O conto da aia

O conto da aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

leituraselle 18/05/2024

Eu queria ler esse livro a bastante tempo, mas não esperava que ele fosse ser tão bom assim.
Apesar de tratar de temas delicados e ser um livro pesado de ler, por conta da temática, a história tomou rumos que eu simplesmente não esperava.
A cada página eu ficava mais impressiona com a escrita, super envolvente, da autora e ficava ansioso por descobrir cada vez mais sobre a história e sobre os personagens.
O final desse livro que pegou de surpresa e foi simplesmente SENSACIONAL. Recomendo essa leitura, deixando avisado que é um tema pesado.
Ansiosa para descobrir se a série é tão boa quando o livro!

Bruna1173 17/05/2024

Um livro excelente
O livro é muito bem escrito e te deixa interessado na história sempre. A autora escreve de uma maneira que parece muito verídica o que acaba te deixando angustiado e revoltado com o que acontece. Gostaria de saber mais sobre o regime que é imposto no livro mas isso não torna o livro menos mau. Amei o livro e quero muito ler o outro.

Joaquim 16/05/2024

Essa criação de Atwood é uma obra que me fez refletir sobre o que é ser mulher e os papéis sociais incumbidos a estas.
Crítica muito pertinente ao patriarcado e a rivalidade feminina, assim como ao autoritarismo que elimina a liberdade dos indivíduos.
Ceder ao regime é se abandonar, é excluir sua individualidade, o mesmo que deixar de existir - o que não é o mesmo que morrer.

EduardaCGP 16/05/2024

Surpreendente
Comecei a ler esse livro, mas de forma muito reticente. Tinha ouvido comentários sobre a série e não sentia a mínima vontade de assistir e ler, mas em um clube do livro ele foi um dos escolhidos.
Que grata supresa, eu adorei o livro!
A forma de escrita da autora e/ou da personagem é por vezes complicada, quando traz devaneios em meio ao presente momento, mas não mudou em nada a minha avaliação.
Distópico e surpreendentemente palpável e factível.

?Tudo o que é silenciado clamará para ser ouvido ainda que silenciosamente.?

Isaias 14/05/2024

Conheci esse universo pela série em 2018 e ainda fico em choque quando lembro de algumas cenas que foram bem marcantes, intragáveis até hoje. A série por mais que seja fiel ao livro, ler as barbaridades que ocorriam com elas consegue ser mais difícil do que assistir a própria série. Não senti que a leitura foi muito fluída, demorava muito pra acabar uma página mas conseguiu me prender até o final.

Andrea.Karli 13/05/2024

Leitura que me deixou chocada e com muitas reflexões
Eu sempre quis ter esse livro, depois de ter visto um pouco da série com certeza alcançou e ultrapassou minhas expectativas demais. A história em si é bem angustiante em minha leitura, pois o modo com a Offred conta, a protagonista desse livro, é bem triste e ao mesmo tempo revoltante o que fazem com as mulheres na República de Gilead, no qual o Estado é teocrático e totalitário. Aqui nesse enredo, podemos ver como a personagem passeia pelo passado e o presente, em como a vida das mulheres, principalmente, era bem diferente da que se tem na República. O exemplo principal são as roupas vermelhas longas com o véu branco em sua cabeça que tampa a visão ao redor e também serve para denominar o que ela é: AIA. Uma AIA, nesse governo, serve somente para a PROCRIAÇÃO, depois que uma catástrofe nuclear tornou estéril um grande número de pessoas.
Estar nesse posto é bom o suficiente para não ser uma NÃO-MULHER, as quais incluem homossexuais, viúvas, adúlteras, feministas e as estéreis, que são colocadas forçadamente em trabalhos nas terríveis colônias, locais onde o nível de radiação é bastante alto. Além disso tudo, há o Muro, um lugar onde os criminosos são mortos em praça pública para servirem de exemplo.
Nessa leitura, tive várias reflexões sobre o controle do corpo feminino e até mesmo a culpabilização das mulheres, por quase tudo que acontecia antes da República de Gilead, bem exposto nesse livro. Apesar de ter sido escrito em 1985, ainda se mantém atual demais. Por isso, recomendo muito essa leitura e ainda tem a continuação do livro, chamado OS TESTAMENTOS, o qual já penso em ler e descobrir mais sobre o que acontece com a protagonista.

