Minha avó pede desculpas

Minha avó pede desculpas Fredrik Backman

Resenhas - Minha Avó Pede Desculpas

Paula.Cristina 20/12/2023

Tragam uma caixa de lencinhos
Um livro mostrando o amor através do olhar de uma criança de "quase oito anos".
Como o amor transforma as pessoas e suas vidas.
Aqui somos apresentados a diversos personagens, com suas características, superações e personalidades e cada um deles interligados pelo amor de uma avó e sua neta, aaah o que essa avó não faria por ela.
Ao longo do livro, vamos conhecendo e admirando cada personagem que aparece e corremos para descobrir para quem é o último pedido de desculpas.
Se você está a procura de algo que lhe tira algumas risadas e também lágrimas, esse livro é perfeito.

Manuella @olivreirodanu 19/12/2023

Uma lindeza.. depooois que o livro engata ??
Lindo!
Confesso que até determinado ponto, achei a leitura enfadonha. Tanta repetição e o foco nas 'histórias de Miamas' quebraram o ritmo pra mim. Mas construir toda uma narrativa do ponto de vista de uma criança é, no mínimo, arriscado, e o autor assumiu o risco.
E valeu.
Quando o livro engata, ele engata ?
E somos presenteados mais uma vez com personagens críveis, reais, imperfeitos e comoventes.
Gostei muito mesmo desse livro e me surpreendi muito com algumas revelações que surgiram ao longo da trama.
Até consegui simpatizar -ok, até mesmo gostar - com a Elsa, que me fez rosnar inúuumeras vezes ao longo da leitura ??????

Obs: se for ler, não desista, o ritmo melhora! Hahaha, sério

Joyce 16/12/2023

Uma história inesquecível!
É adorável acompanhar a pequena Elsa e sua avó doida, nessa história. O autor nos mostra a vivência das duas com a família e vizinhos, e como elas duas vivem em um mundo paralelo também. Muita coisa acontece e acompanhamos Elsa, de apenas 8 anos lidando com questões difíceis e complicadas? é lindo de se ver e muito emocionante!
Amei a construção dos personagens e do enredo de cada um deles, e de como eles se complementam na história!
Emile Escatena 16/12/2023minha estante
Quero muito ler

Joyce 16/12/2023minha estante
Vale muito a pena, Emile ? espero que goste tbm ?

Déa 13/12/2023

Completamente apaixonante!

Esse é um dos livros mais lindos que li esse ano, adoro histórias com crianças inteligentes e divertidas como a Elsa.
A construção da relação neta e avó é fascinante, além de nos ensinar tanto sobre amor, perdão, cumplicidade e principalmente sobre respeito e generosidade.
Esse é mais um daqueles livros que eu gostaria de esquecer de toda a história para ler novamente, como se fosse a primeira vez.

emiigab 13/12/2023

Foi realmente um livro de difícil engajamento, achei inicialmente bem fantasioso e que não seria pra mim, apenas do meio para o final que alguns fatos começaram a ser explicados e outras peças começaram a se encaixar que ficou na minha percepção melhor. Quase conseguiu me fazer chorar com situações que realmente não esperava e o desenvolvimento do livro foi realmente muito bom, melhor do que eu imaginei que seria no começo.

ViOliver 09/12/2023

Um livro LINDO
Estava ansioso demais pre essa bebezinho aqui e finalmente veio aí!

Que livro lindo gente, que leitura gostosa, é uma diversão esse livro. Uma hora voce ri e logo em seguida voce se vê muito emocionado e apagado com a história, com os personagens que são extremamente muito bem desenvolvidos, todos com traços de personalidade bem marcados, a simplicidade da Elsa e ao mesmo tempo a expertise dela em meio ao mundo que vive...
O único ponto aqui pra mim foi a escrita. Tem uma gramática mais robusta que pra quem não está muito acostumado, pode ser que seja um fator que não flua muito a leitura.

