Diário de um homem supérfluo

Diário de um homem supérfluo Ivan Turguêniev

Resenhas - Diário de um Homem Supérfluo

Dudu 14/08/2021

Livro pra repensar
Por mais pequeno que seja, foi uma delícia ler e ver o que se passava pela cabeça dele, que se dizia supérfluo. Me chamou a atenção a forma que ele lidou com a morte que batia logo na porta.

Jonas.Doutrinador 08/08/2021

Uma fraqueza conformada
Essa narrativa em formato de novela foi meu primeiro contato com a literatura de Turguêniev. A história relata a vida acomodada de um homem Supérfluo com características bem comuns do homem russo do século XIX.

Assim como o autor, o protagonista tinha um péssimo relacionamento com sua mãe por ela ser bastante rígida na forma de sua criação. Isso veio influenciar no seu comportamento, um homem apesar de ter um senso crítico apurado, é péssimo em se relacionar com as pessoas e acomodado. Vê sua vida passar e não toma atitudes pra viver de forma mais plena.

Gostei da forma da escrita da novela, do andar da história e em algumas passagens a maneira poética que Turguêniev descreve as paisagens naturais. Após a leitura fiquei pensando na relação dessa narrativa com os dias de hoje.

Pois a maioria das pessoas supérfluas estão mergulhadas em suas redes sociais ao invés de criarem uma vida mais real, com mais consistência nas relações afetivas e até com seu trabalho.

none 04/02/2022

Supérfluo
O protagonista adoentado, personagem do subsolo vai se revelando aos poucos, mas não passa de um frequentador de chás e bailes enciumado da juventude e da aristocracia. Não faz nada para se sobressair a não ser piorar a sua vida e a dos outros. O personagem de Dostoievski ao menos tinha um propósito, uma filosofia, o de Gógol o humor e a loucura. Esse homem supérfluo escreve também seu diário, mas a superfluidade de suas relações, de sua vida maculam o texto tornando-o raso, insuficiente, patético, sem objetivo. E o personagem nem é ruim, de início o livro tem sua graça, o desfecho é que o desgraça.

luedsonsc 20/07/2021

O revolucionário frustrado
Ótimo texto de Turguêniev, mostra o quanto nós podemos ser medíocres e a importância de dar um significado a essa vida. O homem supérfluo é abordado aqui como alguém frustado, alguém com muitas ideias e maneira nenhuma ou escassa de aplicá-las. Esse conceito, acredito eu, também se aplica aos dias de hoje, principalmente quando se trata do Brasil, em que muito poderia ser feito, mas iria de encontro aos ideias retrográdos brasileiros. Para mim, foi uma reviravolta o fim de Liza kkk mas gostei, nada habitual. Dei 4 estrelas pq acho que não é o melhor de Turguêniev, mas é um livro muito bom, com uma narrativa fluida, ótima tradução da editora 34 e, claro, ideais que superam a cultura russa. Recomendo, leitura rápida.

Milena 30/05/2021

O Diário de um Homem Supérfluo
Minha primeira experiência com Turguêniev :
Leitura bem fluida, promovendo reflexões quando a morte se apresenta próxima! Para quem tem ?pré conceitos ?com os Russos, é um ótimo começo!

Mel 07/08/2023

Homem supérfluo
Adorei este livro do Turgueniev!
Leva a reflexões e considerações muito profundas acerca de caráter, personalidade, influência do meio e da família, assim como remete às características deste ?novo homem? russo no período em que Nicolau I era o czar. Entretanto, o ?homem supérfluo? de Turgueniev já está em outra fase? vale a pena conferir!

Eicassiano 28/04/2021

As obras de autores russos e suas peculariedades, essa tragédia cômica narrada em formato de diário é boa, eu gostei ao final a palavra supérfluo se encaixa perfeitamente.

Carla 27/03/2021

Curto e culto.
O homem supérfluo da literatura russa é um personagem atraente e que têm semelhanças com as pessoas de agora.
O autor é reverenciado por outros títulos, porém quis começar minha incursão conhecendo os russos com esse.
Diário de um homem supérfluo tem um pouco de comédia e drama. E por ser curto essa resenha ficará sem spoiler.
Boa leitura.

