Vale Tudo: Tim Maia

Vale Tudo: Tim Maia Nelson Motta

Resenhas - Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia

André 16/01/2015

Cheio de Barriga, como o Biografado
Uma personalidade impar, equivalente a nossos Rockstars favoritos.
Porém o livro é incrivelmente repetitivo, a vida dele poderia ser só triátlon (entendedores entenderam), mas para o leitor cansa muito.
100 páginas a menos e seria um ótimo livro.

Emerson 29/01/2015

Cara era muito doido
Realmente uma vida muito doida de baixos e altos. Infelizmente não terminou de uma forma legal. Mas era um cara bom no que fazia. Gostei.

Alessandra 18/03/2015

vale tudo
Adorei a história do síndico, um grande compositor e produtor, mas levava a vida de uma maneira muito louca, pena que quando quis parar com todo o seu coquetel era muito tarde!

Gustavo 30/06/2015

Patrimônio do Brasil
Grande Tim Maia! Músico, letrista, compositor, rebelde, etc...Recomendo!

Marquesca 23/11/2015

“Não fumo, não cheiro e não bebo, mas às vezes minto um pouquinho".
Não dá para negar que o cara era simplesmente maluco.Uma vida regada com muitas drogas, brigas, bebedeiras, processos e faltas a shows, o síndico do Brasil era Fod*.Bom a leitura é super agradável, tem alguns momentos bem divertidos e outros bem tensos, por relatar a montanha-russa constante que Tim vivia. Ele era bem conhecido por faltar em seus shows, quebra de contratos de LPs, demiti e admiti músicos em sua banda sem hesitação, se acabar em seu triatlon (uma maratona de uísque, maconha e cocaína que realizava em companhia de amigos), não comparecia às audiências dos vários processos que sofria… acho que foi uma das pessoas com uma carreira musical bem agitada e conturbada. O ilustre Nelson Motta, jornalista, produtor musical e amigo íntimo do cantor, conseguiu contar uma história rica em detalhes de um dos maiores cantores da música brasileira. Na biografia são relatadas suas primeiras aventuras musicais durante a juventude, sua estadia conturbada nos Estados Unidos, sua relação com as drogas, sua coleção de processos e LPs, suas parcerias com grandes músicos e muito mais.
Para quem procura uma história bem-humorada e um personagem doidão irá se apaixonar por este livro. Super recomendo.

maria 19/01/2024

Sempre gostei muito das músicas do Tim Maia e quando ano passado descobri que meu pai tinha esse livro na estante dele e que ele tinha lido há anos, e nunca me falou eu fuquei maluca kkkkkkkk
Ele me contou sobre a leitura, falou que era muito divertida e adorava o autor, mas se eu realmente gostava do Tim Maia, era melhor não ler pq estragaria minha visão dele.
Confesso que fiquei chocada com essa informação e meu pai se surpreendeu de eu nunca ter ouvido falar das polêmicas do cantor, mas sinceramente nunca fui fã de carteirinha dele e não é como se na minha bolha social ele fosse muito citado kkkkkk
Assumindo o risco, li o livro e meu pai tinha razão em tudo, o "gordinho mais simpático da tijuca" não era a melhor nem a 100? melhor pessoa do mundo, mas a leitura valeu à pena e eu me enterti muito com a escrita, os fatos, os artistas citados e etc.

Alisson 23/09/2016

O som e a fúria.
Tim Maia. Difícil acreditar que tal figura realmente existiu. Se ele livro fosse escrito por um escritor de ficção já seria incrível, mas é uma biografia. Nelson Motta foi muito feliz em escrever o livro relatando a trajetória do Síndico do Brasil, do auto-intitulado "gordo, preto e cafajeste".
Diferente da maioria das biografias, essa não tem nada de jornalística. É um livro escrito por um amigo e fã, que esteve por perto e participou de momentos marcantes do artista. O senso de humor é fantástico, Nelson faz questão de colocar os diálogos com dialetos carregados de gírias, o que nos faz ler imaginando o próprio Tim falando.
Sobre a vida de Tim Maia, foi uma catástrofe. Com muita intensidade e fúria, ele não é modelo de vida pra ninguém, mas com certeza ele nunca quis ser modelo para alguém. Destemido e convencido, sempre conseguia tudo o que queria na malandragem, porém uma coisa é indiscutível. Ele será eternizado como um dos maiores músicas que o Brasil já conheceu.

Samara 28/11/2016

Mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!
Confesso que não sou fã de Tim Maia, conheço algumas de suas músicas, porém não se pode negar a importância que ele teve para a música brasileira. Sua trajetória é marcante e difícil, por vezes muito penosa. O livro escrito por seu amigo Nelson Motta, que além de jornalista é produtor musical, trás um cenário marcante da música brasileira. Desde criança a música esteve presente na vida Tim, e com ele o sonho de se tornar presença no cenário musical. A Bossa Nova, estilo musical da zona sul, desanimou Tim, que aos 16 anos partiu para Morar nos Estados Unidos, foi lá que ele foi introduzido ao mundo das drogas, experimentou maconha, que a batizou de baurete, e também cocaína, não parou mais. Também nessa época sofreu muito preconceito por ser negro.

