Minha avó pede desculpas

Minha avó pede desculpas Fredrik Backman

Resenhas - Minha Avó Pede Desculpas

@babi.teixeira 04/04/2022

3° livro do autor
A história é fofa e comovente, mas a narrativa meio fantasiosa desacelerou a leitura. Os personagens são cativantes e suas emoções são bem trabalhadas, Elsa é uma pequena ávida leitora e sua determinação é encantadora tornando sua trajetória envolvente. Um livro que trata de amor, luto, frustração, humanidade, família, empatia, inclusão e perdão, mesmo assim de uma forma leve e tocante.

Ari Phanie 27/11/2022

"Ter uma avó é ter um exército. O maior privilégio de um neto é saber que alguém está do seu lado, sempre, haja o que houver."

Comprei esse livro ano passado porque o título e a sinopse me pareceram interessantes. Ainda não conhecia o Fredrik Backman, mas estava animada para conhecer já que ele era um dos escritores mais hypados nas redes sociais. Pensei que talvez fosse me arrepender de ir na onda do hype, mas dessa vez não foi o caso. Depois de ler Gente Ansiosa com todas as suas peculiaridades e favoritar, pensei logo em ler Minha avó pede desculpas, mas eu sabia que essa seria uma leitura difícil pra mim, então fui adiando. Até agora.

A história é sobre Elsa, uma garotinha de sete anos considerada diferente que tem uma relação muito próxima e linda com sua avó. Elsa é superinteligente e sua vó super excêntrica. Juntas, as duas criam um mundo de conto de fadas cheio de aventuras e seres diferentes, mas como a sinopse denuncia, a avó maluca morre, mas não sem deixar algumas tarefas importantes para a netinha. Em meio ao seu processo de luto, a pequena Elsa precisa lidar com muito mais do que a fantasia que sua avó a tinha apresentado. E enquanto segue com a sua missão, Elsa faz amigos, conhece monstros, entende melhor sobre o significado de família, aprende sobre morte e vida, e precisa lidar com seus próprios sentimentos contraditórios e vulnerabilidades. Tudo isso é contado com muita sensibilidade, humor, inocência e também um pouco de melancolia. Os personagens secundários que fazem parte do cotidiano de Elsa também merecem menção, pois assim como em Gente Ansiosa, aqui você também encontra um apanhado de personagens peculiares, mas bastante humanos, e que ficam com você mesmo depois que termina a leitura.

Eu confesso, comecei essa história com medo. Temas como luto e relação avó-neta é bastante complicado para mim. Assim como Elsa, eu também tinha uma relação muito próxima com a minha avó, e assim como Elsa também perdi minha vó para um câncer. Mas mesmo com a tristeza que a história me trouxe inicialmente, ler ela foi um pouco terapêutico, me permitiu pensar na minha avó sem tanta tristeza, porque minha avó era mesmo como um exército e eu havia esquecido o quanto foi divertido ter ela ao meu lado.

Enfim. O Fredrik Backman é um contador de histórias sensacional, que cria narrativas e personagens excepcionalmente singulares com as quais, ainda assim, conseguimos nos conectar e perceber como reais; como alguém que conhecemos. E assim como o primeiro livro dele que li, esse também virou um favorito e o Backman também se tornou um escritor a ser acompanhado. Não vejo a hora de ler mais coisas dele.
Craotchky 27/11/2022minha estante
Sinopse super instigante.
Seu texto me lembrou uma passagem que marquei em Pequena coreografia do adeus:
"é uma pena
que a maioria das nossas avós
vão embora antes de virarmos pessoas que sabem
aproveitar uma conversa.

Ari Phanie 27/11/2022minha estante
Sim, eu amei essa citação. Perdi minha avó com 16, mas creio mesmo que não aproveitei como deveria.

Craotchky 27/11/2022minha estante
pois é, sempre fica essa impressão...

Lilian.Ladeira 17/10/2021

Incrível
"Porque se os diferentes forem suficientemente numerosos, ninguém precisa ser normal"

"Quando a escuridão é grande demais para suportar e muitas coisas se estraçalham de um jeito difícil de consertar, ela realmente não sabe o que se pode usar como arma se não se puder usar sonhos"

Que leitura sensível, do início ao fim, cheia de pontos de reflexão. É muito mais que a história de uma garotinha de 7 anos. É sobre amar e ser amado, mas também em não ser amado. É sobre aceitar suas falhas e pedoa-las, mas também de entender que as outras pessoas também irão falhar. É sobre aceitar o outro como ele é, com suas qualidades e defeitos.
É sobre a vida, tal e qual.