MariBrandão 08/12/2023

Gostei muito desse livro. Muito mesmo. Foi meu primeiro contato com o autor, e comecei a leitura sem nenhuma expectativa.
O livro conta a história de Elsa, uma menininha de 7 (quase 8) anos, que é bastante madura para sua idade, e tem como melhor (e única) amiga sua avozinha, e com ela compartilha um mundo fantástico que, até então, era só delas.
Quando a avozinha morre, Elsa se vê sozinha, e com uma aventura à frente.
Nessa aventura Elsa vai conhecer muitas pessoas e um wurse! Vai ter de aprender a lidar com o luto, e no caminho de sua aventura, vai conhecer na vida real os personagens que habitavam seu mundo de fantasia.

Rafaela 08/12/2023

?todos nas histórias que terminaram de viver seus dias deixam para trás outros que tem que viver para sempre sem eles?

Miihhhhhh 30/11/2023

Esse autor tem o dom de me fazer amar os seus livros.

?O maior poder da morte não é fazer as pessoas morrerem, mas sim fazer com que aquelas que ficam queiram parar de viver.?

triz 21/11/2023

"ser especial é a melhor maneira de ser diferente"
O desenrolar da história é lindo e gostoso de acompanhar! Mesmo com todos os defeitos da vovó, eu a amo e eu leria sobre os moradores desse prédio por mais 50 anos.

Marcelo 21/11/2023

Emocionante!!!!
A história é envolvente, transmite emoções diversas, vai do riso as lágrimas e vice-versa em poucas páginas. Simplesmente encantado com os personagens, com a ambientação e com o ritmo da narrativa que nunca deixa de encantar o leitor e irá com certeza ser relido futuramente. Super recomendo!!!

mahbernardo 17/11/2023

História fofa e de coração quentinho
Eu adorei o livro, mas eu li num momento que eu estava com a cabeça muito avoada e isso fez minha leitura demorar muito e eu não gosto de demorar em livros kkkkk dei 4 estrelas, achei a história bem fofa, emocionante e coração quentinho. começo meio e fim, história total completa. o que me incomodou um pouco foi o excesso de fantasia, que não é um gênero que eu curto tanto assim, mas pensando que o livro é visto pelos olhos de uma garota de 8 anos, faz total sentido

Sofi 16/11/2023

Minha avó pede desculpas
Que livro lindo!
Peguei pra ler por conta do autor. "Um homem chamado ove" se tornou um dos meus livros preferidos, então fui atrás de outras obras desse escritor e ele realmente não me decepcionou. Acho genial a forma como ele fala sobre sentimentos e emoções de maneira simples e objetiva, mas que acaba sendo muito mais profundo do que qualquer coisa que se podia esperar. Me emocionei muito ao decorrer do livro, e a ótica "infantil", como se fosse um conto de fadas pra crianças, deixa tudo mais bonito. Tão delicado, tão sensível, tão sublime... Lindo, de verdade.

Gabriela 14/11/2023

PERFEIÇÃO
Apenas dor e lágrimas o livro todinho, tá maluco!

Uma história gostosa e difícil de acompanhar. A aventura de uma garotinha diferente e que perde sua heroína e melhor amiga enquanto tenta lidar com as mudanças quem vem acontecendo na sua vida

thaiqrz 14/11/2023

Bom!
Acho que eu criei muitas expectativas sobre esse livro, pensava que seria melhor, até porque já li outros livros desse autor e gostei muito, mas o livro é bom, vale a pena a leitura, a história é linda, as diferenças entre os personagens é bem legal, a Elsa é muito fofa e inteligente, lembrou minha irmã mais nova. Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada, demorei até um pouco mais para finalizar, mas do meio para o final é a melhor parte do livro, onde fica mais interessante.
Cristina117 14/11/2023minha estante
Também achei que em Gente Ansiosa o autor se prolongou um pouco, mas gostei muito. Obrigada pela resenha