Haime 23/11/2020

Supérfluo!
O autor trás uma estoria fluída do conceito do homem supérfluo. A leitura trás muitas reflexão sobre como vemos o amor no outro e por muitas vezes nos iludimos e somos supérfluo . Outro ponto interessante seria a forma como lidamos com rejeição e diferenças sócias e por fim so temos o desejo e nada fazemos podendo torna ta nossa história nosso esforço em algo totalmente dispensável.

Felipe Ribeiro ð 15/01/2021

O segundo lido do Turgeniev
Quando se fala em literatura russa, vem logo a mente grandes nomes como Fiodor Dostoievski ou Liev Tolstói. Acontece que, embora não tão divulgado quanto, Ivan Turgeniev entrega muito do que se conhece dos autores citados: uma profunda dimensão de amarguras, reflexão sobre existencialismo e, em especial neste livro, um certeiro questionamento sobre o que - de fato - vem a ser alguém supérfluo!

Carolina Del Puppo 08/06/2022

Valeu a leitura
"o amor é um sentimento natural? É natural para um homem amar? O amor é uma doença; e para uma doença, a lei não está escrita."

RReichardt 20/06/2022

Turguêniev, Shakespeare & nós
Se vinte anos após escrever "Diário de um homem supérfluo" Ivan Turguêniev homenagearia Shakespeare com uma releitura própria do rei Lear, eternizada na figura de Martin Petróvitch Kharlov, a influência shakespeariana já mostrava-se latente. Tchulkatúrin, autorreferido homem supérfluo, rende-se à inação por ter-lhe sido tomado o coração de Elizavieta por um príncipe petersburguês, em situação análoga à de Hamlet que, morto o pai e assistindo ao governo ser dirigido por um traidor, capitula à própria consciência. Enquanto o significante "homem supérfluo" foi inédito, seu significado, polifônico, dialoga com a época do teatro elisabetano - e por que não com a nossa? Talvez, no hiato entre sujeito Tchulkatúrin-Hamlet e mundo, isto é, entre a expectativa egóica de retorno a um circuito fechado e a angústia decorrente dessa desconjunção, haja algo do desconcerto pós-moderno...

Hegon Tavares 19/03/2024

"Literalmente Eu"
"Homem Supérfluo", um belo cerne de características para se enquadrar alguém. A dor é se encontrar em partes que o personagem descreve.

Uma novela que apesar de rápida, nos acompanhará, e temos o "bônus" que é a belíssima escrita do Turguêniev.

Fernando Almeida 12/07/2022

Supérfluo, como o próprio protagonista se descreve, também é o próprio conto. Não no sentido de ser uma obra ruim, mas o fatos narrados sobre a vida do protagonista serem sem muita importância, o que faz jus ao seu jeito de ser, bem como a forma como levou a sua vida.
Tchulkatúrin é um jovem doente, prestes a morrer, e que resolver aproveitar seus últimos dias de vida narrando sobre suas memórias, em especial ao período da vida onde conhece Liza, seu amor não correspondido.
Acho que mais do que um conto sobre um amor não recíproco, Diário de um homem supérfluo é uma história sobre um homem que nunca permitiu conhecer a si mesmo, que não sabe exatamente quem é, que não exerce nenhuma autoreflexão, que se sente deslocado o tempo todo. É por isso que a narrativa por vezes, parece ser uma história em terceira pessoa, onde os pensamentos, sentimentos do protagonista se suprime para além da expectativa dos outros. É difícil não ter outro sentimento por Tchulkatúrin , além de pena. É alguém que, além de não ter importância na vida de ninguém ao seu redor, também não consegue reconhecer seu próprio valor.

"Ao longo de toda a minha vida, sempre encontrei o meu lugar ocupado, talvez porque não o procurasse onde deveria fazê-lo."

Andrezinho2 13/07/2022

Meu deus que tristeza
Top 3 livros mais tristes que já li, juro. Livro curtinho, mas é de uma profundidade muito grande? e quando você se identifica com algumas coisas... bom, vou falar disso na terapia
Joao.Gabriel 14/07/2022minha estante
E ej que falei de Carta ao Pai do kafka na terapia KKKK