Não tem como nao se apegar a cada personagem, a rir e chorar com eles.

Rosana Miyata 18/10/2023

Foi uma leitura que me surpreendeu. Li sem expectativas e gostei.
Do início até a metade ele é meio lento, mas depois a narrativa se torna frenética, as cenas vão se desenvolvendo e eu queria muito saber como iria terminar.

Para quem for ler Britt-Marie esteve aqui, eu recomendo muito ler este aqui antes.

Alininha 11/03/2022

As vezes é melhor viver em Miamas
Eu nunca levei tanto tempo para ler um livro, mas se eu consegui terminar esse foi pq meu grupo de LC dizia "o final vale muito a pena" ou "eu me desidratrei de chorar".

Eu me emocionei, mas não desidratrei. E nunca mais insisto em uma leitura esperando o final perfeito.

Por fim, quero uma avó dessas. Quero a minha avó de volta.

Tassi 20/02/2023

Sim eu sabia que ia chorar
Esse é aquele tipo de livro que você começa, já sabendo que vai chorar em algum momento,,, mas que livro precioso

gabisard 08/01/2023

minha avó pede desculpas
que livro lindo!!! eu to apaixonada pela escrita do autor e por tudo nessa história.

o choque perfeito entre fantasia e realidade, muito bonito acompanhar a ligação que Elsa tem com o luto.

muito bem construído, é lindo ver tudo se encaixando a cada página lida.

o final me destruiu completamente, chorei horrores e já quero ler outras obras do autor.

recomendo muito a quem quer se emocionar, dar risadas e viver aventuras, tudo ao mesmo tempo

Pipoca Nerd 25/06/2022

RESENHA Minha avó pede desculpas
Salve, pipoqueiros!

Não é segredo para ninguém que eu amo a escrita do Fredrik Backman e que Gente Ansiosa foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Em Minha Avó Pede Desculpas, encontramos uma dramédia que mistura assuntos sensíveis e boas doses de risos, bem do estilo rir para não chorar.

Elsa, uma criança de apenas 7 anos de idade é a personagem central da história. Sua avó, de 77 anos, é a sua única e melhor amiga. Elas são inseparáveis e parceiras de todas as horas. Elsa é uma garotinha bem sensata para sua idade, ao contrário da avó que só se mete em encrencas. Por mais que as duas sejam muito diferentes entre si, elas se completam perfeitamente.

A avó de Elsa está passando muitos períodos internada e logo vem a notícia que todos temiam: a sua partida. Elsa se recusa a acredita que sua avó a deixou, logo ela, a pessoa que mais amava no mundo. Mas antes de partir, a vovó deixou algumas cartas para que Elsa pudesse distribuir para determinadas pessoas. São cartas onde sua avó pede desculpas.

Elsa agora se propõem a embarcar em sua última grande aventura em nome da avó buscando as pessoas endereçadas. Mas o que a nossa garotinha não esperava são camadas e outras versões da sua heroína que ela mesma desconhecia.

Essa história é sensível e engraçada ao mesmo tempo. Seria muita hipocrisia da minha parte achar que eu só senti um tipo de emoção lendo esse livro, porque a todo instante mudava. Um verdadeiro carrossel de sentimentos.

A leitura é envolvente e Elsa é a personagem que eu não esperava nada e entregou absolutamente tudo. Uma garotinha esperta, dinâmica e engraçada. Ela se junta com personagens improváveis para cumprir a missão mais urgente de sua vida.

Comovente e divertido, são as duas palavras para descrever essa história.

Você já leu algo do Backman? Eu amo de paixão a escrita o autor e espero que todos deem oportunidade aos livros dele.

