Perdão, Leonard Peacock

Perdão, Leonard Peacock Matthew Quick

Resenhas -

Milena.Barbosa 10/05/2021

SENSÍVEL
O livro acompanha a história de Leonard no dia em que ele irá matar o seu ex melhor amigo Asher e em seguida se suicidar.
Claramente o livro é extremamente pesado. E a única coisa em que o livro peca é no final, você entende toda a frustração e dor de Leonard, e tentar compreender suas ações pois estava muito machucado, embora algumas inadmissíveis, como no caso da Lauren, e eu achei que ele precisava urgentemente se desculpar pois foi sim uma situação de assédio e pagar pelo erro. Outro fato que me deixou perturbada é que eu senti necessidade de ver se ele ficaria melhor no fim, e claramente todos as pessoas que o fizeram chegar nessa situação mereciam a devida punição. Enfim, não queria pontas soltas e queria profundamente que ele ficasse bem. Porém o mundo não é justo, e é isso mesmo que o livro também questiona. É pesado, passa por temas como assédio, abandono maternal, preconceito e outros. Então não leia se não estiver preparado. Mesmo assim livro necessário e muito interessante ver a perspectiva desse jovem.

Manuella_3 26/12/2013

É preciso coragem para crescer
Há tanto a aprender em cada fase da vida! Desde crianças somos impelidos ao amadurecimento através do aprendizado, com os erros e os acertos, as vitórias e as derrotas, numa sucessão de experiências que constroem o que somos. Como lidamos com cada momento desse processo é o que nos define. E nesse caminho, crianças e adolescentes precisam do olhar atento de alguém responsável, para que as dores e as alegrias sejam registradas como peças fundamentais do desenvolvimento emocional saudável.

Leonard, no dia de seu aniversário de 18 anos, decide matar um ex-amigo e cometer o suicídio em seguida. O próprio Leonard é o narrador desse fatídico dia, desde o momento em que chega à escola com uma arma na mochila, até o final do livro. Ao longo das mais de duzentas páginas, conhecemos as pessoas mais importantes em sua vida: uma mãe ausente e negligente, um vizinho idoso e companheiro, uma garota por quem sente atração, um colega que toca violino, o professor de História e o ex-melhor amigo Asher.

Nosso adolescente atormentado decide presentear quatro pessoas com algo significativo. Essa 'despedida' antes de executar seu plano é intrigante, porque Leonard deseja intimamente que alguém o ajude, que descubra que ele não está bem, que é seu aniversário. E assim percebemos a angústia e o medo que oprimem Leonard, a necessidade que ele tem de ser compreendido, cuidado, salvo de si mesmo. Outro ponto interessante da narrativa são as cartas do futuro, reforçando a rogativa de Leonard por auxílio, por alguém que diga que vai ficar tudo bem.

O autor descreve os pensamentos e sentimentos ambíguos de um adolescente confuso, inseguro, carente de atenção, cuja mãe passa a maior parte do tempo longe do filho. É de sentir na pele o drama que Leonard experimenta, sem ter com quem desabafar e, mais grave ainda, não tem quem olhe para ele, quem de fato se preocupe com seu bem estar emocional.

Em vários momentos reprovei e até mesmo odiei essa mãe omissa, irresponsável e egocêntrica, que vive só para si. Em outros, quis tanto acolher Leonard, conversar com ele e procurar ajuda para seu sofrimento. Ele está só, definitivamente.

Matthew Quick desenvolve uma história que prende o leitor, especialmente por Leonard ser tão interessante, com suas observações sarcásticas e ponderações equivocadas sobre seus sentimentos. O que vai acontecer quando, enfim, chegar o momento de executar seu terrível plano? É o ponto alto da leitura, que mexeu com minhas emoções e gerou grande tensão. O livro arrancou de mim as cinco estrelas facilmente.
Euflauzino 26/12/2013minha estante
tenho em casa "precisamos falar sobre kevin" que é um livro com temática parecida: negligência, permissividade. em tempo de mundo virtual totalmente liberado, precisamos acompanhar de perto cada passo do crescimento de nossos filhos, sejam eles intelectual, emocional ou físico. então nada melhor do que nos depararmos com livros dessa natureza, pra nos abrir os olhos, orientar. bela dica, ótima resenha.

Biel 22/03/2020

Sensível
"Mostre-me que é possível ser adulto e também ser feliz".

