Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker




Resenhas - Drácula


3900 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Tábata Kotowiski 19/05/2024

Minha primeira leitura de Drácula foi em 1995, eu tinha 17 anos e avalei o livro com uma única estrela (na época ainda que eu anotava minhas leituras num diário). O por quê nunca foi informado mas a lembrança que ficou é que eu tinha detestado o livro e seguia amando o filme (com Gary Oldman, maravilhoso). Algumas décadas mais tarde resolvo fazer uma releitura para saber (ou relembrar) por que diabos eu tinha detestado a leitura.

Então.

Drácula é estruturado como uma série de diários, cartas e registros, escritos entre diferentes personagens, o que ajuda a proporcionar uma narrativa multifacetada e aumenta a sensação de realismo dos acontecimentos. O cenário contribue para a atmosfera do romance. Desde os sombrios castelos da Transilvânia até as ruas nebulosas de Londres, Stoker cria um ambiente rica em detalhes que transporta o leitor para o mundo do século XIX, repleto de superstições e medos ocultos.

Os personagens também são aspectos essenciais da trama. Jonathan Harker, Mina Murray, Lucy Westenra, Van Helsing e, é claro, o próprio Drácula, são todos desenvolvidos de forma vívida e complexa. Cada um contribui de maneira única para a luta contra o mal encarnado pelo Conde.

Para mim a história começa a se tornar desinteressante depois que, descoberta a natureza do Conde, Helsing e os companheiros partem para persegui-lo. A caçada se torna lenta e arrastada.

No mais a releitura valeu para retirar mísera estrela dada há 30 anos.
comentários(0)comente



Daniel Tard 19/05/2024

Drácula: obra inovadora de um vampiro icônico.
Bram Stoker escreveu o clássico em 1897 e revolucionou a maneira de como os vampiros são vistos na literatura. Antes, os vampiros eram seres no estilo mortos-vivos, tipo zumbis, lentos e grotescos. A partir desta obra, o vampiro é visto como uma criatura que à noite pode caminhar entre os humanos, tem a sensualidade aflorada e é bastante perigoso, pois tem o dom de se transformar em morcego e controlar os lobos.

O livro retrata a história por meio de cartas, diários, telegramas, memorandos e algumas notícias de jornais. Jonathan Harker viaja para cuidar dos negócios do Conde Drácula na Transilvânia, lá ele se torna refém da criatura. Quando Jonathan volta a Londres,
casa-se com Mina e não sabe se os horrores eram fruto de sua cabeça ou se de fato ocorreram. Surge uma grande amizade entre: o professor Van Helsing, Lord Arthur Goldaming, Doctor Seward, Sr. Quincey Morris, Jonathan Harker e Mina Harker e ambos tentam exterminar o vampiro Drácula!
O livro, às vezes, é bem arrastado, mas o final é bem emocionante. Temos que lembrar que o livro é do fim do século XIX, o ritmo da escrita era bem diferente!
comentários(0)comente



Sharlinx 19/05/2024

Drácula
Que livro incrivel, narrativa estupidamente agradável e com um ar deveras misterioso, muito espaço para teorias e um final mais que satisfatório, com certeza um livro que vale a pena ser lembrado
comentários(0)comente



Nat 18/05/2024

Eu precisei de muito tempo pra desassociar o Drácula
Eu confesso que no início achei esse livro bem chato, tanto que quando cheguei no meio eu precisei literalmente voltar pro início pq não tinha prestado atenção em nada, mas, depois de um tempo, a história se tornou bem interessante.

Eu não tenho muita paciência pra livros clássicos mas esse até que prendeu a minha atenção. Gostei de conhecer a história original, mesmo que eu tenha precisado de muito tempo pra desassociar a imagem do Drácula do desenho com o Drácula do livro.

