Minha avó pede desculpas

Minha avó pede desculpas Fredrik Backman

Resenhas - Minha Avó Pede Desculpas

Dani @oslivrosdadani 09/05/2019

Maravilhoso
...E todas as histórias vivem do que é diferente. Só as pessoas diferentes mudam o mundo, ninguém que é norma nunca mudou merda nenhuma, dizia vovó...

Elsa é uma menina de sete anos ( ou quase oito como gosta de dizer) que possui um inteligência descomunal , porém compreendida por poucos. Sua maneira diferente de ser a afeta em todo seu âmbito.
A escola é um dos seus maiores monstros. Lá ela sofre constantes perseguições por todos aqueles que a julgam por viver em um mundo a parte de todos os outros. Inclusive pelo diretor que destaca que todos os problemas ocorrido com ela deve-se a sua dificuldade em interagir.

Ela tem uma relação muito linda com sua avó, uma senhora de setenta e sete anos, completamente original e  que vive a vida da maneira que julga ser melhor pra ela, sem dar muita atenção para o  que outros pensam sobre isso.
Sem contar que a avozinha adora uma confusão e por isso sempre está envolvida em uma. Mas não mede nenhum esforço para fazer com que a vida de Elsa seja um pouco diferente do que o mundo está disposto a apresentar para crianças diferentes como a garota.

Entre a fantasia e a realidade, entre monstros e pessoas comuns a avó de Elsa cria um mundo à parte para a duas. E nele apresenta para a menina todos os conflitos do mundo e as melhores formas de se livrarem deles.
Um mundo diferente assim como Elsa, e que acaba sendo o refúgio pra ela diante de todos os percalços que precisa enfrentar diariamente.
Quando a Avozinha morre, deixa para a garota uma missão repleta de grandes aventuras: entregar uma série de cartas em que pede desculpas a todas as pessoas que  um dia prejudicou. À medida que avança nesta autêntica caça ao tesouro, Elsa vai percebendo que o reino mágicos da Avozinha se cruza com a vida real. E que essa relação entre eles possuem mais significados do que um dia ela imaginou.

Um livro extremamente emocionante que retrata a perda, o luto,  a superação, a descoberta, a amizade, a compaixão e os mais importantes: a abnegação e o perdão.
Elsa e sua avó são as personagens principais de toda essa narrativa, mas a história é repleta de muitos outros completamente significativos para o desenrolar da trama.
Personagens singulares com histórias  comoventes e que a medida que você vai os conhecendo mais vai se encantado por cada um deles.
Um livro que mexe com a emoção do leitor, e que nos faz refletir sobre os valores da vida. Sobre o que realmente importa.

Uma leitura que  causa lagrimas e risos, que te envolve de tal forma que muitas vezes nos sentimos parte dela.
E que nos leva a considerar que  por muitas vezes o mundo seria melhor se fossemos pessoas moderadas entre a pragmatismo e a inocência de Elsa e a excentricidade de sua avó.
Com uma escrita perfeita o autor sueco Fredrik Backman fez de A minha avó  pede desculpas uma leitura ímpar que na minha opinião deveria ser leitura obrigatória.

Elaine Messias 04/11/2018

Sensacional.
Chorei oceanos e gargalhei por eternidades de 10000 contos de fadas. Às vezes na mesma página! Elsa tem quase oito anos e é inteligente demais, perspicaz demais e até petulante demais pra sua idade. E é pelos olhos dessa garotinha que procura o significado de todas as palavras difíceis na Wikipedia - e depois exige que elas sejam usadas no exato sentido literal - que descobrimos a história de todos os moradores de seu prédio e de como é injusto julgar as pessoas sem conhecer suas histórias. E, talvez principalmente, como são confusas as fronteiras entre o que devíamos sentir e o que sentimos de verdade.

sabados 16/06/2023

?Então fica tudo como devia, diz a velha que cagou na pia?
Ai, que coisa mais linda, gente;

É tudo tão confortável e tristinho ao mesmo tempo. Impossível sair dessa leitura sem amar todos os envolvidos.