Gabriela.Steindorf 13/05/2024

Se torna cada vez mais atual
Surreal pensar que essa história se passa daqui cerca de 10 anos e que a razão pra todo o caos humanitário realmente está se encaminhando pra alguns pontos que Atwood discute no epílogo.

O conto da aia já é uma história mais do que conhecida mundo afora então não vou perder tempo falando sobre sinopse e a genialidade da escrita. O clima de tensão e ressentimento constante, uma mulher presa ao seu papel de vaso, descrevendo toda a loucura que se instaurou a vista de todo mundo. É uma ÓTIMA reflexão.

Mas preciso dizer, pela primeira (e talvez única) vez na vida, que a série é ainda melhor do que o livro. Digo isso baseado somente na primeira temporada. A série foi ainda mais ousada, ainda mais cruel e perturbadora do que a autora já havia sido. No livro Ofglen é muito mais comedida do que na série e quando ela vai começar a participar de alguma espécie de revolução, o livro acaba.

Finalizei todas as temporadas disponíveis e o livro na mesma semana e fiquei ORFÃ dessa história. Preciso urgentemente ler Os testamentos!

@biblioteca.da.alma 13/05/2024

Lento porém reflexivo
O livro conta com narrador em primeira pessoa, em forma de relato, o que eu gosto muito pois me permite ficar mais imersa e próxima a personagem principal. Confesso que o início do livro foi um tanto entediante e confuso, mas a partir de uns 40% ele começou a andar melhor. A história é bem feita, criativa, e como toda distopia, angustiante. Aborda muito bem questões políticas, de natalidade, de gênero, de raça, entre outras. O final em aberto que não me agradou, mas era de se esperar já que tem o segundo livro. As notas no final me deu muito a impressão de que fosse algo real, o que eu acho muito interessante, quando você tá tão imerso na leitura que começa a se questionar o que é realidade ou não, sabe?!

leiladavitoria 07/05/2024

O conto da Aia
Já tinha ouvido falar em "O conto da Aia", mas não imaginei que o livro fosse assim, uma distopia. É angustiante, ainda mais sendo relatos tão profundos e sinceros da protagonista. Me deu um nó no estômago em diversos momentos. Apesar de ser uma distopia, podemos fazer um link com vários acontecimentos da nossa sociedade. Fiquei chocada com o final em aberto, queria muito saber o que aconteceu.
Derek8 10/05/2024minha estante
Tem continuação, chamado os testamentos

Emilly_Ss 07/05/2024

-"Um rato num labirinto está livre para ir a qualquer lugar, desde que permaneça dentro do labirinto."

-Margaret Atwood

Raphaela.Bonaretti 06/05/2024

Sufocante
Uma distopia que me despertou uma imensa sensação de impotência e asfixia.
Uma crítica que evidencia diversas falhas na nossa estrutura social atual.
Mas mais que isso, ele sufoca por meio da opressão sofrida e praticada por praticamente todos os personagens.
Como pode oprimido também oprimir? E o quanto isso é comum na nossa sociedade de hoje?
Quando separaram as mulheres em classes elas passaram a uma posição de "rivais", mas todas são oprimidas de uma forma ou de outra, todas sofrem com a perda dos direitos e da liberdade em diversos níveis, mas ainda assim, o sistema faz com que elas olhem com desprezo e ódio umas para as outras ao invés de concentrar a fúria nos próprios opressores.
A escrita é boa, as partes mais lentas reforçam ainda mais essa latente sensação de impotência, de não ter nada mais o que fazer a não ser esperar e seguir as regras.
Por fim, como boa curiosa que sou, o desfecho acabou comigo!

Thays 04/05/2024

Parece que estivemos tão perto disso
Um massacre de livro, que mostra como o machismo, a política e o fanatismo, quando se juntam, destroem a civilização.
Alguns relatos do livro parecem tão conhecidos...
A sensação é de extremo medo.

Mas o que aconteceu com Offred?
E sua filha?
E Nick?