Bunny

Bunny Mona Awad

Resenhas - Bunny

Bia 20/05/2024

Que maluquice foi essa ?????
Demorei pra conseguir fazer a resenha e ainda não sei o que comentar desse livro. Ainda nao entendi onde ao autora queria chegar ( acho que né ela entendeu kkkkk) .

No começo até que eu tava interessada com a histórias das bunny, mas depois vou só loucura atrás de loucura , nam não é pra mim.
Nickyzinha0 21/05/2024minha estante
Vi tanta gente falando mal desse livro, que tô com vontade de ler ele KKKKKKKK

AliJu 21/05/2024minha estante
Esse nem é ruim porque é pior ainda kkkkkkk

Meu Deus KKKKKKKKK eu preciso ler isso pra ontem então

Bia 21/05/2024minha estante
Se quer um livro ruim , esse livro é pra você kkkkkkkkk

Nickyzinha0 21/05/2024minha estante
Vou colocar na meta de junho kkkkkkk

Camila.Mendonca 18/04/2024

Não me comprou
O livro começou muito bem! Muito mesmo. Eu nunca tinha me sentido tão imersa na cabeça de um personagem, mas com o desenrolar da história, tudo foi se perdendo.

Eu entendi a mensagem que a autora quis passar e reconheço certa genialidade na construção, desenvolvimento e conclusão da história, mas não me convenceu.

Durante o livro, uma personagem, ao avaliar o texto da outra, diz que ele teria sido escrito só para um entendimento pessoal, que ninguém além dela poderia entender por completo e que a intenção seria apenas de se mostrar superior ou possuidora de uma sabedoria acima da média. Na minha percepção, essa definição se aplica exatamente à autora do livro.

Sei que não precisamos de respostas para tudo (eu amo livros que brincam com a nossa interpretação!), mas esse deixou tudo muito artificial, como se tivesse sido escrito apenas para chocar e, de fato, criar algo "conceitual".

O fluxo de pensamentos foi legal, também dei boas risadas e a escrita da autora é ótima, não tem como negar. Mas além disso, nada mais me chamou atenção.

Como eu não tinha expectativas para o livro, não me decepcionei tanto! Então foi uma experiência ok.
Nathália 18/04/2024minha estante
Aimeudeus bunny você escreve TÃO bem

Camila.Mendonca 18/04/2024minha estante

Camila.Mendonca 18/04/2024minha estante
O surto

Carolina3217 11/04/2024

Por onde começar?
Bunny é um livro feito pra não ser entendido? ou melhor, da pra entender, mas nunca vai dar pra saber exatamente o que é e o que não é real. Eu não me importo que livros tenham finais abertos, gosto de histórias que me façam refletir, mas esse não foi de todo pra mim.

Ainda assim, existem coisas muito legais na história, e apesar de caótica e febril, gostei muito da narrativa. Os personagens, pra mim, são aqueles personagens que você ama odiar. E eu amei a última frase do livro?

SPOILERS DAQUI PRA BAIXO:

A interpretação de bunny depende do gênero que você escolhe enxergar: realismo mágico? Thriller?

Sendo realismo mágico, acho que é fácil entender, mas muita nuance se perde? se você toma todos os acontecimentos literalmente, frases, adendos e comentários param de fazer sentido (como a velha do ônibus com o folheto de esquizofrenia ou a mãe da Samantha constantemente dizendo que ela inventa muita coisa e se perde na própria imaginação).

Dito isso, acho que olhando pela lente de thriller faz mais sentido (em que Samantha seria esquizofrênica, parte dos acontecimentos são reais mas as coisas ?mágicas? são inventas, Max e Ava também, Bunny sendo a própria tese da Sam), apesar de ser mais difícil de interpretar e chegar a uma conclusão coerente (como explicar as bunnies interagirem com Max e Ava, ou como elas se machucaram?). Uma coisa que também seria explicada pela interpretação de thriller é a mudança da visão da Samantha sobre os outros personagens no final: como, após escrever a tese e tirar o ?peso? que isso trazia, ela começa a enxergar o Leão como ele realmente é, não um professor assustador e imponente, mas um cara normal e esquisito. Até as bunnies perdem o ?misticismo? que a própria Sam criou pra elas.

