Perdão, Leonard Peacock

Perdão, Leonard Peacock Matthew Quick

Resenhas -

Gabi 25/03/2023

Gostei muito do livro no sentido de trazer questionamentos e um desenvolvimento do personagem extremamente bem feito
o livro como um todo faz sentido tanto na mentalidade do protagonista quanto em suas ações

barbara.martins 29/06/2020

"Por que não usam sua liberdade para buscar a felicidade ?"
Leonard Peacock decide no dia do seu aniversário matar seu ex-melhor amigo e a si mesmo, mas para isso ele deve entregar alguns presentes para pessoas importantes.

A história situa-se no dia do acontecimento, e ao longo da narrativa vão sendo apresentadas as razões que levaram Leonard a tomar uma decisão tão extrema. Esse livro evidencia os efeitos que um trauma pode ocasionar na mente de um indivíduo, e como a negligência familiar é capaz de ampliar a situação. Que livro angustiante, o motivo que levou Leonard a tomar essa atitude é horrível, como ele deveria reagir a isso ? Em sua mente, seria necessário cortar o mal pela raíz, e assim ele poderia acabar com sua dor. Herr Silverman é a prova de como um educador pode ajudar seus alunos, que o ofício de ser professor é muito mais que um conteúdo transmitido, mas também é como ele pode confortar e apoiar essas pessoas, além de sua missão em estimular que seus alunos buscassem desenvolver um senso crítico para questionarem toda e qualquer informação que lhes fossem dada. Espero que toda instituição tenha a oportunidade de conviver com um Herr Silverman. Odiei Asher imensamente, e desejei que ele pagasse por toda crueldade que fez a diversas pessoas, mesmo que este também tivesse suas perturbações, não é correto ele fazer o mesmo com outros, mas não aconteceu nada com ele no livro e isso me deixou irritada, todo um sofrimento provocado e nenhuma punição ? Confesso que fiquei triste com o final aberto, mesmo este tendo sua beleza, ficam suposições e por tudo que ocorreu no livro, Leonard merecia um final concreto, uma confirmação de  que ele conseguiria encontrar com as pessoas das cartas. Apesar de tudo, é um livro que traz diversas reflexões importantes envolvendo uma história tensa, pude extrair tantas informações necessárias.

"Não deixar o mundo destruí-lo. Essa é uma batalha diária."

Barbie dos livros 07/09/2021

Necessário
Lembro que quando comecei a ler eu comentei com a minha psicóloga, e eu me sentia tão mal lendo os pensamentos de Leo, havia comentando com ela que é pesado demais.

Demorei muito para conseguir ler, desde março, fiquei enrolando e pelo menos lia algumas páginas até abril e acabei deixando de lado até agora. Foi difícil terminar de ler.

Parecia que eu via as falas clichês das pessoas reais dizendo que vai ficar tudo bem, que você está exagerado ou que é coisa da sua cabeça.

Eu achei difícil ler por isso, não estava gostando da leitura, bem pesada mas NECESSÁRIA!

Alguns momentos fiquei confusa por ir e voltar, pelas cartas até que chegou em um momento entre as páginas 100 a diante que tudo fez sentindo e mantive firme na leitura.

Recomendo, mas tenha cuidado, não leia quando você estiver "na bad", fiz isso e me senti mais péssima que estava, tem bastante gatilhos e só soube quando estava lendo.

Marcella.Martha 07/08/2015

Bom, mas nem tanto
A escrita do Matthew Quick é ótima, é dinâmica, é sagaz. A história é interessante, te faz querer entender o que está acontecendo, descobrir o que virá a seguir, virar as páginas uma atrás da outra. Os diálogos são muito bons, os monólogos internos da cabeça perturbada do personagem principal, Leonard Peacock, idem.

Meu grande problema com esse livro é que eu senti a falta de um clímax. O livro caminha, caminha, caminha e... Nada. Simplesmente acaba. Nada se resolve, nada muda, nada se explica. Não existe nem uma espécie de lição ou metáfora ou qualquer outra coisa que dê a entender que o intuito da história nunca foi te explicar o que iria acontecer, e sim fazer você enxergar algo, como em More Than This, por exemplo. O personagem não teve uma viagem de auto-conhecimento, de superação, de compreensão, nem nada disso.

Depois de passar por um monte, a impressão que eu tive é que o Leonard simplesmente iria dormir e no dia seguinte tudo voltaria a ser igual. E a vida do Leonard é realmente, realmente muito triste. Um dos personagens mais solitários que eu me lembro de ter lido em tempos recentes, comparado, talvez, com a protagonista de A Lista Negra. E a escrita do Quick te convence de tudo. A tristeza e o drama não são nada forçados, muito pelo contrário. Justamente por isso eu senti falta de algum tipo de resolução, nem que fosse só uma esperançazinha. Muita gente acha o final "hopeful". Eu já não vi desse jeito. Entendo que talvez a intenção seja essa: a vida é uma droga e nada se resolve por mágica. Mas poxa, a vida já é uma droga mesmo, custa a gente poder se iludir pelo menos com a literatura???

De qualquer forma, é uma boa leitura. Se suas expectativas já não forem lá tão grandes, você provavelmente ainda vai achar muito melhor do que eu.
Lola 15/05/2016minha estante
"O personagem não teve uma viagem de auto-conhecimento, de superação, de compreensão, nem nada disso" Você realmente leu o livro? Será que você prestou atenção que Leonard inicia o livro com um propósito, e que não executando esse propósito ele passa a se questionar porquê? Será que você leu toda a conversa que ele tem com Herr Silverman, onde ele desabafa e conta tudo o que aconteceu na infância dele? Ou você espera que o autor seja leviano ao construir um personagem com depressão e curá-lo magicamente ao final de 222 páginas?
Perdão, Leonard Peacock não é só uma literatura de entretenimento, como você devia estar esperando. É quase um serviço de interesse público que o autor presta, se preocupando em escrever um livro para alguém que carregue dores insuportáveis, para que essa pessoa saiba que não está sozinha, que ela deve buscar ajuda. E é também para gente que ignora que pessoas solitárias existem aos montes por aí, e para que se deem conta de que ter amor, amizades, perspectivas de futuro não são coisas que todo mundo tem.
Se você sentiu falta de uma "esperançazinha", realmente acredito que tu não leu o livro. Leonard poderia ter explodido o mundo, e não o fez. Se isso não significa que ele teve esperança, então temos um problema de interpretação aqui.

Carolina.Souza 27/10/2021

esse livro já começa bem intenso e essa intensidade vai aumentando até a última página, esse foi um dos motivos que fez com que eu ficasse perplexa e raciocinando tudo que eu havia lido depois de terminar a leitura. eu não conhecia a escrita do autor e esse livro me deixou com vontade de ler mais obras dele, adorei como o livro foi escrito e com várias notas de rodapé que fizeram com que o protagonista se tornasse mais real, eu realmente adorei os pequenos detalhes. tenho que dizer que Herr Silverman foi um personagem incrível e que trouxe a trama aquele pontinho de esperança que o leitor precisava,

Ma5lu 02/02/2021

Não é um livro fácil de ler, definitivamente. Não que tenha palavras difíceis, ele não tem, mas é um daqueles que pra continuar você PRECISA mergulhar nos sentimentos do personagem, e ele não está tendo bons sentimentos na maior parte do tempo.

Eu só consegui lê-lo na terceira tentativa, agora que tenho um emocional mais preparado para separar as coisas, e que livro incrível ele é. O Leonard tem muito a dizer sobre o que é ser adolescente, provavelmente ele vai te fazer ter sentimentos desconfortáveis, provavelmente você vai entender quase todos os sentimentos que ele vai te mostrar e pensar "eu ja senti isso" ou "comigo não chegou a ser assim". É quase como se fosse uma carta sua pro seu eu do futuro, que está lendo agora, dizendo que realmente foi difícil, mesmo que os seus traumas não sejam iguais ao do Leonard. Mas pra você doeu, doeu muito, e mesmo assim você passou por isso.