O livro é bom, a narrativa é interessante, mas não é meu estilo de leitura. Um dia eu planejo pegar esse livro de novo, mas esse dia não vai chegar tão cedo.
comentários(0)comente



Thomas 18/05/2024

Agora entendo o porquê desse livro ser um clássico. Que leitura incrível! Fiquei preso do começo ao fim com a história.

Confesso que no início fiquei um pouco desapontado (por pouco tempo) porque pensava que iria narrar a história de vida do Drácula (sim, eu não tinha lido a sinopse antes de começar o livro). Isso logo passou e eu fiquei encantado com a forma que o autor conseguiu me amarrar na história. O fato da história ser em forma epistolar só deixou o livro mais incrível, ler a visão e suposições dos personagens sobre os acontecimentos foi incrível.

Estou simplesmente obcecado com essa história.
comentários(0)comente



Manu 18/05/2024

Primeiro clássico do ano
Simplesmente espetacular, ler este livro me trouxe um medo irreal, paixão pelos personagens e vontade insaciável de saber o que aconteceria, recomendo para todo fã de um livro que te prende até o último desfecho.
comentários(0)comente



tupinambA0 18/05/2024

Drácula, medo clássico
Definitivamente um livro extremamente bem escrito, tudo muito bem pensado todas as personalidades e histórias de cada personagem e como a escrita entre eles é diferente. Diversas vezes eu passava o olho rapidamente em qual diário eu estava lendo, mas conseguia diferenciar o personagem pela forma de escrever e pensar as coisas. É muito legal ver todo esse conhecimento que eu já tinha de vampiros da cultura pop na sua originalidade. Muitas referências também, por exemplo quando o Conde usa um chapéu de palha para se proteger do sol, também acontece isso em Hotel Transilvânia, lembrei na hora kkkkk. Além das diferenças também existem diversos "tipos" de vampiros em livros/filmes/séries que conheço (por incrível que pareça, Hotel Transilvânia é o mais fiel).
Se esse livro tivesse mais mil páginas faria total sentido. Poderia falar muito mais sobre cada personagem, sobre cada vampiro e principalmente sobre o Conde, fiquei curiosa pra saber mais sobre a história dele e do castelo. Também fiquei com vontade de visitar a Transilvânia e passar pelo caminho que a Mina e todos os outros dizem p quão lindo é!!
comentários(0)comente



bibi156 17/05/2024

Bom mas marromeno
sempre esperei pra ler drácula, é um ótimo livro mas carrega uma leitura monótona em vários momentos, o que me deixou cansada e enrolasse mais pra finalizar a leitura.
é interessante que abordam a visão não do Drácula em si, mas sim das vítimas afetadas por ele e o que deixa um clima maior de suspense, todavia esperava realmente ter mais sobre o próprio personagem em si para poder conseguir criar um vínculo emocional com o mesmo. porém em momento algum isso é feito ao longo dos capítulos, talvez propositalmente com o intuito de demonstrar que o vampiro é maldoso e a maneira como suas ações apavoram todos que conhecem seu nome.
se tivesse menos cartas e mais comentários sobre o personagem em si, provavelmente eu teria me engajado melhor.
comentários(0)comente



Laylis 17/05/2024

Angustiante
é o principal sentimento ao ler o livro, porque o clima vai se criando e vai enrolando e o drácula não é visto o pessoal ve coisas acontecendo e se fazem de louco ainda mais por se tratar de um período que realmente qualquer coisa a pessoa poderia ser considerada insana
por se trata de cartas memorandos entre outros a narrativa em vários pontos de vista se torna meio confusa e algumas descrições deixam a desejar, pois não consegue se compreender
por esse motivo não me apeguei muito a varios personagens pois não senti que fizeram diferença alguma no livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcelo217 17/05/2024

Merece o título de Clássico
Assim como Frankenstein, Drácula sempre fez parte do imaginário popular de todo mundo. Depois de uma vida toda, finalmente tive a oportunidade de ler (e fico feliz por ler apenas agora depois de adulto).