Numa interpretação de realismo mágico, Samantha teria o mesmo poder de transformar animais em híbridos como as Bunnies, e fez isso com Ava e com Max, apesar de que fez sem perceber com a Ava? o que explica os pontos acima e também explica comentários das Bunnies sobre a ?amiguinha pássaro? da Sam. As Bunnies de cara teriam percebido que Ava era uma híbrida e tentaram trazer a Sam pros workshops, para aprender com ela que de fato fazia humanos funcionais (vide também a sugestão da Sam de usar outros animais além de coelhos nos workshops, o que choca as bunnies). Mas, novamente, a interpretação mais literal não explica pontos de narração em que personagens respondem a pensamentos da Samantha, ou aos comentários que eu disse lá em cima do ônibus e da mãe dela? enfim.

Acho que, no fim das contas, a intenção é que a gente fique com esse gosto amargo (?) na boca, sem saber de fato o que aconteceu, exatamente como a Samantha.

A única coisa que consigo ter certeza, na minha teoria, é que Bunny é a tese da Samantha!

PS: A última frase do livro?. Será que o Jonah era real ou não??
Isabela.Martinez 12/04/2024minha estante
Seu comentário me salvou kkkk. Não sei se estou viajando (mas o livro já é viajada pra caramba), mas será que a mulher no ônibus lendo um panfleto sobre esquizofrenia não é justamente para criar esse contraponto/dúvida na história entre a Samantha ser esquizofrênica ou a própria mulher é uma híbrida que ela criou a partir das aranhas que ela tinha na banheira.

Isabela.Martinez 12/04/2024minha estante
Porque ela tinha uma tatuagem de aranha no pescoço

Isabel 12/04/2024minha estante
Acho que o jonah era fruto da imaginação da Sam. Ela podia trazer pra realidade as coisas que imaginava, então a origem dos híbridos era imaginária mas a presença deles era real, por isso Max machucou as Bunnies de verdade...

essa foi minha interpretação kkkk

Carolina3217 12/04/2024minha estante
Eu acho que a mulher era uma alucinação dela? pq as aranhas representam o medo da Samantha (vide todas as cenas com aranha na banheira). Acho que era mais uma representação do medo que ela sente e tomou uma forma ?humana? (ainda mais se a gente considerar que ela tbm inventou o Max na cabeça dela).

Carolina3217 12/04/2024minha estante
Eu acho que o Jonah era da cabeça dela também, a última frase do livro me deixou passadaaaa

Paulo.Ratz 29/05/2023

É O QUE?
Eu fiz um vídeo no meu canal falando o quanto esse livro é um daqueles que você termina e não sabe dizer se é incrível ou uma perda de tempo. Tem mais de 1 mês que acabei e não conseguia chegar a uma conclusão! Por isso sigo dando 2,5, que é a metade! Rs.

Muitas pessoas vem me explicando significados escondidos do livro e, por mais que eu curta muito autores que colocam detalhes em todos os lugares, acho que saiu um pouco do controle.

Não foi pra mim, mas quem sabe um dia se torne.
Beatricets 02/06/2023minha estante
não entendi nada mas amei

Adrieli.Lacerda 12/06/2023minha estante
Preciso ler

Paola 19/04/2024minha estante
Eu acho que tem muitos significados entre o relacionamento de Ava e Samantha

Maiumi Yared 12/05/2024minha estante
Começa interessante e promissor, mas depois você acha que a autora, o personagem ou você tomaram ácido. Termino sem entender nada.

Mariana113 02/12/2022

i think i've seen this film before
se o filme heathers fosse mais unhinged e surrealista, ele seria esse livro.

infelizmente, eu já achava que heathers não era pra mim, então essa versão universitária e com mais sangue não foi pra mim.
Henrique Saint 21/01/2023minha estante
And I didn't like the ending

Mariana113 21/01/2023minha estante
realmente, didn't like the ending (ou at all dkdkkskd)

Henrique Saint 21/01/2023minha estante
Vou começar esse livro assim q terminar oq eu tô lendo agr, espero q eu goste

Vivian24 13/10/2023

Eu?amei?
Tinha um pouco de dúvida se ia gostar ou não do livro, porém eu AMO tudo que é estranho e eu acabei adorando o livro. Acabei de terminar e ainda quero saber mais, e também formei algumas teorias. Acho que esse é o tipo de livro que daria um ótimo filme da A24 e que vale uma releitura no futuro para pescar mais detalhes e novas informações.
Ótima surpresa!
Juju 06/01/2024minha estante
Amg vc leu em PDF ou comprou?

Vivian24 07/01/2024minha estante
Li em epub

vitoeia 28/03/2024

Como um sonho febril.
Eu sinceramente tenho um fraco por qualquer personagem que se mostre perdido na vida, por isso desde do início já fiquei cativada pela protagonista e sua frustração em relação a tudo.
Com uma narrativa um tanto quanto caótica, eu creio que a autora desenvolveu bem a proposta do leitor realmente se sentir na mente de uma mulher de 25 anos que se vê presa em um ciclo sem fim de melancolia, solidão e necessidade de pertencer a algum lugar ou a um alguém.
Acho que é um livro onde a interpretação das atitudes da protagonista e de todas os outros personagens muda de leitor a leitor, tudo é uma questão de ponto de vista( como a protagonista mesmo diz em algum momento do livro). Enfim, uma leitura interessante, provocante e, claro, maluca.
Paola 28/03/2024minha estante
Hmmmmmm
Vc achou ele em português amg?

vitoeia 29/03/2024minha estante
achei também no telegram !!

Isabel 09/04/2024

Mona Awad com todo respeito, vc é maluca?
Há duas semanas terminei de ler Bunny e ainda não sei se consigo definir este livro ou descrever tudo que senti durante a leitura, mas vou tentar... Foi uma experiência incrível, perturbadora, divertida, chocante e imersiva. A escrita é tão gostosa de ler, eu simplesmente não queria parar!

"O que aconteceu comigo, sabe? Eu vivia escrevendo. E agora..."

A Samantha é uma protagonista muito crítica em relação aos outros e a si mesma, ao mesmo tempo que parecia odiar as Bunnies, ela só queria ser como elas. Samantha é pobre, solitária, insegura, está passando por um momento de bloqueio criativo e não consegue escrever nada há muito tempo. As Bunnies são o completo oposto, e quanto mais as meninas se destacam, mais a Samantha sente aversão por elas. O único ponto seguro da sua vida é sua amizade com Ava, que é a primeira coisa que fica ameaçada quando ela se aproxima das Bunnies e passa a frequentar suas reuniões secretas.

"Eu sucumbo a elas. Permito que essa necessidade doentia, a qual repulsa nenhuma consegue matar, seja resgatada da escuridão fria e úmida e então acariciada. E eu me derreto em seu abraço, me deixando, ou melhor, desejando ser esmagada. Até me tornar parte da bolha."

Em vários momentos, principalmente quando relembra de conversas com sua mãe, Samantha demonstra preferir a ficção do que a realidade. Conforme a leitura vai avançando eu senti que a Samantha vai se perdendo entre esses dois mundos até que tudo vira uma coisa só. Acho que a intenção da autora era fazer o leitor se perder junto com a personagem, porque foi o que aconteceu comigo kkkk

O livro vai avançando e tudo se torna um grande sonho febril, quando você pensa que está compreendendo tudo e suas teorias fazendo sentido, os acontecimentos seguintes mudam o rumo da história e você volta a estaca zero. Talvez esse livro não seja pra ser totalmente compreendido, mas eu queria muito compreender!

A atmosfera do livro tem características do terror, com coisas sobrenaturais acontecendo sem muita explicação de como ou porque. Acho interessantíssima diferença entre a forma que a Samantha e as Bunnies viam e tratavam suas criações. Além do fato de quando a Sam tenta "criar" do mesmo jeito das Bunnies, ela não consegue.

"Nós vemos isso como arte ganhando vida, Bunny. Estamos criando obras de arte"

A vontade da Sam de atender as expectativas do Leão é algo que também é bem marcante. Samantha sempre teve o imaginário como um lugar seguro, escrever era algo que fluía naturalmente desde a infância, até se deparar com a pressão do ambiente acadêmico, e a necessidade que sentia em ser reconhecida.

Enfim, esse livro me fez pensar que, as vezes você pode ser extremamente talentosa em algo, mas muitas vezes deixa interferências externas atrapalhar o processo. O medo de errar, criar algo ruim, fora do padrão exigido, e medir seu desempenho pela régua de outra pessoa só te torna uma pessoa cada vez mais insegura e insatisfeita consigo. As vezes os monstros que nos assombram só existem na nossa cabeça, em algum momento a gente acorda do pesadelo e encara a vida real.

"O mundo real está lá fora, mocinha. Sabia disso? E cedo ou tarde você vai ter que encará-lo."

Acho que Bunny entrega uma grande metáfora para o processo criativo de alguém desesperado por validação acadêmica. Ou sendo mais simples: a cruel e enlouquecedora experiência de fazer um trabalho em grupo na faculdade com pessoas que você odeia.

Tentei escrever sem spoilers porque é muito bom descobrir a história enquanto se lê. Essa provavelmente é uma análise muito rasa pra quantidade de camadas que tem nesse livro, e pra todas as citações e comentários que gostaria de fazer, mas essa resenha já tá grande demais... Esse é um daqueles livros que fica ainda melhor cada vez que você relê ou conversa com alguém sobre ele. É um livro muito ousado, não foi feito pra agradar todo mundo, mas recomendo a leitura!
mirianbezerra 09/04/2024minha estante
parece ser muito bom mesmo

Isabel 09/04/2024minha estante
é incrível!!!!! estou obcecada

mialitera 12/05/2024

É bom, mas poderia ser melhor.
É um livro com potencial. Gostei MUITO da escrita da autora. Mas sinto que ela se perde um pouco no desenvolvimento da narrativa. O final deixou a desejar, pois o ?plot twist? que revela na última página acaba sendo a única coisa interessante do livro todo: a descoberta do final.

Embora eu tenha amado a primeira parte da história e sido 100% estigada por esse universo, foi quando terminei a leitura que percebi que o livro não agregou em muita coisa. Foi como se eu tivesse corrido, corrido e não chegado a lugar algum. Sinto que não valeu a pena ter lido. Apesar disso, eu curti a forma como a autora narrou. Me prendeu. Pois embora seja confuso e delirante como se você tivesse fumado um cogumelo (berro), ela escreve de um jeito legal. Eu curti isso.

NO ENTANTO, preciso dizer que o segredo das Bunnies é confuso e sem uma explicação convincente. Se a autora não queria explicar COMO elas eram capazes de fazer aquilo, poderia ao menos ter dito como descobriram o ?dom?, porque, sejamos honestos, é o tipo de coisa que não se aprende por acaso. Tem que ter tido um passo a passo. Qual era o objetivo delas com aquilo? Elas pretendiam levar adiante? Tinham algo maior a alcançar, como dominar o mundo? Ou era só uma brincadeirinha que nunca seria levada em frente?

Muita coisa nesse livro poderia ter sido melhor abordada. As Bunnies, por exemplo, quem eram, afinal? Tinham pais, família? O background delas foi tão chulo quanto o de Ava. Assim como Ava, as Bunnies não falavam nos pais, em outros amigos, em nada. Pareciam personagens bem caricatas, que só viviam em função uma das outras.

Minha teoria pessoal é que o ?segredo? super secreto das Bunnies foi uma invenção da cabeça da Samantha, e, que na verdade, a explosão de coelhos nunca existiu, senão na cabeça dela. As Bunnies até podem ser reais, mas, diferentemente do que nos foi apresentado, serem apenas garotas normais vivendo vidas normais, e, com Samantha vendo de fora, resolveu fantasiar um pouco sobre como imaginava ser a vida delas, sobre o que elas faziam entre quatro paredes.

Ava e Jonah são personagens que mostram que Samantha não é uma narradora confiável. O que reforça minha teoria de que muita coisa que aconteceu pode ter sido alterada por ela ? especialmente em relação aos coelhos e às Bunnies.

Enfim, apesar dos pesares, o livro me inspirou bastante para escrever e eu gostei de entrar no mundo bizarro da autora. Foi divertido viajar junto com a Samantha em meio à insanidade. Curti a leitura, li em 3 dias, fluiu bem demais. Apenas fiquei com um sentimento de mais, sabe? De que poderia ter tido mais alguma coisa. Algo que possa ter faltado. Um potencial que poderia ter sido melhor aproveitado. O livro começa bem mas se perde no processo. Como se a autora estivesse confusa, e essa confusão foi passada para a história.