Ao voltar para o Brasil, já que saiu dos Estados Unidos praticamente expulso, encontrou um cenário bastante diferente, no lugar da Bossa Nova, surgiu a jovem guarda, com seu estilo juvenil e característico da época. Mesmo assim ,Tim não se enquadrava naquele padrão, mas foi no final dessa época que surgiu uma de suas músicas mais famosas, Azul da cor do mar. Com isso sua carreira musical começou e consequentemente os escândalos envolvendo seu nome e sua banda.

Os sucessos se sucediam, e as crises tanto financeiras quanto amorosas também, Tim faltava muitos a shows e com isso foi ganhando mal fama. A medida que o tempo passava suas músicas mudavam, e as canções de cornologia ganhavam mais adeptos. Ele criou músicas dançantes, como Descobridor do sete mares e Não quero dinheiro, e românticas atemporais, como Me dê motivo e Gostava tanto de você. Amo biografias e não poderia perder esse clássico, desse cantor negro, que marcou gerações e até hoje suas músicas tocam no rádio.
Hester1 11/12/2016minha estante
Tb nao sou fan do Tim, mas gosto muiito de algumas das música. Adorei o livro, pois além de conhecer melhor o Tim Maia, tb há informacoes sobre um período de nossa MPB que gosto muito. Jovem Guarda e Bossa Nova juntas marcaram muito.

Samara 11/12/2016minha estante
Realmente é muito interessante a história da música no Brasil

Naiara 03/03/2018minha estante
Amei tua resenha amiga! Comecei ler agora.

Hester1 03/03/2018minha estante
Tenho certeza que vai gostar do livro.

Marcel 18/08/2017

roots da MPB...
O Nelson Motta nos deixa a flor da pele com sentimentos conflitantes sobre o Tim:

Pena - raiva - angustia - alegria - tristeza - sabedoria - malandragem - sem noção - doente - amor...

Lendo sobre o Tim você passará por todas essas fases... momentos que fiquei puto com ele e depois você vai percebendo que era muita sagacidade numa pessoa só e que estava em um caminho doentio....

Leitura fácil, mas concordo com algumas resenhas que o Nelson Motta não escreveu muito bem, não sei se foi pressa ou o que ocorreu... mas mesmo assim, pra quem curte biografias, mpb e história da musica brasileira - é um prato cheio!!!

Antonio Maluco 03/09/2017

Música
legal a história de vida do cantor vim ler o livro através do filme dele

Beth.Vieira 15/10/2017

Vale tudo...
Nelson Motta consegue passar para os leitores, a história da vida de Tim Maia de uma forma que o leitor imagine o cenário. Tim Maia não tinha regras fazia o que sentia, era vida louca como diz o ditado popular, do começo ao fim o autor Nelson Motta, conta seus altos e baixos. O livro te prende, a história da vida do cantor Tim Maia é muito interessante, porque ele tinha coragem de ser quem ele era. Em algumas partes do livro me peguei rindo, Nelson Motta foi bem preciso nos detalhes, da escrita do livro, só quem conhecia Tim Maia poderia falar sobre ele com tanta precisão e eficiência, como o autor Nelson Motta falou.

Luciana - @minhaestantemagica 25/07/2018

Eu amo ler biografias de músicos! Adoro saber os bastidores. E a de Tim Maia é hilária. Cheguei a gargalhar em alguns trechos. Em 1942, na Tijuca, nascia Sebastião Rodrigues Maia, caçula de 12 irmãos. Adolescente, ajudava sua mãe entregando marmitas pelo bairro. Era amigo de Erasmo, Roberto e Jorge (sim, os Carlos e Ben Jor). A música sempre esteve em seu sangue e desde pequeno já cantava sambas. Chegou a montar uma banda com Roberto Carlos, The Sputniks. Após a morte de seu pai, Tim realizou seu sonho de morar nos Estados Unidos. Aprontou todas na terra de Tio Sam, foi preso e deportado para o Brasil. Ao chegar, viu que seus amigos estavam estourados nas rádios e fazendo muito sucesso com "Parei na contramão", "Mas que nada" e "Festa de arromba". Correu atrás do sucesso com todas as suas forças e conseguiu o reconhecimento que merecia. Autodefinido preto, gordo e cafajeste, formado em cornologia, sofrências e deficiências capilares, Tim era movido a Whisky, maconha e cocaína. Voz potente, ritmo inigualável e compositor de mão cheia. Nos deixou tão cedo! Mas com a ajuda de seu amigo Nelson Motta conseguimos mergulhar na vida dessa figura ímpar e tão importante para a MPB. "Mais grave! Mais agudo! Mais eco! Mais retorno! Mais tudo!".

Johnny.Paduano 31/07/2018

Livro mais divertido que já li
Comecei a ler a biografia do Tim Maia imaginando o que viria pela frente. Sua personalidade única era notória, representava o que o Brasil tinha de mais debochado e talentoso. No início da leitura achei um tanto parado, porem necessario para situar o leitor dentro da narrativa, contar a infancia do Tim. É na fase adulta do protagonista que o escritor Nelson Motta se superou, em parte pela intimidade que tinha com Tim, como amigo pessoal, e mesmo pela forma leve de desenvolver o texto. Me deliciei com as estorias absurdas narradas, que somente o proprio Tim Maia poderia ser capaz de protagonizar. Dei muitas gargalhadas gostosas, daquelas de doer a barriga. Sem dúvida nenhuma o livro mais divertido que ja li em minha vida. Indico fortemente a quem curte biografias e música.

Carlos Tourinho 31/08/2018

O vale tudo do gênio do funk-soul