Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Karen Zakharov 09/05/2024

Maior clássico de todos os tempos!
Simplesmente uma obra prima da literatura.

O livro é uma experiência imersiva pelo ponto de vista de vários personagens (mocinhos), em formato de recortes de revistas, diários, relatos, etc. A história, suponho já conhecida por muitos, tem seus altos e baixos que causam uma sequência de emoções a quem lê, a todo momento você se questiona o que irá acontecer em seguida.

É com toda certeza meu livro favorito, que curiosamente tem a característica a qual odeio: romance dramático.

De modo geral, Drácula é uma maravilha literária que sempre será lembrado.

Onassis Nóbrega 09/05/2024

Uma deliciosa (!?) surpresa!
Escolhi ler Drácula despretensiosamente para relaxar depois da Ilíada e Odisseia de Homero. E fui agraciado com uma deliciosa narrativa que me surpreendeu demais e já está entre os meus livros favoritos.
Meu primeiro romance epistolar. E como funcionou bem. A narrativa através de diários, cartas, matérias de jornais, telegramas, etc nos permite acompanhar a história quase sempre em primeira pessoa, mas sempre por pontos de vistas diferentes dos ?mocinhos?. Jonathan Haker, Mina Haker, Lucy, Dr Seward, Qujncey Morris, Arthur Holmwood e o especular Dr Van Helsing vão construindo uma trama de suspense, investigação e fortalecimento de laços de amizade como poucas vezes encontramos. O Conde tb é um personagem interessantíssimo, muito melhor com todos os que foram adaptados para o cinema até hoje, junto com o paciente do Dr Seward. Fico imaginando uma narrativa pela ótica destes dois personagens. Acho que ficaria curioso. Uma coisa que fiz e recomendo fortemente foi colocar a trilha sonora excelente do filme de Coppola como background. A atmosfera de leitura nos transporta para a narrativa. Não vou comentar detalhes da trama, que aparentemente é muito conhecida, mas nenhuma adaptação popular foi totalmente fiel ao livro. Nem a de Coppola.
Quanto a edição da Darkside Books: escolhi a amarela que simula a primeira edição original. E é um espetáculo. Chamou atenção em todos os cantos enquanto estava lendo. Muito material extra. Temos a participação do neto de Bran, que fez um pequeno texto especialmente para esta edição. Quanto ao texto introdutório da tradutora (que também tem outro texto no final do livro), recomendo ler no final, pois tem muito spoiler (na verdade tenho adotado esta estratégia como regra ultimamente. Tem o conto ?O Hóspede de Drácula ?, que foi lançado postumamente pela esposa de Bran e é um grande acréscimo a obra, com o mesmo clima do início do livro. Fora resenhas de época, uma entrevista com Bran. Cartas trocadas com grandes nomes, um artigo da Enciclopédia Britânica sobre vampiros, um artigo sobre as adaptações do livro da Cinema e outras artes e, para finalizar com chave de ouro (ou sangue?), o excelente poema de Baudelaire ?O Vampiro?. Um verdadeiro colosso esta edição.
Só posso parafrasear o saudo Tim Maia na época racional: ?Leia o livro!?

Gaby 08/05/2024

Bom porém esperava mais
Eu de certa forma me decepcionei com o livro, imaginava que iria ser maravilhoso já que amo filmes e séries relacionadas a vampiro, mas achei drácula meio cansativo. Demorei 21 dias para ler, tempo que não levei nem para ler It do Stephen king que tem mil páginas. O livro só engata e começa a ficar bom do meio para o final .

Vivaz0 08/05/2024

Góticos trevosos... Ou não
Achei o livro fofíssimo, amei o jeito que os personagens interagem entre si cheios de formalidade e gestos exagerados. O estilo dos diários é interessante e inesperado, gostei dos do dr. Seward, especialmente os que descrevem o comportamento de Renfield.
No início, a história demora para se desenvolver, mas creio que vale a pena pelo jeito que os fatos ocorrem e o desfecho da narrativa. Recomendo fortemente!

Beatriz.Antun 07/05/2024

Apaixonante
Absolutamente meu livro favorito! Devorei em apenas alguns dias e, de repente, me vi apaixonada pelo Drácula!

