Na pior em Paris e Londres

Na pior em Paris e Londres George Orwell

Resenhas - Na Pior em Paris e em Londres

Leandro.Colissi 27/08/2021

O mundo que te espera se não tiver nenhum tostão
O livro é um relato da passagem pelo autor por tempos difíceis primeiro como lavador de pratos em Paris depois em Londres indo de um albergue para outro.
Gostei do livro, achei um pouco confuso em algumas partes. Mostra bem a realidade de pessoas que passavam dificuldades naquela época.

13/08/2021

Este foi o livro de estreia de George Orwell. Como livro de memórias, ele abarca um período de dois ou mais meses, nos quais o escritor, antes de conseguir seu status literário, enfrentou a fome e a pobreza extrema, primeiro em Paris, depois em Londres.

A narrativa começa em Paris. Por lá, Orwell ganha a vida dando aulas de inglês. Ele havia conseguido economizar uma boa quantia, mas ela acaba sendo roubada. Para piorar, suas aulas acabam. Pouco a pouco, o escritor se vê obrigado a empenhar suas coisas. Com o tempo, passa a conviver com a fome, até que consegue um emprego, em condições insalubres e baixo salário, como lavador de pratos.

Após receber uma proposta de emprego na Inglaterra, Orwell decide regressar a seu país. Mas, lá chegando, descobre que a família que o empregara saira de viajem e que ele terá que esperar por um bom tempo até começar a trabalhar. Novamente sem recursos, o escritor se vê mais uma vez na pobreza, tendo que dormir em albergues a noite e conviver com mendigos. Essa vivência é crucial para que ele supere seus preconceitos em relação aos moradores de rua e, mais tarde, lute por melhores condições para os pobres, descrevendo e analisando os fatos.

Além da vida do autor e seus pensamentos, outro aspecto interessante da obra são as histórias de vida das pessoas que ele encontra em suas andanças por Paris e Londres. Há toda uma galeria de personagens excêntricos, caricatos, mas, sobretudo, humanos. Muitos deles aparecem apenas em um ou dois capítulos, mas bastam-nos para que nos impressionem sobremaneira.

O humor é outra marca do texto. Orwell sabe quando e como empregá-lo. Nem parece que se trata de uma obra de estreia, mas de um escritor maduro e experiente. O livro é cheio de histórias anedóticas e de casos. Lê-lo, por vezes, assemelha-se a uma conversação.

É uma obra que tem o potencial de agradar todos os tipos de leitores e fazê-los refletir sobre dois males que, embora tão antigos, encontram-se ainda atuais: a pobreza e a fome.

Kalyninha 06/08/2021

Na pior em Paris E Londres.
Gostei bastante do livro, aqui vamos acompanhar uma parte da vida de George Orwell, um grande AUTOR que eu acho que a maioria das pessoas conhecem. (E o primeiro livro também dele que eu começei a ler) Bom como eu estava dizendo, George Orwell passa pelo momento da sua vida que ele ficou na "pior". Eu amei a escrita dele, como um bom escritor, ele também foi um grande jornalista. Tem uma frase no livro que ele fala, que eu achei muito interessante. Eu não vou sita aqui porque uma frase bastante grande, é emfim, é um livro bastante rico em conhecimento, é você entende bastante coisa também. Apesar de Ser uma leitura muito boa, que eu indico bastante. Eu achei um pouco arrastada é demorei um pouco para terminar,. Quero pesquisar mais sobre esse grande jornalista, escritor, pq eu acho que vale muito apena.

Henri 05/08/2021

O tesouro perdido de George Orwell.
Como eu amo George Orwell...
Bom, o livro é realmente toda a cara do nosso camarada Orwell, tem o típico humor que você fica mal de rir, a ironia e a reflexão características do autor.
Depois desse livro, você nunca mais vai jantar fora como antes, dará valor a uma cama e com toda certeza, ficará impressionado com a inflação.
George Orwell vai te levar aos lugares mais inusitado de Paris na primeira parte, e quando digo isso, leia-se um hotel luxuoso, mostrará como as coisas eram (ou são) feitas nesses lugares, o tratamento que um sujeito pobre recebe e a face terrível do mal chamado pobreza. Existem várias reflexões pesadas no livro, mas com o humor de Orwell, você passará por elas levemente – porém, sempre com o peso de estar lendo algo terrível.
Como o livro tem vários capítulos curtos e uma escrita "rápida", a leitura será muito dinâmica – lembra um pouco o dinamismo do "Revolução dos bichos", você vai devorar o livro com toda certeza.
Eu recomendo muito a leitura, é em minhas opinião, a melhor obra de George Orwell.

Bruna.Chiappetta 19/07/2021

Um pouco decepcionante
Para mim, só vale a leitura por ser de Orwell.. única razão para ser minimamente interessante, pois achei uma leitura entediante e até pouco informativa

Onesko 24/06/2021

Na pior em Paris e Londres, George Orwell
George Orwell não decepciona nunca, incrível.
Apesar de ser um livro diferente da maior parte das obras dele, todos os relatos me deixaram muito impressionada. Eu ri, fiquei chocada, (e tive dificuldade para passar o dinheiro para real) imaginei pessoas na mesma situação... Os restaurantes que ele falou sobre... Que nojeira, vigilância sanitária faça um favor.
Vale muito a leitura, recomendo.