"Ser diferente é bom. Mas ser diferente é difícil".

"Houve dias em que Herr Silverman foi a única pessoa a me olhar nos olhos. A única pessoa durante todo o dia. É uma coisa simples, mas coisas simples importam".

Apesar de ser um livro de ficção, a realidade tem sido da mesma forma. Quantos Leonard's Peacock's existem no mundo afora? Quantas pessoas ao nosso redor estão desgostosas com a própria vida e nem percebemos os sinais que estão dando? Será que estamos sensíveis aos sentimentos do outro ou será que só o nosso basta?

Não é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa, por ser um livro que trata de suicídio, ele possui muitos gatilhos emocionais que pode se tornar perigoso.

Seja um Herr Silverman na vida de alguém!

Yanka 09/03/2020

Quantos Leonard Peacock estão por ai? Gostaria de dizer que sinto que estamos evoluindo e tratando os outros com mais empatia mas a verdade é que faltam mais Herr Silverman no mundo.

catolvz 13/08/2021minha estante
Mano, sim!!! A gente sente raiva de todo mundo que negligenciou a dor do Leonard

catolvz 13/08/2021minha estante
Eu realmente quis que ele se matasse em alguns momentos só pra ver as pessoas que negligenciaram a dor dele sofrerem

catolvz 13/08/2021minha estante
E aquele bagui da Lauren é foda, mas a gente entende no final o porquê ele fez aquilo, até que ele fica com nojo dele mesmo

rafinha 13/08/2021minha estante
simm achei bom a parte que ele reconheceu que tinha errado! com certeza o final do livro não era o que eu esperava

danielk 10/03/2021

Esperava mais do livro depois de ler a resenha, o livro é decepcionante a narrativa é enrolada de mais o contexto do livro é bom porém precisava ser mais desenvolvido, sem desenvolvimento com os personagens o livro deixa a desejar, talvez se o autor conseguisse aprofundar mais nos personagens e não torna-los superficiais seria um ótimo livro, o que não aconteceu

oclumencia 10/03/2021

gosto mt de livros q tratam de assuntos pesados e sick lit em geral
nao gostei do final aberto e achei a parte das cartas chatas
e talvez eu seja burra mas n entendi o significado do titulo do livro mkkkkk
Ana 13/03/2021minha estante
Eu não terminei o livro ainda, mas o que eu entendi do título foi que o Leonard Peacock está pedindo desculpas pelo seu ato. Como se fosse o "tchau" de uma carta. E a dele é "perdão, Leonard Peacock" não sei se deu pra entender, e eu também não sei se está certo.

oclumencia 14/03/2021minha estante
gostei dessa teoria! pode ser q seja isso

Caio Mário 21/03/2020

Esse livro é muito bom e muito triste, o que só me fez gostar mais ainda dele! Foi muito breve, claro, mas definitivamente bem escrito.

Yngrid.Bastos 27/06/2022

Lindo
O livro me prendeu do início ao fim, a vida de Leonard é realmente muito difícil mas existem pessoas boas que aparecem em seu caminho. O final foi lindo e me fez refletir bastante sobre a vida, achei essa leitura incrível.

._marinh0 16/08/2023

A mente de Leonard é tão curiosa que me atraiu do começo ao fim do livro. Toda a narrativa da leitura me deixou presa e me fizeram sentir um misto de sentimentos lendo: tristeza, dor. Leonard é um personagem muito profundo e todos os acontecimentos que lhe aconteceram me deixaram prendida com tudo, impossível parar de ler.

Jenny 26/03/2022

Todos te devem perdão, Leonard Peacock.
O primeiro livro que li do Quick foi 'Quase uma Rockstar' e eu achei incrível a imersão na realidade da personagem que o autor é capaz de fazer. Aqui ele repete esse feito com maestria, adentramos na mente doente e depressiva de Leonard (atenção, os gatilhos são pesadíssimos) e compreendemos um pouco de sua vida com direito a notas explicativas feitas pelo próprio.
Eu nunca me senti tão motivada a escrever sobre um livro como esse, porque ao mesmo tempo que possuímos distanciamento referente a principal escolha dele - matar o ex amigo e se matar logo em seguida - em diversos momentos é possível se identificar com ele e ver como nossa sociedade doente produz milhares de Leonard Peacock, que somem e nem sequer obervamos sua singularidade, pois caem no esquecimento. Nenhum personagem passa despercebido na história e apesar de ser um livro curto (li em uma tarde, é uma carga de sofrimento pesada, por isso acho que tem o tamanho ideal) é possível conhecer tanto deles....