Chorei pouco kkkkkkk

09/01/2024

Minha avó pede desculpas
Ahhh Elsa, muito obrigada! Que prazer foi conhecer a Terra-dos-quase-Despertos, seus reinos e personagens.
Eu adoro os livros do autor, nunca me decepcionam. Histórias inteligentes, originais, bem amarradas e sempre com personagens maravilhosos. Que maravilha é uma mente criativa capaz de tanto.

Elsa é especialmente maravilhosa, perfeitamente diferente. Eu ri e chorei muitas vezes com ela.

"Ser especial é a melhor maneira de ser diferente"

JP Schneider 16/03/2023

Avós deviam ser eternas, são preciosas demais... ?
Avós deviam ser eternas. Gostei da história desde o começo. A fantasia caiu muito bem aqui, pois é isso que uma criança deve passar, mundo imaginário, brincadeiras com avós e tudo mais.

Elsa é super inteligente, tem resposta pra tudo (igualzinho meu priminho, vc não ganha uma discussão dele). A coitada passa por poucas e boas, e ainda é babá da avó de certa forma.

E essa avó é sensacional, ri em várias ocasiões. Não tankei ela jogando bosta nos policiais kkkkkkk

A leitura é de certa forma meio cansativa, pois tem algumas partes bem enroladas, mas mesmo assim ainda gostei bastante. São personagens complexos e bem descritos.

A carta final da avó pedindo desculpas pra Elsa é de cortar o coração, só não chorei pq estava lendo no serviço. Ela se desculpando por ter de partir, por ter câncer ???

gabrielrjf 17/04/2022

Esperava bem mais
Esse autor está em alta.. e por isso escolhi alguma obra do mesmo, com expectativas altas

Até legalzinho, mas a protagonista me irritava várias vezes. Uma criança chata

História não conseguiu me envolver muito, infelizmente
LariJ 17/04/2022minha estante
Também achei a protagonista bem irritante e as histórias que a avó contava muito longas e enfadonhas. Recomendo ler um homem chamado ove, desse autor. Essa obra sim é maravilhosa!

Bia 18/06/2022minha estante
Compartilho da sua opinião, MDS que criança intrometida.

triz10 27/12/2022

Te amo vovó ?
"O maior poder da morte não é fazer as pessoas morrerem, mas sim fazer com que aquelas que ficam queiram parar de viver?

Não tenho palavras para expressar tudo que senti lendo esse livro. Foi uma das melhores leituras que já tive. Ri, chorei, me impressionei e senti amor.

O livro faz muitas referências a Harry Potter e Homem-Aranha, o que eu acho incrível

"Elsa até gosta do Homem-Aranha, de certa forma. A questão não é essa. Mas contra Harry Potter? Qual é? Harry Potter ia detonar."

Minha avó pede desculpas é uma obra de arte que todos deveriam ler. A vovó é simplesmente a personagem mais divertida e engraçada que já vi, me apeguei muito a ela.

"A gente fica rapidinho sem ninguém, se tiver que desqualificar todo mundo que alguma vez já foi um bosta."

A relação da vovó com a neta Elsa é linda e aos poucos Elsa vai amadurecendo e dando orgulho pro leitor. Muito fofa, história de te fazer chorar.

Leiam, leiam, apenas leiam!!

Faline.Ferreira 20/03/2022

Maravilhoso
Conta história de uma neta que tem que entregar umas cartas e esse caminho a ser percorrido, ela descobre como as pessoas estão ligadas e que cada um tem seus monstros para derrotar .
Chorei muito nesse livro, maravilhoso e recomendo a leitura .