A história é totalmente diferente do que eu imaginava. O conde Drácula (bem mais humanizado) não é o protagonista e aparece somente de forma coadjuvante no livro, o que me surpreendeu bastante. A forma como a narrativa se desenrola também é diferente, quase toda por relatos em diários ou por cartas. A participação de Van Helsing é o que mais me chamou a atenção, pois achava que o título de caçador de vampiros era algo inventado somente para compôr o filme.

Em relação à escrita, o autor fez um grande trabalho. A capacidade de transitar entre Romênia e Inglaterra de forma envolvente é um grande mérito dele. A ambientação também foi muito bem feita. A única decepção foi a divisão da narrativa, o desenvolvimento da trama tomou muito tempo. Mesmo sendo bem escrita, essa demora me fez demorar muito mais a leitura. Um breve espaço destinado à investigação foi interessante, porém o pouquíssimo de ação e o final completamente abrupto me decepcionou muito, pois em minhas expectativas, os embates de ação deveriam ser maiores e mais frequentes.

O protagonismo compartilhado por John, Mina e Van Helsing foi algo surpreendente de acompanhar. E não decepcionou. O processo e o desenvolvimento da infestação pelo vampiro, o caso de Reinfeld pelo Dr. Seward, assim como o de Lucy foram interessantes de ver trabalhados. Toda as superstições e o apelo religioso para combater os vampiros era algo que eu não sabia por completo. Assim como visão diminuida dos personagens pelo Drácula foi algo que achei curioso e engraçado.

O ponto alto da trama é a tensão causada pelo possível aparecimento do vampiro e o temor por parte dos que estavam ameaçados. O trabalho em equipe e investigativo me lembrou um pouco Scooby doo e algo que o Sherlock Holmes faria. O autor soube construir o clima soturno com maestria.

"Drácula" é inegavelmente grandioso com uma trama grandiosa, extremamente detalhada, que revela um domínio de escrita e um conhecimento vasto e imaginativo por parte do autor. Apesar de ter suspeitado que a história fosse mais antiga, fui surpreendido por uma narrativa atual (fim do séc. XIX), cheia de superstição, cientificismo e influência religiosa para combater o mal. A aclamação feita para esse livro é justificável, apesar de achar que ele não agradaria todo tipo de leitor (não pela temática, mas sim pela forma de escrita). Mas, ainda assim, é uma história fantástica que merece seu mérito e agora ficará propriamente guardada em minha memória.
comentários(0)comente



Pamela706 16/05/2024

É um clássico da literatura sem dúvidas, tem muito suspense e em grande parte muitas partes do livro foi cansativa e até repetitivas. Senti falta de aparições do Conde Dracula, ele apareceu muito pouco. Faltou também terror no livro, que estava cheio de um mistério em busca de Dracula. Mas ainda sim foi um livro muito bom pra leitura.
comentários(0)comente



camily63 15/05/2024

Bacana, acho q o autor odeia mulheres mas de resto me surpreendeu nunca imaginei um livro tão detalhado sendo escrito somente através de cartas e diarios
comentários(0)comente



Gui Scheffer 15/05/2024

Breve comentário sobre Drácula, de Bram Stoker.
Desejo, luxúria, sedução, Drácula é um manifesto sobre isso, anseios naturais da humanidade, suprimidos por doutrinas religiosas, com sua moral e bons costumes somos levados a acreditar que coisas naturais são pecados e que somos menos virtuosos ao expressa-los livremente, que possamos aprender com o conde mais famoso da literatura mundial que um beijo no pescoço não faz mal a ninguém;
Vitor922 15/05/2024minha estante
Ui!ui!ui! Ehheeh, me conta prefere qual Salem ou Drácula? Ahahha


Gui Scheffer 15/05/2024minha estante
Eu prefiro Drácula hehehehe mas sem tirar o mérito do livraço que é Salem




spoiler visualizar
comentários(0)comente



3900 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |