemente pela perspectiva cósmica que nos aguarda em gerações futuras, nos levando ao estranho arrebatamento que a consciência de nossa pequenez provoca.

André 17/09/2020

Viagem Espacial
O livro dar um panorama geral sobre a nossa galáxia, fala um pouco das características já conhecidas dos outros planetas do sistema solar. O autor aborda bastante sobre viagem espacial, potenciais lugares para colonização humana, os riscos de não buscarmos outros lugares, as dificuldades de se realizar isso, etc. Livro muito interessante de um grande cientista.

Léo 10/10/2020

A falta que Sagan nos faz
Após ler todo o livro, e combater a vontade de atrasar cada parágrafo um pouco mais, algo teimava em ficar na minha cabeça. E isso deve-se a constatação da falta que Sagan nos faz. Temos Tyson, eu sei. Mas falta muitos e muitos Sagan pra nós levar aos limites da evolução humana. Pra nós catapultar a vastos mundos, a melhores pessoas. Sagan é o poeta das estrelas e te leva junto numa jornada curta de pouco mais de 200 páginas.

Lázara 12/12/2020

Resenha Humilde
Quando abri a página para escrever essa resenha, pensei em relembrar a conexão entre Ciência e Filosofia (assim, mesmo: com iniciais maiúsculas), mas me ocorreu que soaria pedante para quem não tem o domínio do assunto e que fatalmente soaria ingênuo para quem o tem.

A verdade é que preciso confessar que não tenho o repertório necessário para comentar minha experiência com esse livro do ponto de vista científico. Com a obra de Carl Sagan nas mãos, foi palpável a dor de ter sido submetida a um ensino tão defasado quanto o é o ensino público no Brasil.

Mas quando ele falava de colonização -- com uma abordagem calcada nas Ciências Sociais (não menos complexas, mas, sem dúvida, mais acessíveis), vemos o quanto de generosidade ele guardou para os não cientistas que empreenderiam a leitura de sua obra.

Não foram raros os momentos em que me vi verdadeiramente comovida: Carl Sagan pensar numa humanidade capaz de colonizar o espaço é imaginá-la menos egoísta, autodestrutiva e profundamente disposta à colaboração. Numa época em que tantas formas de negacionismo ganham corpo, esfriando a compaixão com que olhamos nossos semelhantes, Sagan nos dá o material para fantasiarmos outras "humanidades", trazendo um pouco de sobrevida à esperança que tem sido cotidianamente esmagada na convivência com a atual.

Recomendo (enfaticamente): leia!

Jéssica 24/12/2020

Incrível!!
Carl tem uma escrita bem técnica, ele contempla sobre a formação das cores, em diferentes horários do céu nos mundos existentes, fala sobre a exploração de Vênus, da Lua e de Marte e conta sobre a expectativa do futuro da humanidade, mas apesar de ser tudo bastante técnico, Carl consegue facilitar a compreensão e despertar o interesse do leitor. Livro incrível!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6