Enfim, não leria de novo, mas curti a experiência.
Neuzi 13/05/2024minha estante
A resenha honesta kkkkkk

Nicoli 18/05/2024minha estante
desculpa perguntar, mas qual é a o plot twist do final? n entendi, é.... SPOILER-----

(o jonah tbm n é real, é isso?)

bu 17/05/2023

[luciano hulk's voice] loucura loucura loucura
Não vai ser todo mundo que vai gostar dessa historia... dito isso eu >amei< o livro

a historia eh bizarra, sombria, esquisita e perturbadora. muitas coisas não vão ser explicadas, o que ta tudo bem pois não afeta muito a historia e o que importa eh a jornada dele rsrs tem bastante humor acido e a escrita eh muito envolvente.
achei que na metade da segunda parte caiu um pouco mas assim que chega a terceira parte meus amigos... tiro borrada e baixaria
recomendo pra apreciadores de filmes perturbadores que aparece no refugio cult
17/05/2023minha estante
?me animou a ler ele ??????

bu 18/05/2023minha estante
le mesmo amg c vai gostar kkkk

Lele218 25/04/2024minha estante
LKKKKKKKKK me senti assim com esse final. o trecho que mais me define é um pouquinho antes disso, quando a Victoria diz que nao tem culpa se a Caroline nao entendeu o que ela escreveu e ela diz que ela tem, sim. 100% eu com a autora

vhica 25/04/2024minha estante
a autora sabia o problema que ia dar e já deixou tudo no livro, como a gente reclamaria e as respostas dela kkkk
não lembro de livros assim, mas tem filmes que tudo que tá acontecendo é uma loucura do personagem e no final tem uma conclusão satisfatória e a pessoa não fica se sentindo enganada por ter acreditado numa ilusão, já esse livro não foi satisfatório pra mim, o final foi muito vago, eu que tenho que adivinhar tudo?! kkkk

ANA - @aspaceforbooks 11/05/2024

No início tava estranho...
...depois só ficou ruim mesmo - e o pior não foi o fato que em boa parte dele as coisas não fazem sentido, foi que terminei sem entender porque a autora escreveu isso
mialitera 12/05/2024minha estante
NOSSA, SIM! Também senti isso. Cheguei no final desse livro e fiquei: ?ok, qual foi a razão disso tudo?? parece que o livro não agrega em nada, pois tudo o que ocorre no meio se perde na narrativa. Me senti como se eu tivesse corrido corrido e não chegado a lugar nenhum. Terminei ontem esse livro e tô até agora pensando: ?ok, e aí??

ANA - @aspaceforbooks 12/05/2024minha estante
??

Leticia 15/04/2024

Estranho
O livro estranho para dizer o mínimo que você não entende nada no início e depois vai entendendo as camadas mas que outras pessoas podem ver de formas diferentes
Thata 15/04/2024minha estante
Eu vou começar a ler isso pode ser um spoiler e estou muito animada

Carlota 19/05/2021

Não sei nem como vim parar aqui
Oh livro doido da peste!
No começo eu não estava entendendo nada e no final parecia que e estava no começo.
Mas ao mesmo tempo eu não conseguia largar o livro, porque eu ficava pensando - como caralho a autora vai consertar essa doideira - e no final ela não conserta nada, enfim, não leia!
Quer dizer, leia, se for pra tirar as próprias conclusões...
Ps: Se você gosta de algo gore talvez te interesse, mas eu nunca mais conseguir olhar um coelhinho e achar ele fofo.
luísa 16/12/2021minha estante
esse livro me causou uma agonia profunda, eu me senti mais doida do que a própria protagonista

Basilcalado 13/04/2024

COMO QUE NINGUÉM ENTENDE ESSE LIVRO EU ACHO Q VOCES TODOS SÃO MTO BURROS ( COM TODO O RESPEITO )

esse livro eh tão incrível eu genuinamente acho q ele foi escrito pra mim. coelinhos, vestidos, babados, garotas fofas bem arrumadas e taradas! metáforas canibalisticas de bolo e descrições jovens

a escrita do livro eh GENIAL GENIAL GENIAL, desde o modo que os fatos são apresentados de forma muito sucinta até a maneira como as personagens são nomeadas! eh incrível, doce e sanguinário, eu te amo Bunny!!!!!!!
estantedajaquinha 15/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK
Eu n li ainda, mas rachei no com todo respeito.
vou aderir xingar e meter um com todo respeito no fim