Diário de um homem supérfluo

Diário de um homem supérfluo Ivan Turguêniev

Resenhas - Diário de um Homem Supérfluo

Robson.Loiola 05/03/2024

A criação do pessimista
Ao saber que iria morrer em breve, o protagonista começa a olhar pra sua gida e vê que não fez nada de relevante. A ironia é apaixonar-se e ver a dificuldade de lidar com sentimentos que jamais sentira e que não sentirá novamente. Narrativa rápida, interessante e apesar do livro ter 200 anos, bastante atual.

Matheus.Berica 16/08/2022

Tá mais pra Diário de um Homem BETA!!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKJJKKKKKKJJKKKKKKKKKKKKKKKKKKKJJJJKKKJKK

stephanie169 17/09/2023

"(...) é bom finalmente se separar da fadigosa consciência da vida, do sentido importuno e desconfortável da existência! Mas a questão não é essa."

O início do livro me agradou um pouco mais do que o restante, gosto dessas divagações que me fazem marcar e dizer "sim, olha só, isso é exatamente como me sinto". Seria eu uma jovem mulher supérflua (ou apenas deprimida)?

A obra é o puro suco de literatura russa, é um diário curto, impactante quando se falado sobre as questões da vida, maçante quando se falado sobre o amor.

Mel 07/08/2023

Homem supérfluo
Adorei este livro do Turgueniev!
Leva a reflexões e considerações muito profundas acerca de caráter, personalidade, influência do meio e da família, assim como remete às características deste ?novo homem? russo no período em que Nicolau I era o czar. Entretanto, o ?homem supérfluo? de Turgueniev já está em outra fase? vale a pena conferir!

Little Mary 17/08/2023

Uma vibe meio...Brás Cubas?
Acho que é um bom livro pra pagar de cult.

Não há uma quebra de expectativa como em "noites brancas". É um pouco massante no começo e só se torna interessante do meio pro final. O personagem principal em seu leito de morte narra a história da sua vida, basicamente isso. Não é muito profundo.

Vitor173 22/01/2024

Me lembrou bastante Dom Casmurro em alguns momentos. É um livro curto, porém interessante e bem escrito, mesmo não possuindo um enredo elaborado ou uma narrativa surpreendente. Meu primeiro contato com Turguêniev, o próximo será Pais e filhos.

Gusma 25/01/2024

É um sentimento
Em geral, eu adoro contos russos, e esse não foi exceção. Como o tradutor da edição da Ed. 34 explica, o conceito de superfluo é como se fosse alguém que não pertence a algo/algum lugar. Um sentimento que por vezes partilho com o protagonista em diversos momentos e a forma que ele retrata isso é tão real que mexeu comigo. O conto é simples, mas é algo que você vai sentindo enquanto lê. Não sei explicar, mas vale a experiência da leitura.

"Durante todo o curso da minha vida encontrei constantemente meu lugar ocupado, possivelmente porque procurei meu lugar na direção errada."

Janaína Calmet 20/12/2020

"A minha pequena comédia já foi passada. A cortina está caindo. Ao ser aniquilado, deixarei de ser supérfluo..."

Grey Borges 03/10/2021

Muita vontade e pouca ação
São só 72 páginas, mas não pense que por conta disso não tenha profundidade.

Ivan Turguêniev foi responsável por fixar na literatura russa o termo "niilista", mas poucos tem conhecimento que ele também foi responsável por apresentar pela primeira vez em uma novela a expressão "homens supérfluos".

➡️Bom, mas quem são os homens supérfluos?
Jovens de origem nobre, dotados de grande capacidade intelectual e de altos princípios morais, mas incapacitados para a ação, para a luta em nome de seus ideais.

💭"...comparava-me com os outros, recordava os mais insignificantes olhares, sorrisos e palavras das pessoas com as quais eu gostaria de me abrir, tudo interpretava mal, ria com sarcasmo da minha pretensão de "ser como todos"..."

O protagonista de nossa história é Tchulkatúrin com 30 anos está em seu leito de morte. E para passar o tempo, se debruça a escrever um diário relatando um momento muito importante de sua vida e algo que ainda o corrói por dentro: um amor não correspondido.

Não conseguimos compreender muitas atitudes de Tchulkatúrin, mas é impossível não depositar compaixão e empatia (às vezes, raiva) pela sua sina.

Percebemos um personagem com muitos complexos e distúrbios que o impedem de ter uma vida plena.

O bom homem supérfluo nos faz refletir como levamos a vida e como desejaremos chegar ao fim de nossa jornada. E nos convida a não hesitarmos, nos momentos em que uma realização depende (exclusivamente) de nós mesmos.

site: https://www.instagram.com/p/CTxKCKPqoHX/?utm_source=ig_web_copy_link

vini 25/01/2024

manoooooooooor esse daqui é muito bom adorei i mean meio sad mas eu adorei agora vou ver resenha no youtube pra entender

Fabíola 01/08/2023

Gostei da obra, só que me decepcionei um pouquinho por ter colocado tantas espectativas, esperei que fosse uma das minhas melhores leituras, um favorito... Mas é um livro ótimo, recomendo a leitura.

Gabriel.Luck 25/08/2023

O modelo
Pensar que várias coisas se originaram desse livro é curioso, desde os russos até hoje em dia o homem supérfluo tem criado um filosofia imensa diante dele mesmo.
O livro em si é ótimo até, embora não passe muito disso, sendo que é uma história leve e interresante sobre o primeiro amor e como ele nós afeta sobre a vida toda, principalmente no momento da morte.
Se o protagonista representa um tipo de homem que é incapaz de agir, a mulher desejada opera como impossivel, algo apenas que ele nunca terá infelizmente, sendo assim é uma historia de exemplo não para o protagonistas mas para o leitor.
A história é boa na sua narrativa sendo que consegui ler em um dia e foi concertaza pela narrativa super bem feita do autor, uma bela porta de entrada para o autor e até para os russos.
Uma bom livro que soa como aquela frase; aja agora, a vida é breve, etc. Mas em si é muito bem dita essa frase ao longo da narrativa. O prefácio da 34 é realmente bom já vale uma leitura.

jackpveras 12/09/2023

Extremamente Supérfluo
Uma obra literária que criou tendências em relação à concepção russa de elaboração de personagens. Elementos como amor não correspondido, família problemática, ciúmes, duelo, tristeza e morte estão presentes na história, e o seu final, embora óbvio, é comovente.