A PARTIR DAQUI TEM SPOILERS.

Pra mim Leonard morre. Fim. A sinopse deixa bem claro que até o fim do dia ele estaria morto, então acredito que ele morreu no dia seguinte ao dia do seu aniversário. As estatísticas mostram que a maior probabilidade de acontecer um suicídio é logo após uma tentativa frustrada e naquele momento em que ele pede para mãe fazer panquecas, ele implora por um motivo para não cometer tal ato. Ele fez isso ao ligar para o Herr Silverman, que o acolheu. A Linda (te odeio) não fez o mesmo, ele sozinho fez sua última refeição sozinho, bateu a porta e com certeza nunca mais voltou.
Na última carta para o futuro, a filha dele diz que o farol não está mais operando. Compreendi que ele desistiu de deixar pistas, de pedir ajuda e pra mim é mais um indício de que ele morreu.
Eu realmente odiei esse final aberto porque me incomodou, eu esperava um final certinho, um bom epílogo, principalmente em que Leonard desse a volta por cima e decidisse viver. Seria utópico, depois de viajar tão longe na mente dele e principalmente de saber o que o atormentava tanto. É um livro necessário, me fez refletir sobre como cada um de nós estão travando suas próprias batalhas e como estou contribuindo para a felicidade dos outros, e que meus traumas não me tornem um monstro, para que novos monstros não sejam criados. (Asher pra mim é uma vítima tanto quanto Leonard).

Se tornou um dos meus prediletos.
Priscila 19/05/2022minha estante
Uau! Ótima resenha. Li o livro há uns 7 anos e não lembrava alguns detalhes. Lendo você tudo voltou a mente como se tivesse lido dias atrás. Me lembrei porque esse livro virou um dos meus favoritos e porque eu tinha uma sensação triste ao lembrar dele. Esse livro marca, e também acho que ele morreu. ?

Jenny 28/05/2022minha estante
Procurei tanto alguém que compartilhasse dessa mesma ideia kkkk muito obrigada! Esse livro é pesado mas é incrível!

Priscila 28/05/2022minha estante
Nada. Ele é incrível mesmo.

kareadthis 23/02/2023minha estante
Uau! Tô perplexa (e triste) com a sua visão sobre ele ter morrido. Não tinha pensado desse jeito, e faz muito sentido

Jenny 04/06/2023minha estante
Esse livro é marcante, não consigo enxergar de outra forma de jeito nenhum kkk.

svrrichard 08/06/2021

PELO AMOR DE DEUS!!!!!! Que livro ruim e cansativo.

Não me apeguei ao personagem e não tive interesse em saber o que iria acontecer a cada capítulo. Me forcei a terminar. Não indicaria, JAMAIS.

thais lemos 16/10/2013

Impressões de " Perdão, Leonard Peacock.
Esse livro realmente me surpreendeu. Em primeiro lugar, devo dizer que não li " O lado bom da vida" e por esse motivo não conhecia o tipo de escrita e narrativa do autor.Também não tinha nenhum motivo para fazer a leitura desse livro, mas o avistei na livraria e a sinopse me interessou bastante. Para quem gosta de livros intensos, que nos fazem refletir sobre as ações e pensamentos do personagem e nos colocam na posição de comparar o quanto nossas vidas são parecidas, esse é o livro ideal. É um livro tocante, que tem o poder de alterar totalmente nosso estado de espírito e nos carrega para a doce e inquieta melancolia que o personagem está vivendo. A escrita é muito afiada e inteligente, os cortes para as memórias, muito bem elaborados e um perceptível sarcasmo nos pensamentos do Leonard tornam o livro mais leve em alguns momentos. O final me decepcionou um pouco, esperava um pouco mais, mas talvez seja assim que a vida real realmente é, apenas normal.

miya 25/03/2021

Feliz aniversário, Leonard Peacock.
Uau, que livro foi esse?
Me surpreendi demais, em um bom sentido. Estava em uma ressaca literária havia meses e resolvi me aventurar nesse livro que se mostrava pequeno e que eu tinha 0 expectativas. É pequeno materialmente falando, mas é um livro grande de conteúdo. Uau, uau, uau.
Muito bom!