Ve Domingues 06/06/2021

Ótima opção de livro para conhecer outra faceta de George Orwell, sempre lembrado mais por suas distopias.

Nessa obra, ele faz o que se convencionou chamar de jornalismo literário, tudo inspirado nas suas experiências como mendigo em Paris e Londres, em 1928. Orwell é um talento nato. É bem interessante e tirar em contato com uma realidade bem diferente da sua.

Matheus 01/06/2021

De uma forma leve e engraçada o autor faz um retrato da pobreza e da experiência como plougeour em Paris e como mendigo em Londres.
A narrativa de Orwell com um tom crítico leva não só a reflexão, como nos proporciona uma realidade sobre a qual pousar o olhar por um tempo.

Paula.Kranz 22/05/2021

Muito bom!!!
Apesar de não vivermos em 1933, não olharei mais os mendigos da mesma maneira.

Nati 14/05/2021

Leiam, é incrível.
Esse livro é magnífico, que obra, George Orwell, me fez lembrar de muitos perrengues que já passei na minha fase mais pobre, me identifiquei de cara, um homem quando tem um certo status e perde tudo, vai denegrindo, atingindo o chão, o dinheiro pode não ser o principal, mas ajuda um bocado na dignidade do homem, quando você o perde você consequentemente vai se perdendo também, vai sobrevivendo, se adaptando a uma vida que até aquele momento não era a sua, mas ainda sim foi nada comparado a vida desse homem e de tantos outros que vivem dessa forma.
Um jornalista que se torna mendigo, um mendigo real, que convive nas ruas e passa muita fome, conhece gente boa, e no final até aqueles homens de caráter duvidoso, nos pegamos questionando, ele é um sobrevivente das circunstâncias?
A pobreza, a miséria, a falta de higiene, a fraqueza, o descaso, a escravidão, a falta de conforto, consolo e dignidade, a falta de perspectiva de melhora, a fé abalada, muitas vezes inexistente, a ajuda por trás de algum interesse, as coisas mais importantes são as mais simples? Tudo o que o dinheiro pode comprar? essas e tantas inúmeras questões nos fazem refletir muito após essa leitura.
Qual o papel da sociedade nisso tudo?

Mari 23/04/2021

"Gostaria de compreender o que se passa de fato na alma dos plongeurs, dos mendigos e dos que dormem no Embankment. Até agora, não acho que tenha visto mais do que as fímbrias da pobreza.
Ainda assim, posso apontar duas ou três coisas que definitivamente aprendi vivendo duro. Nunca mais vou pensar que todos os vagabundos são patifes bêbados, nem esperar que um mendigo se mostre agradecido quando eu lhe der uma esmola, nem ficar surpreso se homens desempregados carecerem de energia, nem contribuir para o Exército da Salvação, nem empenhar minhas roupas, nem recusar um folheto de propaganda, nem me deleitar com uma refeição em um restaurante chique. Já é um começo."

Difícil entender por que razão de uma vez só são lançadas três ou quatro reedições (no Brasil) de Revolução dos Bichos, e outras mais de 1984, e pouquíssimo se fala neste Na pior em Paris e Londres.
O livro é um relato de Orwell da experiência de vida na sarjeta dessas duas cidades tão imponentes, e traz, sem alegorias, quase tudo o que o autor levou para a ficção. É muito impressionante a peregrinação entre sub empregos, albergues sofríveis, alojamentos coletivos imundos, durante o que George foi se desfazendo de suas pré-concepções sobre a vida dos miseráveis.
Vale muito a pena a leitura, tanto quanto a parte ficcional já consagrada.

Lu 22/04/2021

O livro é necessário!
Aqui entramos em uma história que carrega enormes lições sobre a pobreza, sobre moradores de rua, sobre escravos etc.
Eu achei sensacional! Confesso que chorei, por ver como a desigualdade é tremendamente grande!
Mendigos são pessoas
Pobres são pessoas
Ricos são pessoas
Tratamos como se fossem raças!
Desde pequenos fomos ensinados a temer a palavra "mendigo", isso nunca foi sinônimo de medo, pavoroso, assustador, nojento, grotesco etc... Nunca foi! São seres como nós que vivem uma batalha diária tão grande quanto a nossa! São seres que trabalham sim, se esforçam sim, mesmo que as pessoas os usem pela fragilidade deles.

De hoje em diante eu não terei mais essa visão horrenda sobre um ser humano em circunstâncias deploráveis.
(É nosso dever ajudar/facilitar)

RESPEITEM!AMEM!CUIDEM!

Emy 18/04/2021

Para aqueles que, como eu, leram "A revolução dos bichos" e "1984", é indispensável a leitura desse livro. "Na pior em Paris e Londres" abre um mundo desconhecido para a maioria das pessoas. Os relatos do Orwell são impressionantes, a foma e miséria em sua real forma.