Vale muito apena ler a história dele. Só fico triste de nunca saber o que acontece depois que ele fecha a porta e vai embora. Mas ainda posso imaginar que assim como eu, ele conseguiu passar por tudo e achou ao farol em algum lugar da vida adulta.
Ma5lu 02/02/2021minha estante
*achou o

Luis0501 05/07/2023

Eu te perdoo
Leonard Peacock, um rapaz considerado por muitos (e por ele mesmo) como alguém "problemático", decide tirar a vida do valentão da escola e, em seguida, a sua. Mas primeiro ele precisa se despedir daqueles que gosta.
Esse livro me destruiu. Mas de um jeito bom. É uma leitura difícil. Aborda temas pesados, como bullying, depressão, suicídio e outros que vão ficando cada vez mais evidentes no decorrer da leitura. Mas também é um livro que trata sobre esperança. Sobre superação. Se a vida bate em você? Deita ela na porrada.
Não é sempre que dou cinco estrelas a um livro (se não me engano, é só a segunda vez que faço isso), mas esse merece. Ele tem um bom ritmo do começo ao fim, com muitos altos e baixos (momentos que me fizeram rir e momentos em que quase chorei). Ele afunda o leitor em um caos emocional (o que julgo ser uma estratégia inteligente para nos colocar no lugar do protagonista). Num primeiro momento achei seu final ruim, mas refletindo um pouco depois entendi o significado dele (ou eu dei um significado que o autor sequer imaginou, não importa) e passei a gostar muito desse encerramento.
É um livro que recomendo para adolescentes. E falo isso como uma coisa boa. Se bem que provavelmente eles não teriam maturidade pra entender. Na verdade, acho que a maioria dos adultos também não entenderia esse livro. Pensando melhor, recomendo esse livro aos diferentes e aos loucos, aqueles que não conseguem seguir a maré e se sofrem pela solidão causada por isso. Nós somos pessoas maravilhosas. Afinal, ser diferente é bom. Mas ser diferente é difícil.
Sara.Godoy 05/07/2023minha estante
Nossa eu adorei essa resenha

Luis0501 05/07/2023minha estante
Valeu. Realmente gostei muito desse livro.

carolina 17/12/2023minha estante
Acho que não entendi esse livro da forma correta durante a adolescência haha mas fico feliz em ter lido

Juliana @julianaaf 10/06/2020

Leonard decide matar o ex melhor amigo e se matar logo em seguida, tudo isso em seu aniversário de 18 anos.

Um livro dolorido, cru, sem floreios e que te faz refletir sobre como não percebemos e não salvamos as pessoas que nos cerca.

Quantos Leonard's deixamos de salvar em nossa vida?

Ana 05/11/2023

Razoável
Mas gente, que final eh esse? Completamente Decepcionada... um livro tão bonito com um final pessimo, ou melhor, nao tem final neh, parece que o autor simplesmente se cansou de escrever e parou

90sangelo 19/08/2021

lindo
chorei muito mas aprendi muito também, são pequenas frases que você se identifica e te faz pensar na vida como algo bom

Carol 28/06/2023

RUIM RUIM RUIM RUIMMMMMMMMMM QUE FINAL SEM PÉ NEM CABECAAAAQ. ÓDIO oooooIIIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
AAAA
Geovana Sant'Ana 13/08/2023minha estante
concordo com você, foi uma bosta

b3li.notess 03/04/2023

Que leitura intensa. A história é muito comovente.
A narrativa é extremamente interessante e te prende desde o início.
Esse livro fala sobre segundas chances e como um segundo pode mudar tudo. Fala sobre pessoas intensas e tristes. É impossível não se atrair com a mente de Leonard, e toda a complexidade dele.
Favoritado! ?