Vale Tudo: Tim Maia

Vale Tudo: Tim Maia Nelson Motta

Resenhas - Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia

Antonio Curi 08/01/2014

Grata surpresa
Esse era um livro que estava guardado na estante há tempos aguardando sua vez de ser lido. E qual foi minha surpresa em constatar que se trata de uma excelente biografia.
Sempre considerei Tim Maia como um artista menor. Credito isso ao fato de tê-lo já conhecido em final de carreira, literalmente, com a voz combalida e o físico claramente debilitado. Mas através da abordagem de Nelson Mota, o verdadeiro Tim Maia do Brasil me foi apresentado. Apresentação essa que só poderia ser feita, da forma que foi, por um amigo próximo, íntimo, como fica claro dos "causos" narrados de forma despretensiosa e informal.
Além de esbarrar em nomes consagrados do cenário musical das décadas de 60, 70 e 80, personas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Jorge Bem, Chacrinha ou mesmo Marisa Monte são figuras recorrentes nas páginas do livro. De quebra ainda é possível traçar com exatidão todo um panorama da sociedade carioca, principalmente uma parte normalmente não lembrada na maioria da vezes: as minorias dos subúrbios do meu Rio de Janeiro.
Mas como não poderia ser diferente, é mesmo Sebastião Rodrigues Maia o centro de tudo. Uma personalidade conturbada, complexa, cativante, autodestrutiva, insegura, apaixonada, movida a excessos. Nas suas próprias palavras: "Mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!!!"

Leo Vieira 07/05/2021

Tim Maia do Brasil
Tim Maia foi um artista sensacional, um músico criativo, compositor e também um empresário inovador, montando sua própria gravadora e produtora, depois de ficar saturado com as enrolações dos produtores com ele. Ele tinha tudo para ser o mais destacado artista musical brasileiro, estando vivo até hoje.
O maior problema dele realmente foi o pessoal. Era uma péssima pessoa, mau caráter, furtava comida e produtos, chegando a ser preso; lesava pessoas, dava calote, faltava shows, brigava com todo mundo, xingava e destratava a todos; traía as esposas, cuidava pessimamente da saúde, era sedentário, obeso, alcoólatra, fumava muita maconha, cheirava muita cocaína, não ia a médico, nem tinha plano de saúde...
Mesmo com tantos defeitos, e com tantos deslizes profissionais, ainda assim os clientes gostavam muito dele, porque apesar de tudo, ele era um cara legal, generoso e cativante.

Andreia515 28/12/2023

Réu confesso dos prazeres da vida
Tim, ou melhor, Nelson Motta, mostra como esse teimoso revolucionou a música e a forma que sua personalidade fortíssima influenciou todas as fases da sua intensa vida.
Queria ter ido a um show em que ele compareceu ?

Samis 16/01/2009

as histórias do Tim são ótimas...

mas a narrativa é muito fraquinha, meio mal escrito...
vale pela figura geniosa do lendário Tim
Hugo C 23/01/2009minha estante
Realmente, o livro seria muito melhor se fosse bem escrito. As histórias são incríveis, mas dá a impressão de que elas foram contadas às pressas.

Não deixa de ser uma ótima pedida para quem quer conhecer melhor o Tim Maia.

Erika Reis 17/05/2020

Biografia fantástica
Muito bem redigida está biografia traz a história rei da irreverência Tim Maia do Brasil. Eu sou suspeita pra falar pois gosto muito do gênero biográfico, mas quando o livro vem de uma história de alguma pessoa que foge do comum fica melhor a leitura, este é o caso deste. Vale a leitura!!

Fernanda1156 14/06/2020

Chama o síndico, Tim Maia era 8 ou 80
Sinopse: "Preto, gordo e cafajeste, formado em cornologia, sofrências e deficiências capilares. Era assim que Tim Maia o cantor que integrou o soul e o funk aos ritmos brasileiros se definia."

Pelo o que entendi Tim Maia era 8 ou 80, não existia meio termo com ele não. Foi insistente, teve que correr muito atrás do seus sonhos, mas era um cara de uma inteligência e malandragem inigualável.

Soube aproveitar bem a vida, com boas músicas e muitas loucuras. Se tornou um grande cantor e compositor. ?Mais grave! Mais retorno! Mais eco!? Sempre foi muito exigente quando trabalhava, quando estava ensaiando queria o melhor em tudo, para que todo o seu trabalho saísse perfeito, é o que falei não existia o meio termo, neste sentido tinha que ficar perfeito principalmente as gravações e as apresentações.

A biografia escrita pelo Nelson Motta que foi amigo pessoal de Tim Maia vivendo uma parte da história com ele, é recheado de muitas revelações do grande cantor, momentos de total alegria e loucura e momentos tristes e sofridos, estes momentos tristes foram por causa na maioria das vezes do grande coração do Tim, claro que ele também fez algumas merdas que refletiram nestes momentos mas paciência.

Uma obra prima da literatura que merece ser lido com calma acompanhando a discografia que é apresentada, aproveitando assim para conhecer toda a obra de Tim Maia não só como cantor mas também como compositor.

anisios 12/10/2020

Pesado, hilário e chocante.
Apesar de ter ouvido o Nerdcast sobre Tim Maia, fiquei chocado e curioso com a sua história totalmente absurda, porém real. O livro tem momentos grotescos, hilários, desagradáveis e pesados ( violência contra mulher ). Apesar de gostar muito de suas músicas e já saber o quão problemático Tim era, foi triste de ver a quantidade de "merdas", inconsequências, irresponsabilidades, falhas de caráter e dependência química ( de álcool e drogas ). É triste ver um talento bruto ser escravo dos vícios e desejos até o ponto do inaceitável. O livro é bom, bem escrito e cheio de fontes mas ler é pesado. Uma corrida destrutiva da vida de Tim Maia até seu fim. 4 estrelas

claudioschamis 10/02/2009

Um livro inesquecível. Uma história triste, com passagens cômicas de um talento sem igual. Tim Maia deixa saudades e o livro consegue fazer "um filme" de sua vida. Sem poupar nada. Tim Maia era realmente o Tim Maia do Brasil.
monica leal 26/07/2014minha estante
Em poucas palavras você falou tudo.

nino 07/01/2021

Azul da cor do mar
Tim Maia foi um gigante da musica brasileira, Nelson Motta viu tudo de perto, dentro e fora, dois grandes se uniram para contar essa espetacular historia, um ainda ente nós e o outro cantarolando como um canário do reino em outra galáxia nesse espaço sideral.

"Vale Tudo" tem todos os motivos para ser considerada a melhor biografia já escrita sobre um ídolo nacional, alguém que viveu seu sonho loucamente, que curtiu a vida adoidado, que se superou, caiu, levantou, caiu de novo, uma força descomunal, embora de coração mole e frágil por trás de sua couraça monumental e sua voz de ouro.

Posso dizer aqui, em relato pessoal, que sou agradecido a vida por ter tido a chance de vê-lo atuando no palco, seu verdadeiro lar, ranzinza, desbocado, xaropão, mas inigualável.

Uma obra digna de nota 10!

Tati 15/10/2009

Tim humano
Com esse livro, você descobre que Tim Maia tinha todos os defeitos do mundo. E também descobre porque todos gostavam dele mesmo assim. Nelson Motta tem um jeito incomparável de contar casos, como se estivesse na mesa de um bar com você.

08/11/2009

Abandonei
Não sei por que, mas a história não me prendeu como eu imaginei, talvez por estar com muita vontade de começar o próximo livro da minha lista de "vou ler" ou por não ser uma grande fã do Tim Maia. Confesso que as histórias das gravações das primeiras canções me cansaram um pouco. Abandonei!

Quem sabe numa próxima oportunidade!

Juliana Molina 20/06/2009

Gostei Muito!
A história de Tim Maia é uma loucura, o cara é maior doidão!! E a narrativa do Nelson Motta, prende a gente do início ao fim. Adorei o livro!

jonatas 27/05/2021

O texto é muito verborrágico, cheio de detalhes descartáveis e o final é seco. É bom para conhecer a história do cantor, mas o roteiro se perde muitas vezes e deixa o leitor um pouco confuso e perdido.

zolotar 27/03/2009

Nelson Motta escrevendo sobre música é imbatível. Tim era um gênio, com um talento gigantesco. Suas histórias são engraçadíssimas, mas no fundo ele era um cara triste. Livro sensacional.

musa 22/03/2009

excelente!
FICO SEM PALAVRAS PARA DEFINIR ESSE LIVRO ,NÃO TENHO MUITO A DIZER SEM PALAVRAS POIS SE TRATAR DE UM CANTOR,QUE É QUERIDO POR TODOS.