Crowly<<3 06/05/2024

A verdadeira natureza de um vampiro
"Vampiros, simbolos da cultura gótica e da sensualidade, o desejo se ser imortal e o medo da eminente morte"

O Dracula de Bram Stoker é uma das obras de vampiro mais icônicas e relevantes da literatura, mas diferente de outros romances, Dracula não é o "vampiro bonitão que se encanta por uma jovem que é a reencarnação de seu já falecido amor", ela não é alguém e sim uma coisa, fria e imparcial, e isso é o que mais me encanta nesse livro! Mesmo que no começo a leitura por recortes de diários dos personagens seja um tanto lenta e intediante, ao longo da leitura isso acaba te afeiçoado aos personagens e mesmo que pareça que o que você está lendo não vai servir de nada para o enredo lá mais pra frente vai ser sim útil. A representação do Dracula é muito bem estruturada, um ser que viveu por séculos não agiria como um adolescente apaixonado, já teria se desfeito de qualquer sentimento humano que um dia já tivera e é isso que mais me encanta no livro.
Recomendo muito essa leitura!

melissa872 05/05/2024

Lindo, lindo, lindo!
Dramático e doloroso mas tão, tão lindo e cativante, o tipo de leitura que te faz esquecer que é realmente um livro. Você se sente o autor de todos os diários, sente o frio que é descrito e a ansiedade percorrendo seu corpo.

Eu faria de tudo pra poder ler isso de novo como se fosse a primeira vez.

Sofia136 05/05/2024

Jonathan Harker my beloved ??????????????????????????????????????????????????????????????
Kiara D. 05/05/2024minha estante
?????????????

Gabriela Gonçalves 05/05/2024

Sempre um prazer fazer releituras de histórias que amo tanto. Drácula é um clássico e depois de ler você entende o porquê dele ser classificado assim. Influenciou e inspirou todo o nosso imaginário vampiresco e segue mexendo com nossa imaginação até hoje. Gosto do formato epistolar da narrativa, parece que sou alguma historiadora pesquisando documentos e encontro esse relato assustador sobre um conde que se alimenta de sangue. A narrativa cria tensão (e tesão também) e medo e vai brincando com os nervos do leitor. O queridão imortal sugador de sangue aparece pouquíssimas vezes, mas sua presença é tão onipresente e tão vil que contamina todas as partes da história e daí quando você vê? já recebeu o ?batismo do vampiro? e agora está presa a ele, sabe que quando ele chamar, não importa onde você estiver, você irá ao seu encontro. Eu sempre responderei ao seu chamado, Drácula ???

Yannis.daniela 05/05/2024

É o primeiro livro que eu li e me senti tensa de verdade, vale muito a pena ler, mesmo que a linguagem seja mais antiga.
A leitura prende a atenção e o formato de diário deixa tudo mais real.
Entrou para a lista dos favoritos!!

Lilian 04/05/2024

Demorei, mas é por culpa minha msm
Livro gostosinho, viu? pra quem gosta de um sobrenatural com ação e q gosta de criar fic enquanto lê. tirei muitas conclusões de muitos momentos ?

Camila 04/05/2024

Notas sobre Dracula
Fiquei triste por não ter gostado mais, um livro que começa muito bem tem um desenvolvimento simplista.

Talvez só não seja meu tipo, de leitura, mas é isso.

SôSô 04/05/2024

Adorei o livro, a escrita do Bram Stoker é incrível e mesmo sendo uma história muito antiga as personagens femininas são importantes e parecem pessoas reais.

Ray.pcte 04/05/2024

?Drácula? possui uma narrativa com base em recortes de notícias, cartas e diários das personagens, o que no início eu tive um pouco de dificuldade para entender, acredito que por não saber nada sobre o livro, mas depois os recortes vão seguindo uma linha cronológica e tudo se torna fácil e instigante. O formato de romance polifônico facilita a imersão no enredo, nos fazendo sentir que somos parte do bando de cavalheiros que irá caçar o Conde Drácula ? acredito que por estarmos a todo momento em contato com os diários das personagens, lendo suas intimidades ? em meio às montanhas da Transilvânia