site: https://www.instagram.com/p/CeJq6kSr-qX/

Fran289 25/04/2023

Do melhor ponto de vista: o de uma criança.
Eu tenho um amor particular por livros narrados no ponto de vista de crianças e de idosos. Fredrik já me pegou só nisso aí, porque o próximo livro que vou ler é "Um homem chamado Ove"! Esse autor me ganhou!
"Minha avó pede desculpas" é mágico. É bem diferente do que eu imaginava para os personagens, o cenário, mas é incrível. O autor tem uma boa capacidade de construir personagens variados, traçar histórias complexas e importantes e desenvolver bem a narrativa.
É o ator perfeito pra quem gosta de marcar trechos nos livros, porque é um atrás do outro. E eu adoro isso, são frases que nos levam à reflexão.
E, não menos importante, a Elsa é uma criança incrível. Ela é diferente e, apesar das dificuldades, tem orgulho disso. E o amor de sua avó por ela é puro, é lindo de se ver, e também passivo de falhas, afinal os avós também são humanos, já cometeram erros como qualquer um.
Esse livro me encantou, por vezes parecia que eu estava lendo um conto de fadas. Foi diferente do que eu esperava pelos outros livros do autor, mas não diferente do que eu imaginava que viria da mente de uma garotinha de 7/8 anos.
Sara.Godoy 25/04/2023minha estante
Quero muito ler ! Amo crianças narrando ?

Sirleyde 13/04/2023

Minha Avó pede desculpas ??
Apaixonada pela Elsa e suas leituras de qualidade, sua avó e seus reinos e os moradores do prédio...e que vontade de colocar Britt- Marie em um potinho!! Esse é o quarto livro que leio do Fredrik e só posso concluir que quero ler até a lista de supermercado!

Mar 20/08/2021

Um abraço.
"Nunca se diz adeus na Terra-dos-Quase-Despertos. Só se diz até logo. É muito importante para os moradores da Terra-dos-Quase-Despertos que seja assim, porque eles consideram que nada, realmente, morre por completo. Só vira uma história, só dá um salto na gramática, muda de tempo do presente para o passado."

Esse livro é um abraço. Um aconchego e um carinho, um alento para alguém que perdeu uma avó (ou para alguém que perdeu qualquer pessoa/coisa.)

A escrita é realmente como estar dentro da mente da Elsa, é uma criança. Uma criança confusa, triste e sozinha, que descobre cada dia que o mundo é grande e que as pessoas não são bostas e nem não bostas. A gente sofre, ri e até mesmo reflete durante a leitura e chega a ser triste o fim, é como perder parte da nossa família.

Enfim, ótimo.

emiigab 13/12/2023

Foi realmente um livro de difícil engajamento, achei inicialmente bem fantasioso e que não seria pra mim, apenas do meio para o final que alguns fatos começaram a ser explicados e outras peças começaram a se encaixar que ficou na minha percepção melhor. Quase conseguiu me fazer chorar com situações que realmente não esperava e o desenvolvimento do livro foi realmente muito bom, melhor do que eu imaginei que seria no começo.

Gabriela 14/11/2023

PERFEIÇÃO
Apenas dor e lágrimas o livro todinho, tá maluco!

Uma história gostosa e difícil de acompanhar. A aventura de uma garotinha diferente e que perde sua heroína e melhor amiga enquanto tenta lidar com as mudanças quem vem acontecendo na sua vida

Jaqueline308 25/08/2023

Livro meio confuso no começo e aí ele vai fazendo sentido aos pouquinhos. Muito sensível e delicado, diferente. Gosto da forma que o autor escreve, com certa elegância.
É sobre o olhar a tristeza do outro pelos olhos do outro, sobre empatia.

Fiquei curiosa com o título e foi uma descoberta esse livro.
Leitura rápida e gostosa.

nina 27/01/2023

talvez a premissa do livro não desperte tanto a curiosidade de todas as pessoas, foi o meu caso. li esse livro para o clubedogeefe e iniciei o ano com ele, não poderia ter feito uma escolha melhor.
como no outro livro do autor que eu li - gente ansiosa - existem muitos personagens e isso pode dar um nó na cabeça no começo, mas no final tudo faz sentido. a história pode parecer confusa, com todas essas palavras diferentes e tantos personagens para decorar, mas a escrita é divertida e fluída. na discussão, percebi algumas pessoas não gostando do começo do livro, mas vai por mim, continua que vale a pena!
podemos conhecer o luto pelo olhar de uma criança e conhecer mais sobre a vida da avó antes de se tornar avó através dos outros personagens. é um livro sobre relações familiares, amizade, imaginação, perdão, mas acima de tudo amor.
a história é extremamente sensível e acredito que a partir dos 30% eu chorei em quase todo capítulo. terminei o livro com lágrimas caindo e o coração apertado, mas ao mesmo tempo feliz em saber que a história tomou esse rumo.

"Toda criança de sete anos merece um super-herói.” e é exatamente isso que a avó de elsa foi e sempre será para ela.

ps: escrevi essa resenha com lágrimas nos olhos só por lembrar da história.