O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Mariane.Maske 18/05/2024

Clássico, mas na releitura gostei menos
Não é à toa que é um clássico! Gosto muito da ideia que essa obra traz.
Mas, na primeira vez que li, gostei mais. Era um dos meu livros favoritos.
Vale dizer que esta versão é a original, posteriormente Oscar Wilde acrescentou alguns capítulos e modificou algumas partes por conta da censura e das críticas que sofreu. Inclusive, ao que consta, a obra foi usada contra ele no julgamento que sofreu por imoralidade (talvez a importância da obra esteja muito nisso tudo que ela significou? aliás, assusta pensar em uma obra de ficção ser usada contra seu autor em um julgamento? me lembra um pouco a situação do filme ?Anatomia de uma Queda?, que é sensacional e faz pensar bastante nessa questão.).
Reler o livro foi interessante, não me recordava de vários dos detalhes, pois a primeira vez q li foi na adolescência? os livros q tenho relido têm quase sempre reduzido uma estrela rsrs. Não sou muito de refazer releituras, mas ate agora, o único q se manteve no status maravilhoso da primeira leitura foi o primeiro volume do continente de Erico Veríssimo.
É um livro muito bom, mas, para mim, ficou faltando mais detalhamento das coisas q Dorian Gray fez ao longo da vida? nao sei explicar, ele me pareceu mais bobinho do que eu me lembrava.
Enfim, terminando a leitura hoje, devo admitir que me parece um livro meio adolescente, o que me entristeceu um pouco, porque sempre foi uma obra (e autor) que eu defendi com unhas e dentes dizendo que é fantástico. Na releitura o encanto se foi. Será q eu tinha lido a versão pós censura? Confesso q não me lembrava do final da forma deste exemplar aqui (sem dar spoiler, naturalmente).

Kaline55 18/05/2024

Fiquei triste por ser a versão censurada
Amei o livro, super envolvente, porém por ser versão censurada não consigo dar 5 estrelas.
A versão original tem 13 capítulos enquanto a versão censurada possui 20.
Kaline55 18/05/2024minha estante
A versão censurada possui 20**

amelinha.quin 18/05/2024

Dorian, Dorian...
Não sei dizer o que eu esperava desse livro, mas certamente me entregou muito mais do que qualquer expectativa que eu tivesse (seja ela qual for).

Na minha opinião, o livro trata principalmente sobre escolhas.
Sobre o peso que elas tem nas nossas vidas. Sobre o cuidado (que muitas vezes nós não temos) ao escolher os nossos próximo passos.
Porque eu acredito que nós sempre temos escolha.

O retrato de Dorian Gray mostra um personagem que está longe de ser perfeito, na verdade ele está muito mais perto de um ser humano comum e parecido com nós mesmos do que eu gostaria de admitir.
Dorian faz aquilo que muitas vezes gostaríamos de fazer e não o fazemos. Peca como se não houvessem consequências.

Nem se eu tentasse explicar o que me prendeu a esse livro eu saberia, mas acima estão algumas das minhas suspeitas.

Um livro para ler e reler sem dúvida nenhuma.

Milene135 18/05/2024

O retrato de Dorian Gray
Dorian Gray vale a pena? Particularmente não fui muito fã da história, mas lembre-se que isso é uma opinião particular minha. O livro possui muitas filosofias interessantes, além de fazer várias críticas ao narcisismo que o personagem contém por ter uma aparência exuberante! A linguagem é formal, mas não é nada difícil de entender! ?

Madu Olifotet 17/05/2024

É este encantamento com sua própria beleza que faz com que Dorian Gray antecipe o narcisismo moderno. Dorian, enlevado por sua própria magnificência, já não percebe mais ninguém.

O narcisista é constitutivamente insatisfeito, pois a irrelevância do outro faz com que jamais se possa satisfazer.

Não há ninguém no mundo que seja bom o suficiente para ele, assim, nunca alcança aquela sensação de completude que crê que teria sozinho.

Além disso, é possível vivenciar muitas experiências acompanhado por outros, e ainda assim sentir-se solitário. Pois, novamente, quando o outro não é relevante, torna-se apenas um instrumento. Para mim, tu não representas nada, e eu, igualmente, nada represento para ti.

Pdrmcd 17/05/2024

As aparências enganam
?O Retrato de Dorian Gray? é uma ótima obra que tensiona e critica uma sociedade onde as aparências são o mais poderoso capital social.

Nesse livro vemos um personagem, que na minha visão apresenta um óbvio caso de narcisismo, que abdica de tudo em sua vida para permanecer jovem e relevante.

Esse é um ótimo livro para refletir sobre questões de quem somos no interior.

O que mais me encantou no livro é as correlações que podem ser feitas com a vida pessoal de Oscar Wilde, como essa questão de ter um segredo pessoal que você tem que guardar a sete chaves.

No mais o livro é bem legal e eu recomendo a leitura! Dos clássicos da Penguin que eu li, até agora, é um com a leitura mais fluida e de fácil entendimento.

Sofia889 16/05/2024

Que é genial e a premisaa é interessante,isso não vou negar,mas o livro não tem nada que te prenda execeto os personagens exêntricos,que nem pra mim isso foi o bastante.
3 ou 2 meses lendo esse livro que me deixou na ressaca literária,muito e desintressante,gastei 80 reais nisso acrefitando que seria uma obra prima; esperava muito mai

Bell Prince 15/05/2024

Dorian Gray é um jovem ingênuo e imaculado, de uma beleza estonteante que é "encontrado" por Basil, um artista que pinta um quadro dele, uma beleza jamais vista por ele, uma beleza não só exterior como também de sua alma.

Dorian conhece Henry, um homem que vive por seus prazeres e convence ao jovem a viver por eles também. Ele fala da beleza do jovem e de como ela é a coisa mais importante na sociedade.

O jovem Gray se deixa levar por suas frases bonitas e deseja que a beleza que ele enxerga no quadro seja eterna.

Seu desejo é realizado! Mas cada pecado cometido será marcado no quadro, seja na expressão de um sorriso horrendo, ou dos olhos medonhos que o assombra quando ver a obra.

Dorian aproveita a vida, se corrompendo e corrompendo as pessoas ao seu redor.

Mas depois de anos com o mesmo rosto jovem e belo, ele se ver angustiado olhando para o quadro e vendo sua alma suja.

Ele se ver perseguido por seus erros antigos e tenta contornar isso tentando ser uma boa pessoa e restaurar sua alma.

Mas sua alma não pode ser restaurada por um simples ato de bondade, pois está marcada por atos de pecados que não podem ser apagados.

Gui Scheffer 15/05/2024

Breve comentário sobre O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
Beleza, juventude, hedonismo e paixão são as bases dessa obra complexa e cativante, Dorian é um jovem narcisista que tem sua alma corrompida e lançada em uma espiral de desejo, angustia e ambição. Provando que a busca pela juventude eterna sempre foi uma ambição para a humanidade.

dreamfool 15/05/2024

Dorian Gray
Arte, sensualidade e sociedade. Essas três palavras podem descrever um pouco do que é Dorian Grey. Com uma pegada um tanta ácida e irônica, Oscar Wilde nos mostra o que há atrás das cortinas da aristocracia inglesa, e se eu posso dizer, a hipocrisia que reinava entre eles.

Acho que por saber de alguns fatos da história, não fui impactada da maneira que seria se não tivesse lido. Enfim. Imagine não envelhecer, que todos os sinais do que você fez, seja bom ou ruim, fiquem marcados na tela em vez da pele, é com isso que Dorian Grey se vê acometido. Um personagem complexo, que por ver que nenhuma de suas ações tem consequências, se entrega sem ao menos pensar duas vezes em todos os prazeres imagináveis. De início, quase pensei que ele foi influenciado para agir assim, mas acho que no fundo estava apenas mostrando um lado que era até mesmo inconsciente dele.

Os outros personagens não me cativaram tanto, ainda mais o tal Henry, algumas de suas falas são bem controversas, mas entendo ao pensar no contexto da época. Um que gostei muito quase não apareceu. :( Enfim. Um livro que mostra e até debate as hipocrisias da época..

J.a.m 14/05/2024

Faria de tudo pela beleza eterna, aquilo que é importante não seria tão mais necessário, outros seriam irrelevantes. Porém, mesmo com sua beleza visual, ele ainda estaria apodrecendo por dentro de um jeito horroroso e repugnante, e somente aquele quadro revelaria isso.