Aria 03/02/2023

Adiei para terminar por amar a Elsa
Minha nossa... o que vou falar desse livro?
Que nos últimos 20% ele me fez virar uma máquina de receber pancadas? Que ele foi lá no fundo do meu ser e me fez sentir demais coisas que estavam adormecidas?
Que o epílogo me fez chorar como uma menina de quase 8 anos?
Meu Deus! Que escrita! Que livro!
Quero ler mais coisas do Frédéric Backman porque ele me me bateu. Me bateu bem forte. Mas foi de uma maneira que eu gostei de apanhar e que quero de novo por mais vezes.
Ju.Inácio 13/02/2023minha estante
Eu chorei tanto nos últimos 20% que nossa! Estou viciada nos livros desse homem.

Aria 14/02/2023minha estante
Esse foi meu 1o e já foi assim imagine os outros

Amanda 29/12/2021

A gente sempre sabe quando um livro vai ser diferente...
"minha avó pede desculpas" foi a minha melhor e mais fantástica leitura de 2021. Com certeza entrou na lista dos melhores livros da vida! ??

Amanda.Jakovacz 27/12/2023

Livro fofura!

No início não tava curtindo muito não (boa parte acho que pq sem querer peguei o livro em pt de portugal. Muito estranho e mais chatinho), mas depois me acostumei e foi.

Amo as avózinhas, e amei a da Elsa também! Na verdade, todos os personagens desse livro são cativantes, inclusive Britt-Marie (e agora quero ler o livro dela)

Agora, next (há palavras apropriadas na nossa língua para isso, Elsa rs).

Joi Coimbra 01/12/2021

Ser especial é a melhor maneira de ser diferente.
?Porque toda criança de sete anos merece um super-herói. E quem não concorda com isso realmente não tem nada na cabeça.?

Que grande surpresa essa leitura. Não conhecia a escrita do Fredrik e se posso resumir a uma palavra seria: sensível.
Com certeza, uma das minhas melhores leituras e descoberta nesse ano.

O livro é incrível, antes mesmo de finalizar já havia favoritado, merece muito hype essa história. O autor cria um universo onde tudo se conecta, sem contar as citação maravilhosas a Harry Potter e Agatha Christie.

Tive um misto de emoções lendo, desde risos a lágrimas. O fim é inevitável terminar sem chorar.
Adorei a Elsa, mas me apaixonei pela vovó.

Não teria espaço pra colocar todos os trechos que grifei, a obra toda é uma coletânea de aprendizados e reflexões.

Destaco alguns:

?Ter uma avó é ter um exército. O maior privilégio de um neto é saber que alguém está do seu lado, sempre, haja o que houver. Inclusive quando você está errado. Principalmente nessas horas, na verdade. Uma avó é tanto uma espada quanto um escudo, e é um tipo absolutamente especial de amor que os metidos não compreendem.?

? Catástrofes improváveis suscitam coisas impossíveis nas pessoas. Geram super-heróis improváveis.?

Por fim, esse trecho retrata exatamente como é essa leitura: ?Vai ser uma aventura grandiosa. Uma história fantástica.?

LEIAMMMM!!

Maria Clara | @aclaraleu 08/01/2023

Favorito da vida desde a primeira página
Sinceramente, um daqueles livros que você já começa sabendo que vai te marcar pra sempre, e não foi diferente.
Daquelas histórias de deixar o coração quentinho, de encher os olhos de lágrimas, mas também de arrancar muitas gargalhadas.
Me apeguei demais aos personagens e aos dilemas de cada um, é impossível não se identificar e não sentir empatia.
Simplesmente sem palavras para essa leitura
que, assim como outros dois livros do autor que já li, virou favoritíssimo.
Confesso que tiraria umas páginas do meio da história que me parecem desnecessárias, mas não diminuem em nada o brilho do livro como um todo.
SUPER RECOMENDADO!!!

jaquesant0s 22/10/2021

Mais um favorito Fredrik Backman?
Mais um livro que vou ler sem dar muita coisa e acabo adorando. O jeito que a história é contada é super engraçada e tocante ao mesmo tempo, os personagens são cativantes e tudo nesse livro funciona muito bem. Eu quero muito ler todos os livros publicados desse homem no Brasil porque ele tá se tornando meu autor favorito.